Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#7284 | almiro63 | 20 juil. 2001 21:11

Procuro elementos sobre esta família que no séc XVI residia em Miranda do Corvo e penso ser originária de Arronches
Cordialmente
J. Almiro

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246583 | PAIVAMANSO | 27 déc. 2009 22:24 | In reply to: #7284

Deparei hoje com esta mensagem antiga, sem resposta, e decidi procurar algo em 582 fichas de casamentos do Concelho de Miranda do Corvo entre 10-02-1675 e 23-12-1704. Encontrei quase nada , mas aqui fica . Em 13-06-1688 António Rodrigues de Paiva , Licenciado, filho de João Rodrigues e Maria Antónia (já defunta )naturais de Miranda do Corvo , Casou com Maria de Seixas Sarinha , filha de Manuel dias e Maria Rodrigues de Seixas, moradores na Quinta da Trémoa . Os Noivos foram recebidos na Ermida de S. Domingos da Trémoa , perante o Padre Manuel Antunes , sendo testemunhas o Padre João Lopes, o Dr. José Nogueira Galvão, de Miranda do Corvo e o Padre António do Vale, da Quinta da Azenha de Urzelhe. – Livro 1º dos Casamentos, de M. Corvo ( á guarda do AUC ), Folha 215 - 5º assento . Poucos anos depois, em 03-11-1697 Luís Cabral, Cavaleiro do Hábito de Cristo, filho de Francisco Cabral Coelho e de Catarina Arnao Sarinha (já defunta) que tinham morado no Corvo, Casou com D. Mariana Arnao , filha de Baltazar Arnao de Queirós e de Maria Sarinha , moradores em Vila Nova. O recebimento fez-se em presença do Cura Manuel Lopes do Espírito Santo e foram testemunhas o Padre João Arnao Sarinho (ou Isarinho) do Corvo, e o Reverendo João Álvares (ou Alves) de Miranda do Corvo. Livro 1º dos Casamentos, Folha 237 – 5º assento. Vai tudo copiado com rigor, inclusive (ou Isarinho) e Arnao , que em outros documentos nos aparece escrito com outras formas , mas não aqui. Quase certo de nada valerá, tão pouco e tão tardio, ao fim de oito anos, mas senti o desejo de tentar dar a resposta possível a este tópico. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246606 | AQF | 28 déc. 2009 05:07 | In reply to: #246583

Caro Jorge Santos,

Curiosamente também hoje referi o 2º casamento de Luís Cabral, Cavaleiro do Hábito de Cristo, filho de Francisco Cabral Coelho e de Catarina Arnao Sarinha, com D. Mariana Arnao no tópico "Leal, Franco, Pinto, Cabral, Botelho, da Lousã" (ver ponto 1c na minha mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=246605).

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246739 | PAIVAMANSO | 29 déc. 2009 23:40 | In reply to: #246606

Caro Ângelo da Fonseca , fui ver as suas mensagem naquele tópico. Li e reli aqueles números que nem sei descodificar e todos os nomes que são uma pequeníssima parte, das milhares de pessoas antigas por si estudadas . Voltei a sentir como são pequenas e rudimentares as minhas investigações de aprendiz . Ainda á poucos dias, um amigo meu, que vive junto ao Solar dos Paiva Manso, em Chão de Lamas, me dizia com justiça, que o Senhor será actualmente, um dos melhores documentados investigadores, dos Concelhos de Lousã e Miranda do Corvo. Concordará comigo que, no que concerne ao de Miranda do Corvo, foi o Historiador Belisário Pimenta 1879-1969 o pioneiro a levar a cabo investigação séria e de vulto que o grande público ainda desconhece. Recentemente, num livro sobre Miranda do Corvo, se dizia que «de interesse histórico temos as preciosas “Notas” do Coronel Belisário Pimenta e uns pequenos, mas valiosíssimos, estudos seus sobre Miranda » Aqui vai a relação de 17 dos tais “pequenos” estudos de Belisário Pimenta , que na realidade de pequenos nada têm !
1-Centen. da Guerra Peninsular, M. do Corvo e as Invasões Francesas1808-1809-Coimbra 1913 2-O Arquiv. Municip. de M. Corvo I, Subs. p/ História das Lutas Politicas 1820-1834-Lousã 1916 3-Subs. p/ História dos Part. Médicos em Portugal, O Partido Médico de Semide-Coimbra 1917 4-Subs. p/ Histór. dos Part. Médicos em Portugal, O Partido Médico de M. Corvo Coimbra 1917 5-O Arquiv. Municip. de M. Corvo II, Subsídios p/ História das Invasões Francesas-Lousã 1918 6-Miranda doutros Tempos , Jornais Alma Nova – Lousã 1923-1925 7-O Padroado da Igreja de M. Corvo nos Manusc. da Bibliot. Univer. de Coimbra-Coimbra1925 8-O Partido de Boticário na Vila de Miranda do Corvo- Lisboa 1927 9-A Campanha de Massena em Portugal- Revista Militar- Coimbra 1931 10-Oleiros de Miranda do Corvo- Revista Arte e Arqueologia- Coimbra 1933 11-Uma Epidemia em 1811- Capítulo Histór. Do Concelho de M. Corvo-Coimbra Médica-1942 12-O Abade Correia da Serra e a Igreja de M. do Corvo-Revista Instituto-Coimbra 1942 13-Miranda do Corvo-Notas , em 51 Jornais Diário de Coimbra- Coimbra 1949 a 1951 14-Cancioneiro de Miranda do Corvo – Coimbra 1953 15-Uma Tipografia Ignorada em Miranda do Corvo de 1845 a 1867- Coimbra1955 16-Velharias- Em 210 Jornais O Povo da Lousã- Lousã 1957 a 1969 17-Monografia do Concelho de Miranda do Corvo- Investigação de fundo iniciada em 1913
Haverá mais obras de Belisário sobre M. do Corvo, mas nem que fosse apenas esta Monografia, já seria muito, pois apesar de inacabada, ( porque nunca foi apoiada ) inclui entre outros itens, vários Livros Manuscritos, que perfazem milhares de páginas e Centenas de Documentos. (Pode ser consultada na sala de leitura do AUC. ) A Bibliografia deste Escritor, pode ser adquirida na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde na sala com o seu nome, estão guardados os mais de Oito Mil Livros, da sua biblioteca pessoal, por si oferecidos . Ainda com maior sucesso, temos a vertente de Historiógrafo Militar, em que B.P. trilhou ideias inovadoras e foi considerado 30 anos á frente dos universitários do seu tempo. Caro Ângelo, peço-lhe que me desculpe o entusiasmo, pela vida e obra deste meu Escritor preferido, uma fonte de muitas informações interessantes , que terei muito gosto , dentro do que me for possível, a fazer chegar até si, se vier a ser esse o seu desejo. Cumprimentos. Jorge Santos
Neste ano de 2009 passaram 130 anos sobre o nascimento e 40 da morte de Belisário Pimenta.

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246752 | Pedro França | 30 déc. 2009 01:03 | In reply to: #246583

Caro Jorge:

A Maria Sarinha que refere na sua mensagem, c.c. Baltazar Arnao de Queirós, é irmã inteira de uma antepassada minha - minha 9ª avó - Luísa Pimentel - ambas de Podentes (Concº de Penela). Esta Maria Sarinha vem citada na obra sobre os Arnaos de Manuel Arnao Metelo.
Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246782 | PAIVAMANSO | 30 déc. 2009 13:03 | In reply to: #246752

Caro Pedro França, um misto de espanto e esperança é o que me provoca a sua mensagem. O Senhor é um dos maiores pilares deste espaço. As muitas centenas de mensagens, que após as suas cuidadas e competentes investigações no AUC, vemos colocadas neste fórum a dar ajudas, numa exemplar avalanche de amizade partilha e generosidade, falam por si. Sem querer ferir ninguém, confesso que nunca esperei ter o gosto de receber uma mensagem sua. Da Maria Sarinha nada mais sei, mas isto para ninguém será novidade. Por isso mesmo, sinto na sua mensagem, acima de tudo, o seu benevolente abraço de amizade, (desculpe se exagero). Aquelas/les que têm saúde e boas perspectivas para 2010 , talvez não consigam entender, mas por razões que ninguém precisa saber, estas duas mensagens neste tópico, a sua e a do Confrade Ângelo da Fonseca, são um bom incentivo para eu encarar 2010 com mais alegria. Retribuo com muito gosto o seu abraço. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246784 | tmacedo | 30 déc. 2009 13:42 | In reply to: #7284

Caro J. Almiro:

No segunda metade do século XVI há uma família Sarinho de Castro (que também assina Bravo Aranha) em Vila Nova de Gaia, com ligações ao Porto e Arouca.

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246828 | Pedro França | 31 déc. 2009 00:15 | In reply to: #246782

Caro Jorge:

Não me assenta bem tamanho elogio. Agradeço a consideração mas olhe, não fiz mais que acudir a uma mensagem que por sinal me chamou à atenção por me achar identificado com o seu conteúdo.
O confrade Ângelo Q. da Fonseca já consta da minha lista de pessoas com quem tenho cruzado informações exactamente das áreas do país que lhe são mais queridas assim como gestos de amizade. Este sentimento vai-se consolidando ao longo do tempo. De resto, o confrade Ângelo de vez em quando brinda-me com o prazer da sua vinda ao AUC em alturas em que eu até lá estou de volta das fontes.
Dúvidas? Pois, Jorge, não se acanhe; se houver alguma coisa que lhe possa disponibilizar no AUC e que não seja matéria de grande absorção de tempo (tenho outros trabalhos em mãos e a disponibilidade de tempo não é muita), diga.
Um abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246852 | PAIVAMANSO | 31 déc. 2009 17:09 | In reply to: #246828

Caro Dr. Pedro França , Esse elogio assenta-lhe bem porque corresponde á verdade . Tenho muitas dúvidas para pesquisar no AUC. Claro que agradeço a sua disponibilidade, mas não irei incomodá-lo com as minhas ninharias . Preciso ganhar força para voltar ao AUC , que já não visito faz agora 6 meses. Reformado por invalidez aos 55 anos, sirvo-me das minhas pseudo investigações de genealogia, para fugir do presente, “viajando pelo passado”. Ano Novo , vida nova. Tenho uma mão cheia de amigos aqui no fórum e isso é motivo de novas esperanças, para reciclar pessimismos e semear alegrias. Cumprimentos e Agradecimentos do Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: Sarinhos/Miranda Corvo/Arronches

#246914 | AMOURAO | 02 janv. 2010 12:02 | In reply to: #246852

Caro Confrade AQF
Antes e mais um Exelente Ano Novo de 2010, com votos de muita saúde.
Sou um pesquisador da Família "Mello Gouveia" de Miranda do Corvo, ou seja, já encontrei Augusto Maria de Mello Gouveia baptizado em Miranda do Corvo em 2/1/1843 (que foi 1º Visconde de Miranda do Corvo em 1872, tendo igualmente sido Deputado às Cortes). Da certidão do seu assento de nascimento consta que é filho de António Maria de Mello, e de, Angela Rufina Cabral de Arnau, sendo neto pelo lado materno de José Joaquim Cabral Arnau, e, Rita Celfina da Silveira Castelo Branco. Ora o que eu lhe pedia é se, p.f. me podia confirmar se estes "Cabral Arnau" são descendentes de Luis Cabral Arnaut (de Miranda do Corvo - 1670) ou de quem são...
Agradeço a ajuda possível AMOURAO

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juin 2024, 00:31

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen