Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

This topic is classified in rooms: Famílias

Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

#60553 | Francisco de Novais | 16 mars 2004 05:41

Prezados confrades

Oliveira da Costa Aranha de Vasconcelos da Silva Castelbranco - Gostava de saber a origem genealógica desta família.

Obrigado,

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

#60588 | jmrprospero | 16 mars 2004 19:37 | In reply to: #60553

Caro Francisco Novais

Oliveira da Costa Aranha de Vasconcelos da Silva Castel-Branco ou o mesmo e terminando em Sequeira, é uma Família de Castelo Branco, também conhecida por Silvas Castelo Branco.
Parte está já inserta no Genea, mas a maior parte dela não consta. Está bem estudada, nomeadamente pelo Eng. Manuel da Silva Castelo Branco, e por mim também, de que sei alguma coisa, já que é a Família dos meus filhos pela parte da minha Mulher que é Silva Castel-Branco.
Estou, portanto ao seu dispôr para lhe facultar informações de que deseja.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

#60594 | JBdeS | 16 mars 2004 21:15 | In reply to: #60553

Caro Francisco Novais,

Já consultou no Genea Basílio da Costa Aranha de CastelBranco, casado com D. Margarida de Castello-Branco (Belas)?
Não sobe muitas gerações, mas dá-lhe um ponto de partida.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

#60681 | Francisco de Novais | 18 mars 2004 14:26 | In reply to: #60594

Caros confrades

Antes de mais, obrigado pelas vossas participações. Já tinha reparado que o primeiro desta família que aqui aparece é o General-de-Divisão Diogo de Oliveira da Costa Aranha de Vasconcelos da Silva Castelbranco,que terá nascido por volta de 1800 segundo os meus cáculos, pai do dito Basílio. A questão que aqui deixo é se estes Silva Castelbranco são os mesmos do Engº Manuel da Silva Castelo Branco, dado que a morfologia deste último apelido é diferente num e noutro caso. O meu objectivo era de facto retroagir ainda mais na origem genealógica desta família.

Cumprimentos,

Francisco

PS:Alexandre! Já recebi a sua mensagem. Tente-me telefonar a partir das 22.30h para casa.

Reply

Direct link:

RE: Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

#60758 | jmrprospero | 19 mars 2004 14:07 | In reply to: #60681

Caro Confrade
Os Oliveiras da Costa Aranha de Vasconcelos da Silva Castel-Branco, do General Diogo da Silva Castel-Branco são efectivamente os mesmos do Eng. Manuel da Silva Castel-Branco, este descendente de um Irmão mais novo, José da Silva Castel-Branco.
Ambos e mais cerca de 4, filhos de José da Silva Castel-Branco e de D. Antónia do Almotão Capelo da Silva.
Este Filho de Manuel de Oliveira da Silva Castel-Branco, cá está o Oliveira, habitual nesta família que alternou até hoje Manuel de Oliveira com José, nos filhos mais velhos, casado com D. Luisa Maria Marques Giraldes.
Este Manuel de Oliveira era filho de Dom Frei José da Silva Castel-Branco e de D. Maria Iria Correia da Silva Aranha, e aqui aparecem o nome Aranha.
Este josé da Silva Castel-Branco era filho do Dr. António da Silva Castel-Branco e de D. Guiomar Pegado de Sequeira, filha do Dr. Tomás Carvalho da Silva e de D. Maria pegado de Sequeira, Esta Famíla é seis ou sete vezes descendente de D.Fernando Rodrigues de Sequeira, Comendadador e Grão Mestre da Ordem de Aviz a seguir a D. João I.
O Dr. antónio era filho de Bernardo da Silva Castel Branco ede D. Isabel da Costa de Lemos filha esta de Dr. Manuel de Oliveira de Vasconcelos e de D. Helena da Costa de Lemos, filha de Jorge Estaço Frazão ede D. Isabel da Costa.
Este Manuel de Oliveira de Vasconcelos era filho de Simão de Oliveira e de sua 3ª mulher D. Joana Folgado filha de João Folgado e de Mécia Roiz.
Simão de Oliveira, que foi Inquisidor e Juiz ordinária de Castelo Branco foi filho de Martim de Oliveira de Vasconcelos vedor de Castelo Branco no Ano de 1522 e de Isabel vaz Frazão filha de Vasco Frazão e de Catarina Dias de Santarém.
Marim de Oliveira era filho de Rui de Oliveira de vasconcelos Comendador de Pias e Montijo.
E aqui se juntam todos os nomes, sendo Morgados dos Silvas Castel Branco.
Diogo da Silva Castel Branco tinha como irmãos a Manuel de Oliveira da Silva castel-Branco, Morgado e que faleceu, sendo Tenente Coronel no combate do Alto do Viso, mostrando toda a sua bravura e coragem, e que não teve filhos;
do General Joaquim José da Silva castelo Branco casado com uma Senhora Caldeira Pedroso, penso que com geração extinta;
D. Ana da Silva Castel-Branco casado com Teobaldo de lemos com geração em Viscondes do Serrado; D. Rita Ricardina casada com um Pimenta de Aguiar Mourão, estes últimos com geração no Genea; de D. maria josé Solteira, e de José da Silva castel- Branco casado com D. mariana caldeira Tonilhas que tem Avô e tio no Genea, e de quem descendem o Eng. Manuel da Silva Castel Branco e os Silvas Castel Branco da beira Baixa, incluindo a família da minha mulher em que um ramo també está no Genea.

Assim de repente é o que se me oferece responder. Tenho mais elementos se estiver interessado.

Um Abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Oliveira da C. Aranha de V. da Silva Castelbranco

#100344 | Francisco de Novais | 13 sept. 2005 12:25 | In reply to: #60758

Caro confrade João Manuel Próspero dos Santos

Quase um ano e meio depois, volto a incomodá-lo a propósito da questão tratada neste tópico.
Para além das informações que muito simpáticamente me prestou e que agradeço, sabe se nesta família Silva Castel Branco houve o fôro de Fidalgo da Casa Real ou alguma carta de armas ? Qual foi o brazão de armas usado por esta família ? Quem a representa nos dias de hoje ? Consta do Felgueiras Gayo ?
Se me pudesse fornecer informação mais detalhada sobre esta família, agradecia.

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Francisco Pinto de Novais

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 07:21

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen