Títulos entre parentesis

This topic is classified in rooms: Direito

Títulos entre parentesis

#6821 | GML | 09 juil. 2001 13:16

Gostaría de saber se existem regras para se escrever um título a seguir ao nome (ex: N. de Sousa Coutinho (Funchal) ou N. de Bragança (Lafões))

Será que se aplica a todos os parentes do actual titular que tenham a mesma linha de varonia? Ou apenas a irmãos e primos direitos?

Agradecia se me pudessem esclarecer esta dúvida.

GML

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6822 | LCM | 09 juil. 2001 13:54 | In reply to: #6821

Caro Gui

O costume de usar os títulos entre parentesis deve-se ao facto das famílias legitimistas não se terem encartado nos mesmos depois de 1834 (ex. Cadavais, Lafões, Abrantes, S. Martinho). Eram assim conhecidos, pelo nome e pela desiganação do título, embora sem o "grau" que não usavam. Ficavam desta forma ligados às Casas de que eram senhores apesar de não usarem o(s) título(s). Estas e outras famílias nunca aceitaram mercês do regime Constitucional.
Este costume generalizou-se, penso que já neste século, a outras famílias titulares, não Miguelistas, tornando-se "moda".

Apesar de não existir uma regra é natural que fosse apenas para os parentes próximos do tiular, não sei se só filhos se também netos, como hoje é usual (por exemplo, a Catarina Graciosa e os primos, netos do Marquês e que toda a gente conhece assim, não sabendo a maioria o apelido). Em famílias como os Margaride ou os Tarouca diversos descendentes são assim conhecidos apesar de não serem parentes próximos do titular.

Um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6829 | _fRoEs_ | 09 juil. 2001 16:46 | In reply to: #6822

Caro Gui,

Acrescento ainda outros casos como os Paço d' Arcos, meus parentes pelo lado da minha mãe, sendo que esta é conhecida como Carmo Paço d' Arcos e não como Carmo Correia da Silva e era apenas sobrinha neta do Conde.
Conheco também o caso dos Palmela, que raramente são tratados por Sousa e Holstein.
E muitos outros casos se seguem como os Ribeira Grande, Sarzedas (meus parentes), Azambuja e Loulé (também meus parentes), etc.

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6838 | zamot | 09 juil. 2001 19:07 | In reply to: #6829

Luis,

Quem é não precisa de se publicitar, a sua resposta está correcta só está a mais os " meus parentes" e "também meus parentes" .

Enfim tudo uma questão de parntesis. Todos nós neste forum sabemos quem são os seus parentes.

Cresça...

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6839 | PMEQAAT | 09 juil. 2001 19:23 | In reply to: #6821

Caro Gui,

Tenho para mim que só o titular,sua mulher,seus irmãos,seus filhos e netos (estes ultimos se descendentes por varonia ou representação e só se forem filhos do presuntivo herdeiro do título)devem usar a designação do título nobiliárquico entre parentesis.Tal significa que outros parentes mais afastados,mesmo que pertencentes à mesma família (Por exemplo:o bisneto ou trineto de um conde por varonia),não o deveriam usar.
No entanto,como tal hábito deriva de um custume com mais de 150 anos e dado que muitos parentes mais afastados do titular(mas da mesma família,repito,de acordo com o princípio da unidade familiar)usam e continuarão a usar o título entre parentesis a seguir ao nome,penso que por razões de cortesia e de pragmatismo,não
devemos obstar a que tal aconteça.Aconselha o bom senso que assim seja.Diga-se de passagem que tenho vários primos e amigos meus nessa situação e trato-os sempre pelo nome próprio seguido da designação do título das suas respectivas respectivas famílias,se eles nisso fizerem questão.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6847 | GML | 09 juil. 2001 21:34 | In reply to: #6839

Agradeço a todos, as vossas contribuições neste tópico. Esclareceram uma dúvida que tinha há muito tempo.

Um abraço,

Gui

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6851 | _fRoEs_ | 09 juil. 2001 22:13 | In reply to: #6847

Caro Gui,

Confesso que foi um prazer enorme contribuir para o seu esclarecimento, embora de forma insignificante, pois o exmo. Lourenço Correia de Matos sbe muito mais de genealgia do que eu.
Gostaria de apenas deixar um apontamento em relação à mensagem deixada pelo exmo. José Tomáz de Mello Breyner, (possivelmente meu parente pelo lado Froes, já que a minha bisavó era Burnay e prima direita do 5º Conde de Mafra) que referiu que quem é não se publicita.
Mas eu não me publicitei e quanto à sua frase final em que diz para eu crescer, gostava de lhe dizer que concordo perfeitamente consigo.

Um abraço
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6868 | zamot | 10 juil. 2001 10:50 | In reply to: #6851

Meu Caro Primo Luis Froes,

O que eu lhe pretendia transmitir com a minha mnsagem era o seguinte:

Quando você dá exemplos e bem, de várias familias que são conhecidas pelos seus titulos ( funchal, azambuja, paço de arcos, etc) era que não era necessário reforçar esses exemplos dizendo que são seus parentes. Desculpe-me a franqueza mas parece-me pretencioso, e apesar de você ser ainda muito novo, e eu achar muito bem que tenha orgulho em decender de quem descende não precisa de estar sempre a afirmá-lo. A discrição e a humildade são apanágio dos verdadeiro Senhores.
Não me leve a mal, e posso desde já dizer-lhe o quanto admiro que um jovem da sua idade se interesse por estes assuntos, o que infelizmente não é muito normal nos dias de hoje.

Quanto ao nosso grau de parentesco tenho perfeito conhecimento dele e sei que uma das filhas do Conde de Burnay se casou com um Morales do qual vem o seu ramo.
Aliás aqui vai uma piada que se conta sobre as filhas do Conde de Burnay: Todas as filhas do Conde de Burnay se casaram com homems cujo apelido começava pela letra M menos uma graças a deus pois temos : Mello Breyner - Morales - Marco - Mairo e... Verda.

Aqui fica um enorme abraço do primo

José Tomáz de Mello Breyner

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6886 | _Monfalim_ | 10 juil. 2001 20:07 | In reply to: #6868

Caro Zé Tomáz,

Vous seguir o seu concelho e vou ser menos pretencioso.
Digo-lhe desde já que eu tenho óbviamente orgulho de descender de quem descendo, mas não vivo obcecado com isso e nem acho que a descencência e o facto de pertencer a famílias nobres ou não conte para a sociedade de hoje nem para a qualidade de pessoas como seres humanos.
Achei piada à graça do M e tenho orgulho em ser seu primo, embora a afastado.
Já agoar penso que seja primo de alguams pessoas que me são conhecidas e primas, como a tia Xixa (Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das nossas grandes escritoras), como os Posser de Sndrade Villar e como alguns Cabral.

Obrigado
Luís Froes

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6900 | Ortigão | 10 juil. 2001 23:41 | In reply to: #6851

Luís, apesar de tudo voçê tem momentos de verdadeira redenção :)

um abraço
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6909 | zamot | 11 juil. 2001 10:12 | In reply to: #6886

Caro Parente,

Claro qu és primo de toda essa gente uma vez que são todos descendentes do Tomáz de Mello Breyner casado com a Sofia Burnay qu teve os seguintes filhos:

Francisco - Casado com Mª Antónia Placido
Gonçalo - Casado com Julia Belas
António - Casado com Eunice
José Tomáz - Casado com Leonor Pinto Leite
Luz - Casada com Marquês de Castelo Melhor
Mª da Conceição - Casada com Francico Freire Cabral ( daqui vêm os Vilares e os Cabrais)
Isabel - Casada com Francico Girão
Teresa - Casada com Eduardo Pinto da Cunha
Maria - Casada com João Andresen

Estes filhos da minha Bisavó ou seja meu avô e seus irmãos eram bastante traquinas e gostavam de fazer as suas partidas e como tal eram conhecidos como " Os desastres de Sofia" parodiando um livro com o mesmo nome da Condessa de Segur

Aqui fica para si um abraço amigo

Zé Tomáz

P.S. Uma curiosidade diz-m que é filho da Maria do Carmo Paço de Arcos. Em tempos que já lá vão havia uma grande amiga dos meus irmãos e que ia muito lá a casa com o mesmo nome. Será que é a sua Mãe? Pergunte-lhe.

Abraços

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6972 | GVS | 13 juil. 2001 02:56 | In reply to: #6909

Meu caro José Tomás de Melo Breyner:

Apesar de só muito raramente vir a este forum, tenho acompanhado esta verdadeira telenovela mexicana do nosso parente Fróis. O que diria o trisavô Burnay sobre o exagero de simplicidade desse seu descendente (não estará o próprio a gozar com todos os frequentadores do fórum? em caso negativo, se parvoeira matasse, certas pessoas teriam de ser como os gatos, com sete vidas...) Enfim, vamos ao que interessa.
Gostei muito de saber notícias destas desgraças de Sofia. Sabe, como moro cá em cima no Porto e a minha Avó Luz morreu tinha o meu Pai um ano e meio nunca tive, com algumas excepções, muita oportunidade de conhecer mais primos.
Tenho dito a outros primos para fazermos um jantar de todos os descendentes do avô Tomás. Sabendo agora que há mais interessados nestes assuntos de Família noutros ramos, porque não levarmos adiante esta ideia?

Um abraço
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#6983 | zamot | 13 juil. 2001 17:19 | In reply to: #6972

Caro Primo Gonçalo,

É uma ideia muito antiga que tenho organizar um jantar com os descndentes da nosso Bisavô, e além disso fazer uma reedição das memórias, pois na minha geração, e na seguinte existem imensos descendentes que nm sequer ouviram falar nelas. Infelizmente tem-me faltado o tempo para tal organização. No entanto para o próximo ano estou mesmo a pensar levar este projacto avante, e dá-me jeito ter alguma ajuda. Será que posso contar consigo para fazer o levantamento dos primos Castelo Melhor?
Será para mim mais fácil se tiver um encarregado em cada um dos ramos. Quanto ´reedição das Memórias penso falar com uma tipografia que recentement imprimiu uma edição fac-smile para uma empresa farmacutica em que juntou o 2 volumes. Para isso e como tmo imenssos primos empresários stou a pensar escrever-lhes no sentido de arranjar patrocinios ou compromisso d aquiição para por exº oferecrem aos seus clientes.
Como sou sócio do TURF e o nosso Bisavô também o era, penso que esse seria um local ideal para essa reunião de familia. Enfim prometo que vou studar o assunto e dou-lhe então noticias.

Um abraço amigo

Zé Tomáz

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#8701 | MAQ | 05 sept. 2001 20:47 | In reply to: #6900

Gostaria que me dissessem uma coisa:

Existe alguma regra para escrever o título ao lado do nome entre parentesís [ exemplo: José Zarco da Câmara ( Ribeira Grande), Domingos de Souza e Holstein ( Monfalim ), ou Carminho Correia da Silva ( Paço d' Arcos), Nuno de Lancastre e Távora ( Abrantes ) ]?

Manuel Maria de Ataíde Quintela

Reply

Direct link:

RE: Títulos entre parentesis

#8713 | MAQ | 05 sept. 2001 23:19 | In reply to: #8701

Gostaria que me dissessem uma coisa:

Existe alguma regra para escrever o título ao lado do nome entre parentesís [ exemplo: José Zarco da Câmara ( Ribeira Grande), Domingos de Souza e Holstein ( Monfalim ), ou Nuno de Lancastre e Távora
( Abrantes ) ].

Manuel Maria de Ataíde Quintela

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 02:20

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen