Familia Revez
This topic is classified in rooms: Famílias
Familia Revez
Gostaria de saber se alguem tem informações sobre este apelido e respectiva localização. Desde ja agradeço a disponibilidade
ReplyDirect link:
RE: Familia Revez
Conheço várias famílias deste apelido sem qualquer parentesco entre elas, pelo menos aparentemente. Parece-me que a origem do apelido é o concelho de Mértola.
João Laboreiro Henriques
Direct link:
RE: Familia Revez
o apelido Revez com "z" deve pertencer a mm descendencia, ja agora se me pudesse facultar toda a informação disponivel
agradecia
Direct link:
RE: Familia Revez
Também existe a família - Freitas Revez -, de Almodôvar.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Familia Revez
Também em Castro Verde, no Baixo Alentejo,
existem famílias com este apelido.
Carlos Pinheiro
Direct link:
RE: Familia Revez
Destas informações ja disponho, este é um apelido que se estende um pouco por todo o Alentejo, mas com particular incidencia no Baixo alentejo nomeadamente nos concelhos de Castro Verde e Mértola e agora fiquei tambem com a informação de Almodovar
ReplyDirect link:
RE: Familia Revez
Ola
A minha namorada é Revés por parte da mãe, o nome vem do avó que vive em Castro Verde, mas neste momento não lhe consigo adiantar mais nada.
cumprimentos
Miguel Beltrão
Direct link:
RE: Familia Revez
Revez com "z" ou "s" eu penso que se trata da mm familia mas por alguma razao surgiu o s
ReplyDirect link:
RE: Familia Revez
Caro j_mrevez
P.f. consulte o tópico http://genealogia.sapo pt/forum/msg.php?id=7535"#lista
Com os meus cumprimentos
Luís Freire de Andrade
Direct link:
RE: Familia Revez
Rectifico:
http.//www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=7535#lista
Renovo os meus anteriores cumprimentos
Luís Freire de Andrade
Direct link:
RE: Familia Revez
Ou melhor:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=7535#lista
Continuando a renovar os meus cumprimentos
Luís Freire de Andrade
Direct link:
RE: Familia Revez
Caro Jmrevez
Infelizmente, em princípio, não tenho nada sobre este apelido, mas talvez ajudasse se o meu amigo pusesse aqui no Forum o que tem. Desta forma os nossos confrades poderiam ver mais facilmente se o podem ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Familia Revez
Há Revez em Serpa tambem, de onde sou natural, mas toda a restante familia se encontra pelos concelhos de Mértola e Castro verde tanto quanto sei. Descendo de uma familia de proprietarios rurais, sendo ainda hoje o meu pai agricultor. Os meus bisavós eram naturais do concelho de Mértola
ReplyDirect link:
RE: Familia Revez
Caro confrade
Os meus filhos têm ascendência REVEZ,pela mãe, do concelho de Almodôvar e penso que tb do de Castro Verde- na freg. de Santa Bárbara de Padrões, mas pouco sei destas linhas de Revez, por isso vou estando atento a este tópico que me interessa muito.Ainda hoje os Revez do meu conhecimento (não pessoalmente), parentes de minha mulher qDh são grandes proprietários rurais.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Familia Revez
Em 1861 no 1 ano de Direito da Universidade de Coimbra, estava inscrito sob o nr. 57 Jose Reves Duarte natural de Almodovar e filho de outro do mesmo nome. Sob o nr 124, estava Jose Maria Eca de Queiroz.
Cumprimentos
VB
Direct link:
RE: Familia Revez
Caro confrade
A mensagem é dirigida a todos os confrades interessados neste tópico,por isso agradeço-lhe também a informação. Quando for a Almodôvar vou tentar indagar de quem se trata. Duartes, do concelho de Almodôvar, há os que estão ligados à minha família e à de minha mulher,os de Santa Clara-a-Nova,os de Almodôvar e os de Santana da Serra, todos com ascendência comum e antiga de Monchique.
Como foram grandes lavradores e hoje ainda grandes proprietários rurais muitos deles, talvez a maioria, têm cursos superiores ou frequência universitária.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Familia Revez
Bom bia,
Eu chamo-me Elisabeth Filipe Palma REVEZ. Nascei em frança, desculpe por mo meu portugues. Minha familia é de Almodovar. Se voçé tem alguma informaçao, eu gostaria de saber tudo sobre o meu nome.
Obrigada
Direct link:
RE: Familia Revez
Olá eu tenho o apelido. Trata-se de um apelido muito raro no nosso país (Portugal) mas relativamente bem disseminado 1 pouco por todo o Baixo Alentejo (Mértola, Castro Verde, Almodôvar, Serpa, Beja), e Algarve. Penso tratar-se de uma unica familia, mas as sua origem (talvez no Algarve?) não se sabe. Na sua maioria ligados à agricultura, são muitos deles grandes proprietários rurais.
ReplyDirect link:
RE: Familia Revez
Caro Rafael
Já li intervenções suas no tópico "Brito Camacho" e vejo que temos interesses cruzados.
Sou novo nestas paragens e ando em busca de pistas que me apontem caminhos para recuar além do que me foi transmitido oralmente e que vai até alguns tetravôs no concelho de Ourique, de onde sou natural.
Um meu bisavô era José de Contreiras Revez, filho de José Contreiras, família de lavradores da aldeia de Alcarias na freguesia da Conceição, concelho de Ourique.
Outros apelidos nessa região com quem tenho relações de parentesco são os Nobres, Contreiras (que é o meu apelido), Britos, Vilhenas e Sobrais (estes dois úlimos não sei se pela via dos próprios apelidos se pela via Nobre) tenho ainda ascendência Silveira mas esta é um família que tanto quanto sei provém do Alto Alentejo por via do meu tetravô Claudino Lopes da Silveira que se fixou em Ourique em meados do séc. XIX, filho de José Lopes da Silveira.
Se tiver algo que se relacione com estes apelidos agradeço-lhe.
Direct link:
RE: Familia Revez
Não sei se ajudo em algo mas cruzei-me com alguns Revez na vida aqui no Algarve e todos com a mesma origem. Um amigo de infância é de uma familia Revez em Olhão. O seu avô vem de Sta Catarina, concelho de Tavira e o bisavô de S Domingos, concelho de Mértola.
A outra familia é de uma ex namorada que se encontra radicada em Lagos há 3 gerações sendo a origem exactamente a mesma, S Domingos, concelho de Mértola. Quando dei aulas em Ourique também tive uma aluna com esse apelido mas sobre a sua história familiar nada posso acrescentar.
Direct link:
RE: Familia Revez
É com alegria que acedi a este site e pude constatar o debate sobre a origem genealógica dos Revés / Revéz, pois gostaria de descobrir as minhas origens.Nasci em Castro Verde no ano de 1958 e a minha mãe chama-se Mariana Antónia Revés, natural do Monte do Berigelinho, Castro Verde e nasceu em 1933.
Vamos à procura da relação de parentesco que poderemos ter sem saber!
João Revés Lobo
Direct link:
Familia Revez
O apelido Revez ou Revés deve vir de alcunha e significa “contrário ou reverso”. A origem pode ter sido em Loulé e daí a apresentação deste brasão...
O registo mais antigo encontrado foi em Loulé, datado de 1522, referente a “Joham Reves” (Actas de Vereação de Loulé). O Joham pode até ser o 1º do apelido, devido ao seu comportamento arrevezado, foi repetidamente condenado a pagar coimas. Era mancebo do vereador e escrivão “Joham” Neto, o qual era filho de Luís Afonso, o anadel (capitão) pequeno dos besteiros (besta era arma de arremesso de setas e pelouros) do monte, d’EL Rei.
Outro ou o mesmo João Martjnz Revez foi tutor de três orfãos, em Santa Bárbara, no ano de 1564 (Santa Bárbara de Nexe a História, a Igreja e a Memória, 2006).
Os arquivos paroquiais de Santa Bárbara dão notícia de Ana Raveza que nasceu em cerca de 1555, tendo casado com Nicolau Martins na freguesia de S. Pedro de Faro.
Ainda de Santa Bárbara era Maria Reveza, nascida em cerca de 1620 e casada com António da Costa.
Domingos Gonçalves Revez, das Corgas na freguesia de S. Clemente de Loulé, nasceu em cerca de 1645 e casou em 1670/5/26 com Margarida Gonçalves. Ele era filho de João Gonçalves e de Maria Álvares e ela de Francisco Rodrigues e de Margarida Gonçalves, de Momprolé na mesma freguesia.
Pela mesma altura nasceu no Ameixial Maria Reveza casada com Bartolomeu Rodrigues; e também Catarina Reveza casada com João Martins Lobo, do Azinhal de Mouros (Ameixial). Eram seus escravos António Guerreiro e Maria Fernandes casados em 1702/7/26.
Contemporânias dos anteriores, mas naturais de Santa Cruz de Almodôvar, eram Bárbara Reveza casada com Domingos Baião; e Maria Reveza que casou em 1669/7/5 com Manuel Martins, a quem deixou viúvo antes de 1697/11/28.
O apelido permaneceu em Loulé. Idálio Revez, natural de Querença, é jornalista do Público, foi reporter da rádio e colaborador da imprensa regional. Faz parte do conselho administrativo da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, também sediada em Querença.
Direct link:
Familia Revez
Olá a todos, também tenho alguma curiosidade sobre a origem do meu nome.
Chamo -me Revés com "s", mas o meu pai foi registado inicialmente como Revéz, por alguma razão essa alteração foi efectuada numa renovação de B.I..
O meu pai nasceu no Lombador, freguesia de Santa Bárbara dos Padrões, concelho de Castro Verde. Sei que tenho família no Algarve, Castro Verde e Aljustrel. Vou seguir este tópico atentamente. ????
Direct link:
Familia Revez
Boa tarde,
Também tenho este apelido de Revez com "Z", da parte do meu avô materno, que nasceu em Almodôvar. Tem mais 8 irmãos e vieram para o Algarve. Hoje com vários descendentes hoje espalhados por cá.
O meu bisavô chamava-se Anibal Policarpo Revez e nasceu a 3 de Janeiro de 1901 em São Barnabé.
Já o meu tetravô, que ainda não tenho informações dele, a única coisa que sei pelo registo de nascimento do meu bisavô, é que se chamava Polycarpo Revez e era natural de Castro Verde.
Cumprimentos a todos!
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 déc. 2024, 08:36