Azevedos, Terras de Bouro
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Azevedos, Terras de Bouro
Caros Confrades,
A genealogia é feita destas coisas, que são verdadeiros e desesperantes quebra-cabeças, mas felizmente existem espaços como estes onde sempre podemos pedir conselho e aprender qualquer coisa com quem sabe.
Cheguei a um beco aparentemente sem saída, por isso venho de novo pedir qualquer ajuda, nomeadamente dos confrades que, a julgar pelas intervenções que aqui tenho visto, conhecem sobejamente a família Azevedo, oriunda do Minho (de onde afinal são todos...). Estou a tentar reconstituir a ascendência de:
BENTO DE AZEVEDO, filho ilegítimo de JOÃO DE AZEVEDO (n. de Moure, São João da Balança, Terras de Bouro) e MARIA DA SILVA (n. Vilela, Amares e residente em Passó, Vila Verde). Bento casou no início de 1700 com ESPERANÇA DE ARAÚJO, filha ilegítima de ANTÓNIO DE ARAÚJO (cirurgião, n. de Goães, Amares) e de ANA DE FREITAS (n. de Goães, Amares).
Este casal teve um filho em 1711 de seu nome PEDRO DE AZEVEDO, baptizado em S. Pedro de Valbom, Vila Verde. Foram padrinhos SANTOS DE AZEVEDO e TERESA DE AZEVEDO, tios paternos do noivo.
No assento de baptismo deste Pedro é dito que seu pai, Bento, é natural da freguesia de Passó, o que não se veio a revelar verdade , pois nem ele nem os irmãos referidos aparecem. Por outro lado, no assento de casamento de Bento não são referidos os seus avós paternos, como aliás era habitual na época.
Alguém já ouviu falar desta gente? Em que documentos poderei procurar uma eventual legitimação de Bento de Azevedo? Alguém tem alguma informação ou indicação bibliográfica sobre Azevedos do Bouro, Minho?
Muito obrigado por qualquer ajuda,
José Tavares de Almeida
Direct link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
Caro Rodan,
Muito obrigado pela sua sagaz resposta, que abre novas perspectivas a esta minha modesta investigação.
Não me leve a mal, mas este tópico não tem nada a ver com o Aristides Sousa Mendes nem é o local mais pertinente para V.Exa. manifestar a sua indignação sobre um assunto ao qual sou completemente alheio.
Respeitosos cumprimentos e como alguém dizia whatever...
JTA
Direct link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
Caro José Tavares de Almeida
Talvez o ramo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=210897, lhe possa dar alguma pista.
Desconheço se as fontes estão correctas, digo isto porque no que toca, aos Azevedos de S. João de Rei existem uma série de falhas.
Cumprimentos,
José de Azevedo Coutinho
Direct link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
Caro amigo,sou um leigo nestas coisas,ainda não investiguei nada,sou de Azevedo e todos os locais que referiu são familiares assim como os apelidos. É a primeira vez que estou no Forum e ainda não sei como isto funciona.Será que posso ser útil?
ReplyDirect link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
Caro José de Azevedo Coutinho,
Obrigado pela sua indicação: a referência a Moure é interessante, mas tratar-se-á da mesma freguesia em Balança, Terras de Bouro? Pergunto isto porque, salvo erro, estes dados foram retirados do Gayo, obra que não possuo.
Entretanto, o tal Bento de Azevedo casou em Goães em 22/11/1706. O seu registo de baptismo não consta em Passó, tal como não aparece nenhum João de Azevedo, baptizado em Moure, pelo menos entre 1630 – 1680...
Parece, portanto, que cheguei a um beco sem saída. Resta-me, por descargo de consciência, procurar uma eventual legitimação de Bento, Santos ou Teresa.
De qualquer maneira, agradeço a sua indicação,
José Tavares de Almeida
Direct link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
Antonio José de Azevedo,tamanqueiro, pai de Antonio Jose de Azevedo JR(1886),era natural da freguesia de S.Paio de Seramil,tem alguma ligação com o que procura?
ReplyDirect link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
a familia azevedo da balança, com ligações a moure - balança - terras de bouro, residem junto á igreja de s. joão da balança
ReplyDirect link:
RE: Azevedos, Terras de Bouro
Caro Confrade José Tavares de Almeida
A obra do Gayo a que se refere será o Nobiliário das Famílias Portuguesas?
Se for esta obra, poderá consegui-la on-line, gratuitamente.
Aproveito para lhe informar que começamos a dar os primeiros passos no estudo sobre os Azevedos, porque nos são nossos ancestrais diretos, através de uma Briolanja Azevedo - http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=73586
Espero ter ajudado
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 nov. 2024, 08:17