Maria Clara Quintanilha

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Maria Clara Quintanilha

#67378 | FGJ | 13 juin 2004 16:00

BERQUÓ,
Creio q será utilissimo vc escrever para Guilherme Serra Alves Pereira, q pesquisa tb esta família.
Escreva para Guilherme no endereço guisap@gbl.com.br
Quanto a mim, estou interessado nos ascendentes de ANTONIO LUIZ PINTO MONTENEGRO; se vc tiver os dados sobre ele, por favor, passe-mos.
Abraço,
FGJ

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67397 | JBdeS | 13 juin 2004 18:09 | In reply to: #67378

Caro FGJ,

Nos arquivos de família António Luiz vem citado como filho adoptivo do Visconde do Rio da Prata, irmão da Marquesa de Cantagallo e de Constança Smissaert Pinto Caldas.
Há também um outro António Luiz Pinto Montenegro( ambos são também Miranda)
que é bisneto dos Viscondes de Vila Real da Praia Grande.

Sendo um como o outro parentes, vou consultar o arquivo Paquetá e assim que tiver mais elementos, digo-lhe.

Agradeço-lhe o nome de Guilherme Serra Alves Pereira e cujo email me deu.
Vou escrever-lhe.

Não sei se terá algum interesse, mas os Barões de Paquetá, tiveram dois filhos, como já disse, sem geração, três filhas, casadas e com geração, sendo a mais velha Maria Clara que, do primeiro marido, António Bandeira Homem Brederode do Amaral, teve três filhas, a mais velha Amália Quintanilha Bandeira Homem Brederode do Amaral que casou no Rio com João Maria da Gama Berquó Manoel de Menezes.

Há casamentos entre primos e primos dos primos, e, com a repetição de nomes, torna-se confuso.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67418 | FGJ | 14 juin 2004 00:40 | In reply to: #67397

BERQUÓ,
Agora começo a entender os ANTONIO LUIZ PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO.
O descendente do V.de Vila Real da Praia Grande já o conhecia como tal, mas o marido de Maria Clara eu tinha dúvida se era o mesmo ou não.
Então ele é conhecido como filho adotivo do V de Rio da Prata apenas?
Não há registo de seu pai biológico e da mãe?
Qual o parentesco entre os 2 Antonios?
Saudaões e agradecimentos,
FGJ

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67774 | JBdeS | 17 juin 2004 23:49 | In reply to: #67418

Caro FGJ,

O António Luiz Pinto de Miranda Montenegro é descendente do Visconde de Vila Real da Praia Grande. O nome completo do António Pinto de Miranda Montenegro, filho adoptado do Barão do Rio da Prata era António Pinto de Sousa Caldas de Miranda Montenegro, e era filho de José Maria Pereira Caldas e de Constança Smissaert; neto paterno de Luis Pereira de Sousa e de Ana Maria de Sousa Gorgel do Amaral e neto materno de Baltazar Constantino Smissaert e de Terese Bibiana Meyer.

Foi pois o primeiro António Luis Pinto de Miranda Montenegro que foi o segundo marido de Maria Clara Quintanilha.

Os melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67784 | FGJ | 18 juin 2004 03:01 | In reply to: #67774

BERQUÓ,
Tenho aqui ao meu lado um livro sobre os descendentes do Visconde da Vila Real da Praia Grande.
Nele não achei o António Luiz Pinto de Miranda Montenegro. Você poderia me dizer de quem êle é filho?
No livro aparece António Pinto de Miranda Montenegro(1852-1933), f de Caetano III e Maria Angélica Tavares Guerra e casado com sua prima Orminda Guerra Cabral.
Infelizmente esse livro que tenho aqui não tem índice onomástico!
Por outro lado, tenho uma referência a Antonio Luiz Pinto Montenegro para 1880 que o indica como morador na Rua do Lavradio 49, que era do Barão de Paquetá.
Seria o cúmulo da coincidência um morar na casa do sogro do outro!
Ansiosamente,
FGJ

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67832 | JBdeS | 18 juin 2004 17:10 | In reply to: #67784

Caro FGJ,

Penso que o António de que falamos era irmão da Viscondessa da Penha, neto dos Vile Real da Praia Grande. No caso de ser o filho adoptado pelo Rio da Prata, pode ter-se dado o caso de ter deixado de usar os apelidos dos pais.
Sabe que é difícil conseguir certidões no Brasil a partir de Portugal, pelo que me é difícil afirmar de quem ele era filho.
Tanto um como o outro acabam por ser primos da família, o que de resto confirma o que sempre ouvi dizer do segundo casamento da Avó Clara, que tinha sido com um parente do genro, neste caso Berquó, descendente, dos Gama e Freitas (Praia Grande) e dos Gorgel do Amaral.

Há ainda uns documentos que poderão trazer alguma luz, sei que o segundo marido, por com os Montenegro, foi acolhido pelos Paquetá, com quem viveu, o que confirma o que diz. E segundo elementos, ficou a viver com a sogra, a Baronesa de Paquetá, mesmo depois da morte da mulher.
Espero não ter sido muito confuso...

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67841 | FGJ | 18 juin 2004 22:42 | In reply to: #67832

BERQUÓ,
A pouca variedade dos prenomes usados no passado leva a essas confusões: muitos Antónios, Luizes e Pintos e, por vezes, todos somados e acrescidos de Montenegro.
É de pasmar, também, o pouco caso em identificar com clareza as pessoas em documentos oficiais, tanto nas armas como no civil. Identificação clara só nos registos da Igreja Católica.
Revendo o livro sobre o Marquês da Vila Real da Praia Grande não encontrei qualquer referência a irmãos da viscondessa.
Estranhei você se referir aos GAMA E FREITAS como sendo PRAIA GRANDE. Sempre entendi que esse título nasceu com Caetano Pinto de Miranda Montenegro (visconde e depois marquês da VRPG) e se extinguiu com a morte de seu filho homônimo. Por favor, me esclareça esse ponto.
Abraço,
FGJ

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha

#67843 | JBdeS | 18 juin 2004 22:50 | In reply to: #67841

Caro FGJ,

A Viscondessa de Vila Real da Praia Grande, Elisa Gorgel do Amaral e Rocha, era filha do comendador Luis José Viana Gorgel do Amaral e Rocha e de Maria Violante da Gama e Freitas.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha-ASCENDÊNCIA

#121117 | azoren_ter | 20 juin 2006 00:23 | In reply to: #67378

A única possível ajuda que lhe poderei dar é a referência deste Nobiliário, sendo que só possuo os 1ºs 2 Vols que referencio, de 1908 e 1909.
Eu própria sou descendente do mesmo ramo Quintanilha, da Ilha Terceira, Açores. Todos descendem de (1º) Henrique José da Silva Quintanilha, nasc. 1723, Lisboa, que passou à Ilha Terceira, Açores, no Séc. XVIII e foi casado com D. Archangela Michaela Avondano.
Teve 4 filhos, 1 varão e 3 filhas.
O 1º, foi (2º) José Thomaz da Silva Quintanilha, casado no Maranhão com D. F....., falecendo também ali, em 1834. Foi admitido como sócio na Nova Arcadia ou Academia de Bellas Letras de Lisboa adoptando o nome pastoril de Eurindo Nonacriense. Bacharel formado em leis pela Universidade de Coimbra, juiz de fora no Brasil.
De entre outros filhos teve (3º) José Thomaz da Silva Quintanilha, 1º Barão de Paquetá, cav. da Ordem de Cristo, oficial da ordem imperial do Cruzeiro, bacharel formado em matemática pela Universidade de Coimbra, Presidente da Directoria da companhia brasileira dos paquetes a vapor, com geração. As armas, descritas no título que lhe nomeei, foram-lhe concedidas em 29.Jan.1872, registado no Cartório da Nobreza Livro VI, folha 120.
Maria Clara Quintanilha será assim uma das suas filhas.
A obra que possuo faz referência ainda a outros 3 escritos e livros sobre esta mesma família. Se estiver interessado, dar-lhe-ei essas mesmas referências.
Cumprimentos,
Sara Quintanilha

Nobiliário da Ilha Terceira-2 vols
Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares (Carcavelos)
Eduardo de Campos– Braga , 1908 (Vol I), 1909 (Vol II)
Typ. A Vapor de Augusto Costa & Matttos

Nobiliário da Ilha Terceira-3 vols
Eduardo de Campos de Azevedo Soares
Fernando Machado & Cª Lda. - Porto, 1944

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha-ASCENDÊNCIA

#121121 | FGJ | 20 juin 2006 01:15 | In reply to: #121117

Prezada Sra. SARA QUINTANILHA,
Creio q será utilissimo vc escrever para Guilherme Serra Alves Pereira, q pesquisa tb esta família.
Escreva para Guilherme no endereço guisap@gbl.com.br
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 19/6/2006 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha-ASCENDÊNCIA

#121152 | JBdeS | 20 juin 2006 12:57 | In reply to: #121121

FGJ

Guilherma Serra Alves Pereira tem um estudo exaustivo que me enviou a respeito dos Jansen e dos Quintanilha, mas penso que todas as informações serão úteis.

Cumprimentos

José Berquó de Mendonça Seabra de Menezes

Reply

Direct link:

RE: Maria Clara Quintanilha-ASCENDÊNCIA

#121153 | JBdeS | 20 juin 2006 13:01 | In reply to: #121117

Cara Sara Quintanilha,

Penso que, se consultar a base de dados do Genea, verá a ascendência e colaterais açorianos dos Quintanilha Paquetá. A minha tetravó, D. Maria Clara Quintanilha era a filha primogénita dos barões de Paquetá, cuja descendência é actualmente a representante do título.

Com os meus melhores cumprimentos

José Berquó de Mendonça Seabra de Menezes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 14:21

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen