Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

#76667 | DavidMoreira | 07 nov. 2004 01:24

Procuro informações sobre a família " da Ponte ". Residiram na Quarteira durante o seculo XIX S.Clemente, Loulé.

Albertina da Ponte Felizardo (1892), José da Ponte Felizardo, Felizardo da Ponte

Obrigado pela atensão

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

#76741 | suzy gama | 08 nov. 2004 12:37 | In reply to: #76667

Caro David

Não sei se se poderá falar numa familia "da Ponte", são realmente muitas as pessoas que têm este sobrenome.
Quanto aos nomes que apresenta, deverá dar mais dados, como a filiação dessas pessoas e a freguesia em que nasceram.
Sendo essas pessoas naturais do Algarve, deverá pesquisar no Arquivo Distrital de Faro.
Só recuando no tempo poderá ter a sorte de encontrar alguem com raizes comuns.
No meu caso só a partir dos 5ºs avos é que consegui entroncar um ramo familiar e foi o único, continuo a pesquisar nos Arquivos sempre que posso.
Comece por tirar cópias não certificadas dos assentos de nascimento dos seus avós, aí conseguirá os nomes dos pais e avós das pessoas em questão.
A maioria dos meus antepassados são de S. Clemente, Loulé também, talvez mais para trás haja algo comum.
Boa sorte!

Susana Gama

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

#76746 | Mavasc | 08 nov. 2004 14:22 | In reply to: #76667

Caro David Moreira

Em tempos um meu amigo "da Ponte", precisamente de Quarteira, contou-me uma história sobre a origem do nome dessa família, que, em muitos casos, passou posteriormente a Pontes.
Ao que me lembra esse nome tem a ver com uma altura de guerra e com os que estavam do outro lado da ponte. De qualquer forma julgo que terá de investigar também os Pontes dessa zona.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

#76873 | jliberato | 09 nov. 2004 21:53 | In reply to: #76667

Caro DavidMoreira,
Sugiro que veja o tópico "Famílias de São Clemente de Loulé" e que nele intervenha se entender.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

#76883 | rmfrp | 09 nov. 2004 22:50 | In reply to: #76746

Cara Maria Benedita:

Por coincidência, descendo de uma família Ponte, de Loulé, em que pelo menos uma pessoa passou a usar Pontes: Gertrudes Rita Pontes, que casou em Faro em 1856. Não será certamente caso único. Como se sabe, o mesmo sucedeu com outros apelidos.

A história que o seu amigo lhe contou é que talvez não passe de uma lenda. Na região de Loulé o apelido Ponte é muito comum e há diversas linhas independentes, entre as quais a minha, que se conseguem seguir até aos inícios do século XVII, perdendo-se as suas origens no tempo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Lou

#76890 | Mavasc | 09 nov. 2004 23:13 | In reply to: #76883

Caro Rui Pereira

É possível que a tal história não seja exactamente verdadeira, fixei-a porque achei curiosa. O meu amigo é Pontes, pela mãe, e primo do Almirante Fuzeta da Ponte .Pelo pai é Cocco. Foi esta diferença entre o nome de dois parentes que ele me explicou com o "dizem que...."

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Lou

#76898 | rmfrp | 10 nov. 2004 00:13 | In reply to: #76890

Cara Maria Benedita:

Peço desculpa pela confusão. No caso que referi, de Gertrudes Rita Pontes, não encontrei nenhuma explicação para a mudança de nome. O mais curioso é que o registo de casamento em causa indica o pai e o avô com o apelido na forma habitual, "da Ponte".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Loulé e Algarve

#77234 | DavidMoreira | 14 nov. 2004 16:41 | In reply to: #76873

Muito obrigado

Reply

Direct link:

RE: Familia " da Ponte " S.Clemente, Lou

#77236 | DavidMoreira | 14 nov. 2004 17:16 | In reply to: #76890

É interesante falarem do Sr. Almirante Fuzeta da Ponte.
Este Sr. pertence a uma familia de algarvios que se radicaram em Setúbal, tal como um ramo da minha familia.
Certo dia a minha avó Maria da Ponte Viegas e o pai do Sr. Almirante conversaram e chegaram á conclusão que eram aparentados, parece que descobriram que tinham uns parentes em comum.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 20:12

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen