genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias

genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#72420 | manelsp | 06 sept. 2004 01:15

Caros Confrades,

outro tópico que ponho sobre este tema, mas agora mais concreto: alguém sabe algo das origens deste Ministro de D. Pedro IV?
obrigado

Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#99680 | manelsp | 07 sept. 2005 14:46 | In reply to: #72420

Relanço o tópico.
obrigado

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103543 | Ricardo de Oliveira | 21 oct. 2005 00:43 | In reply to: #99680

Caro Manuel Sarmento Pizarro e Amigos

Localizo um Agostinho José Freire, da família Freire do Tijuco (Diamantina).
Seria possível analisar e transcrever as informações genealógicas básicas do processo de genere dele em Lisboa ?
C.E.- M 509 - P. 8 Ano de 1794.
Quem apontou a coincidência de nomes entre os Freire de Diamantina e os de Salvaterra foi o Alexandre Tavares Festa, a quem também pedi para tentar ver o processo.
Haveria parentesco entre os dois Agostinho José Freire ou não ? Talvez o genere possa ajudar !

Obrigado

Melhores Cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103549 | manelsp | 21 oct. 2005 05:06 | In reply to: #103543

Caro Ricardo
Se o processo está em Lisboa como refere então decerto será mais provável que o nosso caro Alexandre Tavares Festas o encontre, já que, segundo creio, ele anda mais por esses lados. Confesso que mais nada sei deste "meu" Agostinho José Freire senão que era filho de outro com o mesmo nome, e há por ali origens momentâneas em Leiria mas as anteriores são do Alentejo. No entanto, se se souber de alguma relação familiar ficaria grato que me informasse. Quanto ao que eu possa fazer por si aqui pelo Norte de Portugal, dentro das minhas possibilidades, farei.
com os melhores cumprimentos
Manel S. P.

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103559 | Ricardo de Oliveira | 21 oct. 2005 13:01 | In reply to: #103549

Caro Manuel

O Alexandre Tavares Festas, gentilmente, já comunicou que irá até a Torre do Tombo na semana que vem. Aguardemos.
Uma outra possibilidade é a análise genética. Eu tenho primos Rocha Freire com a linha masculina do irmão do Agostinho José Freire. Se em Portugal também temos a mesma linha masculina Freire, poderíamos eventualmente comparar a mesma linha Y, o que definiria a mesma varonia Freire. Assim saberíamos se os dois Agostinho José Freire são parentes da mesma linhagem !

Abraço
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103606 | manelsp | 22 oct. 2005 18:08 | In reply to: #103559

Caro Ricardo
agradecia que me dissesse algo por aqui se tiver novidades. Nem sempre tenho tido tempo para pesquisar mais e tenho muito interesse no assunto. Desde já muito obrigado
com um abraço
Manel

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103610 | aeiou2 | 22 oct. 2005 18:47 | In reply to: #72420

Olá,

Embora tardiamente,coloco aqui o que encontrei na G E L Brasileira,Vol.11,pág.
823.

Agostinho José Freire,oficial do exército,onde atingiui o posto de major,ministro e conselheiro de Estado,n.Évora 28.8.1780,e m.em Lisboa a 4.11.1836.Muito novo foi viver para Leiria,depois coimbra onde se bacharelou em Matemática, em 1807 ou 1089.Recolheu-se depois a casa de seu pai em Vidais no distrito de Leiria,onde se alistou no reg.to de Infantaria 10,onde foi promovido a alferes.Tomou parte de algumas batalhas da Guerra Peninsular...Andou pela europa...Depois do desembarque de D.Miguel foi reunir-se a D.Pedro IV em Belle-Isle e daqui partiu para os Açores onde foi nomeado ministro de Guerra e interino da Marinha.Acompanhou o desembarque do Mindelo.Fez toda a guerra civil. Este "parece" que nunca foi ao Brasil.

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103639 | manelsp | 23 oct. 2005 17:40 | In reply to: #103610

Cara Maria Oom Oliveira Martins,
obrigado pela sua achega. De facto nada indica que Agostinho José Freire tenha andado por terras de Vera Cruz, mas a coincidência de nomes pode até ser interessante. Como sabe, enquanto pesquisamos aprendemos, e pelo menos algo assim vamos fazendo, mesmo sem atingirmos o que queremos. Eu não pesquisei mais por falta de conhecimento da freguesia do nascimento do biografado, mas parece ser que Vidais será uma boa hipótese para começar. Curioso notar como um destacado ministro do século XIX português é tão desconhecido do ponto de vista genealógico, tendo ele tido descendência de uma senhora da Familia Braamcamp que, como todos sabem, é familia de um dos mais ilustres genealogistas portugueses. Não quis o destino que ele revelasse nada mais para dar trabalho aos que se lhe seguissem.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103648 | aeiou2 | 23 oct. 2005 20:13 | In reply to: #103639

Olá boa noite,

Ainda bem que dei, eu não, a GELB,algumas pistas. É por isso que gosto cada vez mais de pesquisar genealogicamente, já que não tenho mais laboratório.

Mas já consultou o processo individual,do AHM, da U de Coimbra ?
Ou quem sabe da Marinha ?
Trate-me sff por Maria é como gosto .

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103649 | manelsp | 23 oct. 2005 20:28 | In reply to: #103648

olá Maria

ainda não consultei as fontes que me recomenda, mas agradeço e aceito as sugestões. Vamos a ver se consigo algo. Não há por aqui uns confrades generosos que dão uma mãozinha nos arquivos da U.C.? Enfim, vamos a ver...
E já agora, trate-me também e só por Manel.
Cumprimentos

Manel

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103676 | aeiou2 | 24 oct. 2005 07:52 | In reply to: #103649

Olá Manel,

É verdade para o Arquivo da U de Coimbra tem o incanssável e generoso Pedro França. O tópico é novos pedidos para o Pedro França,se não me engano ,mas está sempre à vista dado o seu movimento.

Para o AHM -tem um número verde de chamadas grátis 800 205 938, julgo que nesta altura, já não vou lá há algum tempo ( anos ) pois sou alérgica aos papéis velhos, basta escrever e pedir o que se quer.Julgo também que não se tem acesso directo aos respectivos processos o que eu concordo em absoluto.Mas eram muito simpáticos

O mesmo para o Arquivo Geral da Marinha, que agora é numa parte do edifício chamado Cordoaria e que tem outro nome mas não encontrei na lista telefónica,talvez na net descubra mais facilmente.

Agora é esperar e ter sorte para que o processo individual esteja completo e com o que queremos e não haja vários com o mesmo nome.

Bom dia de trabalho, cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103705 | manelsp | 24 oct. 2005 14:20 | In reply to: #103676

Olá Maria

pois muito bem! aceito as sugestões e vou lançar mãos à obra, que é como quem diz, os dedos ao teclado por agora.... vou ver o que peço ao Pedro França (confesso que me tinha lembrado dele, que é das pessoas mais generosas e altruistas que há neste fórum) e esperar resultados. Se quiser ir acompanhando o desenvolver desta questão, e se achar oportuno comentar, as suas opiniões e conselhos são sempre bem vindos.
cumprimentos
Manel

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#103748 | aeiou2 | 25 oct. 2005 05:09 | In reply to: #103705

Caro Manel,

Muito obrigada, fico aguardando e atenta ao desenrrolar da meada

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#104502 | manelsp | 04 nov. 2005 14:21 | In reply to: #103559

caro Ricardo
vou informar agora o Alexandre das últimas informações conseguidas graças ao confrade Pedro França
- Certidão de idade de Agostinho Freire (tal e qual) - nº 65, Lº I, 1ª série (1772-1833), no AUC.
Foi baptº na Sé Catedral da cidade de Évora "e tem notícia de que talvez o assento de seu baptismo se lavrou e abriu declarando o suplicante por filho de pais incógnitos porque o capitão Agostinho José Freire, seu ilegítimo pai e então administrador dos tabacos na dita cidade e sua mãe D. Joana Rosa, ama do mesmo capitão e que vivia com ele de porta para dentro, só alguns anos depois declarara por seu filho o suplicante em a cidade de Leiria/Lisboa (?; a palavra está abreviada) aonde vive com sua mãe e porque tem necessidade de certidão com o teor do assento do seu baptismo na forma em que se achar no livro...

O baptismo está assente nos livros findos da Sé de Évora a folha 156v., para a data de 02.09.1780. Deu-se-lhe o nome de Agostinho, fº de pais ocultos. Padrinho o Pe. Nicolau Monteiro da Costa que fez o respectivo termo.

Mais posso dizer que à data da certidão de idade, o Agostinho tinha sido baptizado 14 anos antes.
O verbete que existe é o das matrículas: tem-nas para Matemática (07.10.1802; 10.1803; 10.1804) e Filosofia (7.10.1802; 06.10.1803; 05.10.1804; 19.10.1805).

Já veremos o que se consegue
um abraço
Manuel

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#104568 | Ricardo de Oliveira | 05 nov. 2005 00:47 | In reply to: #104502

Caro Manuel

É um avanço !
Estou esperando as informações do processo de genere. Temos que recuar as genealogias para verificarmos se os dois ramos teriam a mesma origem no início do século XVIII.

Aguardemos os dados
Um abraço
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#111829 | manelsp | 11 févr. 2006 14:12 | In reply to: #72420

relanço o tópico. obrigado

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#138522 | manelsp | 29 déc. 2006 15:52 | In reply to: #111829

Relanço o tópico
obrigado
ManelSP

Reply

Direct link:

RE: genealogia de Agostinho José Freire, Ministro

#209003 | manelsp | 23 sept. 2008 10:44 | In reply to: #103676

Cara Maria
como está?
pois o Senhor Agostinho José Freire está paradíssimo deste lado. Alguma novidade?
cumprimentos
Manel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 09:29

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen