Primazia nas armas a usar
This topic is classified in rooms: Heráldica | Formação
Primazia nas armas a usar
Por parte da minha mãe posso usar o brasão dos Condes de Alentém não sei com que diferença (uma quebra, a minha mãe)
Por parte de meu pai posso usar as armas dos Senhores da Casa de Cimo de Vila (Vilar do Torno - Lousada; da Silva teixeira de Queirós) tb com uma quebra (uma bisavó) e as dos Barbosa Magalhães e Menezes de Beire (Paredes) com uma quebra tb (uma trisavó)
Quais têm primazia? Posso combiná-las? a quem peço o reconhecimento ao direito de uso das armas?
Obrigado
António
Direct link:
RE: Primazia nas armas a usar
Caro confrade
Em princípio, julgo que poderá usar um brasão com até 4 armas das famílias de que descende, à sua escolha, mas por ordem de proximidade com a sua varonia (no escudo esquartelado as armas do primeiro campo devem estar mais próximas da varonia do que as do segundo, as deste mais próximas do as do terceiro, etc..), seguindo o regimento de El-rei D. Manuel.
Até há cerca de 2 anos estava a funcionar um organismo privado ligado ao Senhor D. Duarte (O Conselho de Nobreza) que que mantinha um arquivo e procurava manter a heráldica histórica viva. Hoje parece que foi substituído por um Instituto da Nobreza Portuguesa, pelo que o aconselho a consultar esta denominação neste fórum.
Cumprimentos
Sérgio Sodré
Direct link:
RE: Primazia nas armas a usar
Caro Confrade
Muito obrigado. A varonia é Magalhães, mas o último ascendente com CBA foi um tataravô e descendo dele por uma filha. Até agora ainda não descobri nenhum ascendente agnático com direito ao uso de armas. As mais próximas do lado do meu pai são do trisavô paterno Queirós, de que descendo através da mãe do meu avô e avó do meu pai (o meu avô aliás herdou o Senhorio da Casa de Cimo de Vila em conjunto com uma prima, casa que depois venderam tendo um filho da prima trazido a pedra de armas para casa dele)
António Queiroz e Menezes
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 20:45