Paiva Homem, Marcos de

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Bibliografia | Cargos | Regiões

Paiva Homem, Marcos de

#65275 | victorferreira | 18 mai 2004 11:09

Paiva Homem, Marcos de

Ao forum,

O grupo sobre o qual incide esta pesquisa é:

1. Marcos de Paiva Homem, cc Felippa Nunes da Costa (origens e morada desconhecidos), que tiveram
. Izabel Montez da Costa (desconheço se houve mais irmãos);
2. Izabel Montez da Costa em data e lugar desconhecidos cc Pero Fernandes de Torres, Mestre das Obras d’El Rei (cuja origem também ainda não consegui desvendar). Tiveram:
. Manuel Ribeiro SJ, Gaspar da Costa SJ, George Montez da Fonseca (3ºf, segue), Baltazar da Costa, Theodora da Costa (+ solteira), Izabel Montez;
3. George Montez da Fonseca cc Hellena Correa do Amaral, filha de António Correa de Bulhões e Isabel do Amaral (estes três de Viseu, documentados no Cabido). E tiveram:
. Paulo Montez da Fonseca (letrado), João Correa de Bulhões, Miguel da Fonseca (clérigo), Lourença da Fonseca, Izabel Montez.
4. Paulo, João, Izabel, Lourença, ... e o clérigo.

Este personagem mistério, Marcos de Paiva Homem, não me aparece em mais lado nenhum senão na PL e mesmo assim só em um verbete. Segundo PL, junto com Felippa Nunes da Costa, é progenitor de Izabel Montez da Costa, esta última, esposa de Pero Fernandes de Torres (PFT), o “ ... mestre das obras d’el Rei” de 1597 a 1616. PFT abandonou o cargo em 1616 “ ... por doença e avançada idade ...”(Enc. Port. e Bras.), o que permite conjecturar uma idade entre quarenta e cinquenta anos para Izabel e um nascimento aproximadamente entre 1565 a 1575. Isto leva-nos a 1520 a 1540 para Marcos de Paiva Homem, o que é lato mas razoavelmente seguro.
Já andei pelos (poucos)“Paiva” e pelos (muitos)“Homem” (salvo seja ...), quer na PL quer na base deste site e não encontro mais nada sobre ele.
Haverá algum confrade que tenha alguma informação que me possa facultar?

Aproveito para levantar duas questões correlatas:
- Izabel Montez da Costa vai buscar o “Montez” aonde? Sendo costume à época as mulheres irem buscar os nomes às mães, e se os nomes estão correctos, não o foi à sua. Terá sido a uma avó? Conhecerá algum confrade alguma referência a estes Montezes?
O facto de parecer que pelo menos um dos seus descendentes (um filho, George) radicou-se em Viseu não é de todo sinal seguro de que sejam daí originários. Mas de onde será esta gente?
- Onde foi buscar o Fonseca que pôs ao filho? George passa-o ao seu primogénito, Paulo, e a mais dois. Seria de PFT? O de Torres seria um cognome, sendo o seu nome Fonseca? Nenhum dos seus filhos se chama “de Torres”. Longe de querer lançar anátemas sobre a reputação dessa avoenga, que descanse em paz, serão estes filhos todos ilegítimos à nascença, tomando apenas nomes da família da mãe?

Mais elementos de pesquisa, que a mim não ajudaram mas que o poderão aos especialistas:
- Brites Lopes, filha de Gyl Homem, o Velho do seu 2º cas. com Catarina (Loppes). Neta pat. de João Homem, que foi com D. Francisco de Almeida para a Índia por Capitão de uma nau, e neta mat. de Loppo Roriz de Tavarede. Casou com Gomes de Paiva de Novaes, de Antoam. Temos então Brites Lopes e Gomes de Paiva, por volta de 1520-30: seriam os ascendentes de Marcos?;
- no título Aguilares Pavia (PL): Pavia começa neste verbete como Paiva com Vasco Martins e Guiomar Velho, sua filha e herdeira do título, passando a Pavia provavelmente pelo uso (?). Uma bisneta Paula Rebela de Pavia casa com Garcia Homem da Costa. Serão estes os ancestrais de Marcos?

O meu interesse reside em que estes Montezes de Viseu são meus ascendentes paternos (Correia Montez de Bulhões e Menezes, de Casal Sandinho, Alcafache, Mangualde). Daí que muito agradeceria também algumas indicações sobre as descendências dos constantes no nível 4 supra (eventualmente incluindo o clérigo ...), coisa que também não consegui estabelecer até o meu mais antigo ancestral conhecido, para além de:
- Paulo, casou-se com Dionízia (sic) fª de António de Figueiredo (provavelmente Ant. Fig. de Moraes;
- João provavelmente é o mesmo João Correa de Bulhões, Juiz dos Órfãos de Viseu (como o seu avô António Correa de Bulhões), casado com Bárbara de Almeida (fª de Constantino Moreira de Castelo Branco e Guiomar de Almeida).

E mais não sei.
Agradeço ajudas.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Paiva Homem, Marcos de

#71785 | victorferreira | 26 août 2004 10:26 | In reply to: #65275

Renovação do Pedido
VMSF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 déc. 2024, 07:48

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen