Honra e Glória ...

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Honra e Glória ...

#73442 | zamot | 19 sept. 2004 17:41

Caros Amigos

Quero mandar daqui um forte, sentido, e público abraço ao meu querido amigo Nuno Borrego que teve a ousadia e coragem, contra ventos e marés, de se lançar a pôr na rua um segundo volume de Cartas de Brasão de Armas, possibilitando assim a todos nós a consulta destes documentos que estão, muitos deles, na posse de particulares e outros na Torre do Tombo.

Caro Nuno a tua fertilidade é espantosa ( dizem as más linguas ) e neste aspecto é inteiramente verdade.


Um abraço amigo

Zé Tomaz

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73446 | LCM | 19 sept. 2004 19:41 | In reply to: #73442

Caro Zé Tomaz,

É a história do "ovo de Colombo"... Todos os poderiam fazer mas ninguém o fez, porque ninguém pensou! Parabéns ao nuno pela ideia e pelo (muito) trabalho que teve, para proveito de todos os investigadores.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73447 | sapeca | 19 sept. 2004 21:51 | In reply to: #73446

Associo-me aos restantes no elogio ao Nuno Borrego. Tal como muito bem disse o Lourenço Correia de Matos, todos o poderiam fazer mas ninguém fez...
Eu tenho este enorme defeito. Arranjo sistematicamente antipatias, mas NUNCA deixo de reconhecer o valor dos outros... Muito menos me gosto de colocar em bicos de pés em matérias que não domino. E, felizmente, nada contra dar o braço a torcer quando se tem a noção de que se foi injusto ou menos tolerante.
Na verdade, não entendo que reconhecer os erros seja prova de fraqueza, nem sinal de menos "coluna vertebral"...
Deixando os "devaneios", o que aqui me traz é saudar o trabalho meticuloso e a vontade de ser útil aos investigadores. E mais ainda, o sentido científico de coligir numa obra documentação histórica dispersa, tentando que o futuro da investigação possa ser mais acautelado.
Isto bastaria para merecer de todos uma saudação.
Parabéns Nuno Borrego!
Fernando de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73449 | SUÃO | 19 sept. 2004 21:59 | In reply to: #73442

Caros Confrades:
Quero aqui deixar expresso que também eu partilho das duas anteriores intervenções do Zé Tomás e do Lourenço, quanto à importância de mais este volume que vai saír do nosso muito trabalhador e amigo Nuno Borrego.
Esta parece-me ser a via correcta: publiquem-se as fontes, retirem-se conclusões, conheça-se a realidade, e então fale-se de forma fundamentada. É hora de se enveredar, decisivamente, pela genealogia científica. E de abandonar no sotão das velharias as genealogices, de mais ou menos habiliosa "toilette científica": estas tenderão a colher apenas os ignorantes, os deslumbrados, os tolos ou as pessoas de clara má-fé.

Por isso, meu caro Nuno, os meus parabéns por mais esta tua iniciativa. É obra de fôlego: não só pelo volume de trabalho (ver sistematicamente todos os processos de justificação de Nobreza do CN; a que somaste a busca noutros arquivos), mas ainda pelo acréscimo de dificuldade com que foste brindado pelos malditos tabeliães setecentistas quando, ao transcreverem CA antigas cuja escrita já não dominavam, cometeram os mais crassos e numerosos erros de leitura (como eu próprio, nalguns casos, pude constatar contigo).

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73450 | SUÃO | 19 sept. 2004 22:05 | In reply to: #73449

Caro Nuno Borrego e demais confrades:

Por manifesta inexperiência minha nestas lides, deixei o nome no tinteiro, pelo que peço as minhas desculpas

Miguel Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73454 | aburma | 19 sept. 2004 22:35 | In reply to: #73442

Caro Nuno,

Espero que ao leres desta já estejas recomposto da insana labuta e eremitagem que mais esta publicação te fez experimentar.

Fico na expectativa da hora em que puder folhear e consultar mais esta utilíssima compilação.

Um abraço

Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73467 | cyrne | 20 sept. 2004 10:42 | In reply to: #73442

Ao Nuno Borrego os meus parabéns pelo distinto e útil trabalho que tem vindo a desenvolver com as obras que tem publicado.

Vasco Cyrne

Reply

Direct link:

RE: Honra e Glória ...

#73486 | nunomaria | 20 sept. 2004 14:04 | In reply to: #73442

Apesar dos estragos no orçamento, muitos parabéns ao Nuno Borrego por mais um dos seus livros imprescindíveis!

Nuno Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 10:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen