como começar?

This topic is classified in rooms: Formação | Famílias

como começar?

#76507 | SofiaAraujo | 04 nov. 2004 15:00

Ola sou nova por aqui mas nao sei como começar, alguem me pode ajudar?
E já agora o meu avô tem um nome que ninguem me sabe dizer nada sobre ele é Judicibús.
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: como começar?

#76509 | joão pombo | 04 nov. 2004 15:07 | In reply to: #76507

Cara Sofia:

Começar por onde e ajudar em quê? Já reparou na escassez de elementos da sua mensagem?
Se dissesse o seu nome completo e o dos seus Pais talvez já fosse possível a muitos Participantes ajudá-la, mas com tão pouco, só um vidente ou medium...
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: como começar?

#76511 | SofiaAraujo | 04 nov. 2004 15:34 | In reply to: #76509

Tem razao nome do pai jose gonçalves fernandes, mae maria dulce sousa fernandes, pois o meu apelido é sousa fernandes, o avô materno é antonio judicibus pinto,pois espero que me ajudem como fazer a minha arvore.
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: como começar?

#76516 | nunomaria | 04 nov. 2004 16:17 | In reply to: #76507

Cara Sofia,

Associo o seu apelido (Judicibus) ao Bombarral. Julgo até que lá existe uma rua com esse nome. Não terá ligações familiares com a zona Oeste?

melhores cumprimentos

Nuno Maria

Reply

Direct link:

RE: como começar?

#76521 | joão pombo | 04 nov. 2004 17:17 | In reply to: #76516

Cara Sofia:

Pesquisando num qualquer motor de busca, de preferência o Google e escrevendo "Judicibus", vão-lhe aparecer algumas referências e nomes de pessoas, pelo menos um do Bombarral e outro de Mértola, como refere o Nuno Maria.
Curiosamente, "judicibus" é também uma expressão latina empregue frequentemente pelos Juristas, como facilmente se aperceberá pela busca que lhe aconselho.
Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: como começar?

#76526 | nunomaria | 04 nov. 2004 17:54 | In reply to: #76521

Caros João Pombo e Sofia,

Creio que o Sr. Judicibus que deu o nome a uma rua do Bombarral foi um "notável" local da primeira metade do século XX. Recordo-me vagamente de ter lido alguma coisa sobre ele num jornal regional, o Notícias do Bombarral, de que sou assinante.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Maria

Reply

Direct link:

RE: como começar?

#76597 | victorferreira | 05 nov. 2004 15:53 | In reply to: #76511

Cara Sofia,

(se "passear" pelo site, ou por qualquer outro site de genealogia, vai encontrar esta informação toda, mas aqui vão umas dicas úteis)

A "árvore" é feita a partir de dados que são ou - pelo menos no princípio - devem ser coligidos pelo próprio interessado, no caso, por si. Estamos a falar de datas e locais de nascimento, e sempre que possível, de casamento e óbito (que às vezes dão jeito para tirar dúvidas, estabelecer parentescos, esclarecer locais de origem contra locais de moradia, coisas do género).

Onde? Em primeiro lugar junto dos seus pais, avós, tios, em suma, dos seus maiores se forem vivos. A seguir, nos registos civis para períodos mais recentes e/ou quando não houver mais, nos registos de baptismo das paróquias de onde os seus pais, avós, bisavós, etc foram originários. Esses registos (livros) paroquiais (Freguesias) estão em geral nos Arquivos Distritais (com excepção pelo menos de Coimbra e Braga, onde estão à guarda das respectivas Universidades).
Mas também junto de pessoas mais idosas, amigos da família, que podem contar coisas que a gente da família não sabe ou não quer dizer (há muitos tabus familiares de que nós nem suspeitamos ...). E também recolher informação material do tipo dedicatórias em fotografias, ou cartas. Da mesma forma, testamentos, escrituras de transacções de propriedades, onde constem parentescos de testemunhas ou de parceiros e negócio.

Mas munida de pelo menos datas e/ou locais (Freguesia de preferência) de nascimento dos seus parentes mais antigos você já pode começar. Vá ao ADistrital da zona de onde eles são e peça o respectivo livro entre as datas X e Y que compreendam o período em que nasceram. É só registar ou pedir uma certidão, se quizer ser mais purista.

Daí até chegar ao D. Afonso Henriques é um saltinho.

(É claro que isto dá uma trabalheira medonha, horas e horas de pesquisa, pó, ácaros, salas de leitura frias como a neve ou quentes como o inferno, livros que se perderam, treino de leitura de caligrafias de séculos atrás ... e se você tiver a sorte de quando não houver mais nada nos livros ou até antes disso poder entroncar num dos nomes constantes no genea, ou porque alguém já o fez antes e voces têm ancestrais comuns ou porque você - como todos nós - somos descendentes de sensivelmente as mesmas pessoas lá pelo século XI, então fica feita essa linha até onde a vista genealógica documental alcança. Se não, paciência, tente outra linha. Mas a satisfação e o divertimento de encontrar mais um ancestral continuarão os mesmos: enormes!)

Boas pesquisas e ... não desanime.
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 04:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen