Familia Homem de Mello
This topic is classified in rooms: Famílias
Familia Homem de Mello
A origem deste apelido, é relativa á região de mello, onde viviam pessoas com o apelido Homem. Ou tem origem na ligação de um ramo dos Homem com os Mello ( caso a segunda situação seja a correcta gostaria que me informassem qual o ramo dos Homem ).
Existe algum livro editado desta familia, ou onde poderei encontrar referencias.
obrigado,
Fjardim
Direct link:
RE: Familia Homem de Mello
Caro
A única familia que conheço são os " Homem de Mello" oriundo de Águeda ( por sinal são os Condes de Águeda".
Acho que, após o 25 de Abril/74 alguns foram para o Brasil mas já retornaram.
Serão estes??
Cumprimentos,
Luis Gonzaga Ribeiro
Direct link:
RE: Familia Homem de Mello
De acordo com o Genea, o apelido Homem de Mello surge com o 1º Conde de Águeda, que vai buscar o apelido Homem à Mãe e Mello ao Pai.
O ANP refere que a varonia da família é efectivamente Homem, pois descende de um tal Jorge Homem e de sua mulher, curiosamente D.Filipa de Mello, filha de Francisco de Mello, FCR, bisneto de Pedro de Mello, o Púcaro, criado d'el-Rei D.João II.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=6190
Há certamente outras famílias Homem de Mello.
Estou a lembrar-me do poeta Pedro Homem de Mello, natural do Porto, da actriz Cristina Homem de Mello e da cantora Pilar Homem de Mello, embora desconheça se nestes casos se trate de nome artístico ou adquirido via casamento
JSPinto
Direct link:
Ao Genea : Equiparações
Ao procurar na base de dados o 1º conde de Águeda através do seu nome, naturalmente escrevi Mello (com 2 LL), tendo a busca sido recusada já que lá consta somente com 1 L.
Sendo pouco mais que um leigo na matéria, não há hipótese de se fazer a equiparação das várias versões dos nomes.
Vale o mesmo para a tradução que fazem de alguns nomes estrangeiros, a ausência ou existência de hífen entre 2 nomes ou apelidos, etc.
JSPinto
Direct link:
RE: Familia Homem de Mello
Obviamente que o grande Poeta Dr. Pedro Homem de Mello (de seu nome completo Pedro da Cunha Pimentel Homem de Mello), que conheci pessoalmente e de quem tenho o privilégio de ter sido contemplado com alguns dos seus imortais livros de poesia, com dedicatórias imerecidamente honrosas, era sobrinho paterno do 1º conde de Águeda como, de resto, a base de dados do Genea refere. O mesmo se passa com a Cristina e a Pilar Homem de Melo, ambas pertencentes aos mesmos Homens de Mello. Restará concluir com a indicação de que, factualmente, o Poeta usava "MELLO", como constava no seu B. I.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro
Direct link:
RE: Ao Genea : Equiparações
Caros Confrades
Em relação à questão dos Melos com um ou dois "L", devo dizer que, por eu ter tb ascendencia Mel(l)o, estive a ler uns apontamentos no ANP e DJJ onde consta claramente que os mesmos Melos, uns assinam com apenas um "L" e outros com dois mas, originalmente, dentro da mesma varonia, existem as duas modalidades.
Foi esta a opinião "que comprei" e que vos passo.
Cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro
Direct link:
RE: Familia Homem de Mello
Ajudando às duvidas de JSPinto tenho a dizer que Cristina Homem de Mello, actriz e que tenho o privilégio de conhecer desde menina, é filha de Nicole Lestouquet que foi minha amiga de peito nos idos de 1960 qdo eu estudava na FLL e de Albano Homem de Mello, falecido. O poeta Pedro Homem de Mello é sim da mesma linhagem do Conde de Agueda, assim como a cantora Pilar é Homem de Mello de nome mesmo e não por razões artisticas, tendo realmente vivido no Brasil depois de 1974.
ReplyDirect link:
RE: Familia Homem
Gostaria que o Srº José me infomasse de que zona do país é oriundo o sobrenome Homem, uma vez que esse nome faz parte da minha familia.
rosaana - Faial
Direct link:
RE: Familia Homem
Cara Rosaana
Retire o Srº.
Cpmts
JSPinto
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=475
Direct link:
RE: Familia Homem
Caros Confrades
António Sousa Homem
António Sousa Homem nasceu no Porto em Março de 1920 e vive actualmente em Moledo.Advogado de profissão, é autor de um livro de botânica e de um roteiro do Minho Litoral, ainda inéditos.
Este é o seu primeiro livro, que reúne algumas das crónicas que escreveu para o semanário O Independente: "Os Ricos andam Tolos" da editora ASA
Possuo o livro da editora ASA, referido.
Sempre tive curiosidade em saber, ou confirmar, se existe - e não é um mero pseudónimo com biografia "arranjada", algo como um Fradique Mendes
Alguém conhece, pessoalmente este cavalheiro,
A minha dúvida levanta-se porque a sua escrita parece conter estranhas contradições que soam a "ficção literária".
Por um lado, consdera-se um velho eremita, afastado do mundo, por outro mostra uma estranha acuidade de observação sobre situações que só quem esteja bem inserido na activa ciência da realidade, consegue apreender.
Também certas singularidades de escrita e temas me levanta a suspeita de ser um personagem "inventado", para fins de arte literária
Que(m) sabe(m) disto ?
cptos,
Vítor
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 janv. 2025, 12:05