Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#71997 | manelsp | 31 août 2004 01:23

carissimos amigos,
desejava saber informações sobre a ascendência de Agostinho José Freire, que aparece no site da Genea, e que teve descendência ilegítima em Maria Clara Braamcamp (entre a qual me incluo eu). Sobre ela sabe-se bastante, mas sobre ele nada sei. poderiam dar uma ajuda? antecipadamente, muito obrigado

Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#72148 | JASP | 01 sept. 2004 19:45 | In reply to: #71997

Freire, Agostinho José (1780-1836)
Militar da Guerra Peninsular, com o posto de alferes.
Deputado em 1821-1822.
Exilado em Paris (desde 1823).
Regressa em 1826, torna ao exílio em 1828.
Ascende à patente de Brigadeiro.
Ministro da Guerra e da Marinha, na regência de D. Pedro IV, desde 3 de Março de 1832.
Cede a pasta da Marinha a Sá Nogueira, em 10 de Novembro de 1832.
Substitui Palmela nos Estrangeiros, em 15 de Outubro de 1833.
Opõe-se a Palmela e Silva Carvalho (1835).
Ministro do Reino em Abril de 1836.
Membro do "partido dos amigos de D. Pedro".
Ministro do Reino, no governo de Palmela, entre 16 de Fevereiro e 27 de Maio de 1835.
Ministro do Reino, no governo de Terceira, de 20 de Abril a 10 de Setembro de 1836.
Assassinado durante a Belenzada, em 4 de Novembro de 1836.

Uma pequena biografia está em http://www.arqnet.pt/dicionario/freireaj.html. Outros dados podem também ser encontrados no site do Centro de Estudos do Pensamento Político (http://cepp.iscsp.utl.pt), de onde foi retirado o texto que inicia esta mensagem.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#72237 | manelsp | 03 sept. 2004 01:25 | In reply to: #72148

muito obrigado, embora eu procurasse mais informação genealógica. no entanto, nenhum dado é supérfluo.
cumprimentos,

Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#84186 | manelsp | 13 févr. 2005 15:09 | In reply to: #72237

volto a relançar este tópico, não vá eu ter sorte...com os melhores cumprimentos
MSP

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#84248 | dvl | 14 févr. 2005 09:39 | In reply to: #84186

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Vai sair agora neste mês de Fevereiro um trabalho sobre a família Almeida Castelo Branco da autoria de Gonçalo Nemésio. Lá vai encontrar, de certeza, bastante informação sobre o seu antepassado.

Como o meu Pai também estava a fazer o estudo sobre a descendência de Brigadeiro Manuel de Almeida Castelo Branco (coincidências da vida), tenho alguns elementos sobre Agostinho Freire que aqui vão.

AGOSTINHO JOSÉ FREIRE, nasceu a 28 de Agosto de 1780, em Évora e faleceu a 4 de Novembro de 1836, assassinado na Calçada da Pampulha, em Lisboa, quando obedecendo a um chamado da Rainha, se dirigia ao Palácio de Belém. Deixou um testamento no qual reconhece que a Maria da Piedade é sua filha, e fazendo-a sua herdeira universal. Teve a aprovação de S.M. que muito o estimava. (Livro das Mercês) F.C.R., Bacharel em Matemática, participou na guerra Peninsular, destacando-se nas batalhas de Albuera, Vitória e na dos Pirinéus, sendo condecorado com todas as medalhas da Guerra Peninsular, regressa em 1811 como Tenente, Capitão em 1815, Major em 1820, é eleito Deputado ás Cortes (1821 a 1823), defendendo as suas ideias liberais o que o leva a ser escolhido para Secretário, depois para Vice-presidente, e para Presidente. Após a Vila Francada exila-se em França, regressa em 1826, mas volta a exilar-se quando o Rei D. Miguel ascende ao trono. Nomeado Ministro da Guerra em 1832, depois Ministro da Marinha e do Reino, Director do Real Corpo de Engenheiros, Par do Reino, Conselheiro de Estado em 1834, Director do Real Colégio Militar de 15.10.1832 a 30.09.1836, Cavaleiro da Ordem de Avis, Comendador das Ordens de Avis e da Torre e Espada, Grã -Cruz da Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa e da de Carlos III, de Espanha. Filho de Agostinho José Freire.

Espero que isto contribua um pouco.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#84255 | manelsp | 14 févr. 2005 11:00 | In reply to: #84248

Caro Duarte,
muito obrigado pelas informações. Espero, realmente, que o livro traga alguma coisa sobre Agostinho José Freire -livro para o qual o meu pai colaborou. Como descendente de Maria da Piedade gostaria muito de ter dados dele, porque do Lado Braamcamp ha varias coisas. Enfim, parece que terei mesmo que esperar.
cumprimentos

Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#94496 | manelsp | 27 juin 2005 17:39 | In reply to: #84248

Caro Duarte,

só para lhe dizer que as nossas esperanças sairam malogradas. Pelo que pude ver, não encontrei nada no livro "História de Inácios" que me pudesse esclarecer as origens de Agostinho José Freire (somente o que eu já sabia, que era filho de outro do mesmo nome).
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#99684 | manelsp | 07 sept. 2005 14:53 | In reply to: #71997

relanço o tópico.
obrigado

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#99742 | aeiou2 | 07 sept. 2005 21:31 | In reply to: #99684

O Agostinho José Freire,pai,vivia em Vidais,Leiria isto segundo a Grande E.Luso Brasileira.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#138523 | manelsp | 29 déc. 2006 15:53 | In reply to: #99684

Relanço o tópico
obrigado
ManelSP

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#139664 | PMVMAC | 09 janv. 2007 01:34 | In reply to: #94496

Caro Manuel,

Uma vez encontrei, nas minhas investigações em Évora, o registo de baptismo do Agostinho José Freire. Na altura não sei onde apontei isso.
Pela data de nascimento não será muito difícil encontrar. Vou ver se encontro cá por casa alguma pista no nome do seu pai e aí então será mais fácil.
Sobre este assunto recomendo-lhe que contacte o Dr. José Krohn da Silva, que é "perito" em Bramcamps, e penso que foi quem descobriu esta história, do Agostinho Freire e da D. Clara Braancamp, parece-me que em cartas do Eça de Queiroz, onde o autor se refere a esta senhora e a esta relação. Penso não estar enganado.
Caso lhe interesse este contacto posso tentar facilitar-lho.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#139690 | manelsp | 09 janv. 2007 12:21 | In reply to: #139664

Caro Pedro Amaral

Agradeço a sua simpática resposta e o que me possa dizer. Sei apenas que era filho de outro do mesmo nome e que o seu pai não era casado. Quanto ao contacto do Dr. José Krohn da Silva não o tenho, mas gostava sem dúvida de ver se alguém sabe algo.
Grato desde já pelo seu interesse e disponibilidade, com os melhores cumprimentos

Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#154434 | mbdp | 30 avril 2007 15:49 | In reply to: #139690

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Dona Maria Helena de Madre das Dores Freire casou-se com o Alferes José António de Almeida a 12 de Novembro de 1792 na Rabaceira, freguesia dos Vidais. Ela é filha do Capitão Agostinho José Freire e de Dona Domingas Nunes.
Penso que este Agostinho José Freire possa ser o pai que anda à procura.

Com os melhores cumprimentos,

Miriam Portela

Reply

Direct link:

RE: Clara Braamcamp e familia de Agostinho José Freire

#168225 | manelsp | 23 sept. 2007 14:41 | In reply to: #154434

Caríssima Miriam Portela
obrigado pela dica. De facto, nao tenho tido grande tempo para investigar, mas anoto o que me disse. É engraçado como há dificuldades nestas coisas da genealogia mesmo com pessoas relativamente conhecidas.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 juin 2024, 08:08

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen