Capitão-mór

This topic is classified in rooms: Cargos

Capitão-mór

#6509 | fdmcv | 01 juil. 2001 18:25

Caros Colegas,

Ficaria muito agradecido se alguém pudesse me dar informações ou indicar um livro sobre as funções, origens e posição social de um Capitão-mór entre os anos de 1700 e 1830. Também me interessa saber como obter, por carta daqui do Brasil, registros (que devem ter sido feitos) sobre alguns destes Capitães.

Caso seja do interesse, estou procurando mais informações sobre:

- Francisco Joseph Coutinho, (Capitão-mór de Cantanhede), cc. Anna Maria Josefa Mexia Pimentel em 1734.

- José Miguel de Magalhães Coutinho (Capitão-mór de Cantanhede), n. 1773, cc. Maria do Ó Ribeiro Cabral de Bulhões.

Obrigado pela atenção,

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira
Rio de Janeiro
magalhaes_coutinho@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Capitão-mór

#6510 | alentejo | 01 juil. 2001 21:43 | In reply to: #6509

Caro Fernando,

O José Miguel de MAgalhães Coutinho em 1830 aparece como Capitão duma Companhia de Ordenanças de Cantanhede, não como Capitão-Mor, o que não que dizer que não tenha exercido esse cargo. Sabemos, conforme extrato que junto, que seria desafecto ao Rei D. Miguel.
As Ordenanças tiveram importância variável consoante a época e as povoações. Existem alguns estudos sobre o assunto, de qualquer forma adianto que a nomeação era feita pelas Câmaras e/ou pelos Governadores das Armas das Províncias. As nomeações caiam, normalmente, dentro daqueles que pertenciam à Principalidade dessas localidades.


"Em 16-II-1830 decreto demintindo dos seus postos, por não convirem ao serviço, os oficiais de ordenanças mencionados na relação que com este baixava, assinada pelo Conselheiro Conde de São Lourenço:
...
Capitão da 3ª Companhia da Capitania-Mor de Cantanhede, José Miguel de Magalhães Coutinho".
(in:Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho de Guerra, Vol. VII, pág. 441)

Cumprimentos

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Capitão-mór

#6514 | fdmcv | 01 juil. 2001 23:13 | In reply to: #6510

Caro Nuno,

Muito obrigado por suas informações.

O dado que citei foi tirado de "Genealogia da Família Magalhães Mexia da Lousan", de Fernando C.P.C. de Magalhães Mexia (1931). Como não estava assim tão distante do tempo de José M. M. Coutinho, creio que este pode mesmo ter sido Capitão-mór.

Digo isso, mas talvez minha ignorância quanto ao assunto não tenha ficado clara. Em especial, me parece que um Capitão-mór no Brasil era algo totalmente diferente, donde preciso de referências para poder aprender mais sobre o tema.

Finalmente, sem querer abusar de sua boa vontade, saberia me informar onde podem ser obtidos registros desta natureza ?

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Capitão-mór

#6515 | fdmcv | 01 juil. 2001 23:34 | In reply to: #6510

Caro Nuno,

Só para acrescentar um dado sobre um dos filhos de José Miguel de Magalhães Coutinho que, me aprece, está bem de acordo com a informação dada por você.

Alexandre de Magalhães Coutinho foi casado com Maria Carlota de Sousa Tavares Infante de La Cerda, dama da Princesa D. Maria, depois Rainha D. Maria II.

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Capitão-mór

#6516 | fdmcv | 01 juil. 2001 23:37 | In reply to: #6510

Caro Nuno,

Só para acrescentar um dado sobre um dos filhos de José Miguel de Magalhães Coutinho que, me aprece, está bem de acordo com a informação dada por você.

Alexandre de Magalhães Coutinho foi casado com Maria Carlota de Sousa Tavares Infante de La Cerda, dama da Princesa D. Maria, depois Rainha D. Maria II.

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Capitão-mór

#6748 | fdmcv | 07 juil. 2001 19:22 | In reply to: #6509

Caros Colegas,

Me desculpem por voltar com este tópico, mas apesar das muito interessantes e importantes informações que me foram passadas aqui e na lista de discussão Portugal-L, ainda não sei onde posso encontrar registros relativos aos capitães-mores. Estão nos arquivos distritais ? Na Torre do Tombo ?

Grato por qualquer outra informação.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 mai 2024, 19:59

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen