RE: Alves ou Alvares?
This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação
Alves ou Alvares?
Boa tarde:
No assento de baptismo de Manuel Luis Alves(1863), aparece como filho de João Avelino Alves de Barboza, e neto paterno de Miguel Luis Alves Barboza.
No entanto, na certidão de casamento dos pais(1861), o noivo aparece como João Avelino Alvares de Barboza, filho de Miguel José Alvares e neto paterno de Joaquim Alvares. Mesmo assim, está assinado como "Alves de Barboza".
A que se deve esta alteração de apelidos?
Obrigado
VS
Direct link:
RE: Alves ou Alvares?
Caro VS
Não se tratará exactamente de uma "alteração de apelido". Sendo Álvares um patronímico (filho de Álvaro), o apelido "correcto" deveria ser sempre Álvares. Mas desde épocas recuadas que se tornou comum o uso da abreviatura "Alvs", de que acabou por resultar o apelido "Alves".
A diferença entre os dois assentos bem pode ser o resultado da diferença de gerações entre os dois sacerdotes que redigiram os registos. O padre que lavrou o registo de 1863 abreviou para Alves o "Álvares" que constava no de 1861.
Com o decorrer do tempo, o grafia Alves acabou por se fixar como apelido distinto de Álvares. Mas, como vê pelo caso que apresenta, ainda em meados do século XIX, era pouco clara e nada rigorosa a distinção entre Álvares e Alves.
Situação parecida acontece com o "Roiz", abreviatura de Rodrigues, filho de Rodrigo ou de Rui.
Cumprimentos
JGomes
Direct link:
RE: Alves ou Alvares?
Caro VS,
Eu tenho Alves e Alvares na minha família até aos inícios do século XVII.
Já encontrei na mesma época Alves e Alvares, sendo que no século XVIII é mais comum Alvares. Por vezes, no século XVII e XVIII, apareceram designados de Alvarez. Como os meus antepassados deste apelido eram naturais de Monção, eventualmente o Alvarez pode ter vindo de Espanha (!?).
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 16 janv. 2025, 00:52