Francisco Pinto Guedes Alcoforado

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#72754 | WMFN | 09 sept. 2004 17:21

Caros amigos,

Alguém saberia me informar alguma coisa sobre a ascendência de Francisco Pinto Guedes (ou Pinto Guedes Alcoforado), falecido em São Paulo, Brasil, a 15 de novembro de 1701, natural do concelho de Penaguão, lugar de Sermelhe, freguesia de N. Senhora de Sedielos, filho de João Pereira da Fonseca Osório e de Catarina Guedes?

Abraços,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas São Paulo, Brasil

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#72798 | doria_gen | 10 sept. 2004 02:53 | In reply to: #72754

Descendes dele? E' meu avoengo nos Moraes.

fa

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#72799 | WMFN | 10 sept. 2004 03:00 | In reply to: #72798

Descendo dele ou de um sobrinho. Meu Francisco Pinto Guedes, casado com Maria de Cerqueira Leme, era irmão de Manuel Pinto Guedes e de Antonio Pinto Guedes.

abraços,
wmfn

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#72816 | doria_gen | 10 sept. 2004 10:49 | In reply to: #72799

Descendo, nos Moraes, do casamento de Fco. Pinto Guedes Alcoforado com Mariana de Camargo.

Nos aparentamos aí, então...

Gdes abcs, fa

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#116923 | amguedes | 19 avril 2006 21:59 | In reply to: #72799

Caro WMFM,

Será que estes dados o ajudam?

1. Gonçalo Vaz Guedes, O Novo * c. 1380 + Vassalo do rei D. João I. Esteve na batalha de Aljubarrota. Meirinho da Correição de Trás-os-Montes. Instituíu o Morgado de Santa Comba, cujos descendentes são os chefes da antiga linhagem dos Guedes, na sua linha de primogenitura. Fidalgo-Escudeiro, casou com D. Elena Roiz Alcoforado, filha de Ruy Gonçalves Alcoforado, senhor da Bemposta e de sua mulher D. Felipa Vaz:

II. Francisco Vaz Guedes Alcoforado, Morgado de Santa Comba, onde ainda existe a Casa com a pedra de armas dos Guedes, casou com a sua prima D. Joana Guedes, filha de Pedro Vaz Guedes, Senhor da Quinta de Cimo de Vila de Sedielos e de sua mulher D. Ana Pinto da Fonseca, filha de Álvaro Pinto da Fonseca, Morgado de Balsemão, "descendente de D. Gil Pinto, Fidalgo da Casa Real, Comendador de Penaguião, do qual procedem todos os de apelido Pinto das principais casas daquele concelho de Penaguião, de Lamego, como é o caso do Morgado Gonçalo Vaz Pinto e de seu irmão Dom Frei Manuel Pinto da Fonseca, Grão Mestre da Ordem de Malta". Tiveram entre outros:

III. António Guedes Pinto, Familiar do Santo Ofício, fidalgo da casa real, Morgado de Santo António de Sanhoane. Felgueiras Gayo, no seu ttº de Guedes §5, escreveu sobre o António Guedes Pinto:
“q foi possuidor do Morgado trouse demanda com o Sr. de Murça // sobre as Armas dos Guedes, e nella foi julgado por Chefe desta famillia no anno de 1562 // pello Dez.or Franco Mendes de Brito de q foi escrivão M.el da Costa Botelho dos quaes // autos se tirou esta ascendência e foi Sr. do Padroado de Lobrigos”.
Teve (?) de sua parente D. Joana Silva Pinto:

IV. António Guedes Pinto, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, Senhor do Morgado de Santo António de Penaguião, casou com D. Maria Antónia Silva Guedes:
V. António Guedes Pinto, Padre em Alfarela de Jales, Vila Pouca de Aguiar, teve de D. Isabel Rodrigues:

VI. Manuel Guedes Pinto.
Morgado de Santo António de Sanhoane em Penaguião

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#116962 | Marcondes | 20 avril 2006 12:33 | In reply to: #116923

Meu caro Guedes,

Fico muito agradecido pela sua mensagem. Ainda não consegui a ascendência do Francisco que foi para o Brasil mas pude perceber o quão entrelaçados são estes Guedes, Pintos, Alcoforados, Fonsecas.

É sempre mais uma peça neste meu quebra-cabeça.

Um abraço,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#117043 | luso | 21 avril 2006 11:43 | In reply to: #116923

Caro Confrade

Tem alguma informação sobre uma familia de Alfarela de Jales com o apelido Gomes Teixeira com solar naquela localidade.

Com os melhores cumprimentos

PTP

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#117057 | amguedes | 21 avril 2006 13:19 | In reply to: #117043

Caro Confrade,
De Alfarela de Jales apenas tenho referência a Guedes Pinto. Tem mais alguma informação sobre os seus Gomes Teixeira?

Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Guedes

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#117102 | ligiap | 21 avril 2006 23:43 | In reply to: #117057

Cara Ana Maria Guedes,
Faço pesquisa de uns Guedes Pinto de Resende, mais especificamente, de S. João de Fontoura e de Felgueiras.
Será que já viu:
- Luis José Guedes Pereira Pinto Ramalho, n. 23/10/1763, filho de Luís Guedes de Sequeira e Magalhães e de Luísa Teresa Pereira Pinto Ramalho Botelho; ele é filho de José de Sequeira de Magalhães e de Francisca dos Santos; ela é filha de José Pereira Pinto Ramalho e de Maria Botelha.
- José Pereira Pinto Ramalho é filho de um João Pereira Pinto Ramalho e neto de Tomé Ramalho e Isabel Gomes da Vila de Amarante. João Pereira Pinto Ramalho tem também um filho, Francisco Guedes Pereira Pinto Ramalho de Queirós, que foi Prior de S. Lourenço do Bairro, Anadia, do qual nunca vi a HG.

Qualquer informação é muito bem vinda.

Cumprimentos,

Lígia Portovedo

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#193263 | fgerin | 20 avril 2008 00:28 | In reply to: #116962

Caro Washington,

Sou descendente de Manoel Pinto Guedes, irmão de Francisco Pinto Guedes Alcoforado. É a varonia do meu avô materno, Joaquim Pedro Pinto. Gostaria de te perguntar se já encontrou a ligação destes Pinto Guedes com aqueles do Gayo. Será que vale a pena dar uma olhada nos paroquiais de Santa Maria de Sedielos? Qualquer pista será bem vinda. Obrigado.

Abraços,

Fabrício Gerin
Campinas/SP

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#193265 | Filipe PC | 20 avril 2008 00:34 | In reply to: #117043

Caro Confrade

Tenho alguns Gomes TEixeira dessa zona não sei se serão os mesmos.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#193276 | Marcondes | 20 avril 2008 03:20 | In reply to: #193263

Prezado Fabrício,

Eu já pesquisei nos microfilmes de Sedielos. Não me acrescentou muita coisa. Vou ver o que encontrei e coloco aqui.

Um abraço,
Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP BRasil

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#193277 | fgerin | 20 avril 2008 03:45 | In reply to: #193276

Caro Washington,

Ficarei muito agradecido pelas suas considerações sobre estes Pinto Guedes. Você tem alguma hipótese interessante?

Obrigado.

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#194363 | Conde | 27 avril 2008 10:50 | In reply to: #72754

Eu tenho muito material sobre Guedes Pinto de Mello ou de Vasconcellos, de Tatuí, que são dos de Mesãofrio e arredores.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#194385 | luizsillos | 27 avril 2008 17:40 | In reply to: #193277

Caro Fabrício,

Também descendo do casal João Pereira da Fonseca Osório e Catarina Guedes, porém, até agora, não consegui fazer qualquer ligação com os nobiliários portugueses. Também pensei em consultar os microfilmes de Sedielos, mas pelo que o Washington falou, não deve ter havido muitos progressos.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#197410 | Conde | 21 mai 2008 15:28 | In reply to: #72754

Cuidado: Sedielos é hoje Concelho de Peso da Régua limítrofe de Penaguião. Se calhar está procurando mal...

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#197412 | Conde | 21 mai 2008 15:30 | In reply to: #72754

PS: Veja neste Forum CASAS E SOLARES DE SEDIELOS (RÉGUA). Fala do Solar dos Guedes.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#199255 | fgerin | 04 juin 2008 22:30 | In reply to: #194385

Caro primo Luiz Gustavo,

Desculpe a demora em responder: ACHEI O CASAMENTO DO JOÃO PEREIRA DA FONSECA OSORIO E DA CATARINA GUEDES! Eles casaram em 06/02/1626 em Sedielos, ele filho de Manoel Pereira e sua primeira mulher (não diz o nome) e ela filha de Francisco Pinto e Andreza Nunes! Não é legal?!

Um abraço,

Fabrício Gerin

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#199256 | fgerin | 04 juin 2008 22:33 | In reply to: #193276

Washington,

Recebi o casamento do João Pereira com a Catarina Guedes:

06/02/1626 (Sedielos) João Pereira, filho de Manoel Pereira e de sua primeira mulher = Catarina Guedes, filha de Francisco Pinto e Andreza Nunes moradores no lugar de Sermanha. Não é legal?!

Um abraço,

Fabrício Gerin

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#199281 | luizsillos | 05 juin 2008 01:35 | In reply to: #199255

Caro primo Fabrício,

Bota legal nisso! Parabéns pelo achado!

Um abraço,
Luiz

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#211041 | M.Dourados | 20 oct. 2008 01:56 | In reply to: #72754

Caro Washington

Encontrei um apontamento que diz:

BALTAZAR AUGUSTO DA SILVA ALCOFORADO, filho de Duarte Augusto Pinto de Azevedo Alcoforado e de Amélia Rosa da Silva Alcoforado. Falece em 14.10.1982, aos 73 anos em Espinho, mas determinou o seu enterramento em Rio Meão-Feira.

Não sei se lhe interessa, mas aqui fica.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#217846 | Alexsandro79 | 09 janv. 2009 01:29 | In reply to: #199256

João Pereira e Catarina Guedes tiveram filhos e quais os nomes deles?

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#217847 | fgerin | 09 janv. 2009 01:45 | In reply to: #217846

Só conheço os que vieram para o Brasil:

1 - Francisco Pinto Guedes Alcoforado, batizado em Sedielos em 1631.
2 - Manoel Pinto Guedes, batizado em Sedielos em 1636.
3 - João Pinto Guedes.

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#252345 | thestarchild | 28 mars 2010 17:05 | In reply to: #194363

SOU DESCENDENTE DE MANUEL PINTO GUEDES DE PAIVA , DE MESÃO FRIO, CASADO COM MARIA THOMAZIA DA CONCEIÇÃO. VC TEM MAIS MATERIAL. OBRIGADO. MARCELO PAIVA FIALHO

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#252402 | Conde | 29 mars 2010 11:34 | In reply to: #252345

Sem datas é impossivel saber. Recordo que Mesãofrio tem os registos paroquiais online no site etombo.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#338439 | vmo123 | 22 nov. 2013 00:19 | In reply to: #217847

Caro confrade,

o senhor teria informações sobre as origens de Antônio Vaz Guedes, cuja descendência faz todo o título Vaz Guedes de Silva Leme.

Com os melhores cumprimentos,
Vinícius.

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#338440 | fgerin | 22 nov. 2013 01:16 | In reply to: #338439

Vinícius,

Também descendo deste Antônio Vaz Guedes, de seus filhos Gaspar Vaz e Merência Vaz. Infelizmente não posso confirmar sua origem em Mesão Frio. Só tenho quatro referências:

1 - Francisco Godinho, em seu testamento de 1610, diz que no Espírito Santo lhe ficava a dever um Antônio Vaz Guedes, aí morador;

2 - a sua outra filha Ana Correia, em seu testamento de 1643, diz ser natural da capitania do Espírito Santo, filha de Antônio Vaz Guedes e Margarida Correia, ambos defuntos;

3 - o Cônego Roque, na Nobiliarchia Brasiliense, diz que Gaspar Vaz foi filho de Antônio Guedes, de Mesão Frio, e Margarida Correia;

4- Silva Leme diz que Antônio Vaz Guedes, natural de Mesão Frio, veio casado com Margarida Correia residir na capitania do Espírito Santo.

E é isso. Não há documento primário que ligue este Antônio Vaz Guedes a Mesão Frio - pelo menos que eu conheça.

Abraços,

Fabrício Gerin

Reply

Direct link:

RE: Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#338442 | vmo123 | 22 nov. 2013 01:31 | In reply to: #338440

Caro confrade Fabrício,

Também descendo de Antônio pelo filho Gaspar, o interessante é que encontramos muitos Vaz Guedes em Felgueiras Gaio, alguns inclusive vivendo em Mesão Frio.

Abraços,
Vinícius.

Reply

Direct link:

RE: Morais/Guedes de Sedielos

#338491 | NFA | 22 nov. 2013 21:46 | In reply to: #338442

Meus Caros

Alguém terá informações concretas sobre a ascendência de João de Morais natural co Couvo em Sedielos, que casou 1ª. vez com Isabel Pereira e 2ª vez com Maria Oliveira de Moura Morta, CG.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Morais/Guedes de Sedielos

#338499 | tmacedo | 22 nov. 2013 23:29 | In reply to: #338491

Caro confrade,

A que época se refere o seu João de Morais?

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Morais/Guedes de Sedielos

#338500 | NFA | 22 nov. 2013 23:36 | In reply to: #338499

Caro Confrade

João de Morais das Assoreiras deverá ter vivido entre 1660 a 1722 (Assoreiras, Couvo, Moura Morta)
Cumprimentos,

NFA

Reply

Direct link:

RE: Morais/Guedes de Sedielos

#338514 | tmacedo | 23 nov. 2013 01:33 | In reply to: #338500

Caro confrade,

Há Morais nas Assoreiras desde o início do século XVI. Não consegue recuar pelos paroquiais?

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Morais/Guedes de Sedielos

#338522 | NFA | 23 nov. 2013 13:11 | In reply to: #338514

Caro Confrade!

É precisamente por não conseguir avançar mais (Paroquiais) na filiação do dito “João de Morais das Assoreiras”, que lanço este meu repto e para quem domine esta região “Sedielos, Loureiro e Moura Morta)!

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Francisco Pinto Guedes Alcoforado

#410844 | atreiromg | 30 déc. 2018 18:37 | In reply to: #117102

Lígia, caríssima:

Meus antepassados remontam até os nomes citados por você.

Sou Pentaneto de Luís José Guedes Pereira Pinto Ramalho que casou em 1789 com
Maria de Belém da Costa Velloso. Ela filha de Felipe Rodrigues Velloso e Maria Micaela da Costa.

Me interessei em saber as fontes dos seus achados. Eu procurei no FamilyChurch nos arquivos digitalizados de batismos e casamentos.

Não consegui encontrar a ascendencia de ambos, apenas indicações em fóruns. Você pode me ajudar?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 mai 2024, 02:05

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen