Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#68061 | fatynha | 21 juin 2004 20:26

Olá a todos,

Deixo aqui os poucos elementos que tenho em relação a um ramo da minha familia referente ao concelho de Ourique e Castro Verde, (espero que de maneira perceptível, já que sou novata no assunto), na esperança de alguém ter dados que me possam ajudar na minha modesta pesquisa, ou quem sabe deixar-me alguns conselhos. tenho muitos dados sem datas porque foram adquiridos através de certidões de casamento de avós ou irmãos destes que menciona os nomes dos avós dos nubentes e a sua naturalidade, mas não tem datas, algo que espero conseguir agora nas férias que terei mais tempo para me dedicar à pesquisa.
A descrição abaixo, começa no meu bisavô.

Cumprimentos,
Fátima



1- José Joaquim Guerreiro, nasceu a 1/2/1864 em Garvão e faleceu a 22/10/1918 tb em Garvão.cc

2- Maria Ana, nasceu em 21/5/1876 na Azenha, freguesia de S.Martinho das Amoreiras, faleceu a 8/9/1946 em Garvão (Ourique).

3- José Joaquim Guerreiro, nasceu em Garvão e cc. (pai do ponto 1)

4- Joana Theresa Malveiro, nasceu em Garvão. (mãe do ponto 1)

5- João Guerreiro, nasceu em Castro Verde, em 12/11/1872 cc (pai do ponto 2)

6- Maria do Rosário, nasceu a 9/4/1851 em Garvão. (mãe do ponto 2)

7- João Mestre, nasceu em S.Martinho das Amoreiras. Cc (pai do ponto 3)

8- Mariana Joaquina, nasceu em Ourique. (mãe do ponto 3)

9- António Françisco, nasceu em Garvão e cc (pai do ponto 4)

10- Theresa Malveiro, nasceu em Garvão. (mãe do ponto 4)

11- Manuel Guerreiro, nasceu em Castro Verde cc (pai do ponto 5)

12- Joanna Camacho, nasceu em Castro Verde. (mãe do ponto 5)

13- Manuel António Mestre, nasceu em S. Sebastião Gomes Aires, cc (pai do ponto 6)

14- Alexandrina Maria, nasceu em S. Sebastião Gomes Aires (mãe do ponto 6)

15- Manuel Guerreiro, nasceu em Castro verde, cc (pai do ponto 11)

16- Esperança Mestre, nasceu em Castro Verde. (mãe do ponto 11)

17- José Camacho, , nasceu em Castro verde, cc (pai do ponto 12)

18- Antónia Francisca, nasceu em Castro Verde. (mãe do ponto 12)

19- Manuel Mestre, nasceu em S. Sebastião Gomes Aires e cc (pai do ponto 13)

20- Maria da Conceição, nasceu em Ourique. (mãe do ponto 13)

21- José Joaquim, nasceu em Ourique e cc (pai do ponto 14)

22- Mariana Joaquina, nasceu em Ourique (mãe do ponto 14)

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#68093 | jvaldeira | 22 juin 2004 01:31 | In reply to: #68061

Cara Fátima,

Existe bastante informação aqui no Forum sobre muitos dos seus apelidos e na região que menciona (Guerreiros, Mestre, Camacho, Malveiro).
Sobre os Malveiro, que me interessam particularmente, deixo-lhe a indicação de alguns tópicos de interesse:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=46324
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=24825
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=10109
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=59050
No entanto, o mais natural é que tenha de pesquisar um pouco mais até começar a encontrar pontos de contacto com pessoas e ramos já estudados anteriormente. Quando lá chegar verá que vai progrdir muito rapidamente!
Uma sugestão: para numerar os antepassados use de preferência a numeração Sozza-Stradonitz por forma a facilitar a leitura. Pode ver como funciona em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57261
Boas pesquisas!
JValdeira

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#68134 | rgc | 22 juin 2004 16:20 | In reply to: #68093

Cara Fatynha

Como prometi aqui estou a dar algumas notícias, embora de pouco ou nada agora lhe possam servir, serão, certamente, muito úteis num futuro que espero próximo.
Agora, nas férias que se avizinham terá mais tempo e como tem possibilidades de deslocar-se aos arquivos, a partir dos dados que for recolhendo das certidões completas narrativas de nascimento, de casamento e até de óbitos, irá tomando nota dos seus antepassados e naturalidades e apartir de certo ponto só recolherá os seus ascendentes que se encontrem registados nos respectivos paroquiais, mas nos arquivos distritais correspondentes. O nosso prezado confrade JValdeira com a experiência e saber que tem nestes assuntos deu-lhe já uma ajuda e a mim também ,com a colocação de alguns links e creio que outras ajudas irá tendo de nós todos, os que souberem e puderem.

RES NON VERBA

pois é: em vez de paleio,obras ; por isso, aí vão já algumas informações sobre o que tenho de gente de Garvão; informações minhas e ta,mbém de um meu ex-confrade e Grande genealogista, mas os anos já lhe irão pesando certamente,e que pertence a esta família aqui referida;porém, passados anos nunca mais falamos nesta gente que interessava a ambos e a quem dei tb. bastante informação, naturalmente.

Uso a numeração Soza-Stradonitz . o n.º 1 para o primeiro que refiro ; o 2 para o pai; o 3 para a mãe e depois terá de ir multiplicando por 2 ( sendo os pares - os machos e os ímpares as fêmeas).

FRANCISCO FRAGOSO DA LANÇA .nasceu em Garvão, Ourique aos 15.1.1835 e casou em Sines co MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES aos 1.1.1856.

2-JOAQUIM FRAGOSO nasceu aos 22.1.1807 cc em Garvão aos 7.10.1823 MARIA FRANCISCA DA LANÇA nasc. aos 13.2.1808, em Garvão.

3-MARIA LUZIA FRANCISCA DA LANÇA n. Garvão 13.2.1808

4-MANUEL RODRIGUES FRAGOSO, n. Garvão 12.1.1772 e aí casou aos 28.1.1799 com

5-INÁCIA FRANCISCA MESTRTE ,que n. aos 14.3.1777, em Garvão e viúva de ANTÓNIO REVEZ.

6-JOSÉ MESTRE , da freg. de São Martinho (das Amoreiras ?) concelho de Ourique

casaram aos 28.2.1807, em Garvão

7-ANA FRANCISCA DA LANÇA N. de Garvão 23.7.1787

8-MANUEL RODRIGUES, natural da freg. de Ourique

9-JOANA GONÇALVES, de Garvão

10-JOSÉ FRANCISCO , de Garvão

11-TEREZA DE JESUS

12-JOSÉ MESTRE ( eu tenho muitos antep.. Mestre).

13-JOSEFA MARIA

14-INÁCIO DA LANÇA

cas. em Garvão aos 8.10.1787 com

15-JOSEFA TEREZA também daí.

16-MANUEL RODRIGUES nat. de Castro-Verde

17-MARGARIDA JESUS NUNES casaram em Castro Verde , em 1732 (?)

18-ANTÓNIO GONÇALVES ,n. do Cercal do Alentejo

19-BARBARA ESTEVES -nat. de Santa Bárbara de Padrões -Castro Verde ( os meus filhos têm aqui antepassados pela mãe)

20-MATIAS GONÇALVES ,nat. do Algoz ( eu tenho daqui ant.Gonçalves )

21-LEONOR MESTRA, de Ourique ( as senhoras usavam ,nesse tempo os apelidos no feminino e aqui está MestrA em vez de MestrE )

22-MARCOS LUÍS, da freg. ou de Ourique

23-ANGELA ROIZ

24-25-26-27-desconheço os nomes.

28-Padre INÁCIO HJOSÉ DA LANÇA C.O.C e FSO ( o proc.º está na TT , direi mais qualquer coisa, mas quando calhar). É nat. de Castro Verde e foi prior de Panóias, etc.

29- fica para eu depois dizer , se ainda tiver o apontamento

34-JOÃO NUNES MADEIRA

35-MARIA DO Ó

Do 36 ao 55 e o 58 e 59
não sei quem foram

56- afinal encontrei os pais capitão JOÃO PICHEIRO LANÇA (sobre Picheiros logo direi mais q. coisa)

57-JOANA GUERREIRA CAMACHA, da freg. de.....Mértol59-

60-ANTÓNIO GUERREIRO -da freg. de Santa Barbara , termo de Padrões-Castro Verde

61-MARGARIDA DA CONCEIÇÃO-freg. de Messejana

62 FRAANCISCO DE ALMEIDA-Garvão

63-BARBARA FERNANDES tb. daí.

Se com o tempo descobrir que é parente de algumas pessoas que aqui menciono, lhe direi depois mais. Agora, por enquanto fico por aqui e com o entusiasmo e satisfação de lhe enviar isto esqueci-me que tinha de sair e já não vou a tempo.
Paciência, ficará para outra vez, mas mais satisfeito fico lhe for prestável.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Gostaria que alguém me informasse, ao ler esta msg. se conhece o nome de uma herdade do concelho de Ourique chamada- Marvão-pois um familiar meu -Manuel de Goes ( avô ou tio-avô ?) aí morreu, nos meados do séc.XVII e os filhos assinaram testemunhando o óbito.

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#68159 | rgc | 23 juin 2004 00:25 | In reply to: #68134

Cara Fátima

Tratei-a por Fatynha. Eu nunca gostei de tratar ninguém por diminuitivos; mas emprego-os,embora contrariado,quando sei que gostam de tal tratamento por razões de parentesco,ou da confiança que me dão.
As minhas desculpas.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#74077 | Meli | 27 sept. 2004 13:25 | In reply to: #68061

Ola
Fatima, tambem sou novata neste site mas vou tentar ajudar-te no que puder visto que tambem tenho interesse em saber os meus ancestrais.Alguns dos nomes mencionados são me conhecidos de ouvir falar, vou enviar esta lista ao meu pai para que ele nos ajude.Sou filha de Jose Henrique Guerreiro de Castro Verde.(Se calhar somos parentes).Assim que tiver novidades escrevo .Cumprimentos
Mª Amelia Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#74105 | rgc | 27 sept. 2004 18:36 | In reply to: #74077

Cara Mª Amélia Guerreiro
Desculpe se não é "de bom tom" encarecer um tópico a que dei origem, mas tem bastante colaboração de outros confrades, com muita informação. O meu intuito é indicar-lhe o tópico - Ramos familiares ( mesmo tronco ) cujas msg. falam em muitas famílias e pessoas dos concelhos de Ourique, Almodôvar e Castro Verde, que penso ser-lhe útil.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#74106 | rgc | 27 sept. 2004 18:41 | In reply to: #74105

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=8375 e seguintes. Indicar-lhe-ei, com mais vagar, outros tópicos relacionados.
R.C.

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#84951 | montargil | 22 févr. 2005 15:47 | In reply to: #74077

Estimada senhora,
deixo aqui o elo (para o tópico Familia Ferreira, que também concerna A Família GUERREIRO de Castro Verde), e gostaria-mos de validar e trocar informações, pois tudo leva acrer estamos a falar do mesmo ramo dos Guerreiros.
Agradecendo,
Atentamente

Luíz Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#84974 | jliberato | 22 févr. 2005 17:34 | In reply to: #84951

Caro Luís Filipe Vieira Santos,
Convido-o a visitar, e a intervir se o desejar, o tópico "Família Mestre, de Castro Verde".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#85087 | montargil | 23 févr. 2005 23:16 | In reply to: #74077

Estimada Sr. Dª. Mª Amélia Guerreiro,
desculpe o lapso o elo para o tópico Ferreiras, Santos de Évora, Montargil e também dos Davids Guerreiros em Castro Verde é o seguinte
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=74531
Renovo então o convite a participar, baseado no facto que teremos ascendencias comuns.
atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#97956 | alexguerreiro | 16 août 2005 00:04 | In reply to: #68061

Sou Neto Guerreiro. Guerreiro de Castro Verde e Neto de Ourique. Se quiser, podemos falar melhor sobre o assunto, já que também sou novato neste tipo de assunto e sobretudo muito curioso.

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#97957 | alexguerreiro | 16 août 2005 00:10 | In reply to: #97956

Já agora de referir que o meu pai se chama António Neto Guerreiro (natural de Castro Verde) e o meu avô paterno António Guerreiro Apolónia (natural de Castro Verde) e a minha avó paterna Hermínia Maria Neto (Ourique). Gostaria de saber o máximo possível sobre a minha família, bem como o grau de parentesco a Maria Emília Guerreiro Neto de Souza, que é natural de Messines ou Silves. Se alguém me puder ajudar nesse aspecto, ficaria grato.

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#126879 | rafael | 01 sept. 2006 03:18 | In reply to: #74105

Dirijo-me a confrades que se interessam e pesquisam sobre famílias dos concelhos de Almodôvar, de Castro-Verde, de Ourique e de Loulé
Peço informações sobre-COLAÇOS, GUERREIROS CAMACHOS, COSTAS, DUARTES
e ESTEVENS, dosconcelhos de: Almodôvar (Almodôvar,Santa-Clara -a-Nova, São Sebastião de Gomes Aires eSanta Cruz) e de Santa Bárbara de Padrões, de Castro-Verde.
Particularmente, para já, gostaria de saber a ascendência de SEBASTIÃO GUERREIRO CAMACHO e de sua mulher MARIANA INÁCIA de JESUS, resp.te filhos de: JOSÉ FERNANDES c.c MARIA GUERREIROe de PEDRO da COSTA c.c MARIA DUARTE.
Test.as do cas.º os Pad. Miguel Guerreiro Camacho, dos Castelos (certamente da família. Os Castelos deve ser ref.ºa um sítio da freg. de Santa Clara-a-Nova)e o Padre M.el Ribeiro.
E tb. da asc.ª de JOSE RODRIGUES ( Colaço ? , de Santa Bárbara de Padrões( 23-11-1747 ).Ele filho de JOSÉ RODRIGUES c.c MARIA ESTIVEIRA (será ESTEVENS ?),esta de Loulé.CATARINA COLAÇO filha de ANTÓNIO COLAÇO c.c MARIANA FERNANDES, de Ourique.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Fam. Guerreiro, Mestre Camacho de Ourique/ C.Verde

#262294 | rsilva | 16 sept. 2010 11:23 | In reply to: #68061

Bom dia

Nas minhas pesquisas também tenho na familia apelido "Mestre" e Guerreiro"

Lazaro Guerreiro,
Manuel Guerreiro (filho de Lazaro)
António José Manuel Guerreiro (filho de Manuel Guerreiro) 1829
Manuel Guerreiro (filho de abntónio) 1872

Francisco Mestre
José Mestre carrilho (filho de Francisco)
João Mestre Carrilho (filho de José) - 1828


Com os melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 mai 2024, 22:10

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen