Aranhas
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Aranhas
Caros amigos,
Estou a preparar um estudo sobre os Aranhas de Benviver, isto é a descendencia de Adão Aranha.
Gostava de saber quem o tem na sua ascendencia e se estará interessado em participar.
Cumprimentos
José António Reis
Direct link:
RE: Aranhas
José António
Na descendência de:
"Dr. Abílio Moreira Aranha Furtado de Mendonça, que nasceu em 10.10.1866, em S. Martinho de Lagares, Penafiel, e morreu em 20.02.1922, no Sanatório da Guarda. FCCR. Bacharel, formado em Direito, UC. Senhor da Casas e quintas do Paço de Eiriz, em Paços de Ferreira, da Póvoa, em Pedorido, Castelo de Paiva, da Igreja, em Santo André de Lever, V. N. Gaia, e da Gasalha, em Lagares, Penafiel. Filho de António Joaquim Moreira de Magalhães, Senhor da Casa de Ordeins, em Lagares, Penafiel, e de sua mulher e prima, D. Ana de Sousa Moreira Aranha Furtado de Mendonça, Senhora da Casa da Póvoa."
Encontramos um genealogista experimentado e muito conhecedor da sua própria família, ao que me garantiram.
Para além de saber que é um Aranha Furtado de Mendonça, primo dos onze famosos manos Sacadura Botte Aranha (da Qta. do Paço, Paços de Ferreira), sei também que vive na Póvoa do Varzim, não sabendo a idade, estado e seu outro mister ou profissão, mais rendosa que as genealogias.
Tenho uma vaga ideia de que por Moreira (acima), da Casa da Gasalha, em Lagares, Penafiel, vêm de - “ Filipe Moreira e de s. mer. Maria Moreira, da Qta. de Villa Nova, freguesia de Capitollim, deste conc.º de Stª Cruz e forão gente da mais qualificada que naquelle tempo havia nesta terra, e da mais conhecida limpeza”.
Assim sendo não se afastam muito, por casamento, das nossas paragens predilectas de Bemviver e Canavezes!
É muito posível que o Nobiliário de Paço de Sousa fale neles, pois abrange muita gente do Sousa e o Douro e Tâmega. Temos de ir lá com urgência!
Abraço,
MM
Direct link:
RE: Aranhas
José António
Acabei de encontrar nos "Fonsecas Coutinho de Fonte Arcada" Maria Vieira Aranha, c.c. Aleixo Peixoto, pg. 82.
Porque o Dr. Maurício trabalhou muito nisto, deve ter mais informação nos seus apontamentos.
Abraço,
MM
Direct link:
Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?
Caro Manuel Alpendurada:
Estes Moreiras são descendentes dos Moreiras da Casa da Lousa, em S. Miguel da Gândra, Paredes, de quem provêm inúmeras famílias com o apelido Moreira, entre as quais, os Moreiras de Sá.
Obviamente que não há qualquer ligação documental com os Moreiras medievais, sabendo, tão somente, que descendem de um Gaspar Gonçalves "Moreira", morador no lugar de Moreira, que era honra em tempo de D. Diniz, e situada precisamente nesta freguesia de S. Miguel da Gandra.
Porque um seu descendente foi linhagista (cujo Nobiliário manuscrito de "Moreiras" ainda consultei, por me ter sido emprestado pelo saudoso Amigo e insigne investigador que foi o Dr. Eugénio Cunha e Freitss), chamado Padre Henrique Moreira da Cunha, daí advem a "lenda" da ascendência a partir de Afonso Furtado e de sua mulher, essa sim, uma Moreira dos constantes das listas de Pedroso, Mancelos e outros mosteiros de onde eram naturais.
Assim sendo, perdoem-me os seus descendentes, nos quais me incluo eu (pobre de mim!), não há por aqui qualquer sangue de Furtados Mendonças.
Não posso dizer o mesmo do direito a usá-lo que permanece nos nossos Amigos Aranha Furtado de Mendonça, da Quinta do Paço, pois que a "usucapião" é uma realidade desde há mais de 100 anos nesta família.
Sem embargo, até uma CBA foi passada a esta família, no século XIX, com brasão esquartelado de Moreira, Aranha e Furtado de Mendonça, como certamente o Manuel saberá.
É apenas um pouco do que sei sobre esta gente, pois que pelos Moreiras temos parentesco remoto.
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro
Direct link:
RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?
Caro Senhor
Estou interessada nesse Padre Henrique Moreira da Cunha e demais Moreiras já que um meu trisavô era o Capitão António Moreira,capitão das ordenanças dos coutos de Sta Eulália,nomeado por D.Miguel por carta patente de 18 de Dezembro de 1831.
Pode ajudar-me?
Com os melhores cumprimentos
Maria Benedita
Direct link:
Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?
Cara Senhora:
Relativamente ao manuscrito da genealogia dos "Moreiras", da autoria do P.e Henrique Moreira da Cunha, não sei qual o actual paradeiro, ainda que pense poder encontrar-se no espólio documental do Dr. Eugénio Andrea da Cunha e Freitas, hoje nas mãos de seu genro, segundo creio.
A não ser que...tal manuscrito se encontre em alguma Biblioteca (Penafiel? Porto?) ou em mãos de algum familiar do mesmo padre. Quando o Dr. Cunha e Freitas me emprestou esse manuscrito (e a meu Primo, Dr. Rui Sá e Guerra), ele encontrava-se nas suas mãos, não sei se por empréstimo também, se por aquisição sua.
Quanto a estes Moreiras, eles vêm estudados (obviamente com algumas lacunas, o que é natural e humano) em titulo de Moreiras (Moreiras da Lousa) no Nobiliário de Felgueiras Gaio.
Aconselho-a a consultar este autor, enquanto tento saber mais elementos sobre o paradeiro do Nobiliário manuscrito acima referenciado.
Aceite os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro
Direct link:
RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?
Convirá acrescentar ao escrito por mim na 1ª mensagem, que a "honra" de Moreira, em S. Miguel da Gandra, referenciada nas Inquirições de D. Dinís era pertença da Ordem de Aviz naquela época.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro
Direct link:
RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?
Caro Senhor
Agradeço as indicações que me deu pois sou novata nestas lides e bastante ignorante.O nome do Padre Moreira da Cunha vem referenciado numa separata da revista Beira Alta-Subsídios para um tombo genealógico das Beiras, de Moreira de Figueiredo e Jaime Canto Moreira-daí a minha curiosidade
Com os melhores cumprimentos
Maria Benedita
Direct link:
RE: Aranhas
Obrigado Manuel,
Temos de marcar novas incursões!
Depois envio e-mail pessoal.
Um abraço amigo
José António Reis
Direct link:
RE: Aranhas
Caros amigos,
Procuro descendencias de:
Jerónimo Rodrigues que casou em Alpendurada com Isabel Aranha em 10.7.1588
-------------------------------
Francisco Aranha X Maria domingues em Alpendurada em 1.3.1591
---------------------------------
João Aranha Coutinho X Clara Camela em Alpendurada em 21.12.1633
Obrigado
Jose antonio reis
Direct link:
RE: Aranhas
Parece que a minha linhagem paterna vem dos Aranha, ou de uma familia chamada "Aranhas", de Muxigata em Fornos de Algodres. Estou ha procura de informacoes sobre esta familia, nao sei se vem de Adao Aranha. Penso que um primo meu esta a fazer estudos sobre este ramo...
aristides mendes
alpoim@aol.com
nova iorque
Direct link:
Aranhas
Caro José António Reis,
Descendo dos Aranhas, por linha feminina, de Paredes de Viadores, no Marco de Canavezes. Tenho já levantado toda a descendência de minha família, tanto no ramo português quanto o brasileiro. Se for de seu interesse coloco-me a disposição em colaborar, ainda que não tenha, por hora, qualquer ligação com o citado Adão Aranha.
José Roberto Vasconcelos
Em tempo: um colega da lista Portugal-Gen,também chamado José António Reis, mui recentemente, me prestou uma preciosa colaboração. Acaso seria o caro colega ou pura coincidência de apelidos?
Direct link:
Aranhas
Caríssimo José Roberto:
Muito tenho estranhado a sua total ausência de resposta a e-mails meus, bem como de meu novo Primo Herédia de Sá.
Afinal qual a situação em que se encontram as investigações sobre aquele ramo familiar, que se encontra unido a nós os dois?
Tenho a sensação de que terá havido qualquer problema com o seu e-mail, dado que desde o Natal passado que o tento contactar por mensagens, sem que da sua parte tenha havido qualquer resposta.
Desculpe estar a fazê-lo neste tópico, mas agradecia que me dissesse qualquer coisa e se devo esquecer definitivamente qualquer outras informações acerca dos Herédias de Sá.
Um grande abraço.
Fernando de Sá Monteiro
Direct link:
Herédia de Sá
Meu caro Fernando,
Também acabo de ser tomado de total surpresa desses acontecimentos. Não há problema algum em contactar-me pelo Genea. Anote meus 3 endereços de e-mail e manda-me alguma mensagem:
os-vasconcelos@bol.com.br
vasconcelos@levygasparian.com.br ou
beto-nunes@bol.com.br
E não deve esquecer notícias sobre os Herédias de Sá. ;o))
Um saudoso abraço
José Roberto
Direct link:
RE: Aranhas
Caro José Roberto Vasconcelos,
Fui eu.
Vou enviar-lhe o que já tenho sobre a descendencia de Diogo Afonso Aranha, que começou esta história dos Aranhas de Benviver,
quando seu tio, Bispo do Porto lhe doou umas terras.
Todos os Aranhas de Benviver me interessam, pois devem descender de Diogo Afonso e com a ajuda de todos.....
José António Reis
Direct link:
Aranhas
Caríssimo José António,
Fico no aguardo de seu arquivo/ficheiro referente ao dito Diogo Afonso Aranha. Os endereços de e-mail são os citados na mensagem ao Fernando Moreira de Sá.
Larga é a descendência dos Vieiras de Paredes de Viadores no Brasil, em particular em Minas Gerais.
Fico a seu inteiro dispor.
Abraços
José Roberto
Direct link:
RE: Aranhas
Caro José António,
Tenho alguma coisa sobre os Aranha que foram morgados do Covelo (morgadio que Felgueiras Gaio localiza, de forma muito imprecisa, "no Porto"), quinta situada na freguesia de Foz de Sousa, concelho de Gondomar.
São descendentes de João Aranha, escudeiro-fidalgo que esteve em Ceuta, e iniciador desse morgadio em 1465.
Já agoro, informo que essa quinta existe ainda hoje (um pouco arruinada, é certo), e tem 2 interessantes brasões, incluindo um com as armas dos Aranha, coisa que não deve abundar por esse Portugal...
Com os melhores cuimprimentos,
Pedro Girão
Direct link:
RE: Aranhas
Caro Pedro Girão,
Obrigado pela sua ajuda.
Muito lhe agradaceria se me enviasse o que tem sobre este assunto, ou para aqui ou para o joseantonioreis@clix.pt
Se quiser fazer o favor de me dar o seu e-mail envio-lhe o que já tenho sobre o assunto.
Aceite os melhores cumprimentos
José António Reis
Direct link:
RE: Aranhas
Caro José António Reis,
Uma vez os "Aranhas"...
Estou interesado nos de Penafiel e acredito na sua amabilidade....
Abraço
Jorge
Direct link:
RE: Aranhas
Caro Pedro Girão,
Interesso-me sobre maneira, sobre as ascendências e descendências dos "Aranahas" de Penafiel....
Agradeço-lhe desde já os seus préstimos,
Abraço
Jorge
Direct link:
RE: Aranhas
Caro amigo,
Francisco (Xavier) Meireles Aranha Furtado de Mendonça, diz-lhe alguma coisa? Há muito tempo que procuro informações mais detalhadas sobre este ilustre cidadão que doou grandes terrenos em Fonte Arcada PNF. Todas as informações que possua e que me possa dispensar serão certamente bem acolhidas.
Abraço,
Jorge
NOTA: (XAVIER) nem todos afirmam a existência deste nome
Direct link:
RE: Aranhas
Caro Pedro,
Tudo certo?
P.f., acesse www.joaodorio.com
No número 15,acessar pelo ARQUIVO,está uma genealogia brasileira dos descendentes dos Morgados de Cuvello.
Gostaria, se fosse possível, de ter as imagens a que se refere.
Descendo do mesmo ramo que o poeta Mario Quintana, que lá está assinalado.
Abraço
Gilson Nazareth
Direct link:
RE: Aranhas
Caro José António Reis
Pelos Coelho da Mota sou descendente de Adão Aranha, através de, entre outros, Madalena Aranha.
Meu bisavô Joaquim Monteiro Soares de Oliveira é filho de António Monteiro Soares de Oliveira, da casa do Vale, em Soalhães, e de Ana de Jesus Coelho da Mota. Esta é descendente, por varonia, de Inocêncio Coelho da Mota, da quinta de Mains, Castelões de Recezinhos.
Se pretender qualquer outra indicação, diga p. f..
Com os meus melhores cumprimentos,
José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Aranha Cerveira de Castelo de Paiva
Procura a ascendência desta Inês Aranha, natural do Porto, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=213968
casada com Antão Martins Cerveira, escudeiro de D. João de Azevedo e senhor da Quinta de Bairros, em Castelo de Paiva.
Direct link:
RE: Aranha Cerveira de Castelo de Paiva
Gostaria de ter informações sobre o casal e respectivas familias Manuel Moreira Aranha nascido antes de 1812 na freguesia do Canedo, Santa Maria da Feira, casado a 5 de julho de 1830 com Ermelinda de Assis Fortuna, nascida a 16 de Julho de 1810 em Serzedo, Gaia. Manuel Moreira Aranha faleceu em 20 de Fevereiro de 1866.
desde já agradeço,
com os melhores cumprimentos,
Rui
Direct link:
Aranhas de Lever e Canedo
Caro Rui,
Manuel Moreira Aranha era dos Moreira Aranha da Casa da Igreja, em Lever, proprietários nas freguesias de Lever e Canedo e descendentes dos Aranhas do Porto. Julgo que tenho alguns dados que talvez lhe interessem. Vou procurar e depois digo qualquer coisa.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel
Direct link:
RE: Aranha Cerveira de Castelo de Paiva
Poderá também encontrar algumas referências no site http://ttonline.dgarq.gov.pt/, fazendo uma pesquisa por "Manuel Moreira Aranha".
ReplyDirect link:
RE: Aranha Cerveira de Castelo de Paiva
Caro Daniel,
Obrigado pela dica. Contudo não encontrei referencias no site que referiu.
Aguardo então a sua disponibilidade.
Com os melhores cumprimentos,
Rui
Direct link:
RE: Aranha Cerveira de Castelo de Paiva
Caro Rui,
Pedi ao moderador para lhe dar o meu contacto. Assim poderei enviar-lhe o que tenho.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa
Direct link:
RE: Aranhas
Caro Aristides Mendes,
Eu estou a fazer a mesma pesquisa, sei que já passaram alguns anos desde esta mensagem mas achei por bem tentar contactá-lo. Queria perguntar-lhe se já avançou mais na sua pesquisa porque já eu tenho tentado encontrar provas documentais para recuar no tempo mas não tenho conseguido. Deixo aqui as informações que tenho.
1. Sérgio Vale
2.Paulo Vale
3. Paula Santos
6. Alexandre dos Santos
7. Cacilda Ribeiro
14. António Augusto Ribeiro
n: 16/09/1912 - Muxagata, Fornos de Algodres
c: 22/11/1935 - Muxagata, Fornos de Algodres
m: 23/10/2001 - Muxagata, Fornos de Algodres
15. Casimira Alves ruas
n:20/02/1916 - Muxagata, Fornos de Algodres
m: 06/04/2004 - Muxagata, Fornos de Algodres
30. Pai incógnito(José Ferreira/Rijo)
n: ??/??/????
c: casado com outra mulher
m: ??/??/????
31. Antónia Alves Ruas
n: cerca de 1888 - Muxagata, Fornos de Algodres
c: não casou
m: ??/01/1976 - Muxagata, Fornos de Algodres
60. Avô Incógnito
61. Avô Incógnita
62. José Alves Ruas
n: cerca de 1847 - Muxagata, Fornos de Algodres
63. Josefa da Conceição Saraiva
n: Muxagata, Fornos de Algodres
124. António Alves
n: Muxagata, Fornos de Algodres
f: 1863
125. Joaquina Maria da Fonseca Ruas
n: Muxagata, Fornos de Algodres
248. José Alves (ou Álvares) Aranha(s)
249. Josefa d´Almeida
496. José Francisco Aranha(s)
497. Maria Josefa Álvares
Se quiser ver mais informações sobre a minha árvore genealógica estão nesta sala: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=285337 em permanente actualização ou através da caixa pesquisa no fórum, escreva sergiopaulo nessa caixa e pesquise em autores, encontrará diversos tópicos sobre esta parte da família.
Aguardo uma resposta, pelo fórum ou através do meu email: sergiosantosvale@hotmail.com.
Com os melhores Cumprimentos,
Sérgio Vale
Direct link:
RE: Aranhas
Caro confrade,
Manuel Aranha Figueiredo, médico de Sua Magestade, nascido em Rio de Moinhos Penafiel em 8 jul 1619 e falecido em Barcelos em 26 jan 1705. Filho de Francisco Fernandes e Isabel Fernandes de Rio de Moinhos.
Dois filhos, Basilio António Figueiredo de que sei apenas que casou em Eiriz em 4 fev 1692 com Maria Carneiro Varela e outro Manuel Aranha Figueiredo, padre e familiar do Santo Ofício e vigário geral do bispado de Leiria.
Havia ainda um primo do lado paterno, Dr Frei Miguel de São Bento, reliogioso da Ordem de S bento e qualificador do Santo Ofício.
É o que tenho
J. Correia
Direct link:
RE: Aranhas
Caro Sergio Paulo,
Muito obrigado pela sua resposta e foi ao calhar que vim aqui hoje e encontrei sua resposta. Ja nao escrevo aqui ha anos.
Nunca encontrei nada directamente sobre meus Aranhas mas encontrei uma historia de um Rodrigo Pereira de Castro, e tambem chamado Rodrigo Pereira Carmena e ele foi casado com Lucrecia Arana (ou Aranas?) la em Galicia ou perto de la, e dizem que uma rama veio para Portugal (talvez para Viana ou Porto) e depois eu penso dai para Muxagata (Fornos de Algodres-Guarda) de onde descendo. Nao sei por certeza se ha ligacao entre eles mas tenho a hipotese que sim.
O Rodrigo descendia por varonia (penso) dos Pereira de Castro e estes de Soares de Tangil e Valladares. Os Valadares eram de sangue real, ou dos reis Suevos ou dos reis de Leao. (alguns dizem dos reis Ostrogodos) ...isso e tudo que vi e que li, mas so posso fazer hipotese que eu sou desta linha.
Queria saber mais e acredito que ha mais informacoes mas nao sei aonde procurar.
agradeco muito de novo ao senhor por me ter escrito depois de varios anos de eu nao estar aqui neste forum....
desculpe o meu Portugues mas geralmente so falo em Ingles (so de New York e agora vivo em Utah)....
Com os melhores cumprimentos,
Aristides Mendes
Direct link:
Aranhas
Prezado Aristides Mendes,
Fiquei curioso sobre o que citaste:
"encontrei uma historia de um Rodrigo Pereira de Castro, e tambem chamado Rodrigo Pereira Carmena e ele foi casado com Lucrecia Arana (ou Aranas?) la em Galicia"
Se for possível descrever-me esta "história" e possíveis descendentes do casal, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.
Abraço fraterno.
Samuel C O Castro
Direct link:
Aranhas
Boa tarde
O topico ja e antigo mas mesmo assim pergunto. Entre os Aranhas do Porto havia Aranhas de Vasvoncelos? Ando as voltas com um Amador Aranha de Vasconcelos que foi casado com Brites de Azevedo. Fez carreira em Angola
Obrigado desde ja
Cumprimento
Jose Bessa
Direct link:
Aranhas
Descobri uns Aranhas, antepassados meus directos em 6 gerações, que nasceram em Budens, Vila do Bispo. O mais antigo que tenho registo (1680) era Braz Rodrigues Aranha. Daqui para trás já não há registo. De onde seriam originários estes Aranha? Alguma pista? Obrigado.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 nov. 2024, 08:04