Familia Santiago - Portugal - Brasil

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#58506 | lucianosantiago | 21 févr. 2004 15:04

Muito bom dia a todos,
Sou brasileiro, e tenho procurado saber sobre a origem da minha Familia (Santiago) em Portugal, meu avô paterno veio de Portugal em 1913, segundo registros que tenho em mãos morava na Freguesia de Sangalhos, conselho de Anadia, distrito de Aveiro, nem sei se hoje existe ou se permanece o mesmo nome, ele nasceu em 24 de fevereiro de 1890.
Gostaria, por gentileza de alguem me de informações sobre esses locais ou até mesmo sobre o sobrenome Santiago, nessas regiões, visto terem ficado em portugal as irmãs de meu avô.

Meus bisavos Paternos:
Manoel Antonio Santiago
Maria de Jesus da Conceição Santiago

Muito obrigado,
___________________________________
Luciano Roberto Santiago
São Roque/SP
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#58640 | Rodrigo Carvalho | 24 févr. 2004 14:29 | In reply to: #58506

Prezado Luciano,

procure saber qual o Arquivo Dsitrital cobre Aveiro. Descubra o Arquivo entre em contato com eles, forneça os dados local, data nascimento (se tiver) e nome dos pais, que achando, mandarão os custos e forma de aquisição dos mesmos. Tenho contactado o Arquivo Distrital de Braga, pesquisando a Família Campolina/Campelina/Sylva (é uma só) e os resultados têm sido ótimos. Além da boa disposição, o pessoal do ADB tem muita competência.

Boa sorte,

Rodrigo

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#58649 | lucianosantiago | 24 févr. 2004 16:07 | In reply to: #58640

Boa tarde Rodrigo, muito obrigado pela dica.
Teria como vc me informar algum contato, ou email ou Site em que eu possa descobrir essas
informações, como informei, estou no Brasil, e sou leigo nesse assunto.
Muitissimo obrigado pela ajuda

Luciano Roberto Santiago
São Roque/SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#261805 | nikkie* | 09 sept. 2010 15:10 | In reply to: #58506

Boa tarde!

Não sei se estará relacionado ou não, mas na minha freguesia existe uma casa denominada a "Casa do Santiago" e tanto quando se sabe foi de um distinto senhor no seu tempo, que residia no distrito de Aveiro, Concelho de Santa Maria da Feira numa freguesia de nome "Romariz". Sei, ainda, que esteve emigrado por diversos anos no Brasil, no entanto não sei em que cidade Brasileira. Naquela época em que todos os acessos ainda eram em terra batida, este senhor fez por sua conta uma estrada em paralelos que liga a aldeia onde residia ao centro da Freguesia, estrada esta a que deram o nome" Rua Alfredo Francisco Santiago". Recordo-me, ainda, que há relativamente pouco tempo descendentes deste Alfredo Francisco Santiago estiveram lá à procura da casa onde habitou. Não sei se estará ou não relacionado com o que procura, mas de qualquer forma aqui fica a informação.

M/ Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#261810 | lucianosantiago | 09 sept. 2010 16:41 | In reply to: #261805

Bom dia, muito obrigado pelo interesse...
Acredito que nao tenha relacionamento.
Estive em Portugal em novembro de 2009 a procura de informaçoes: conheci Anadia, Sangalho e inclusive Fogueira que teoricamente onde meu avô vivia. Por lá ninguém tinha nenhuma informaçao. Fogueira, uma vilazinha pequenininha que achei muito bonita e tranquila, tentei conversar com uma senhora que tinham me informado aqui no Genea, porém ela nao entendeu o motivo da minha busca e acabou por nem vir me atender quando apertei a campainha.
Em Aveiro conseguir uma cópia de certidao de nascimento do meu avô.
Continuo a procura, caso alguém saiba de alguma informaçao gostaria de se comunica-se comigo pelo email: luciano.roberto.santiago@uol.com.br
Muito obrigado

Luciano Roberto Santiago

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#261859 | ligiap | 10 sept. 2010 01:00 | In reply to: #58506

Caro Luciano Santiago,

Eu descendo de uma família Santiago, da Fogueira, freguesia de Sangalhos.
O meu pai, Américo Santiago dos Santos, é também natural de lá.
Conheço muito bem a terra, situada a 2 km da aldeia onde cresci.
Tenho alguma pesquisa genealógica sobre os meus Santiagos da Fogueira.
Por favor, diga-me o nome do seu avô, dos pais dele e dos avós, se tiver, pois devem ser da minha família.
Um abraço,

Lígia Santiago Portovedo

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263586 | Alvares | 07 oct. 2010 14:29 | In reply to: #261859

Cara Lígia Portovedo,

aqui vão alguns Santiagos da freguesia de Sangalhos:

-- José Dias de Santiago, n. ~1790, filho de José Dias da Conceição e de Francisca Rosa de Santiago. Casou com Maria Ferreira dos Santos, com quem morou em Sangalhos da Igreja. Tiveram uma filha Joana, b. 1822/10/13.

-- Maria Ferreira de Santiago, ou Maria Vicente, n. ~1755, de Sangalhos da Igreja, filha de Domingos Vicente e de Maria Ferreira de Santiago. Casou com Joaquim de Almeida, tendo morado em Sangalhos da Igreja.

-- Cap. Manuel de Santiago, já falecido em 1767, deixando viúva Rosa Ferreira. NOTA: A igreja de Sangalhos tem uma lápide que menciona um Cap. Manuel de Santiago.

-- Manuel de Santiago, c.c. Jerónima da Costa, moradores na Fogueira em 1704.


Tem informações adicionais sobre esta gente?

Cumprimentos,

Luís

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263681 | ligiap | 10 oct. 2010 00:32 | In reply to: #263586

Caro Luís,
Não há dúvida de que, pelo menos num ramo, temos parentesco!
Pelo menos, o Capitão Manuel de Santiago é também meu antepassado paterno.
Nos meus registos, foi casado com Rosa Francisca do Espírito Santo e era filho de André de Santiago e de Maria Ferreira. Rosa Francisca, era filha de João Rodrigues e Maria Francisca.
O Cap. Manuel de Santiago casou com Rosa Francisca a 3/Nov/1720, em Sangalhos. O assento de casamento, refere que eram primos em 3º e 4º grau e que foram testemunhas, Manuel de Santiago Maio, também meu antepassado, e o Alferes Manuel de Santiago.
Tiveram, pelo menos, um filho, Manuel de Santiago, que casou com Marcelina Josefa do Espírito Santo.
A Francisca Rosa de Santiago é também provavelmente da minha família materna.
De facto, não encontro especificamente a Francisca Rosa de Santiago, mas tenho uma Josefa Rosa de Santiago, uma Mariana Rosa de Santiago, outra Sebastiana Rosa de Santiago e ainda uma Maria Rosa de Santiago. Enquanto não encontrar a Francisca Rosa, não é possível afirmar, mas é o mais provável.
Tenho ainda um Anselmo Ferreira de Santiago, filho de José Ferreira de Santiago e de Joana Maria da Maia, natural da Vila de Sangalhos, casado em 30 de Agosto de 1791, com Maria Barros da Costa. Tiveram, na Vila de Sangalhos, pelo menos, Maria Barros da Costa e Ana Maria Barros da Costa, esta última, minha avó em 4º grau, que casou em 1as núpcias com José Maria de S. Vicente e Silva (m. 3/Dez/1830 e era filho de João Ferreira da Silva e Joana Ferreira de Santiago) e mais tarde com o meu tetravô Pedro Rodrigues Paraíba.
Tenho também um Manuel Dias de Santiago, da Fogueira, casado com Maria Francisca, pais de Joana Maria de Santiago.
Esta Joana Maria de Santiago casou, em 7/Ago/1783 com Joaquim Francisco das Neves, e tiveram, na Fogueira, a primeira das Rosas de Santiago, de que tenho notícia: Mariana Rosa de Santiago.
Ficarei atenta aos nomes que referiu e darei notícias quando tiver mais pormenores.
Já agora, como soube que o Cap. Manuel de Santiago já era falecido em 1767?
Um abraço,
Lígia

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263700 | Alvares | 10 oct. 2010 17:51 | In reply to: #263681

Cara Lígia,

na verdade, não descobri qualquer costela Santiago até ao momento. O interesse é portanto mais relacionado com a história local do que com a minha genealogia. Alguns dos Santiagos da minha mensagem anterior estão casados familiares meus.

No registo de casamento de Manuel de Santiago com Rosa Francisca do Espírito Santo, em 3/Nov/1720, o noivo é dado como capitão? Pela sua informação, aparece como testemunha nesse casamento um alferes Manuel de Santiago, o qual deve ser o verdadeiro (futuro) capitão Manuel de Santiago.

Quanto à data de falecimento do Cap. Manuel de Santiago ser anterior a 1767, penso que vi referência à Rosa Ferreira como viúva dele num registo desse ano.

Se tiver dados sobre esses Barros Costa de Sangalhos, também me poderá interessar, sobretudo pelo lado Costa.

Cumprimentos,
Luís

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263719 | ligiap | 11 oct. 2010 00:11 | In reply to: #263700

Caro Luís,

Confundi a sua mensagem com a de Luciano Santiago, que aguardava para breve e cuja genealogia entronca nos Santiagos referidos.

Em todo o caso, se o seu interesse é a história local, gostaria de saber se planeia publicar.

Sobre o Manuel de Santiago, não tenho a certeza de que a referência à patente de capitão esteja no assento do seu casamento, pois posso tê-lo lido no assento do casamento do filho, também Manuel de Santiago, e meu antepassado directo. No entanto, estou certa de que este é o capitão, pois quer tenha sido no seu assento de casamento, quer tenha sido no do filho, seu que havia essa referência a seu respeito.

Um abraço,

Lígia

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263730 | Alvares | 11 oct. 2010 10:57 | In reply to: #263719

Cara Lígia,

tenho publicado algumas coisas na revista "Aqua Nativa", de Anadia, mas sobre Santiagos não tenho nada previsto ...

Quanto ao Cap. Manuel de Santiago, convinha mesmo confirmar essa sua informação. É que, sem provas mais concretas, eu tendo a aceitar como mais plausível a identificação com o Alferes Manuel de Santiago, que aparece como testemunha no casamentgo do seu Manuel de Santiago. Note também que a mulher do Cap. Manuel de Santiago, segundo a informação que tenho, se chamava Rosa Ferreira, e não Rosa Francisca do Espírito Santo, e que os pais desta última também não são Ferreira. Há sempre a hipótese de terem existido dois capitães com o mesmo nome, e ainda por cima ambos casados com uma Rosa.

Já agora, tem informação sobre a "Casa do Passadiço", uma casa do século XVIII ainda parcialmente existente em Sangalhos (já sem o passadiço) e que segundo algumas informações terá pertencido a uma família Santiago?

Os melhores cumprimentos,
Luís Seabra Lopes

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263780 | Alvares | 12 oct. 2010 11:07 | In reply to: #263719

Cara Lígia,

pedi a pessoa amiga que me visse o registo de casamento de 1720. Essa pessoa, embora com alguma dúvidas, leu o seguinte:

Data: 1720/11/03
Noivo: Manuel de Santiago Ferreira, filho de André de Santiago e Maria Ferreira
Noiva: Rosa Ferreira do Espírito Santo, filha do Cap. João Rodrigues e de Maria Ferreira
Testemunhas: Alferes Manuel de Santiago, José de Faria (?), Manuel de Santiago Maio (?)

A confirmar-se a leitura de Ferreira (e não de Francisca) na noiva e respectiva mãe, podemos novamente considerar a identificação desta Rosa Ferreira do Espírito Santo com a Rosa Ferreira que aparece em 1767 como viúva de um Cap. Manuel de Santiago.

Já quanto ao outro Cap. Manuel de Santiago, que coordenou as obras da igreja em 1720 (segundo lápide), parece-me mais plausível identificá-lo com o Alferes Manuel de Santiago, que aparece como testemunha acima (hipótese a confirmar com mais dados).

Da casa do passadiço, saberá alguma coisa?

Cumprimentos,
Luís

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#263825 | ligiap | 12 oct. 2010 22:55 | In reply to: #263780

Caro Luís,
Obrigada pela informação.
Sobre o Capitão Manuel de Santiago, posso ter visto essa informação no casamento do filho, Manuel de Santiago, com Marcelina Josefa do Espírito Santo, em 31/05/1748, o que poderá mandar confirmar.
Uma outra hipótese será ter lido no casamento da neta (também minha antepassada), Eufémia Maria Josefa, com Manuel de Oliveira de Santiago Maio, em em 20/7/1777.
Uma terceira hipótese, será haver dois capitães Manuel de Santiago...
Sobre a casa do Passadiço, não sei nada, mas gostava muito de saber.
Por favor, se tiver notícias, diga-me qualquer coisa.
Cumprimentos,
Lígia

Reply

Direct link:

RE: Familia Santiago - Portugal - Brasil

#323595 | Alvares | 21 févr. 2013 10:06 | In reply to: #263825

Cara Lígia,

não sei se ainda frequenta o forum.

Contacto-a para saber se tem mais informação sobre a ascendência desse Manuel de Oliveira de Santiago Maio. Sei que ele era filho de um Custódio de Santiago Maio, ou da Maia, e sobrinho de um Lourenço de Santiago da Maia, que acabo de descobrir ser meu antepassado. Sabe de ondem vêm estes Santiago da Maia?

Os melhores cumprimentos,
Luís

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#353076 | lucianosantiago | 22 déc. 2014 18:10 | In reply to: #58506

Boa tarde, apenas reativando este tópico ... continuo na busca sobre informações da família Santiago em Fogueira/Sangalhos/Anadia.

Desde já, obrigado

Luciano Roberto Santiago

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#353332 | ligiap | 02 janv. 2015 00:11 | In reply to: #323595

Caro Luís,
Há muito tempo que não vinha ao fórum e não vi a sua mensagem.

Recapitulando, então, Manuel de Oliveira de Santiago Maio (n. 3/02/1746, na Fogueira) casou com Eufémia Maria Josefa, em 20/07/1777. Tiveram pelo menos Maria Joaquina de Santiago e Dionísio de Santiago Maio.
Manuel era filho de Custódio de Santiago Maio (de Sá, Sangalhos) e Maria Teresa de Jesus (da Fogueira, Sangalhos, filha de André Francisco Moreira e de Maria de Oliveira), que casaram a 12/01/1744. Este casal teve ainda José de Santiago Maio e Maria Teresa de Santiago.
Custódio era filho de Manuel de Santiago Maio e Maria Francisca (ambos de Sá). Além de Custódio, só tenho notícias de mais um filho, Manuel de Santiago Maio, que casou com Maria Álvares do Rosário em 27/09/1744 (esta filha de Domingos Álvares e Maria Francisca, da Fogueira).

Para já, é o que tenho.

Abraço,

Lígia

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#353335 | ligiap | 02 janv. 2015 01:01 | In reply to: #353076

Caro Luciano Santiago,

Não tenho ainda mais dados que lhe possam interessar, além dos que já estão aqui publicados.
Agora já há muitos registo digitalizados e acessíveis na internet.
Experimente ver se encontra os livros que lhe interessam aqui:

http://tombo.pt/f/and09

Bom ano,

Lígia

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#425932 | Laura santiago | 26 juil. 2020 16:03 | In reply to: #58506

Me chamo Laura Santiago e estou buscando um José Ferreira Santiago em Portugal, até onde sei nasceu em sangalhos, se alguém tiver informações por favor entrar em contato
Meu e-mail é lalac.santiago@icloud.com

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#426515 | ligiap | 17 août 2020 16:43 | In reply to: #425932

Cara Laura Santiago,
Tenho muitos Santiagos na minha árvore, que são de Sangalhos.
Pode dar mais pormenores, por favor, para ver se o tenho?
Data provável de nascimento, nome dos pais, o que tiver.
Abraço,
Lígia Santiago Portovedo

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#426520 | lucianosantiago | 17 août 2020 18:11 | In reply to: #426515

Cara Ligia, bom dia,

Se tiver informações na sua árvore sobre as pessoas abaixo. São todas de Fogueira e Sangalhos:

Manoel Antonio Santiago ... casado com Maria de Jesus da Conceição

Filhos:
* Hilario Antonio Santiago (nasceu em 1904)
* Adelino Santiago (nasceu em 1893 - migrou para Brasil 1913)
* Eduardo Santiago
* Adelaide Santiago
* Saul Santiago
* Manoel Santiago
* Joaquim Antonio Santiago

Desde já, muito obrigado!
Luciano R. Santiago
luciano.roberto.santiago@uol.com.br

Reply

Direct link:

Familia Santiago - Portugal - Brasil

#426543 | Laura santiago | 18 août 2020 13:51 | In reply to: #426515

Olá Ligia, respondi com mais detalhes no seu e-mail!
Muito obrigada pela atenção

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 avril 2024, 08:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen