Pedro Pires de Sá - Sécs. XVII/XVIII
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Pedro Pires de Sá - Sécs. XVII/XVIII
Pedro Pires de Sá viveu em Rapijães, Laúndos, desde finais do séc. XVII até meados do séc. XVIII, altura em que se dá o seu falecimento.
Até prova em contrário, penso que terá casado duas vezes:
1) Com Maria de Azevedo, de quem teve os seguintes filhos - Rafael, Theodosio, Teresa e Maria.
2) Com Domingas Gonçalves, de quem teve: Domingas, Manuel, outro Manuel (provavelmente o 1º terá falecido, mas não encontrei a certidão de óbito), João e Mariana (que faleceu aos 15 anos).
A assinatura de Pedro Pires de Sá aparece em vários assentos de baptismo, onde por vezes aparece como testemunha e por vezes é padrinho. Teve fortes ligações à freguesia de São Cristóvão de Rio Mau - Vila do Conde, que aparece frequentemente referida como local de origem dos padrinhos dos seus filhos.
Na Certidão de Óbito de Pedro Pires de Sá aparece: "são seus herdeiros, seu filho João Gonçalves de Sá e sua mulher Maria Gomes, e mais filhos ..."
Penso que é a partir desta altura que a sua descendência passa a adoptar o duplo apelido "Gonçalves de Sá" até princípios do séc. XX.
Não encontrei referências a escravos.
Direct link:
Mais apelidos - Laúndos - Sécs. XVII/XVIII
Complementando a informação anterior, encontrei também os seguintes apelidos nesta freguesia, durante o período de tempo que vai de 1693 até cerca de 1760. Não estão todos, provavelmente, mas são os que aparecem nos assentos que copiei.
Azevedo
Lopes de Azevedo
Pires
Alvares
Gonçalves
Pereira
Coelho
Martins (Miz)
Gomes
Figueiredo
Gonçalves de Figueiredo
Lopes
Grillo
Gonçalves Dourado
Domingues
Gonçalves Casanova
Miranda
Silva
Moreira
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 19:43