Familias Camelo e Leote

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familias Camelo e Leote

#69083 | pleote | 07 juil. 2004 14:15

Bem venho procurar saber um pouco mais destas duas familias

do Camelo e da parte da minha mae , Maria Amelia Camelo , que me foi dito que vinha das zonas de Seia,

do Leote e da parte do meu pai , veio originalmente do Algarve pela minha avo Adelina Leote


Agradecia alguma ajuda , visto nao saber mesmo mais nada a nao ser mesmo isto

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69089 | Matias | 07 juil. 2004 16:19 | In reply to: #69083

Caro Leote:

Nada tenho a haver com a familia Camelo nem com os Leote. Oque me fez responder ao seu apelo foi o facto de poder-lhe dizer o seguinte:
"Camelo--» Apelido que deriva provavelmente de alcunha. O primeiro personagem que se conhece com este apelido é D. Gonçalo Martins Camelo, filho de D Martim Lourenço da Cunha e de sua mulher, D Sancha Garcia da Penha, comtêmporaneo de D Afonso IV, que de sua mulher D Teresa Anes de Portocarreiro, teve descendência que continuou o apelido.Depis de um breve declinio social, os menbros desta familia Camelo atingiram uam posição de sólida estabilidade nobiliárquica no séc. XV.(...)
a Lopo Rodrigues Camelo, escrivão da sua Câmara e cavaleiro de sua Casa, concedeu D Sebastião, em 1576, armas novas em comemoração de lhe ter salvo a vida, quando aquele seu criadoestivera prestes a afogar-se ao atravessar um curso de água, durante a viagem que fazia na companhia daquele monarca de Odmira para Coimbra.(...)"
Penso ser uma curiosidade mas o pai de uma amiga minha tem o apelido Camelo e é de Montemor-o-Velho (aqui perto de Coimbra).
"Leote ou Liote --» Ao que parece provém este apelido do aportuguesamento do sobrenome britânico Eliot, usado por um cavaleiro, Gilberto ou Gilbert Eliot, que veio para Portugal com o exercito do conde de Cambridge no derradeiro quartel do séc XIV. Fixando-seno nosso país, aqui se casou com uma filha de Fernão Guterrez Telo, com geração que deu continuidade ao apelido já aportuguesado em Leot, e fez sua residência em Pernes.As armas são de criação bastante recente, em relação ás origens da família que as usou, dado terem sido concedidas por carta de 22 de Julho de 1639 a Francisco Leote"

Espero que consiga proceguir com as suas pesquisas até entroncar com estas personagens, mas tendo em atenção tambem que:

" (...)Contudo, para aqueles que procuram, através da genealogia, entroncar a sua familia num ramo de ilustre nomeada, há que não pôr de parte as diversas ocorrências históricas que tornam quase forçoso o uso de um ou mais apelidos, com especial incidência a partir dos séculos XVI e XVII, em que o direito a estes por consanguinidade se torna duvidoso num elevado número de casos.
Para sermos claros e objectivos teremos de recuar no tempo a admitir que nos principios do séc XVI, um elevado numero de cristãos-novos adoptou, ao baptizar-se, apelidos da mais elevada estirpe da nobreza quinhentista, como se fossem os de Sousa, Albuquerque, Meneses, Noronha, Almeida e muitos outros, transmitindo-os á progénie, tornando-se óbvio que não foi assim que estes "novos" apelidos ficaram aparentados com as familias nobres que desc~endiam dos mais antigos usuários desses nomes.(...)"

Um pequeno excerto do Livro "As origens dos apelidos das famílias portuguesas".
Terá muito que pesquisar caro Leote e espero que com sucesso...

Com os melhores cumprimentos
Miguel d'Almeida

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69097 | pleote | 07 juil. 2004 17:30 | In reply to: #69089

Muito obrigado , essas informacoes ja as tinha lido , mas o meu interesse e mais da minha familia mais proxima , pois eu nao conheco nada da minha familia só os meus pais e que nao me podem ajudar visto ja terem falecido.

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69107 | MO2004 | 07 juil. 2004 19:00 | In reply to: #69083

Caro/a Pleote,

Não sei se ajudará, mas realmente existe em Seia uma família Camelo, donos de uma antiga Residencial que entretanto ardeu. Voltaram a construir e penso chamar-se agora "Hotel Camelo". Um dos filhos, Jorge Camelo, estava à frente desse hotel, que por sinal tem (ou pelo menos tinha) uns óptimos manjares. Infelizmente há já alguns anos que não vou lá.

Cumprimentos
Maria Helena

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69130 | JCaldeira | 08 juil. 2004 00:03 | In reply to: #69083

Existem elementos dessa familia nos RP da Covilhã em 1600
Atenciosamente
JCaldeira

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69143 | Matias | 08 juil. 2004 02:07 | In reply to: #69083

Caro/a Leote:

Como já tive oportunidade de lhe dizer, o pai de uma amiga minha tem o apelido Camelo e é de Montemor-o-Velho, aqui perto de Coimbra. Familia bastante abastada moradora da Quinta de S José (?).

Mais uma vez, com os melhores cumprimentos

Miguel d'Almeida

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69161 | fsomr | 08 juil. 2004 12:42 | In reply to: #69083

Caro Pleote
O livro do dr. Miguel Corte Real "Fidalgos de Cota de Armas no Algarve" que pode comprar aqui na Livraria Guarda Mor tem na capa uma carta de armas de Leottes e tem vários artigo sobre membros desta família.
O dr. Miguel Corte Real sabe bastante sobre a família Leotte.
Pode ainda consultar o Anuário da Nobreza de Portugal em "Viscondes da Quinta de São Tomé" onde encontrará alguma informação, pouca, sobre um ramo da família Leotte Tavares.
cts
fsomr

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69170 | S.João de Rei | 08 juil. 2004 15:51 | In reply to: #69083

Aproveite e dê uma olhada aqui no fórum em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=62497
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=17450

Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69205 | ffarrajota | 08 juil. 2004 23:29 | In reply to: #69083

Caro Senhor Leote,
Posso informá-lo que a família Camelo tem origem na Póvoa Velha-Seia. Tenho um casamento duma familiar Eufêmia Esteves com José Francisco Camelo, da Póvoa Velha-Seia ,em S.Romão, a 1 de junho de 1797 . Mais tarde tenho um tio e uma tia (irmãos) que casam respectivamente com dois irmãos Camelo. Não cheguei a fazer a ligação aos Camelos anteriores porque não sou descendente, mas penso ser a mesma família. Esse senhor Jorge Camelo, que tem a Residencial Camelo e um óptimo restaurante, sei que é descendente dos Camelos da Póvoa Velha. Os Camelo que ainda existem em S.Romão , penso serem descendentes desses meus tios, e que foram grandes industriais de laníficiois, diziam que não eram da família dos Camelos de Seia. Tenho quase a certeza que são da mesma família. Como acima referi não fiz a ligação, mas tenho bastantes descendentes desses tios. Como diz que os seus Camelos são de Seia, penso que são do mesmo ramo. Sei da existência doutra família Camelo, do Minho.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#69265 | jaboo | 09 juil. 2004 22:11 | In reply to: #69083

Caro pleote,

Sou descendente varias vezes duns "Camelo" (minha trisavo era Maria Candida Camela), mas esses meus Camelos eram naturais de Penela da Beira do concelho de Penedono, no districto de Viseu. Penso portanto que Camelos ha muitos em portugal.
Cumprimentos
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#72992 | Eleny | 13 sept. 2004 13:52 | In reply to: #69083

Caro senhor,não pertenço a essa familia,mas posso adiantar que tive uma colega de escola,que tinha o sobrenome,CAMELO BOLETO,mas eram do ALENTEJO.Cumprimentos.Eleny

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#82140 | Paulo Camelo | 18 janv. 2005 19:04 | In reply to: #69205

Interessa-me muito essa genealogia. Existiu no Brasil no século XVII um membro da família Camelo que, casando com uma "Pessoa", formou a família Camello Pessoa. Porém não há informação de sua descendência. Por volta de 1800, vieram de Portugal dois irmãos: José e Braz, os dois com sobrenome "de Souza Viveiros Camello Pessoa". São meus ascendcentes mais distantes que conheço e estão registrados na genealogia dos Camelo Pessoa e dos Bezerra no Brasil.

Paulo Camelo de andrade Almeida

Reply

Direct link:

RE: Familias Camelo e Leote

#310807 | saquirap@net.pt | 26 juil. 2012 16:08 | In reply to: #69083

Caro Leote Não sei muito sobre está familia, mas visto que tambem tenho raizes da mesma gostaria de trocar mais informações consigo porque tambem estou a fazer uma pesquisa sobre a familia Leote.


Saquira Paulino

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 14:55

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen