Sousas (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Sousas (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61787 | rgc | 02 avril 2004 16:16

Amigos e confrades
Procuro-SOUSAS algarvios -asc.as e desc.as de:
Bento de Sousa c/c Maria de Sousa ,de Paderne
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=107430
Sousas de Boliqueime -de Domingas de Sousa c/c Manuel Fernandes (Boliqueime 21-4-1665) e que foram pais do cap.ão Manuel Fernandes Bexiga
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=108142
Sousas de Albufeira-de Hyeronima de Sousa (de Paderne ?)c/c Vicente Roiz, de Albufeira e avós do cap.ão Vicente Roiz de Sousa (FSO) c/c Brites Eanes de Alvaleide, de Albufeira.
E famílias a eles ligadas, por consanguinidade e afinidade.Fontes de consulta,tb aqui no Fórum e no Genea.
Os meus agradecimentos, por todas as informações que me possam dar.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: SOUSAS (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61788 | rgc | 02 avril 2004 16:34 | In reply to: #61787

Lembrei-me a título de ex. de outras linhas de Sousas, do Algarve dignas de atenção ,mas que conheço muito pouco: Sousas Ramos, Sousas Faíscas, Sousas Grades,Sousas Abreus, Sousas Cabritas, etc.etc.,que devem estar todas ligadas,mais não seja, pelo menos por afinidade.E onde terei mais familiares do que os que são do meu conhecimento e talvez alguns parentes no Genea que desconheço,por estes e outros ramos e que gostaria de conhecerrgc.
RC

Reply

Direct link:

RE: SOUSAS (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61791 | camisao65 | 02 avril 2004 17:06 | In reply to: #61788

Caro Rafael Carvalho,

Veja por favor:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=1998#lista

Cumprimentos

Luis Camizão

Reply

Direct link:

RE: SOUSAS (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61793 | rgc | 02 avril 2004 17:54 | In reply to: #61791

Caro Artur

Muito obrigado pela sua boa informação.
Uma boa Páscoa para si e sua Família.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: SOUSAS (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61794 | camisao65 | 02 avril 2004 17:57 | In reply to: #61793

Caro Rafael,

Uma boa Páscoa também para si, e para a sua Família.

Cumprimentos

Luis

Reply

Direct link:

RE: SOUSAS (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61795 | rgc | 02 avril 2004 18:07 | In reply to: #61794

Caro Luís
Ainda bem que me enganei,porque assim desejei tb uma boa Páscoa ao seu primo Artur.
Obrigado também.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: SOUSAS (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#61830 | rgc | 03 avril 2004 10:25 | In reply to: #61788

Coloquei-Sousas Abreus, por lapso, pois desconheço, ou não me recordo,se existem no Algarve.As minhas desculpas.
RC

Reply

Direct link:

Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66198 | rgc | 30 mai 2004 14:26 | In reply to: #61788

Caro Júlio Sousa

Li no tópico-Figueiredos Mascarenhas -São Bartolomeu de Messines - que Maria José de SOUSA RAMOS cc o alf. Manuel Martins Faísca.

Os -Sousa Ramos- desta senhora terão a ver com a fam.ª do alferes João de Sousa Ramos irmão de Francisco de Sousa cc Maria Cabrita, de Messines ?
Lembrei-me do cap.o s/Sousa Ramos na Monografia de Paderne , de Ataíde de Oliveira.

Este apelido- Ramos-de onde virá ?
Os meus avós mat.ºs ,por via de minha avó tratavam de parente o pai do poeta João de Deus , que tinha o apelido-Ramos.

Francisco de Sousa está no Genea.

A continuação de um bom domingo.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66417 | Jpteixeira | 02 juin 2004 01:55 | In reply to: #66198

Caro parente Rafael Carvalho:

Em primeiro lugar quero-lhe pedir desculpa por só agora lhe estar a responder mas, efectivamente, tenho tido alguns problemas com esta ligação do SAPO ADSL e só às 23.00 horas é que consegui resolver um problema que já se arrastava desde Domingo.
Sobre a questão levantada do casamento entre o Alf. Manuel Martins de Sousa Faísca com D. Maria José de Sousa e Barros( ou Ramos), recolhi esta informação da Monografia de Paderne ( de seu primo, Ataíde de Oliveira), pag. 238, 1º parágrafo (da edição que possuo).
Ora D. Maria José de Sousa e Barros( ou Ramos), era filha do Major José de Sousa Ramos, de Paderne e de D. Luísa Rosa de Barros.

Sobre a família Teixeira, mais propriamente sobre os ascendentes, até aos quartos avós da mãe da esposa do N/ parente Eng. Pedro do Carmo Costa, ( família Marim Teixeira), conto enviar-lhe um ficheiro ainda esta semana, pois falta recolher um dado significativo e, já agora, queria enviar esta informação o mais completa possível.

Neste momento, ando às voltas com as Ordenanças de Salir ( século XIX), pois quero apresentar este trabalho para o ano, sob a forma de uma pequena brochura. Por acaso tem alguma informação sobre esta matéria e que possa ser disponibilizada para tal efeito ?

Com um abraço,

do Parente
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66432 | rgc | 02 juin 2004 11:32 | In reply to: #66417

Caro Júlio Sousa

Com parentes assim, sobretudo quando são conhecedores/as e amigos/as de ajuadarem é meio caminho andado. Gosto de sublinhar, será uma redundância escusada portanto, mas acho justo assinalar com o art.º definido plr. fem.º /as referindo-me às confrades amigas que me têm e vão ajudando com pormenores deveras preciosos. Eu devo grande parte do que sei a ajudas quase sempre desinteressadas; porém é natural haver interesse, com certeza, porque é da troca de informações que adiantamos trabalho e nos certificamos muitas dúvidas, etc., conselhos, chamadas de atenção, críticas também, mas com consideração e amizade. É dando que se recebe e quem semeia sempre colhe alguma coisa e se quando corre a favor é uma maravilha !
Também é verdade: não dou mais porque não tenho ,e não digo mais porque não sei, ou posso e devo dizer.

Cá fico à espera desse ficheiro e gostaria de ter fot.as dos seus artigos (todos) da "Gazeta de Salir".Sobre oficiais de Ordenanças , de Salir sei que o primo António de Sousa Nunes, de Salir tinha os galões, a espada e parece-me que alguma condecoração de um capitão Teixeira antepassado dele. Mas irei precisar melhor,se calhar talvez já tenha conhecimento disto.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66505 | Jpteixeira | 03 juin 2004 00:56 | In reply to: #66432

Caro Rafael Carvalho:

Enviei-lhe um e-mail para a sua caixa de correio mas recebi a notificação que não o tinha recebido. Será que está cheio ?
Nesse e-mail seguem 7 ficheiros referentes aos artigos que publiquei no jornal a Gazeta de Salir entre os meses de Outubro de 2003 e Maio de 2004.
Agradecia que me informasse se efectivamente recebeu o e-mail, ou se tem algum problema com o mesmo, pois amanhã conto enviar-lhe mais informação sobre as famílias Dias, Teixeira e Marim.

Um abraço.
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66512 | rgc | 03 juin 2004 01:31 | In reply to: #66505

Caro Júlio Sousa

De facto tenho alguma correspondência, mas a caixa de correio suponho ter ainda capacidade de receber os ficheiros, mas não recebi hoje, e ontem, nada seu.

Aí vão os dois end.ços, prefiro o primeiro.

octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
(escrevi por extenso:arroba e ponto para despistar).

bdogusmaoarrobamailpontotelepacpontopt

Ainda bem que vim agora ver o correio a tempo de preveni-lo.
Um abraço e aguardo.
Rafael Carvalho

Vou enviar-lhe por mail o n.º de telefone.

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66522 | rgc | 03 juin 2004 10:12 | In reply to: #66512

Desculpe se o aborreço com repetições, mas o mail que lhe enviei veio devolvido. Agradeço-lhe que me envie o s/novo mail, porque se calhar usei o antigo.

Até logo.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66569 | rgc | 03 juin 2004 17:39 | In reply to: #66522

Caro Júlio Sousa

Já recebi os ficheiros que me interessam muito. Tenho mais um pequeno apontamento sobre os -Teixeiras, de Salir, assunto que acho muito "bonito" e caracteriza o bom ambiente social, mas deve ir por mail, que farei assim que puder.
Escusado será dizer o valor que dou ao que me enviou e irá enviar, como também a importância não só para as famílias contempladas nos seus estudos, mas para a gente de Salir e não só. A imprensa local´é um meio privilegiado para despertar o interesse por estes assuntos. Ainda há pouco tempo eu tentava convencer alguém que vai desempenhar uma função a nível local e que pode desenvolver o interesse por estes assuntos genealógicos, monográficos, etc. da respectiva região, na abordagem desta matéria desmistificasse a ideia e reserva mental das pessoas e as interessasse, porque quem procura as suas raízes e se debruça pela genealogia, não é apenas quem desfruta de certa posição social, mas quem tiver o gosto de saber quem foram os avós e os avós dos avós, numa linguagem simples e intuitiva, de onde vieram, o que foram,etc. parentes desconhecidos que cruzam diariamente e as surpresas que os esperam.É o que o parente está a fazer , em grande parte, pelo povo de Salir e suas gentes. OS meus parabéns; aliàs, já me tinham elogiado o seu trabalho e da simpatia despertada pelo autor e pela pesquisa divulgada publicamente. Enfim, um professor nunca se esquece das componentes didáctica e pedagógica.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66576 | Jpteixeira | 03 juin 2004 18:55 | In reply to: #66569

Caro Rafael Carvalho:

Em primeiro lugar, para lhe agradecer as palavras que me dirigiu, pensando que partilho consigo este apelo para o "estudo" de um passado não muito distante, mas eternamente sedutor.
Na verdade, tais artigos, mais não são que um pequeno contributo para se conhecer um pouco mais da nossa História ( local) referente ao Século XIX, tão perto mas ao mesmo tempo tão longe, à espera de alguém que tenha tempo, disponibilidade e motivação para a investigação histórica.
Assim, irei continuar a publicar mensalmente um artigo de âmbito histórico/ genealógico, incindindo, numa primeira fase, nas famílias Faísca, Dias, Teixeira, Marim e Pires. Simultaneamente, acabo por "arrumar" a informação que disponho e é nessa árdua tarefa que passo a maior parte do meu tempo após chegar a casa.

Feitas as contas, dedico em média e desde há largo tempo a esta parte, cerca de 20 horas semanais à investigação histórica. mas acho que se tivesse mais tempo disponível, mais horas dedicaria a esta causa. Agora estou a trabalhar na investigação das ordenanças de Salir, mas este é um trabalho bem mais difícil, dado não existir muitos documentos disponíveis para pesquisar. Por isso, são importantes os registos paroquiais, uma vez que se acaba por obter informação sobre aquele assunto. Julgo que lá para o mês de Outubro já deva ter uma ideia muito mais precisa se devo ou não prosseguir com tal trabalho.
Desta forma, todos os contributos são importantes na perpectiva que se trata de um trabalho que parte pura e simplesmente do zero, em termos de investigação local.
Nesse âmbito, acolho as suas palavras como uma forte motivação para continuar a desenvolver este trabalho, que é muito mais vasto que a genealogia, mas acaba por se encontrar ( ou talvez re-encontrar) com ela, inevitavelmente.

Em segundo lugar para lhe dizer que já consegui enviar todos os ficheiros. Afinal, o problema era o da quantidade de informação enviada, uma vez que, sempre que tentava enviar mais de 100 Kb de informação, o e-mail não seguia.

Um abraço.

Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66592 | ffarrajota | 03 juin 2004 23:35 | In reply to: #66417

Senhor Júlio Sousa,
Verifico que pesquisa algumas das famílias a que estou ligada por matrimónio, Faíscas, Barros e Sousa. Teixeiras Marim por ligações à família. O meu problema é não viver no Algarve e ter que fazer a consulta através de microfilmes e o Algarve ainda não tem os mais recentes. Outro dia parece-me que em Boliqueime vi uma rua Dr.João Batista Ramos Faísca, saberá dizer-me a filiação.
Como não sei onde e data de casamento do avô materno de meu marido, se Loulé ou Salir, não tenho conseguido avançar na pesquisa da avó materna que é de Salir. Manuel Sousa Fernandes nas.9 out 1860,Loulé cc.Isabel da Conceição filha de Manuel Inácio e Maria Lourenço de Salir. Nos microfilmes de Salir encontro o nasc. de Isabel mas a filiação é de Manuel Lourenço e Maria Inácio. Só através da certidão de casamento seria capaz de descobrir, contactei com a Conservatória de Faro e disseram-me que como não sei data nem local que me ficaria caro e com a possibilidade de pagar e não ver resultados.Como o senhor tem interesse na família Sousa será que tem alguma pista. O avô nasceu em 1860 e morreu 1910, tinha a minha sogra 5 anos, era a 5ª. filha e tinha uma grande diferença de idade das irmãs.
Se me puder ajudar agradeço assim como eu terei o prazer de o fazer, caso precise.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66604 | rgc | 04 juin 2004 00:21 | In reply to: #66576

Caro Júlio Sousa

Chegou tudo em boas condições.Amanhã ,provavelmente, enviar-lhe-ei um mail com um pequeno apontamento.
Já agora, ao lembrar-me do Malhão e da Rocha da Pena ( de onde tenho antepassados,e bem assim do Pé da Serra e Ameixial), quando vou a Faro passo sempre pelo Sítio das Éguas e da altura soberba do Malhão, aprecio sempre a paisagem deslumbrante. É mesmo muito raro quando vou passear a alguns bens que tenho, na freg. de São Barnabé, não ir lá de propósito, porque no alto há um pequeno restaurante, onde se pode parar e de onde se tiram boas fotografias. E da Rocha da Pena ainda mais, e que está ligada a tantas lendas. De facto o lugar é inóspito, vista deslumbrante e desperta a nossa imaginação, há algo de misterioso.

Uma boa noite e renovados agradecimentos.Tem realizado um bom trabalho, sem dúvida.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66617 | Jpteixeira | 04 juin 2004 10:35 | In reply to: #66592

Cara Fernanda Farrajota:

Concerteza que a irei ajudar. No entanto, preciso que me indique a data de nascimento que pesquisou da avó materna de seu marido bem como o local ( sítio) onde nasceu. É que os livros de registos dos baptismos referentes à Freguesia de Salir contêm índice e portanto, com essa indicação é muito mais fácila a pesquisa.
Quanto à Rua Dr. João Baptista Ramos Faísca, em Boliqueime, vou inteirar-me e depois dir-lhe-ei algo sobre tal.
Disponha sempre.

Com os meus cumprimentos.

Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66624 | rgc | 04 juin 2004 11:57 | In reply to: #66592

Cara Fernanda

Agradeço-lhe muito as suas inf. e desejava enviar-lhe o mail de uma confrade que me pediu para lho enviar , mas o pior é que não sei onde pára o mail da confrade, porque o perdi e agora não posso comunicar com ela, porque está no estrangeiro :-) Entretanto, vou ver se lhe telefono e ela envia para o meu mail o endereço dela que me esqueci. Espero que me compreenda.
Com os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66628 | rgc | 04 juin 2004 13:15 | In reply to: #66624

Cara Fernanda

Claro, que se soubesse o mail da confrade Fernanda, não seria necessário vir aqui,ao Tópico, falar nisto, como compreeenderá e me desculpará.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66707 | rgc | 05 juin 2004 17:49 | In reply to: #66576

Caro Júlio Sousa

Nunca gosto de prometer, em vão; mas surgem-me , sem esperar, alguns imprevistos, que vão adiando muitos propósitos.
Contudo temos de planear.
O meu 5. avô José Rodrigues Palma que n. em Alte a 12.12.1745 cc Bárbara Nunes Coelha (tb. m/5.ª avó).
Bárbara Nunes Coelha é filha de Jerónimo (Hieronimo) Afonso ( Hieronimo Afonso Cortesão, de seu nome completo) e de Maria Nunes Coelha, ambos da freg. de Salir e net. mat.ª de João Nunes Coelho e de Bárbara Rodrigues, do Pé da Serra.
A seguir noutra msg. para ñ apagar esta enviar-lhe-ei uns links relacionados com estas pessoas.
Gostava de saber se sabe alguma coisa desta gente.
Um abraço.
Rafael Carvalho
ps: por mail, quando encontrar o apontamento que tenho, vou enviar-lhe um peq.no apont.º sobre o status de alguns Teixeiras, de Salir e não só para si.
RC

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66708 | rgc | 05 juin 2004 17:56 | In reply to: #66707

Caro Júlio Sousa

O melhor será consultar o tópico- Valor (apelido).

Além da minha col. claro, e de outros confrades, destaco a valiosa informação do nosso estimado confrade Rui Pereira.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#66751 | jliberato | 06 juin 2004 15:30 | In reply to: #66417

Meu caro Júlio de Sousa,
Tenho verificado que se tem dedicado à freguesia de Salir. Viu as minhas mensagens no tópico "Famílias de Salir"? Nenhum dos nomes lhe passou pelas mãos?
Tenho quase 50 antepassados de Salir estudados, embora os mais recentes já sejam do século XVIII.
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#67052 | rgc | 09 juin 2004 17:22 | In reply to: #66617

Caro Júlio Sousa

Acabo de enviar-lhe mail com notícias "frescas e boas"que deve apreciar; algumas acabadas de receber de um médico meu amigo e rel. com a família da mulher dele, com asc. em Salir. Mas acontece que o seu mail veio devolvido. Também quis enviar para outra pessoa, mas neste caso parece estar bloqueado, o que será de lamentar tal atitude, se é de propósito, que não creio pela educação que tem; talvez seja erro do sistema de envio e recebimento, como foi o seu caso, de hoje.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#67062 | rgc | 09 juin 2004 18:53 | In reply to: #67052

Caro Júlio Sousa

Ainda bem que tudo se resolveu, pois os mails lá seguiram: para si e para o outro cofrade, que já acusou a recepção do de hoje e dos outros mails enviados há dias e há tempo, aparentemente devolvidos, por bloqueio ao meu endereço.
Agradeço também que me diga se recebeu, o mail que lhe enviei, hoje.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#67068 | jliberato | 09 juin 2004 20:44 | In reply to: #66198

Caro Rafael Carvalho,
Descobri hoje uns Sousa Ramos na minhas genealogias algarvias. E só descobri agora porque eles nunca usaram os dois nomes juntos. Vou abordar o tema nas Famílias de Estói.
Um abraço
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#67078 | rgc | 09 juin 2004 21:46 | In reply to: #67068

Caro JLiberato
Folgo muito em o ver por estes lados.Tenho lido as suas informações e, provavelmente, será natural contactá-lo não demorando. Tenho sempre que perguntar, e tenho consciência que talvez já tenha chateado e muito, mas é já " vício"...que não me corrijo.
Um abraço do amigo
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Trassa de Boliqueime/Alte

#67097 | ffarrajota | 09 juin 2004 23:46 | In reply to: #67078

Tenho Jacinto Sebastião Gonçalves Trassa, de Alfaiates/Boliqueime cc. Domingas de Sousa.
António Gonçalves Trassa (filho do acima) cc. Maria Guerreiro, de Benafim/Alte, 30/9/1726
+ de Benafim/Alte Pedro Anes cc. Ignez Gonçalves 20/5/1704
Alguém tem esta família?
Fernanda Farrajota

Reply

Direct link:

RE: Ramos (Sousa )de Paderne e de São Bart.eu de Messi

#67103 | rgc | 10 juin 2004 00:16 | In reply to: #67052

Meu caro amigo

Afinal não recebeu o mail, por isso acabei de fazer um reencaminhamento, embora tirasse o mail a quem o dirigi, não leve a mal, mas faço sempre isso quando faço reeencaminhamentos. Espero que desta vez siga. O médico que referi não é o Dr.David é um colega e mais novo.

Um bom feriado.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Sousas (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#242438 | chardon | 21 oct. 2009 16:02 | In reply to: #61787

Caro Rafael,

Tenho na minha árvore várias gerações do apelido Sousa Machadinho, estes também cruzaram com a familia Alves Alvalede (Alvaleide). Tenho registos até meados do Sec XVIII. Também tenho muita curiosidade acerca da origem destes sousas. Tem alguma informação adicional? Em Albufeira os registos são escassos. Sei que eram de Albufeira, proprietários.

Reply

Direct link:

RE: Sousas (de Paderne,Boliqueime e Albufeira

#242471 | chardon | 21 oct. 2009 21:03 | In reply to: #242438

Renovo o pedido

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 09:39

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen