Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimados colegas do Fórum,
Com a finalidade de auxiliar os colegas portugueses, de diversos ramos familiares, na descoberta da descendência de seus antigos ramos, inclusive colaterais, que no passado vieram para o Brasil, e os colegas brasileiros, na descoberta de suas ascendências, informo que, dos portugueses abaixo citados, tenho a descendência interligada ao ramo dos Castros baianos, cuja abrangência, dos que constam em minha obra “Castro – Tesouro de Família”, cito entre parênteses.
José de Souza Meira, Capitão de Milícias de Portugal, que comprou em 30.6.1749 uma fazenda em Brumado – BA. Dentre os filhos, teve Francisco de Souza Meira, nomeado Capitão Mor da Companhia de Caetité do Rio do Antônio, em 10.12.1795. Foi casado com Ana Xavier da Silva. Dentre outros, tiveram o Tenente Coronel Rodrigo de Souza Meira Sertão, que foi casado com Maria Carlota de Castro, filha de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro. (Deste último casal, abrange a ascendência e descendência. Necessidade de descobrir a ascendência do português José)
O português Miguel Alves Coelho, casado com Da. Michaela. Não se sabe de onde ele era natural. Dentre os filhos, teve Miguel Alves Coelho, casado com Maria Ricarda de São Caetano, que teve como filho o Coronel Miguel Alves Coelho (N-1800 – F-8.9.1860 em Vila Velha, atual Livramento - BA), que foi casado com Manoela Sophia de Castro, filha de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro. (Deste último casal, abrangente ascendência e descendência. Necessidade de descobrir a ascendência do português Miguel)
O negociante português Antônio José Alves (N-1771, em Monção - PT), que era irmão do Alferes João José Alves. Antônio foi casado com a baiana Ana Joaquina Alves de Sá, que tiveram o Dr. Antônio José Alves, que foi casado com Clélia Brasília da Silva Castro (pais do poeta CASTRO ALVES). Clélia era filha (natural) da artista espanhola Ana Rita Viegas e do Ten. Cel. José Antônio da Silva Castro (Periquitão), herói da Independência, na Bahia, que era filho de João Antunes da Silva Castro, casado com Ana Raposo, filha de Simão Mendes Raposo e Isabel Pedrosa Leite.. (Abrangente descendência e interessante cronologia da vida do poeta. Necessidade de descobrir a ascendência do português Antônio. Descobrir, também, os ancestrais do João Antunes da Silva Castro).
O português Manoel Nobre da Silva, casado com Isabel de São Francisco, que tiveram André da Silva Nobre, natural da vila de Tomar, freguesia de N. S. da Graça, bispado de Leiria, Portugal, casado com Mariana Moreyra, que tiveram Romana da Silva Madureira, casada com o Ten. Antônio Rodrigues Lopes, que tiveram a filha Francisca Joaquina de Jesus, que foi casada com meu pentavô, o português Joaquim Pereira de Castro, natural da região próxima a Monção – PT. Ele era filho de Félix Pereira de Castro e de ( ? ), neto de Félix Pereira de Castro e de Ignácia Josefa de Azevedo Pereira e bisneto de Félix Pereira de Castro, Reitor de Merufe (Gayo, Araújos $ 329, N-27-28) e de Domingas Lourenço (F-20.8.1748). Não se sabe de qual freguesia era meu pentavô, cuja ascendência portuguesa, espanhola e visigoda, está toda levantada em minha obra. Veio para a Bahia por volta de 1765.
Joaquim Pereira de Castro morou no sítio do Engenho, na cidade de Vila Velha, atual Livramento de Nossa Senhora – Bahia. Com o casamento de seus filhos e netos, surgiram nas cidades vizinhas de Brumado, Caetité, Condeúba, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Riacho de Santana e Rio de Contas, os antigos e tradicionais troncos familiares: Alves de Castro, Castro Alves, Castro Coelho, Guerreiro de Castro, Castro Lessa, Castro Lima, Castro Meira, Militão de Castro, Castro Mirante, Castro Oliveira, Oliveira Castro, Castro Ramos, Castro Silva, Silva Castro, Soares de Castro, Castro Tanajura, Vasconcelos de Castro, Castro Vilasboas e outros, que estão espalhados por todo o Brasil. (Abrangente ascendência e descendência de Joaquim Pereira de Castro, e de todos os ramos citados, poucas linhagens a expandir. Necessidade de descobrir a ascendência de Manoel Nobre da Silva).
O português Bento José de Castro (F-10.3.1831 Caetité - BA), não se sabe sua cidade de origem. Foi amasiado com Maria Joaquina.... Dentre os diversos filhos, que assinaram Pereira de Castro, em meu livro descrevo a descendência de Honorato Pereira de Castro, com antigos ramos radicados, inicialmente, nas cidades de Guanambi e Riacho de Santana – BA. (Descendência em muito a expandir. Necessidade de descobrir a ascendência de Bento).
O Major Antônio Pereira de Castro, português, cuja cidade de origem não se sabe. Tem-se a possibilidade de ser irmão ou primo de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro. O Major Antônio foi casado com Maria Joaquina Pereira de Barros, bisneta do português Alferes Manuel Pereira de Barros “Pereirinha”, fundador da cidade de Palmas de Monte Alto - BA, que nessa localidade adquiriu fazenda em 1730. (Abrangente descendência, com muito a expandir. Necessidade de descobrir a ascendência do Major Antônio).
O Coronel José Pereira de Castro, Comandante Superior da Guarda Nacional. Foi casado com Adelina de Souza Spínola, Não descobri a ascendência dele. Poderá ser filho ou neto do 2º ou 3º acima citados. (Extensa descendência do ramo Spínola de Castro, que vieram, no final do século XIX, para o interior de São Paulo, mas muito a expandir. Necessidade de descobrir a ascendência dele).
O Capitão Francisco Xavier de Souza Castro (F-24.5.1867 Piripá / Condeúba – BA). Foi casado com Maria Angélica de Souza (N-próximo a 1807 ). Ele foi procurador da Casa da Ponte e não se sabe seu local de origem. Há possibilidade de ser filho de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro. (Pouca descendência, muito a expandir. Necessidade de descobrir a ascendência dele).
De todos os portugueses citados, me interessam a ascendência, como também, dos demais citados, caso alguém souber, peço a gentileza de me informar. Fico a disposição. Um abraço a todos.
Samuel de Castro – Olímpia – SP - Brasil
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Presado Samuel de Castro
Cita no seu texto "Guerreiro de Castro"; será que é a mesma familia de D. Helena Guerreiro de Castro que em 19?? casou no Brasil com Anastácio de Sousa Monteiro Barbosa nascido em Lisboa a 1.II.1890 e que tiveram um filho João Francisco Guerreiro de Castro Barbosa que estudou Engenharia Aeronautica em S. Paulo - Brasil? Nesta descendencia legitima está a representação do Visconde de Semelhe ( Dec de 25.9.1890- D. Carlos)
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro Samuel de Castro,
O Alberto Magno Pereira de Castro chegou a entrar em contacto consigo?
Cumprimentos,
Maria José
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimado Vasco Briteiros,
Sim, o ramo Guerreiro de Castro que tenho em meu livro, é o mesmo de D. Helena Guerreiro de Castro, que está 43a. geração, seu filho Dr. João Francisco na 44a., as filhas deste na 45a. e os netos dele na 46a. geração.
A D. Helena era irmã do Dr. Orlando Guerreiro de Castro, que foi Ministro Conselheiro na Embaixada do Brasil em Portugal, por volta de 1920/30 e que teria pesquisado toda a ascendência de meus ancestrais Pereira de Castro, de Monção-PT. Tens conhecimento de alguma genealogia publicada por Ele? Em minha obra tem interessantíssimos dados sobre os ancestrais dos Guerreiro de Castro, cujo avô de D. Helena, era filho adotivo de meu pentavô Ten. Cel. Joaquim Pereira de Castro.
Peço o favor de explicar-me melhor o que citas em seu último parágrafo, sobre a representação do Visconde de Semelhe. O nascimento do Sr. Anastácio é fevereiro ou novembro? Muito grato. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimada Maria José,
Continuo aguardando o contato do Major Alberto. Muito grato. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Prezado Samuel de Castro.
Não conheço qualquer obra do Dr Orlando Guerreiro de Castro, mas na próxima semana vou investigar o assunto.
O Visconde era irmão do meu bisavô materno José Joaquim Andrade Barbosa e está aqui no Genea em "Títulos Portugueses",incluindo retrato que possuo, bem como diversas fotos dos filhos.
Anastácio era o mais velho e nasceu em Fevereiro. Preciso do contacto de um dos descendentes para completar os dados do meu livro sobre essa familia Andrade Barbosa de Braga. Poderá conseguir isso?
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimado Vasco Briteiros,
Localizei aqui no GENEA os maravilhosos dados que citou do irmão de seu bisavô. Peço o favor de me contatar pelo e-mail castro.genealogia@bol.com.br para eu lhe passar o que possuo sobre os filhos de Anastácio e Helena. Vou ver se o Dr. João Francisco mantem o e-mail ativo e caso positivo, lhe informo.
Caso o Dr. Orlando Guerreiro de Castro deixou alguma genealogia publicada, peço o favor de me informar. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Vi com bastante interesse este novo tópico pois há realmente muitos descendentes brasileiros com ascendência portuguesa, e interessará com certeza a bastantes pessoas.
No meu caso pessoal procuro a descendência brasileira do Conde de Sarzedas, D. Bernardo José da Silveira e Lorena, governador de S.Paulo,e que segundo informação em Portugal nunca casou, mas teve filhos legitimados pelo Desembargo do Paço de 4.4.1818.
Em bibliografia mais recente e, segundo alguns historiadores brasileiros, casou no Brasil com Mariana Angélica Fortes de Bustamante Sá Leme,filha do Dr António Fortes de Bustamante Sá Leme e de D. Ana Xavier Pinto da Silva, que morreu pouco depois e de quem teve o filho D. Francisco de Assis da Silveira e Lorena, com descendencia na Índia e actualment em Portugal.
Teve ainda de Ana Ribas:
D. Maria Inácia da Silveira e Lorena
D. Maria Antónia da Silveira e Lorena
Há ainda informação que uma das filhas casou no Brasil com Luís Pereira Machado de que há conhecimento de uma descendente Ana Maria de Almeida Lorena Machado que faleceu em 1903 e está ligada à construção da capela do Menino Jesus e Santa Luzia, em 1901 na rua Tabatinguera, 104, local onde existiu a chácara D. Ana Machado.
A outra filha casou com um Sr Ferreira e está provavelmente ligada ao palacete conhecido pelo nome de Castelinho mandado construir por Luis de Lorena Rodrigues Ferreira.
São estas as informações, com algumas imprecisões, com certeza, que consegui apurar.
Ficaria muito grata se alguém me pudesse dar mais alguma pista sobre descendentes destas duas filhas do Conde de Sarzedas que julgo terem permanecido no Brasil.
Muito obrigado
Maria José da Costa freire
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro Samuel
Minha tetravó Joana Clara de Castro e Pinho era baiana de Salvador, casada que foi com João Simplicio de Pinho, filho de José Lourenço Coelho.
Não consegui avançar em minhas pesquisas na Bahia. Meus tetravós eram comadre do Visconde de São Lourenço e dos Barões de Pirajá, são as únicas pista que tenho, além do puco que consta da Genealogia Parananense.
Agradeceria qualquer notícia.
Hugo
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimado Hugo,
Em minha base de dados, apesar de eu ter 4 árvores de antigas famílias Castro baianas, que não consegui estabelecer ligação entre elas, infelizmente não localizei sua tetravó Joana Clara de Castro. Na Bahia existiu diversos troncos diferentes da família Castro, que só num estudo mais aprofundado, poderíamos estabelecermos a ligação entre eles. Como eu estou a 2.000 quilômetros de lá, torna-se tudo mais difícil. Fico a disposição. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro Samuel de Castro,
Enquanto procurava tópicos de descendentes no Brasil deparei-me com a sua mensagem e ao ver vários "Pereira de Castro" ligados a carreiras militares lembrei-me dos meus tempos de aluno do Colégio Militar de Portugal, onde dei entrada em 1957, e do Director por essa altura Brigadeiro (Raul ?) Pereira de Castro que eventualmente poderá ser parente do ramo do Brasil.
Procurei por ele no Yahoo e encontrei uma referência no site da Associação dos Antigos Alunos do C. M. (wwwpontoaaacmpontopt) no tema "condecorações e medalhas", a propósito duma visita do C.M. de Portugal ao Colégio Militar do Rio de Janeiro em 1959. Aqui vai a transcrição do que encontrei:
Ordem de Mérito Militar do Brasil (tem fotografia do evento)
Às 9 horas do dia 19 de Setembro de 1959, na Praça Tomás Coelho, no Colégio Militar do Rio de Janeiro, o Chefe do Estado-Maior do Exército Brasileiro, General Lima Brayner, coloca as insígnias da Ordem de Mérito Militar do Brasil no Estandarte da Batalhão Colegial, cuja Guarda de Honra era feita pelo Batalhão de alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, estiveram presentes na cerimónia o comandante do mesmo colégio, General Augusto Maggessi, e corpo docente; o director-geral do ensino, General Oliveira Sucupira; o nosso adido militar, Coronel Pereira Conceição, e o Director do nosso Colégio, Brigadeiro Pereira de Castro, com os oficiais e alunos que constituíam a missão ao Colégio Militar do Rio de Janeiro.
Se realmente tiver interesse para si, poderá saber mais dados do Brigadeiro contactando o C. M. cuja morada vem no site referido, na Acamedia Militar ou no Intituto dos Altos Estudos Militares por onde seguramente ele passou.
Com os melhores cumprimentos,
Angelo Fonseca
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimado Angelo Fonseca,
Vou tentar localizar e contatar o Brigadeiro Raul Pereira de Castro ou seus filhos. Muitíssimo obrigado pelas informações e pela dica de um possível descendente do principal tronco pesquiso. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro Samuel
Por gentileza, as fotocópias do Catalogo de Jaboatão já estão prontas.
Envie-me seu endereço.
Com apreço,
Hugo Ricardo de Loyola Pinho
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimado Hugo,
Pode mandar para Samuel Candido de Oliveira Castro, Rua Eliazar de Menezes, 240, Jardim Silva Melo, 15400-000, Olímpia - SP. Assim que eu receber lhe comunico. Muitíssimo obrigado. Um forte abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro Samuel
Creio que até segunda-feira as fotocópias estarão aí.
Sempre a sua disposição.
Um forte abraço,
Hugo
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro Samuel de Castro,
Procuro há bastante tempo, sem êxito até agora, a ascendência brasileira de minha bisavó Joana Galvão de Albuquerque, nascida em Várzea Alegre, Ceará, em 1867, filha de Pedro Correa Galvâo e de Francisca Verónica de Albuquerque. Pode-me indicar alguma pista para as minhas buscas?Agradeço antecipadamente.
Melhores cumprimentos
Pedro R.Pedroso de Lima
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Estimado Pedro,
Por se tratar de um Estado (Ceará) e de famílias que não pesquiso, infelizmente não tenho como auxiliá-lo. Quem sabe algum colega cearense ou, algum descendente das famílias envolvidas, possa lhe dar boas dicas.
Tente em algum site de busca, digitando "genealogista ceará Albuquerque", talvez tenha sorte de aparecer algum mais ligado ao estado e as famílias envolvidas. Fico a disposição. Um abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Olá, Samuel,
Eu tenho interesse em mais informações sobre a descendência de Miguel Alves Coelho e D. Michaela. Meus bisavós e avós paternos são de Livramento/BA e têm como sobrenome Castro (avó paterna) e Alves Coelho (avô paterno). Gostaria de pesquisar mais e saber se descendo desse casal.
Obrigada,
Sandra A F Coelho
Direct link:
RE: Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Prezada Sandra,
É com prazer que recebo seu contato e, principalmente por saber que provavelmente você descende do ramo Alves Coelho, ligado ao Castro, de Livramento, BA.
Essa cidade é terra de meus ancestrais (avó, bisavó, trisavô, tetravô e pentavô, sendo que esse último ali chegou de Portugal por vonta de 1765, deixando vastíssima descendência, conforme pesquisa que publiquei em meu livro "Castro - Tesouro de Família", cuja sinopse poderei enviar-lhe por e-mail, bastando contatar-me: castro.genealogia (BOL ou IG) com br .
Sobre minha obra também poderás se inteirar aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=303773 .
Creio que você descenda do Miguel Alves Coelho que foi casado com Manuela Sofia de Castro, casal do qual tem vastíssima descendência em meu livro publicado e, portanto, fica difícil de eu descrever, sem saber sua ancestralidade até chegar à eles.
Portanto, peço sua gentileza, através do e-mail que acima indiquei, que me informe sua ancestralidade pelo lado que chega nos Alves de Castro Coelho.
Fico a disposição. Ótimo fds. Abraço fraterno.
Samuel de Castro - Olímpia - SP
Direct link:
Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Prezado Samuel de Castro.
Por acaso existem em seus registro um certo Benedito Pereira de Castro, viveu em Caetité, e posteriormente em Salinas, MG, nascido por volta de 1864. Seria filho de Joaquim Pereira Castro (quanto a este dado não tenho certeza).
Abraço.
Lucas Guimarães
Direct link:
Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Prezado Lucas Guimarães,
Em meu livro publicado (cuja sinopse poderei enviar para seu e-mail, bastando responder uma mensagem que o Geneall lhe enviará automaticamente, pois estarei solicitando seu contato) não consta o Benedito Pereira de Castro.
Mas, como ele residiu na mesma região de onde é berço de muitas famílias PEREIRA DE CASTRO que descendem de 4 ramos que destaco em minha obra, com certeza ela deverá descender de alguma dessa linhagens da família.
Quanto a Joaquim Pereira de Castro, foram muitos naquela região sudoeste da BA. Procure levantar sua ascendência através de certidões de batismo e de casamento, pois nesse documentos aparecerão as cidades de NATURALIDADE dos pais, onde deverás procurar a geração anterior e, assim, sucessivamente vais retroagindo.
Se descobrires os ascendentes do Benedito, peço o favor de me informar.
Fico a disposição. Abraço fraterno.
Samuel C O Castro
Direct link:
Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Caro, Samuel
Meu tetravô se chamava Bento José de Castro e foi casado com Maria Joaquina da Silva Dourado. Ele foi assassinado em 10/05/1831, conforme seu inventário. Segundo a tradição oral, ele foi vítima do movimento Mata-Maroto, conflito entre baianos e portugueses na Bahia após a abdicação de D. Pedro I. Ele, ao que se sabe, era filho do português Pedro Antônio Pereira de Castro e Maria Francisca Garcia Leal (filha de Bento Garcia Leal).
Os filhos de Bento assinavam "de Castro Dourado" e foram os seguintes: Antônio Augusto (1823), Jesuíno Tiburtino (1824), Marciana (1826), Joaquina Guilhermina (1827), Clemência (1828) e Sabino José (1830). Os descendentes de Antônio Augusto, Joaquina Guilhermina e Sabino José migraram para a região de Irecê-BA, estando suas descendências compiladas na genealogia da família Dourado. Já os demais permaneceram em Macaúbas-BA e região, sendo que a descendência de Jesuíno Tiburtino foi parcialmente compilada, enquanto que a de Marciana e Clemência é desconhecida. Há na atualidade inúmeras pessoas com sobrenome Castro Dourado na região de Irecê-BA descendentes de Bento José.
Meu contato: guidourado@gmail.com
***
"O português Bento José de Castro (F-10.3.1831 Caetité - BA), não se sabe sua cidade de origem. Foi amasiado com Maria Joaquina.... Dentre os diversos filhos, que assinaram Pereira de Castro, em meu livro descrevo a descendência de Honorato Pereira de Castro, com antigos ramos radicados, inicialmente, nas cidades de Guanambi e Riacho de Santana – BA. (Descendência em muito a expandir. Necessidade de descobrir a ascendência de Bento)."
Direct link:
Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Prezado Guidourado,
Agradeço pelo seu contato.
Em minha obra "Castro - Tesouro de Família", publiquei parte da genealogia de seu tetravô BJC, pois eu não consegui a ligação do ramo dele, com os demais ramos que pesquisei da Bahia.
Segundo informações que recebi naquela época, o Bento J C teria também tido o filho Honorato Pereira de Castro, que não sei se seria filho da Maria da Silva Dourado. Em meu livro só descrevi a descendência deste HPC.
Você tem referências da informação de que o BENTO seria filho do casal Pedro Antônio Pereira de Castro e Maria Francisca Garcia Leal ? Se puder fazer a gentileza de informar todos os elementos que tens sobre este PAPC, agradeço, pois eu gostaria de tentar entroncar o ramo dele junto aos demais de minha base dos CASTROs.
Se tiveres cadastro no Facebook, peço adicionar-me, pois lá estou com meu nome completo, e, lá tenho um amigo, que dever ser seu primo, pois também é Dourado, e descende do mesmo BENTO.
Fico a disposição. Abraço fraterno.
Samuel Cândido de Oliveira Castro
Direct link:
Ascend. Portug. / Descend. Bras. - Diversos ramos
Boa Noite entrei agora com inscrição no Geneall e venho descobrir sobre meu tataravô Antonio Alves da Silva que nasceu em Porto e veio para o Brasil na região do Rio Grande do Sul onde estou morando no momento em São Leopoldo.
Nao consigo nenhuma informação sobre Antonio Alves da Silva onde ele teve filho Boaventura Ferreira da Silva que é meu bisavô e que nasceu em Pelotas,RS mas tambem nao acho nada sobre ele no momento. Mas sobre Antonio Alves da Silva sei que foi casado com Marcelina Ferreira da Silva( nome de solteira) nasceu em Capitania de São Pedro,Rio Grande, RS, Brasil e nascida no dia 2 de Junho de 1802.
Tenho dados que eles casaram no Brasil, mas nao acho nada.
Gostaria de ver se consigo alguma informação por aqui no Genial. Os pais de Antonio Alves da Silva são Manuel da Silva e Maria Alves nomes muito comuns em Portugal.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 04:09