Nozollini

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Nozollini

#6743 | LCM | 07 juil. 2001 18:23

Família radicada em Cabo Verde no principio do séc. XIX e descendente Giovanni Batista Nozollini, com descendência nesta ilha e em Portugal continental.

Procuro informações sobre ascendentes e descendentes desta família.

Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#7715 | mariahelena levy | 03 août 2001 19:36 | In reply to: #6743

Exmo. Senhor
A Shra.D.Soledade Nozollini casada com João Rodrigues,teve uma filha chamada Maria da Soledade Rodrigues, que foi casada com António José Barbosa. Estes tiveram duas filhas:Gertrudes que morreu ainda criança,e Ana Rodrigues Barbosa que veio a casar com seu primo António Gomes Barbosa, meus bisavós.

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#7718 | alentejo | 03 août 2001 20:04 | In reply to: #6743

Viva Lourenço,

Hoje à tarde na´Torre o Zé Francisco de Noronha falou-me dessa família, a propósito de outras italinas, principalmente genovesas. Segundo ele foram os últimos negreiros, mesmo depois de abolida a escravatura.

Abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53069 | Joman | 04 déc. 2003 09:55 | In reply to: #6743

Caro senhor

Pode encontrar as informações que procura no livro "Genealogia das Famílias", de Armindo Barbosa. Foi lançado na cidade da Praia em 1999. Mas o apelido é grafado com apenas um L.

Joman

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53075 | ftalmeida | 04 déc. 2003 10:17 | In reply to: #6743

Caro Senhor Correia de Matos

A obra referida chama-se "Genealogia das Famílias Araújo, Barbosa, Henriques, Macedo, Medina, Monteiro, Nozolini, Roiz, Vasconcelos" da autoria do Dr. Armindo Fontes Barbosa, obra prefaciada por Dom Tomaz Pedro Barbosa Silva Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa, Janeiro de 1999.
Não sei se será fácil de encontrar.
Se tiver um programa que leia "gedcom" (especifique a versão, se não será a 5.5) envie-me um mail para "ftalmeidaarrobamailpontotelepacpontopt" e posso enviar-lhe a maior parte do que consta nessa obra relativo a "Nozolini".

Cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53116 | LCM | 04 déc. 2003 18:08 | In reply to: #53075

Caros Francisco e Jomam

Muito obrigado pelas informações. Já tinha descoberto esse livro na Biblioteca Nacional.
Abri este tópico a pedido de um amigo que descende dos Nozolini e que desde Julho de 2001 (data do tópico) encontrou o que procurava sobre esta família.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53134 | RAAL | 04 déc. 2003 23:26 | In reply to: #53116

Lourenço
No MNE poderá eventualmente obter informações pois houve um José Nozollini que foi embaixador e creio que esteve na Santa Sé
Um abraço
RAAL

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53136 | LCM | 05 déc. 2003 00:17 | In reply to: #53134

Caro consócio,

Muito obrigado pela informação. O Embaixador Nozolini publicou um livro sobre uma casa de família (Vale de Oleiros ?) onde penso que refere sumariamente os Nozolini de Cabo Verde, de que era descendente.

Um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53143 | Joman | 05 déc. 2003 07:24 | In reply to: #53136

Caro Lourenço Correia de Matos

O embaixador em questão deve ser José Nozolini Pinto Osório da Silva Leão. Desconhecia tal livro, pode dizer qual o título?
Já agora quem são os pais do embaixador. Sei os nomes de dois irmãos João Fernandes da Silva Leão, que era médico, e Tomás Nozolini da Silva Leão que eventualmente será o pai do embaixador. Mas ignoro tudo o resto: com quem casaram, onde nasceram, que filhos tiveram.

Joman

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53149 | LCM | 05 déc. 2003 09:42 | In reply to: #53143

Caro Joman,

"Casa do Val d'Oleiros", Porto, 1917, por José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão. Tenho ideia de ser um livro de pequeno formato e com poucas páginas. Relativamente a Nosolini tem muito pouca informação. Penso que exista na Biblioteca Nacional.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53178 | NBA | 05 déc. 2003 12:00 | In reply to: #53149

Caro Lourenço

Um dos mais conceituados fotógrafos portugueses contemporâneos chama-se Paulo Nozolino. Deve ser desta família...
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#53200 | Joman | 05 déc. 2003 14:18 | In reply to: #53149

Caro Lourenço

Obrigado pela informação. Vivo em Macau e só poderei consultar o livro em Agosto do próximo ano quando for de férias. Mesmo assim, obrigado. Sobre os pais do embaixador não descobriu nada?

Joman

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#245903 | biblos | 12 déc. 2009 18:22 | In reply to: #6743

Boa tarde,

Julgo que o José Fernandes da Silva Leão referido neste tópico foi físico-mor e chefe de saúde de Cabo Verde. Foi padrinho de baptismo de minha prima Gertrudes Aurélia dos Santos Fernandes, casada com o General Tasso de Miranda Cabral, chefe do Estado Maior. João Fernandes da Silva Leão foi igualmente padrinho de casamento de seus pais, Francisco António Fernandes e Virgínia Augusta dos Santos, em São Julião Setúbal. Como padrinho de baptismo de Francisco António Fernandes, surge Manuel José da Silva Leão, tio do dito José Fernandes da Silva Leão, cavaleiro da Ordem de Cristo. Esta mercê foi igualmente concedida a José Fernandes da Silva Leão. Tudo leva a crêr que estes Silva Leão estarão ligados aos Santos Fernandes de Setúbal, meus parentes. Por acaso não avançou na sua ascendência? Muito obrigado por qualquer informação.

Cumprimentos,
João

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#245912 | Pinduka | 12 déc. 2009 22:31 | In reply to: #53149

Lourenço,

Provavelmente já tens a informação que procuravas, no entanto só hoje tive conhecimento deste apelo e pode ser que te interesse o que a seguir exponho.
O referido Embaixador José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão, era filho de Maria do Patrocínio Osório de Carvalho Pinto Guedes (* 29.10.1859) e de seu marido o Dr. João Nosolini da Silva Leão, filho este de Aurélia Nosolini e do Dr. José da Silva Leão, "(...) coronel médico do Ultramar, Comendador da Ordem de Nosso Senhor Jesus Christo, Cavaleiro da muito antiga e nobre Ordem de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Oficial da de S.Bento d'Aviz e condecorado com a medalha militar de Bons Serviços, de D. Luiz I e com a de Philantropia e Generosidade, instituida por S.M. Fidelíssima a Rainha D.Maria II."

Tenho cópia do referido livro "Casa de Val d'Oleiros - Notas Genealógicas", da autoria do mencionado diplomata. Cópia essa integrada em "A Antiga e Ilustre Casa de Valdoleiros - Notas Genealógicas", volume I, Lisboa MCMLXXXVII, tiragem de apenas 50 exemplares, fotocopiados da matéria original, numerados e rubricados pelo autor que foi Abel Osório de Castro, que pela grande amizade ao meu Pai e por saber gostar eu de genealogia me ofereceu quando eu tinha 15 anos.

Se tiveres interesse, posso tentar copiá-lo e envio.

Abraço

Pedro Costa Pinto

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#245915 | mosorio | 12 déc. 2009 23:16 | In reply to: #245903

Caro Biblos,

Isto é tudo o que sei relativamente à ascendência de José Fernandes da Silva Leão, nat. de Setúbal, filho de João António Fernandes e de Gertrudes Severiana, faz parte do estudo feito por João Nobre de Oliveira para um trabalho que tem estado a realizar e que será publicado em 2010.

Cumprimentos

Maria Emília Osório

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#245917 | biblos | 12 déc. 2009 23:35 | In reply to: #245915

Cara Maria Emília Osório,

Muito obrigado pela informação. Confirma as minhas suspeitas. João António Fernandes deverá ser irmão de Francisco António Fernandes, casado com D. Maria Rita Ferreira Fernandes, e pais de Francisco António Fernandes que casou com D. Virgínia Augusta dos Santos Fernandes, minha tia tetravó. Talvez Gertrudes Severiana seja irmã de Manuel José da Silva Leão. Aguardarei com a maior curiusidade a publicação do estudo que refere!

Cumprimentos,
João Capella Ramos

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#245923 | LCM | 13 déc. 2009 09:45 | In reply to: #245912

Caro Pedro

Muito obrigado. Conheço o livro do Emb. Nosolini, que infelizmnte não tenho porque nunca aparece à venda.

Um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Nozollini

#245925 | mosorio | 13 déc. 2009 10:02 | In reply to: #245923

Prezado Lourenço,

Eu tenho o livro, que me foi gentilmente oferecido e autografado por Abel Boaventura Osório de Castro, quando veio no Verão a Portugal.Se quiser alguma informação, terei o maior gosto em ajudar,

Melhores cumprimentos.

ME

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 avril 2024, 22:34

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen