Mesquita - São Paio de Gramaços
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Mesquita - São Paio de Gramaços
Aos estimados Confrades, especialistas na Beira,
Será que alguém tem informações sobre uma família Mesquita, em São Paio de Gramaços (início séc. XVII)?
Existem Mesquitas em Avô e arredores, na mesma época e tenho um 8º avô a casar em S. Gião com a minha 8ª avó. O primeiro casamento deste meu avô foi com Antónia Madeira, em Penalva de Alva: Quando ela faleceu de parto, ele casou com a minha avó (Cunha), em 2as. núpcias.
O pai dele, de S. Paio de Gramaços chamava-se João Fernandes de Mesquita.
Tem sido difícil porque os registos de S. Paio já começam tarde no séc. XVII, para eu conseguir o seu registo de baptismo. Todavia, talvez alguém tenha conhecimentos de que eu não disponho.
Muito obrigada.
Anna
Direct link:
RE: Mesquita - São Paio de Gramaços
Cara Anna:
O que tenho não é muito, mas é o que tirei de processos de ordenação sacerdotal no AUC:
1 – MARIA DA CUNHA, n. em Sandomil cerca de 1640, casou com SALVADOR LUÍS, n. da Rapada - Penalva, «que viviam de suas fazendas». Tiveram:
2 – MARIANA DA CUNHA, casou em S. Gião a 26-01-1681 com MANUEL FERNANDES DE MESQUITA, n. da Rapada – Penalva, filho de João Fernandes de Mesquita, n. de S. Paio do Codeço (S. Paio de Gramaços) e de sua mulher Maria João, ou Isabel João, n. da Rapada. Viveram na Rapada, onde eram «gente honrada que vivia de sua lavrança em suas fazendas», e tiveram:
----- 3 – Padre Manuel Fernandes da Cunha, b. a 02-04-1688, fez inquirições «de genere» em 1711 (AUC – Ordenações sacerdotais, Caixa 1270)
----- 3 – João Fernandes da Cunha, b. a 17-07-1700, fez inquirições «de genere em 1723» (AUC – Ordenações sacerdotais, Caixa 641).
Tenho interesse em saber se esses Cunhas, de Sandomil, se ligam a outros que já tenho.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Mesquita - São Paio de Gramaços
Caro Eduardo Osório,
Muito obrigada pela sua gentileza.
Este Verão consultei no AUC o processo de ordenação sacerdotal do meu tio-avô Manuel Fernandes da Cunha (irmão da minha avó Marianna da Cunha); foi aí que descobri que o pai do marido (Manuel Fernandes de Mesquita) era de S. Paio de Gramaços e casado com Mª João de Penalva (não descobri mais nada!!!); não sabia que o João tinha feito inquirições de genere! (obrigada, mais uma vez).
Quanto a Sandomil, já consultei os registos mais de 3 ou 4 vezes e não encontro nada. No processo de ordenação do padre Manuel F. Da Cunha diz que o pai (Salvador Luis) foi casar a Sandomil. Penso que algumas das folhas onde estariam esses registos, infelizmente são as que estão deterioradas e que são muitas.
Quanto a Cunhas e Sandomil: o que descobri é que todos os Cunhas mencionados nos Freires de S. Gião são padrinhos dos meus, em Penalva de Alva.e como os de S. Gião são de Sandomil, para mim não há sombra de dúvida que são da mesma família. Penso chegar a essa certeza (que já tenho...) com um estudo mais completo sobre Sandomil (onde também tenho família de apelido Thomaz, Garcias, Castelhano, Jorge, Pedroso, Cáceres, etc.).
Agora, as minhas 2 maiores preocupações são: São Paio de Gramaços e Sandomil (mas hei-de resolver o problema!).
Também do avô Salvador Luis não sei grande coisa, mas penso que esteja ligado aos Abreus de Gavinhos (tenho uma tia avó – Ana Garcia (filha de um avô meu: Paulo Garcia, das Caldas de S. Paulo e de Ana Dias) casada com António de Abreu, de Gavinhos, que por sua vez estão ligados aos Luis (informação do caríssimo José Caldeira).
O meu avô, filho do Paulo Garcia chamava-se Brás Garcia. Achei interessantíssimo!
Quando descobrir mais elementos, far-lhos-ei chegar.
Os meus cumprimentos,
Ana Maria Martins da Cruz
Direct link:
RE: Mesquita - São Paio de Gramaços
Cara Ana,
Por coincidencia, tambem descendo de Marianna da Cunha que no Geneall aparece como neta de Marianna da Cunha e Manuel Fernandes Mesquita. Já descobri o assento de baptismo de Marianna que nasceu na Rapada a 30.11.1713. Neste assento diz que o pai dela era 'incerto'. Saberá onde aparece a informação que o pai dela era Alvaro Fernandes da Cunha como consta no Geneall?
Será que descende deste ramo? Sei que Marianna casou em Penalva antes de ter filhos do padre João Borges.
Cumprimentos,
Manuela
Direct link:
Mesquita - São Paio de Gramaços
Bom dia,
Também descendo do casal em questão, mas ainda não me debrucei sobre este ramo. O que sei, retirei de Raízes da Beira. Algum/a dos/as confrades/confreiras tem algo de novo a acrescentar?
Cumprimentos,
Manuel
Direct link:
Mesquita - São Paio de Gramaços
caros Confrades,
Como se passou algum tempo desde os últimos tópicos pergunto se alguém entretanto descobriu mais alguma coisa sobre "os Mesquitas " também são meus ascendentes tendo-se ligado aos "Cunhas".
Agradeço
bmpm19800
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 nov. 2024, 17:30