"Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

This topic is classified in rooms: Património | Bibliografia

"Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73191 | aburma | 15 sept. 2004 18:02

Conforme aqui sugeri em tópico anterior, segue o índice do Património Civil (Casas Particulares) da obra em epígrafe, da autoria do Dr. António Júlio Limpo Trigueiros, SJ, Dr. Eugénio Andrea da Cunha e Freitas + e Dra. Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda.

Secs XIV, XV e XVI

Paço dos Condes-Duques de Barcelos
Solar dos Pinheiros
Casa do Apoio ou Solar dos Carmonas
Casa do Condestável
Casa do Alferes Barcelense
Casa dos Machados da Maia
Casa dos Costa Chaves
Casa Quinhentista na Antiga Rua da Cruz
Casa Quinhentista na Antiga Rua das Flores

Sec. XVII

Casa dos Vilas Boas Sampaio
Casa dos Calheiros Benevides
Casa dos Brandões
Casa da Barreta
Casa do Tanque
Casa dos Andrades e Almada

Sec XVIII

Casa do Benfeito
Casa do Jardim
Casa dos Garcia Maciel
Casa dos Lopes de Amorim
Casa dos Barretos
Casa da Calçada
Casa dos Mendanhas Benevides Cyrne
Casa dos Gayos

Sec XIX

Casa de João José Gonçalves
Casa do Athanázio
Casa dos Simões Duarte Lyra
Casa dos Lopes de Albuquerque
Casa dos Pereira da Fonseca
Casa do Barão da Retorta
Casa de Mathias Gonçalves da Cruz
Casa da Nogueira

Fico ao dispor dos interessados para qualquer informação, a qual, por razões óvias, não poderá ser exaustiva.

Melhores Cumprimentos

Alexandre Burmester

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73194 | aburma | 15 sept. 2004 18:40 | In reply to: #73191

ERRATA: eu, "obviamente", sei que é "óbvias" e não "óvias": lapsus calami:-)

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73339 | Carlos Silva | 17 sept. 2004 15:57 | In reply to: #73191

Caro alexandre,

Antes de mais, obrigado por ter dado seguimento, e claro, pelas informaçoes.

As casas seguintes, nào devem ter nome definido, podemos supor :
- Casa Quinhentista na Antiga Rua da Cruz
- Casa Quinhentista na Antiga Rua das Flores
Pertenceram de modo especial a alguma familia que sirva para o foreiro as identificar um pouco melhor ?

A Casa do Alferes Barcelense tem um nome bem estranho. Pertencia a uma familia ? ou pertencia a uma instituiçào : a C.M. por exemplo, ou mais precisamente ao serviço das Ordenanças?

Abraço
Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73455 | aburma | 19 sept. 2004 22:57 | In reply to: #73339

Caro Carlos,

Ora vamos lá por partes.

Casa Quinhentista na Antiga Rua da Cruz

Não há elementos conclusivos acerca da sua história até início do séc. XVIII, altura em que era propriedade do capitão de ordenanças Domingos Luís e de sua mulher Maria Francisca. Foram mais tarde proprietários o 1º Visconde de Leiria (por herança) e seus descendentes, tendo estes vendido a casa ao Major António de Vasconcelos Bandeira e Lemos, seu primo, em 1859. Em 1886 a casa foi adquirida por Francisco António de Faria, permanecendo ainda à data da publicação do "Barcelos Histórico..." na posse da mesma família.


Casa Quinhentista na Antiga Rua das Flores

Foi propriedade de diversas famílias (ignora-se a quem pertencia antes do sec. XVII): os Nogueira de Carvalho até 1807, os Santos Abranches até 1876, os Moreira até 1899 e desde essa data até hoje (1998), os Torres.


Casa do Alferes Barcelense

O nome desta casa provém do famoso alferes barcelense Gaspar Goes do Rego, combatente de Alcácer-Quibir. Era propriedade de seu pai António do Rego Barreto.


Fico ao seu dispor para qualquer informação adicional.

Um abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73477 | cyrne | 20 sept. 2004 11:55 | In reply to: #73191

Caro Alexandre,

Casa dos Mendanhas Benevides Cyrne, adiantas-me alguma info sobre estes?

Abraços,

Vasco

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73497 | aburma | 20 sept. 2004 16:37 | In reply to: #73477

Caro Vasco,

Como calcularás este título também despertou a minha curiosidade, mas o livro não esclarece donde lhes vem o Cyrne. Contudo, segundo o livro, estão mencionados em Gayo, pelo menos António de Mendanha Benevides Cyrne, bap. a 1.2.1684, mas não explicita em que título.

Um abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#73498 | Carlos Silva | 20 sept. 2004 16:46 | In reply to: #73455

Caro Alexandre,

Li com interesse a sua resposta, e agradeço.

Abraço
Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#172194 | Álvaro Oliveira | 09 nov. 2007 17:04 | In reply to: #73477

Sr. Alexandre:

Relativamente às famílias "Mendanhas Benevides Cyrne" tenho qualuqer coisa.

Verifique "Casa do Bárrio" em Roriz, Barcelos; e Anuário da Nobreza de Portugal, na
última edição.

Álvaro Oliveira

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#243008 | temperdusk | 28 oct. 2009 02:52 | In reply to: #73191

Estou com dificuldade em encontrar este livro facilmente e procuro alguem que tenha este livro para me dar uma informação. em Barcelos Histórico Monumental e Artístico a página 430 refere ao "tabelião Durão". Este é um meu antepassado que estou a tentar desvendar. Será possivel que alguém que possua esse livro possa-me dizer o que revela deste tabelião?

Agradeço qualquer ajuda!

E. Paulo

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#243010 | valboa | 28 oct. 2009 07:37 | In reply to: #243008

Caro E. Paulo

Na página que refere, só existe uma pequena nota

'' casara em casa a 31,1,1692, ' em casa ', na Vila de Barcelos, com escritura de dotede 23.6.1692, na nota de Durão.

Nda mais consta sobre ele.
Talvez que a pessoa indicada para o informar de algo mais, seja o Pe António Júlio LImpo Trigueiros de Faria co-autor do livro e profundo conhecedor das famílias de Barcelos

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#243011 | valboa | 28 oct. 2009 07:41 | In reply to: #243008

Caro E. Paulo

Uma achega, é possivel que no ADBraga exista um Indíce de Tabeliães do concelho de Barcelos, onde pode ser que existam referências a seu antepassado.

Cumprimentos
JAQ

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#243076 | temperdusk | 28 oct. 2009 23:39 | In reply to: #243011

Caro amigo,

Muito obrigado por ter consultado o livro para mim. Vou seguir os seus conselhos.

Cumprimentos.

E. Paulo

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#243913 | ajtrigueir | 11 nov. 2009 00:54 | In reply to: #243076

Boa noite Eneida:
Vi que me enviou a 5 de Abril de 2009, a mensagem abaixo para um endereço ajtrig@hotmail.com, que eu já não uso, daí a demora na resposta. As informações que tenho sobre o tabelião Durão e família são as seguintes:

Salvador José Joaquim Durão. Foi tabelião de notas em Barcelos entre 1788 e 1791. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Casado com D. Mariana Teresa Xispes de Queiróz. Faleceu a 29/6/1798, no Campo das Freiras, na vila de Barcelos, tendo feito testamento.
D. Mariana Teresa Xispes de Queirós, viúva de Salvador José Joaquim Durão, assistente na rua da Visitação. Faleceu a 25/1/1808, na freguesia da Ajuda, em Lisboa, sem testamento.
Sua filha D. Vitória, solteira, filha de Salvador José Joaquim Durão, faleceu a 12/4/1801, na vila de Barcelos
Seu filho Salvador Plácido Castilho de Queiróz Durão, casou em Barcelos com Esperança Maria de Jesus, e morou nessa vila na rua da Fonte de Baixo, onde teve dois filhos José (falecido em 1800) e Maria (nascida em 1800).
Aconselhava-a a pedir se procuram na Torre do Tombo o processo da Ordem de Cristo, de Salvador José Joaquim Durão, que muito provavelmente trará novas informações sobre a sua identidade. Boa sorte!
Cumprimentos amigos
António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: "Barcelos Histórico, Monumental e Artístico"

#243920 | temperdusk | 11 nov. 2009 04:44 | In reply to: #243913

Exmo. Sr. Trigueiros

Muitissimo obrigado por a sua resposta. Nem pensa quanto me ajudou na pesquisa deste ramo da minha familia!!! Uma coisa que por o menos parece estar resolvida é o meio nome da minha antepassada Mariana Teresa. Não conseguia-mos decifrar se era "Bispes"ou "Xispes"ou "Xisjum"como aparecia no casamento de uma outra filha deles (nossa antepassada) D. Maria José Cecilia. Pareçe então que o nome era mesmo Xispes (o que estava no. 1 na minha lista de adivinha). Com a informação que o senhor nos deu agora, a minha irmã e eu estamos agora mais próximas de descobrir o resto. Tenho só mais uma pergunta que talvez me possa ajudar. Há um livro antigo chamado Pedatura Lusitana onde eu vi que a "Nota de Durão"já existia por volta de 1640 para a frente. O meu Salvador José Joaquim Durão que era casado com D. Mariana Teresa era natural de Noya na Galiza e nasceu wm 1740. Será um erro nesse livro de datar certas notas tão antigas á Nota de Durão em Barcelos? (Se estiver interessado, posso-lhe mandar os dados que tenho sobre isso).

Outra vez, quero agradecer muito pela informação que agora nos vai poder descobrir muito mais sobre estes meus antepassados.

Eneida Paulo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 21:20

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen