Famílias Figueiredo e Queiroz
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Famílias Figueiredo e Queiroz
Caros Colegas,
Com este tópico pretendo criar um ponto de encontro dos descendentes dos Figueiredos e Queiroz disseminados por Góis, Poiares, Penacova, Lousã, Vilarinho, Serpins, Miranda do Corvo, Coimbra, Lisboa, Porto, Lagos, Brasil, etc.
Como ponto de partida venho informar que coloquei vasta informação do nossos antepassados no site:
(...)
O site é baseado no Livro "Antiguidade, Origem do Apelido e Armas da Família Figueiredo,
Genealogia dos Figueiredos da Lavra de Goes e de Todos os Ramos Figueiredo e Queiroz, da Quinta de São Caetano da Boiça, Sita na Freguesia de São Miguel do Concelho de Vila Nova de Poiares", escrito por meu pai em 1949.
Se tiverem informações que o permitam completar ou corrigir serão bem vindas.
AQFonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro AQ Fonseca
Embora não tenha qualquer achega a dar ao tema aqui em apreço tomo a liberdade de nele intervir na esperança de que as preciosas investigações genealógicas de seu pai tenham, também, abarcado os Fonsecas de Alvares. Relativamente a estes - que são a minha varonia e, ao que suponho, também a sua - agradeço toda e qualquer informação que me possa facultar.
Pela minha parte fiz o levantamento dos meus ascendentes "Fonsecas" (que admito possam ser comuns aos seus a partir de certa altura) até ao virar do séc. XV para o XVI, com base nos paroquiais e numas providenciais habilitações de genere. Terei muito gosto em transmitir-lhe essa informação se nisso tiver interesse.
O meu contacto é : jfbarata3arrobahotmailpontocom
Com os meus melhores cumprimentos
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro João Barata,
Antes do mais, aproveito esta resposta parcial pelo fórum para esclarecer que o nome do site referido por mim, não apareceu porque usei um link em vez de "soletrar", o que faço agora:
sapppontotelepacpontoptbarrafigueiredo-queiroz
Quanto à sua resposta, infelizmente o meu Pai (Angelo Queiroz da Fonseca) só estudou os ascendentes pela parte materna (Figueiredo e Queiroz). Contudo eu também gostaria de estudar os ascendentes pela parte paterna (que inclui os apelidos d'Abreu, Cortez e Fonseca de Alvares), de que tenho muito menos informação, pelo que irei aproveitar a sua amável disponibilidade.
Com os meus melhores cumprimentos,
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Ângelo Fonseca
Muito obrigado pela sua mensagem. Fiquei algo decepcionado com a notícia de que o seu pai não chegou a trabalhar os Fonsecas de Alvares. Com as excelentes qualidades de genealogista que revelou no trabalho sobre Figueiredos e Queirós certamente que teria conseguido informação muito interessante sobre esta gente se tivesse tido tempo para tanto.
A minha ascendência Fonseca com a numeração Sosa-Stradonitz, na qual, naturalmente, eu sou o nº 1, é a seguinte:
1 - João Francisco Coelho da Fonseca Barata, nascido em Coimbra, em 23/12/1941
2 - José Marques da Fonseca Barata, nascido em Coimbra, em 9/11/1910
3 - Maria Ana Bianchi Coelho Borges
4 - João Simões da Fonseca Barata, nascido em Coimbra, em 16/1/1875
5 - Isabel Ferreira de Sousa Marques Pinto
8 - Miguel da Fonseca Barata, nascido em Alvares, em 27/03/1844. Era irmão de João Fonseca Barata que casou, em segundas núpcias, com uma prima, muito mais nova, Mª dos Prazeres Fonseca que suponho pertencia ao seu ramo de “Fonsecas”.
9 - Elvira Tavares de Pina
16 - Domingos da Fonseca, nascido em Alvares, em 1/4/1793
17 - Joaquina Maria Barata
32 - Domingos da Fonseca, nascido em Alvares, em 28/7/1765
33 - Josefa Maria Simões
64 - Simeão da Fonseca, nascido em Alvares, em 27/11/1726
65 - Isabel Baeta
128 - João da Fonseca, nascido em Alvares, em 29/6/1698
129 - Isabel Antão
256 - Manuel Fernandes, nascido em Alvares, em 16/6/1644
257 - Maria da Fonseca. Não consegui encontrar o seu registo de baptismo. Casou-se em Alvares em 22/6/1686.
514 - Atanásio da Fonseca, nascido em Alvares, em 22/4/1613. Foi contador, inquiridor e distribuidor de Alvares, em sucessão de seu pai (a nomeação consta da chancelaria de D. João IV, lv 18, pág. 328 v.).
515 - Mónica Simões
1028 - Simão de Afonseca. Foi contador, inquiridor e distribuidor de Alvares. Deve ter nascido por volta de 1580 mas o respectivo registo de baptismo não aparece pois os livros de registos de Alvares só recuam até 1604
1029 - Catarina Antão
2056 - Simão Afonso. Nasceu em Folques, não sei em que data. Sei da sua existência pela "habilitação de genere" de seu filho Manuel da Fonseca.
2057 - Catarina Marques. Sei da sua existência pela "habilitação de genere" de seu filho Manuel da Fonseca.
4112 - Cónego João Afonso. Nasceu em Folques, não sei em que data. Sei da sua existência através dos processos "de genere" de seu neto Manuel da Fonseca e de seu bisneto Eusébio da Fonseca. No primeiro destes processos, mais completo, diz-se que o padre João Afonso era nascido na freguesia de Folques em cujo mosteiro foi cónego regrante antes de ir residir para Alvares como prior da respectiva igreja (de S. Mateus).No mesmo processo diz-se que era filho de uma das principais famílias da freguesia (de Folques). Encontrei, no arquivo da Universidade de Coimbra, numa listagem de habilitações sacerdotais do bispado de Coimbra referentes ao período que vai de 1537 a 1540 o seguinte: "o cónego João Afonso da regra de Santo Agostinho, do mosteiro de Folques, natural de Folques, filho de Pedro Afonso e de sua mulher Penólia Alvres, tendo já ordens menores habilita-se, com autorização do seu prior, às ordens de Evangelho"
4113 - Leonor Mendes. Não sei onde nasceu. As testemunhas ouvidas nas acima referidas habilitações de genere informaram que ela não era natural de Folques mas que desconheciam a sua naturalidade.
8224 – Pedro Afonso. A única referência a este avoengo é a acima transcrita.
8225 – Penólia Alvres. A única referência a esta avoenga é a acima transcrita.
E é isto o que sei quanto a esta linha de Fonsecas.Quero também referir-lhe um Manuel José da Fonseca Barata que em 1778 teve CBA, com armas esquarteladas, com Fonsecas no 1º e 4º quartéis, Baratas no 2º e Henriques no 3º. Era trineto, por varonia, do Simão de Afonseca que acima indiquei com o nº 1028. Há uma pedra lindíssima com estas armas no portal arruinado da Quinta (também arruinada ...) de Nª Srª da Memória, em Padrões, pequena localidade que no séc. XVIII pertencia “ao termo de Alvares” e que hoje em dia está integrada na freguesia de Portela do Fojo. Esta quinta era cabeça do morgadio instituído por este Manuel José, homem rico, herdeiro de vários parentes clérigos, fidalgo da casa real, cavaleiro da ordem de Cristo, etc.. Também, em Coimbra, na Rua da Ilha, junto à Sé Velha, há uma casa armoriada com este mesmo brasão que, neste caso, é muito sóbrio mas de grande perfeição.Não me ocorre mais nada de relevante sobre estes Fonsecas/Afonsos.
Toda a investigação de registos paroquiais de Alvares fi-la aqui em Lisboa, na Biblioteca dos mórmons, onde ainda se conservam os respectivos filmes, desde os mais antigos (cerca de 1604) até 1840. Assim, se o Ângelo Fonseca conseguir saber os nomes dos bisavós do seu pai, penso que será muito fácil fazer a ligação com as linhas já identificadas. Se quiser fazer o favor de me dizer até onde vai o seu conhecimento sobre os seus Fonsecas eu terei o maior gosto em tentar dar uma ajuda.
Também lhe queria pedir o favor de me dar melhor indicação sobre o site onde está a informação sobre Figueiredos e Queirós uma vez que, até agora, as minhas várias tentativas de acesso não tiveram êxito. Tenho uma cópia do original do seu pai mas, ao que entendi, os elementos que colocou na net estão informatizados o que constitui uma grande mais valia.
Um abraço
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro João Barata,
Envio-lhe por e-mail o link que pediu para não se perder.
Aproveito também para agradecer os preciosos dados que colocou no fórum, com os seus ascendentes "Fonsecas".
Quanto à ligação entre os nossos Fonsecas, efectivamente confirmo que a Mª dos Prazeres Fonseca, que casou com João Fonseca Barata em segundas núpcias, era minha tia-avó paterna. Dos irmãos dela, que eram 9, apenas conheci a Ermelinda Jesus Fonseca, que vivia na mesma casa em Coimbra e o meu avô António Cortez da Fonseca da Lousã.
Sobre estes Fonsecas apenas tenho as memórias vivas da minha mãe, que tem 93 anos muito lúcidos, e o documento "Estatística dos Nascimentos, Baptisados e Óbitos da casa de Miguel José d'Abreu residente na villa de Alvares, com algumas anotações" escrito pelo próprio Miguel José d'Abreu (1800-1865), meu trisavô paterno. Este Miguel era casado com Ana Barata (provavelmente vossa familiar) e teve, entre outros, a Liberata da Conceição Olímpia d'Abreu que casou com José António da Fonseca e era mãe dos 9 filhos referidos atrás.
Espero que com esta informação lhe seja possível completar o entroncamento das famílias, que se disponibilizou a fazer.
Já agora uma pergunta. Fazendo uma pesquisa nos fóruns sobre Fonseca aparece um tópico Fonseca Barata com um interveniente ffbarata. Trata-se de algum familiar seu ?
Um abraço,
Angelo Fonseca
Direct link:
Afonsos em Folques
Caro João Fonseca Barata,
Na sua mensagem faz referência a vários Afonsos em Folques.
Eu tenho na minha genealogia o casal Domingos Afonso e Catarina Manuel, naturais de Folques. Tiveram dois filhos:
-o meu antepassado Manuel Afonso, natural do Bocado, Folques, aonde nasceu aos 21-12-1670.
- e João, baptizado aos 08-12-1674.
Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro João Barata,
Consegui obter mais alguma informação dos meus Fonsecas por meio de um primo (Domingos Manuel Fonseca Almeida Machado), que é descendente da Maria Adelaide Cortez de Abreu Fonseca, irmã mais velha da Tia Prazeres.
Assim, o nome do meu bisavô casado com a Liberata da Conceição Olímpia d'Abreu é mais correctamente, José António Cortez da Fonseca e os pais deste são o José Caetano da Fonseca e a Maria Antunes Cortez, de Alvares (Mega Fundeira ?).
Tiveram pelo menos outro filho, chamado António Cortez da Fonseca casado com Maria Rita que foram padrinhos do meu avô da Lousã.
Talvez assim seja mais fácil completar as ligações ao seu ramo, que prevejo serem 3:
- Mª dos Prazeres Fonseca, minha Tia-avó paterna, casada com o primo João Fonseca Barata.
- Miguel José d'Abreu (1800-1865), meu trisavô paterno, casado com Ana Barata.
- E eventual origem comum dos Fonseca, que está a averiguar.
Entretanto mais uma pergunta. Sabe se os dados a que pode aceder um sócio do Clube Guar-Mór justificam o custo ?
Um abraço
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Afonsos em Folques
Caro JLiberato,
A propósito de Manuel Afonso. Provavelmente já saberá, mas pode interessar a outros familiares saber que, do cruzamento dos dados do livro do meu pai com os deste site, resulta que os Figueiredos de Góis são descendentes do rei Afonso III, dos Álvares Pereira e do Martim Moniz.
Com efeito, se reparar, no site dos Figueiredos, por facilidade e seguindo o meu pai, considerei a primeira geração coincidente com o casal de primos que instituiram o Morgado da Lavra de Goes, respectivamente Alexandre Barreto de Figueiredo Perdigão e Filipa da Cunha. Se consultar as informações históricas de qualquer deles, encontra um resumo dos ascendentes até ao fundador provável dos Figueiredos, baseado no livro do meu pai, mas com links para o Genea sempre que me foi possível encontrar a correspodência.
Para ver os tais antepassados basta clicar o João Lourenço de Figueiredo (geração 7 do gráfico) e seleccionar costados no Genea e seguir os vários bisavós. Claro que se vir os costados do Afonso III, então a mistura de sangue é total com DNA do D. Afonso II (3º rei de Portugal), do D. Sancho I (2º rei de Portugal) e de Afonso VIII rei de Castela, do D. Afonso Henriques (fundador e 1º rei de portugal), do Sancho III rei de Castela, do Henrique II rei de Inglaterra e da Petronilha rainha de Aragão !
Cumprimentos,
AQFonseca
Direct link:
RE: Afonsos em Folques
Caro parente,
Já tinha concluído isso nos últimos dias, estudando o Felgueiras e o GENEA. Evidentemente que tenho muito mais informação para lhe dar da descendência de José da Cunha Figueiredo. Mas vou esperar pela actualização do seu site.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Afonsos em Folques
Caro parente,
Em termos do site, como terá visto, de momento, estou a seguir a estrutura do livro do meu pai, que só trata exaustivamente todos os ramos do Tronco Figueiredo e Queiroz da Quinta de S. Caetano da Boiça (5a. geração). Para trás, embora se refiram todos os descendentes dos antepassados que os ligam ao provável fundador dos Figueiredos, não se desenvolvem os respectivos ramos. Nestes casos, quando há informação da descendência mais imediata, uso as informações históricas do membro em questão para dar algum detalhe do ramo.
Contudo, toda a informação, mesmo detalhada é bem vinda, nomeadamente para a minha base de dados dos Figueiredos. Se tiver os dados em formato GEDCOM melhor ainda, pois posso importá-los directamente no PAF (Personal Ancestral File).
Um abraço,
AQFonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Angelo Fonseca
Muito obrigado pela indicação de acesso aos Figueiredos Queirós. Entrei e fiquei encantado com a facilidade de consulta. Felicito-o pelo excelente e útil trabalho que vou “digerir” nos próximos dias. Ainda não me tinha virado para os Figueiredos e o seu trabalho é um bom pretexto para o fazer agora. Será concerteza mais uma linha onde encontraremos antepassados comuns pois, pelo lado da minha mãe, por umas linhas açoreanas, descendo repetidamente dum famoso Aires Gonçalves de Figueiredo que segundo reza a tradição teria participado na conquista de Ceuta aos 90 anos. É de homem !
Quanto aos nossos parentescos de Alváres, já tive ocasião de esclarecer como é a ligação pelo lado Barata: a sua antepassada Ana Barata é irmã da minha trisavó Joaquina Maria Barata que figura com o nº 17 na listagem que coloquei na mensagem anterior. São ambas filhas de Agostinho Barata e de sua mulher Dionísia (Maria) Barata Dinis, de Alváres. A sua bisavó Liberata da Conceição foi baptizada em 4/6/1835 sendo seus padrinhos os tios maternos João Barata e Maria Dionísia. Os respectivos avós paternos, Francisco José de Abreu e Maria Joaquina de Barros eram do lugar e freguesia de Alvorge.
Quanto aos Fonsecas só agora, com a identidade dos pais do José António Cortêz da Fonseca, me será possível recuar na ascendência. Por acaso, tenho nos meus apontamentos o respectivo casamento mas ainda não sei fazer a ligação com a minha gente. A nota que tenho é a seguinte:
Em 16/6/1824 casa José António da Fonseca filho de António Caetano e de sua mulher Anastácia Maria, de Mega Fundeira, com Maria Antunes Cortez filha de Domingos José Cortez Garcia e de sua mulher Isabel Maria, das Cortes ( ou me enganei na transcrição do “António”ou, então, como era vulgar na época, ele usava, sem constância, como segundo nome, um qualquer dos nomes do pai).
Como agora se mete a Páscoa só na semana seguinte terei oportunidade de procurar aclarar esta ascendência.
Sou um pouco anarca: o FFBarata sou eu e o JFBarata também; para evitar confusões, ultimamente, tenho-me esforçado por assinar sempre o nome completo, sem iniciais.
Acho que o Guarda Mór tem interesse. E, então para quem tenha necessidade de paroquiais de Lisboa relativos aos primeiros decénios do séc. XIX, é precioso.
Um abraço amigo e os desejos de uma Santa Páscoa
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Afonsos em Folques
Caro JLiberato
A minha ignorância sobre os Afonsos de Folques é, infelizmente, total. Os meua avoengos ( o padre João Afonso e o filho Simão )devem ter saído de lá, para Alváres, entre 1550 e 1570. Como tudo isto se passa antes da data dos primeiros registos paroquiais disponoveis, nunca tentei, sequer, descortinar a ligação com os familiares que terão permanecido em Folques.
Um abraço
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro João Barata,
Antes do mais muito obrigado pela sua resposta e pelos votos de Boa Páscoa que retribuo.
Quanto ao Aires Gonçalves de Figueiredo, de que também descendo, vem bem detalhado nas pág. 27, 28 e 29 do livro do meu pai.
No site está um pouco escondido, pois por facilidade e seguindo o meu pai, considerei a primeira geração dos "nossos" Figueiredos coincidente com o casal de primos que instituiram o Morgado da Lavra de Goes, respectivamente, Alexandre Barreto de Figueiredo Perdigão e Filipa da Cunha (pág. 38). Contudo, se consultar as informações históricas de qualquer destes, encontra um resumo dos ascendentes até ao fundador provável dos Figueiredos, baseado no livro do meu pai, mas com links para o Genea sempre que me foi possível encontrar a correspondência. O Aires encontra-se aí como representante da sexta geração.
Um abraço e boas pesquisas.
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro parente João Barata,
Gostei de saber pelo seu e-mail, que se confirma a axistência de mais um antepassado em comum, o nosso Aires Gonçalves.
Enquanto o João Barata, pelos vistos, descende das filhas Genebra e Uruana, tanto eu como o nosso parente José Liberato descendemos do filho João Lourenço.
O que é interessante no Genea é que enquanto pesquisamos por antepassados acabamos por descobrimos parentes tantos anos depois.
Entretanto verifiquei que o link francês que lhe dei para a Genebra já vai ter a outra pessoa, devido a estarem em constante renovação. De qualquer forma se pesquisar pelo apelido Figueiredo encontra o Gonçalves de Figueiredo, pai do Aires e avô da Genebra.
Vou enviar-lhe o que recolhi sobre os antepassados do Aires num ficheiro no mesmo formato (GED) em que me enviou os Baratas . A ascendência Figueiredo foi retirada do livro do meu pai e os outros ramos, de que dependemos via Aires, foram retirados do Genea, que estava muito completo devido à proximidade dos Figueiredos com a Realeza e outros Senhores importantes da época, que são o forte do site.
O José Liberato, que tb tem acesso a diversificadas fontes, tem me dado uma ajuda a verificar a exactidão de alguns dos Figueiredos desta época no livro do meu pai, que não batem certo com o Genea. Felizmente até agora parece que a razão está do lado do meu pai.
Depois diga se conseguiu abrir o ficheiro e se gostou dos ascendentes.
Um abraço do
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caros Amigos,
Volto ao tópico para avisar que encontrei aqui no Genea o tópico Figueiredo das Donas, que também é interessante para a Família Figueiredo, pois teve aí a sua genese e até à 5º geração foram sempre os Senhores da Torre de Figdo. das Donas.
Assim podem visitar o tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=5406 e em especial a questão que coloquei ao autor do tópico sobre a ligação dos Figueiredos aos novos Senhores da Torre indicados no referido tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=63436#lista
Se tiverem alguma achega a dar ao assunto agradece-se desde já a colaboração.
Cumprimentos,
AQFonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro parente Angelo Fonseca
Finalmente consegui aceder aos sites que fez o favor de me mandar ( no meu computador não tive êxito) e não me canso de navegar no meio destes ilustríssimos avoengos. Estou-lhe muito grato por tão estimulante presente.
Quanto ao morgado de Figueiredo das Donas, encontro no Felgueiras Gaio, em Tit. de Falcões, § 4, o seguinte:
1 – Lourenço de Sousa (e Vasconcelos)
2 – Dr. Pedro Barreto
3 – Dª Maria de Sousa
4 – Dr. Sebastião Martins Leitão
5 – Dª Isabel Teles Barreto
6 – Dr. Lourenço Vaz Freire de Castro (não lhe é indicada a ascendência)
7 - Dª Damásia de Sousa
14 – João Lopes de Almada, Sr. do Morgado de Figueiredo das Donas (não lhe é indicada a ascendência). Alão de Morais chama-lhe “João Lopes de ALMEIDA”e não o relaciona com o referido Morgado; também não lhe esclarece a ascendência.
15 – Dª Guiomar de Sousa
30 – João de Sousa Falcão foi trinchante do Rei D. Afonso V.
31 – Dª Mécia
60 – João Falcão, Sr. de Castelo de Vide, Povoas e Meadas; serviu a D. Duarte e D.Afonso V (Felgueiras Gaio não o relaciona com o Morgado de Figueiredo das Donas).
61 – Dª Branca de Sousa filha do Mestre da Ordem de Xº, Lopo Dias de Sousa
62 – João Vaz de Almada, rico homem, Sr. de Pereira e vedor da casa de D. Afonso V (pai de D. Álvaro).
63 – Dª Violante de Castro
Um abraço
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Verifico que o João Lopes de Almeida já está tombado no Genea
Um abraço
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Porque é interessante para todos, junto envio a amável resposta do autor do tópico em questão.
Caro Angelo Fonseca
Tenho acompanhado as suas mensagens no fórum do Genea mas apenas agora tive acesso à sua página.
Será que tem dados sobre os Figueiredo da quinta de Casal Dasco em Santiago de Besteiros nos séc. XVI e XVII?
Procuro em particular 3 irmãos aí moradores «na sua quinta de Casal Dasco» de nomes António Cardoso, Maria Cardoso e Helena de Figueiredo.
Tenho a ligação dos senhores desta quinta ao bispo de Viseu D. Gonçalo Gomes de Figueiredo (cuja ascendência aliás não entronca na Casa Real Portuguesa como trás o Genea por se limitar infelizmente a copiar literalmente o Gayo que pouco sabia das Famílias da Beira e infelizmente trás erros atrás de erros - como aliás a generalidade dos genealogistas dos séc. XVI tardio, XVIII e XIX que se copiavam mútuamente e não faziam investigação), mas não consigo ligar estes, aí moradores no séc. XV aos que procuro. Tenho aliás dificuldade em chamar aos referidos genealogistas pois penso que compiladores de textos era mais acertado. Enfim...
Qualquer informação é para mim preciosa e desde já lhe agradeço
Muito obrigado tanbém pela sua atenção,
Os melhores cumprimentos
Luís Soveral Varella
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Parente João Barata,
Muito obrigado, pelo seu estudo. Francamente estou um bocado baralhado, porque até agora o único nome que é comum é o de Dª Mécia, mas Mécias há muitas !
Entretanto, para aumentar a confusão, recebi a resposta do Luis Several, que reproduzi em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=63893#lista
Quanto aos dados que lhe enviei, fico satisfeito por ter conseguido abrir. Logo que junte os ascendentes da Maria Silva, que confirmou ser a esposa mais provável do Ayres G. de Figueiredo, envio-lhe o ficheiro actualizado.
No entanto, relembro que só a linha Figueiredo foi retirada do livro do meu pai e tudo o resto (ascendentes das esposas, etc.) retirei do Genea e portanto vale o que vale, nomeadamente depois do que o Luis Several disse e com razão.
O que estiver na minha mão tentarei clarificar a bem da verdade.
Um abraço,
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro parente,
Penso que se refere a http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=62127 . Não percebi bem o que quer dizer com tombado.
Por outro lado, aproveitando a sua valiosa colaboração, pedia-lhe para verificar se as referências a Sr. da Torre de Fig.do das Donas e seu Julgado nos vários antepassados aí tratados, se refer ao mesmo morgado de Figueiredo das Donas que consultou.
Já agora, tem aceso às fontes que meu pai refere nessas páginas, para além do Felgueira ?
Um abraço,
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Desculpe mas não referi as paginas: 23 a 29 do livro do meu pai, que penso ter um exemplar.
Um abraço,
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro parente
Como já lhe confessei nunca fiz investigação respeitante aos Figueiredos e as únicas fontes, a eles relativas, a que tenho acesso são, para além do livro do seu pai, o Gayo e o Alão de Morais.
No estado em que estão as coisas receio bem que qualquer acréscimo ao trabalho do seu pai só possa ser conseguido a pulso, à custa de muita investigação. Os nobiliários, nesta matéria, parece que não nos darão grande ajuda, antes pelo contrário, fazem valentes confusões. Todavia, com respeito à Dª Mécia, mulher do João Sousa Falcão, as três fontes que vimos comparando (genea, Gayo e Alão de Morais) são concordantes: é filha de João Vaz de Almada e de sua mulher Dª Violante de Castro.
A confusão maior anda à volta do João Lopes, Sr. do morgado de Figueiredo das Donas e genro desta Dª Mécia; nem o Gayo nem o Alão lhe indicam a ascendência e só o genea lha aponta. Contudo, não se encontra, em qualquer destas três fontes, nenhuma relação entre os possíveis ascendentes deste João Lopes e o morgadio de Figueiredo das Donas. Neste contexto seria muito interessante saber como se fundamenta a filiação que o genea lhe atribui.
Um abraço
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caros Amigos,
Aqui fica outro extracto de um novo e-amil recebido do Luís Soveral, que seguramente interessa a todos os Figueiredos:
...
Quanto aos Figueiredo na sua generalidade posso adiantar-lhe que fazem parte
e constituem o grosso do novo livro do Manuel Abranches de Soveral
«Ascendências Viseenses» que estará pronto dentro de um mês pouco mais ou
menos. Aí, ele apresenta um estudo cuidado e detalhado das várias Famílias
do distrito de Viseu, entre os séc. XIV e meados do séc. XVII, precisamente
a época em que não existem já as inquirições afonsinas e ainda não existem
registos paroquiais, e como tal a época em que a documentação não é tão
evidente e bastante mais escassa. É precisamente neste período em que muitas
das genealogias tradicionais não passam de fantasias e que serão agora
algumas desmistificadas. esse importante estudo centra-se nos nobiliários
dos séc. XVI, nos tombos dos conventos, escrituras, prazos, testamentos,
documentos das chancelarias e outra documentação coeva.
Poderá na altura verificar os seus Figueiredo. Compreenderá que, embora o
Manel me dê aqui e ali uma informação de que necessito a cada momento, do
mesmo modo que eu lhas forneço a ele, ainda não tive acesso a esse trabalho
que permanece inédito.
Aguardo também com espectativa o seu lançamento e todos teremos muito a
aprender com ele.
...
Cumprimentos,~
AQFonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro AQFonseca:
Tenho alguns ascendentes Figueiredo do lugar de Monsanto, freguesia de Figº da Donas, quem sabe se poderão ligar-se a alguém...
. Manuel de Figueiredo, teve
. Mariana de Figueiredo, que casou com Domingos de Paiva (de Arcozelo, S. Pedro do Sul), tiveram
. Bárbara de Figueiredo, que casou com Frutuoso Francisco (de Moldes, Pinho, S. Pedro do Sul), tiveram
. Bernardo Francisco de Figueiredo (Moldes, Pinho, 1769-?), que casou com Josefa Maria (Moldes, Pinho, 1768-?) em 1790
. Francisca (Moldes, Pinho, 1771)
. Bernardo e Josefa tiveram
. Maria Joaquina de Figueiredo (Moldes, Pinho), que casou com Custódio José da Rocha (Passos de Vilharigues, Cambra, Vouzela, 1787-?)
A partir desta geração perdeu-se o Figueiredo.
Também de Figº das Donas tenho outro ramo, mais curto na minha fase de conhecimento, mas que penso cruzar-se com este:
. Bernardo de Figueiredo, que casou com Antónia Teresa ou Antónia Josefa da Silva (de Vouzela), tiveram
. Maria Inácia (ou Inácia Teodora) Costa de Figueiredo, que casou em 1797 com José Joaquim da Costa (Ferreiros, Serrazes, S. Pedro do Sul), tiveram
. Maria do Carmo, que casou com Manuel Ferreira d'Almeida e Silva (Souto de Lafões, Oliveira de Frades).
Aqui ficam, à espera de encontrar novos primos!
Os meus cumprimentos
A. Barahona
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro João Fonseca Barata,
Encontrei nos sumários matrimoniais da Câmara Eclesiástica de Lisboa, um processo que talvez lhe interesse sobre Folques. Ver tópico "Famílias de Folques, Arganil".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro JLiberato
Muito obrigado pela sua dica. Logo que tenha uma aberta irei à TT.
Melhores cumprimentos
João Fonseca Barata
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Cara Barahona:
Tenho antepassados da zona de Viseu, tambem com o apelido de Figueiredo e de Almeida, e na eventualidade de algum destes lhe ser familiar
Rosa Delfina da Costa, nascida em Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia, 1881 a 1945. Filha de Delfina Figueiredo Costa e Antonio Duarte do Amaral
Neta de
José Figueiredo 1806 Serrazes e de Joaquina Correia Costa 1813
Bisneta de Bernardo Jose Figueiredo (Ferreiros) e de Quitéria Pinto ( Ferreiros)
e de
Domingos Jose (Ferreiros) e de Luisa Maria Correia (Ferreiros).
Quitéria Pinto era filha de Francisco de Almeida e Maria Pinto.
Bernardo José Figueiredo era filho de José Figueiredo e de Luiza Bernarda (Valgode).
Através deste site, tomei conhecimento, de que o meu 4º avó, José Figueiredo tinha uma irmã, Antonia Maria Figueiredo nascida em 1793, casada com Manuel Joaquim Ladeira, e que tiveram um filho Agostinho Jose Figueiredo, que faleceu no Porto em 1875, sendo este negoviante de gado no Porto e Rio Janeiro).
Com os meus melhores cumprimentos
Antonio Neves
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Grato pelas informações.
É bem provável que haja ligações. Vou ver os meus apontamentos e, logo que possa, dar-lhe-ei conta.
Cumprimentos
A. Barahona
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Cara nevesa
Já que voce citou Viseu, tenho ascendentes Figueiredo em vila cova do covelo,
Policarpo de Figueiredo 1903 CC Albertina Henriques Pacheco
Manoel de Figueiredo"melleiro" 1862 cc Elisa Rodrigues Moreira
Manoel de Figueiredo "melleiro"1812 cc Maria Gouveia de Lemos
Antonio de Figueiredo 1778 aprox. cc Bernanrda de Pina
Antonio de Figueiredo 1733 aprox. CC. Ana Gomes
se tiver algo que se possa se assemelhar e me ajudar
Desde Já Agradeço
Paulo Figueiredo
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Já que neste tópico se trata de famílias Figueiredo da região de Viseu gostaria de saber mais informações sobre a ascendência, descendência ou colaterais deste meu antepassado http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1020321 de Vila Cova do Covelo, concelho de Penalva do Castelo.
Cumprimentos
Luís Figueira
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Luís Figueira,
Embora descenda de Figueiredos de Viseu, concretamente não conheço qualquer das pessoas que indicou.
Como apesar de tudo são suficientemente recentes para terem registos nos Arquivos, penso que a consulta dos mesmos será a forma mais segura de recuar mais umas gerações.
Depois de terminados os registos poderá ter a sorte de entroncar em avoengos aqui no Genea, em diversos Nobiliários (Felgueiras Gayo, Alão de Morais, Manso Lima, etc.) ou em obras mais recentes como as "Ascendências Visienses" do Manuel Abranches de Soveral, que trata de muitos Figueiredos da zona de Viseu.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Obrigado pela resposta. Efectivamente eu pretendo "recuar" mais nas buscas assim que tiver oportunidade de me deslocar ao AD Viseu.
A mensagem que coloquei neste tópico era apenas no sentido de, eventualmente, "encaixar" em outros Figueiredos da mesma época.
Cumprimentos
Luís Figueira
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Cara A. Barahona:
Muito me alegro de ver, finalmente, aqui uma alusão aos Figueiredo de Monsanto (Figueiredo das Donas). Sim, sem qualquer dúvida somos parentes! Eu descendo da Casa do Cimo de Moldes (Pinho – S. Pedro do Sul) e, pelo que percebo, você descende do ramo formado pelo casamento de Maria Joaquina de Figueiredo, natural de Moldes, e Custódio José da Rocha. Vejo que tem alguns apontamentos genealógicos acerca dessa estirpe de Figueiredos e, como eu também possuo alguns elementos que tenho vindo a recolher, sugiro que os partilhemos, por considerar ser de interesse mútuo.
Para maior facilidade de comunicação entre nós, deixo-lhe o meu contacto de e-mail: e.nunoliveira@hotmail.com
Saudações Familiares:
E. Nuno Oliveira
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Nuno Oliveira:
Que satisfação! De facto tenho alguns apontamentos que partilharei na totalidade com todo o gosto!
Tenho alguma ascendência da minha tetravó Maria Joaquina de Figueiredo e do meu tetravô Custódio José da Rocha; e a descendência também.
Dar-lhe-ei conta de tudo isto brevemente.
Um abraço familiar!
Alexandre Barahona
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Alexandre Barahona:
Fico a aguardar ansiosamente pela informação que dispõe. Eu tenho alguma descendência dos que ficaram em Moldes – irmãos, tios, etc da Maria Joaquina de Figueiredo – e também terei imenso gosto em lhos ceder.
E que tal se abrisse-mos um tópico, no fórum do genea, com informação sobre estes Figueiredos? Podíamos descobrir mais informação e parentela!
Saudações Familiares:
E. Nuno Oliveira
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Nuno Oliveira:
Acho bem.
Espero, ainda hoje, enviar-lhe o que tenho.
Abraço familiar
Alexandre Barahona
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Nuno Oliveira:
Aqui vai o prometido:
Maria Joaquina de Figueiredo casou com Custódio José da Rocha, da casa de Torningues, Passos (n. em 1787, em Passos de Vilharigues, Cambra, Vouzela, morreu no mesmo local em 1851). Em 1859, Maria Joaquina ainda era viva; nesta data morreu o sogro, Manuel Jorge, que lhe fez testamento.
Presumo que tenham casado em Pinho mas não tenho a certeza. Viveram na casa de Torningues, em Passos e tiveram 9 filhos, um deles o meu trisavô, Alexandre José da Rocha da Maia Negrão que casou com Maria José Ferreira de Almeida e Costa, da casa da Aldeia, Souto de Lafões. Também viveram na casa de Torningues, presumo que apenas uma grande casa agrícola.
Os filhos de Maria Joaquina de Figueiredo e Custódia José da Rocha passaram a usar os apelidos Rocha, Maia e Negrão; estes 2 últimos são para mim um mistério já que não os encontro para trás e já cheguei a 4 gerações anteriores do lado de Custódio José da Rocha; os seus netos, portanto a geração do meu bisavô, usou Costa, do lado materno, Maia e Negrão do lado paterno. A mim chegou-me o Maia.
Se lhe interessar dou-lhe a ascendência que conheço de Custódio José da Rocha.
Vamos então à minha tetravó, Maria Joaquina Figueiredo:
5º avós:Bernardo Francisco de Figueiredo, de Moldes, Pinho, e Josefa Maria Luísa, de Moldes; casaram em 1790;
6ºs avós: Frutuoso Francisco, de Moldes casou com Bárbara de Figueiredo, de Monsanto, Figueiredo das Donas
7ºs avós: António Francisco, de Negrelos, S. Pedro do Sul, casou com com Joana Rodrigues, de Moldes
7ºs avós: (pais de Bárbara de Figueiredo) Domingos de Paiva, de Arcozelo, S. Pedro do Sul, casou com Mariana de Figueiredo, de Monsanto, Figueiredo das Donas
8º avô (pai de Mariana de Figueiredo) Manuel de Figueiredo, de Covas do Rio. Esta informação não a confirmei, resulta de um apontamento do Cónego João Poças de Figueiredo.
De acordo com o mesmo apontamento, a minha trisavó Maria José Ferreira de Almeida e Costa, que casou com um dos filhos de Maria Joaquina de Figueiredo, também descende, do lado materno, deste 8º avô (Maria José, filha de Maria do Carmo, filha de Maria Inácia ou Teodora Inácia, filha de Bernardo, filho de Mariana de Figueiredo, filha de Manuel de Figueiredo).
Se calhar fui um pouco confuso naquilo que escrevi. Se tiver dúvidas, não hesite!
Aguardarei os seus ecos!
Um abraço familiar
Alexandre Barahona
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caro Alexandre Barahona
Como estou a pesquisar o mesmo ramo, e sendo tambem descendente de Antonio Fernandes e de Joana Maria, pais de Domingos Jose da Costa 1772, meu 5º avo, irmão do seu antepassado, pergunto se tem alguns elemntos dos antepassados deste casal.
Cordiais cumprimentos
Antonio Neves
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Prezado A. Barahona:
Muito lhe agradeço a preciosa informação que disponibilizou. Como lhe disse, também eu tenho alguns apontamentos que gostaria de partilhar consigo, contudo são um pouco extensos para publicar aqui neste fórum, pelo que lhe agradecia que me confiasse o seu e-mail e eu enviar-lhos-ei de imediato, mas, se caso não quiser divulgar publicamente o seu e-mail, o meu é e.nunoliveira@hotmail.com, para onde poderá escrever e, assim, também eu ficarei com o seu contacto.
Efectivamente, por falta de tempo e oportunidade, eu ainda não havia conseguido recuar às gerações anteriores à união de Frutuoso Francisco e Bárbara de Figueiredo, pelo que as informações que me acaba de dar são excelentes para eu continuar na senda do meu trabalho. Da mesma forma desconhecia o distinto ramo de Paços de Vilharigues, que agora posso começar a incluir na árvore genealógica.
Conhece o trabalho genealógico do Cónego João Augusto Poças de Figueiredo? Eu já o tentei consultar, porém, as informações que me chegaram, diziam que os apontamentos se haviam perdido no Seminário de Viseu a quando da sua morte, mas é com satisfação que o ouço falar neles!
Saudações familiares:
E. Nuno Oliveira
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
li com interesse sobre os figueiredos, pois eu também sou figueiredo, este nome veio de meu avô paterno adriano gomes de figueiredo, que veio para os açores na altura da peste, vivia em leiria e nasceu tb lá, era filho de antónio gomes de figueiredo casado com ana guilhermina lopes, penso que terá nascido por volta de 1890, não sei se será do mesmo ramo, mas estava mt interessada em saber mais sobre o meu avô e familia que possivelmente ficaram em leiria.
Adriana figueiredo
Direct link:
RE: Famílias Figueiredo e Queiroz
Caros Confrades,
Tendo "reencontrado" este meu tópico e constatando que o endereço do site a que fazia referência foi apagado (na altura não eram permitidos "links" externos), reponho o endereço devidamente actualizado:
- http://aqf-figueiredos.eu5.org/
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 11 janv. 2025, 21:22