Rebochos, da Beira

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Rebochos, da Beira

#7691 | alentejo | 02 août 2001 17:46

Procuro informações sobre uma linha de Rebochos, originária de Vimieiro, Arraiolos, que passou a Almeida por volta de 1760. Ascendentes dos Viscondes de Santo António, Condes de Tavarede, Sarzêdas, Barões de Grimancelos, da família Rebocho Pessoa Vaz, etc.

Obrigado

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7695 | LCM | 02 août 2001 21:17 | In reply to: #7691

Olá Nuno

Sem querer "ensinar o Pai Nosso ao vigário" lembraste-te de expôr este tema ao Pedro Saldanha? É peovável que ele saiba qualquer coisa...

Um abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7697 | 2910 | 02 août 2001 22:55 | In reply to: #7691

Caro Nuno Borrego
Se contactar o Sr. Antonio José de Sousa Junior, que vive em Almeida (o contacto está na lista dos socios da A.P.G.)ele fez a genealogia dos Rebochos da Beira.

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

P.S. Um ramo destes Rebochos teve casa brasonada em Frechão (Trancoso).

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7703 | alentejo | 03 août 2001 00:38 | In reply to: #7695

Viva Lourenço,

Estou com esta investigação bastante avançada, o Miguel Esperança Pina, recolheu muitos elementos nos últimos 2 anos. Passou-mos para lhe organizar um Livro de Família. Penso que o Pedro Saldanha lhe passou tudo o que tinha.

Abraço

NB

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7704 | alentejo | 03 août 2001 00:43 | In reply to: #7697

CAro Óscar CAeiro Pinto,

Muito obrigado pela sua "dica". Julgo que o Tó Sousa já facultou todos os elementos que possuia. Esta família, com bastantes militares, enxameou-se um pouco por todo o país e tenho algumas linhas paradas em meados do séc. XIX.
Por acaso não sabe qual a composição da pedra de armas? Como este apelido não tem armas próprias seria interessante ver de quais fizeram uso em Frechão. O ramo do Visconde de Santo António usou Albuquerques e Freires.

Mais uma vez muito obrigado pelas suas ajudas.

Um abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7714 | 2910 | 03 août 2001 18:27 | In reply to: #7704

Caro Nuno
A referida casa fica situada no lugar de Frechão, freg. de Torres, conc. de Trancoso. Dizem que pertenceu aos Rebochos, é uma pequena casa em granito com uma fachada muito modesta, só se destingue das outras pelo enorme e elaborado brasão esquartelado 1ºCardoso 2º.....?, 3ºMenezes, 4ºAlmeida ou Melo, que está na fachada.
Um abraço
Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7716 | alentejo | 03 août 2001 20:00 | In reply to: #7714

Caro Óscar,

Obrigado, fico-lhe muito grato pela informação. Vou tentar ver os notarias e seguir o rasto dos proprietários pelas escrituras de compra/venda.

Um abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7721 | LSV | 03 août 2001 21:04 | In reply to: #7691

Caro Nuno Borrego

Embora nada tenha a acrescentar a este seu tópico, aproveito para colocar uma questão de que tratámos há uns tempos e da qual não sei se tem já resposta.
Encontro em Campo Maior o casamento de Catarina Vaz de Mendonça com Lourenço Lopes, a 17.5.1676, sendo ela viúva do cap. João Rebocho de Mello. Confesso que não me lembro (e por lapso não assentei) se o assento refere que este era Avô da noiva acima, se deduzi que estes fossem os Pais da Catarina Vaz de Mendonça. Penso que está lavrado no assento este parentesco, senão, há ainda a hipótese de a não o serem, esta Catarina Vaz de Mendonça ser a mesma atrás, e então ter casado 3 vezes: a 1ª com Manuel Belo de Ludeu, de quem nasceu de entre outros a minha Leonor e a sua Maria Mexia); a 2ª com o cap. João Rebocho de Melo (que é testemª no casamento da minha Leonor e que dou como Avô); e por fim e 3ª vez com o tal Lourenço Lopes.
E, novamente sem ter nada a haver com este tópico, prossigo. Coloquei-lhe uma questão há já algum tempo para a qual não tenho ainda resposta, e não sei se terá algo a acrescentar. Tenho como Pais de António Fernandes de Morais (casado a 23.1.1667 em Campo Maior com Maria Mexia), e apenas por dedução e exclusão de partes, o casal António de Morais e m.er Leonor d'Eça. Tem dados sobre este assunto e sobre estes personagens?
Um abraço e até breve
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7722 | LSV | 03 août 2001 21:06 | In reply to: #7691

Caro Nuno Borrego

E falei, falei e esqueci-me de lhe perguntar o que é que este cap. Rebocho de Mello tem a haver com os Rebocho da Beira.
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7725 | alentejo | 04 août 2001 00:08 | In reply to: #7721

Caro Luís,

Não voltei a dedicar tempo às minhas linhas de Campo Maior, ainda que tenha o António Filipe Rosado, de Borba, a proceder a investigações na Biblioteca de Elvas, onde se guardam as proclamas, habilitações de genere, etc.
A Catarina Vaz de Mendonça deve ter nascido cerca de 1630, possivelmente em CAmpo MAior, ou Arronches, onde também encontro Vaz de Mendonça. Em finais no séc. XVI viveu em Campo MAior um Pedro VAz de Mendonça, o Amo por antonomázia, que julgo ser o progenitor deste apelido nessa região, onde Mendonças não abundam, pelo menos nessa época.
Como parte dos paroquias de Campo Maior desapareceram com a explosão do Castelo em meados do séc. XVIII, julgo que só lá chegaremos pelas referidas proclamas e/ou habilitações de genere.
Quanto aos Morais, existem Fernandes de Morais em Portalegre desde o séc. XVI e mais antigos em Fronteira. Se ter psquisado essa gente com grande exaustão é provável os de Campo MAior terem origem nesses. Espero durante o mês de Agosto ir a Elvas 1 ou 2 semanas e resolver estes e outros assuntos. Assim que tiver novidades passo-lhas com todo o gosto.
Os Rebochos da Beira não são da Beira, descendem por varonia de João de Araújo de Matos, referido no título de Mexias, § 75. O primeiro que passou a essa província foi João António Rebocho, em 1754, e por lá ficaram. A relação do Rebocho de Melo com estes não a conheço, estes Rebochos tiveram origem na zona de Vimieiro/Arraiolos.

Um abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7727 | jaf | 04 août 2001 02:26 | In reply to: #7691

Caro Nuno Borrego

Pela sua referência aos Sarzedas, admito que tenha informação sobre a ascendência paterna dos irmãos Fernando,Sara,Margarida e Eugénia da Cunha Rebocho. É assim? Seria possível passar-me alguns dados e, já agora, explicar qual a relação com os Grimancelos/Stº António?
Desculpe as perguntas - em lugar de resposta.

Cumprimentos,
João Frazão

p.s. no caso de preferir contactar-me directamente, o meu e-mail é:
amaralfrazao@ip.pt

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7731 | LSV | 04 août 2001 14:49 | In reply to: #7725

Caro Nuno Borrego

Quer então isto dizer que a Catarina Vaz de Mendonça seria também Mexia por ascendência, pois Pedro Vaz de Mendonça «o Amo», a ser aceite como progenitor destes Vaz de Mendonça, deveria ser seu Avô. E sê-lo-ia pelo menos por dois ramos: 1. pela mulher de Pedro Vaz de Mendonça (Maria Afonso Vicente, nascida em Campo Maior); 2. pela Mãe de Pedro Vaz de Mendonça (Maria Fernandes Mexia casada com Tristão Vaz).
Quer isto ainda dizer que ela deverá ser prima co-irmã de uma Catarina Mexia nascida a 12 de Outubro de 1627 e casada a 7 de Julho de 1645 com Manuel Fernandes, filha de Tomé Vaz, Almocreve, falecido a 8 de Setembro de 1635 e casado a 14 de Novembro de 1616 com Maria Fernandes.
Por fim, este Tomé Vaz deverá ser assim seu tio ou mesmo Pai.
Um abraço
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7732 | alentejo | 04 août 2001 15:25 | In reply to: #7731

Caro Luís,

A sua linha de raciocínio parece-me bastante consistente. A Catarina VAz de Mendonça era também Mexia, por pai ou mãe, na sua descendência usou-se este apelido (sua filha MAria Mexia, por exemplo, e na descendência desta).
Não me parece que o Tomé Vaz seja seu pai, a menos que houvesse 2 Catarinas (uma Mexia e outra VAz de Mendonça) fruto de 2 casamentos.
Ligar esta nossa Catarina aos Mexias é uma questão de tempo, ligá-los aos Mendonças é que se me afigura mais complicado. Tanto podem ser dos Mendonças portugueses como da Extremadura espanhola.
Vou pegar novamente nessa gente e tentar desenrolar a meada.

Um abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7733 | 2910 | 04 août 2001 16:42 | In reply to: #7691

Caro Nuno
Já que estão a falar de famílias de Portalegre, gostava de saber se tem a ascendência de Ana Elisa Augusta de Bellas, nascida em Portalegre,Castelo de Vide, filha de António dos Santos Dias e de sua mulher Ana Fortunata Dias.
A dita Ana de Bellas casou com Diogo Alvaro Pereira Forjaz Sarmento de Lacerda, 8º morgado de S.Mateus da Calheta, bapt. em Angra a 20/3/1803, F.C.R. por alv. de 20/10/1820, com geração nos Forjaz de Lacerda.

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#7740 | LSV | 05 août 2001 05:57 | In reply to: #7732

Nuno
Dei por hipótese e sem querer que Tomé Vaz pudesse ser Pai da Catarina Vaz de Mendonça. Parece-me certo que o não devia ser. Era certamente seu Tio.
Seria (?) assim neta de Pedro Vaz de Mendonça e de s.m. Mara Afonso Vicente, embora para já não saibamos quem são os Pais.
Aguardo novidades sobre esta questão.

Um abraço
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#60906 | carlos luiz | 21 mars 2004 23:35 | In reply to: #7732

Caros cofrades Rebochos,Eu tambem tenho um ramo Rebocho,na Vila do Cano-Sousel-Alto Alentejo. Tenho até um Rebocho,que escreveu varios livros de poesia.Estamos ligados as familias-Dordios-Godinhos- Contacte-me por favor,talvez lhe possa ser util!
um abraço carlos

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#61786 | fbegonha | 02 avril 2004 15:21 | In reply to: #7691

Caro Nuno Borrego,
Ao dar uma vista de olhos por este forum, deparo com o seu pedido da familia Rebochos e da familia Rebocho Pessoa Vaz.
Não sei se estamos a falar do mesmo, mas pertenço à familia Pessoa, que por sua vez, sou primo da familia Rebocho Pessoa Vaz, (Pocariça, Cantanhede - Coimbra). Dado que neste momento o meu tempo é muito escasso, não quero no entanto deixar de lhe dar algumas dicas, para ver se este é um dos ramos que procura, e se assim fôr mais tarde:
- Mário Vaz (Cantanhede), casou Maria Júlia Pessoa (Pocariça-Cantanhede)tiveram dois filhos: Alexandre Pessoa Vaz (Prof de Direito na Universidade de Coimbra) e Carlos Pessoa Vaz (Brigadeiro do Exercito Português).
Alexandre Pessoa Vaz, casou com Maria Carlota Rebocho Vaz (irmã do Coronel Camilo Rebocho Vaz, que foi Governador Geral de Angola)têm 7 filhos. O Drª Alexandre Pessoa Vaz e mulher bem como todos os filhos ainda são vivos.
Fico à espera de saber se tem mais interesse em conhecer mais alguns elementos.

Um Abraço
Fernando Pessoa Begonha

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#61822 | carlos luiz | 02 avril 2004 23:45 | In reply to: #7691

Por favor,diga-me se os seus Rebochos,estao relacionados com os meus Rebochos da vila do Cano-Sousel-Eu tambem procuro,uma carta de brazao dos Rebochos, na Biblioteca de Lisboa!
E uma genealogia dos Rebochos do Alto Alentejo.Ajude-me por favor!Diga-me qualquer coisa.-------carlos

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#61832 | Benedita Vasconcelos | 03 avril 2004 11:58 | In reply to: #61822

Caro confrade
Havia um senhor Rebocho em Portalegre,pai de vários filhos,uma delas a Maria Carlota Rebocho que casou com o Dr. Pessoa Vaz,da Pocariça
Cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

Rebochos em Fronteira

#61839 | jliberato | 03 avril 2004 16:35 | In reply to: #7691

Caro Nuno Borrego,
Hoje estive a fazer uma pesquisa em Fronteira procurando um Eusébio Ribeiro Machado.
Encontrei Rebochos, nomeadamente:
Casamento de António Reboxo, viúvo de Catarina Lopes, natural de Fronteira, com Maria Avilez, viúva de Leonel Álvares, natural de São Saturnino.
Não me interessa directamente mas tomei nota pois sabia que o tema se discutia aqui.
Um abraço
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Rebochos em Fronteira

#62021 | carlos luiz | 05 avril 2004 20:47 | In reply to: #61839

Caro liberato,vejo que tambem se interessa,as familias Rebocho,do Alentejo.Pois eu tamtem tenho Rebochos na Vila do Cano-Sousel-Alto Alentejo-procuro ascendençia de Maria Rebocha,casada com Vincente Dordio Godinho,em 19/05/1793,na vila do cano. cumprimentos carlos

Reply

Direct link:

RE: Rebochos em Fronteira

#62024 | jliberato | 05 avril 2004 21:57 | In reply to: #62021

Na realidade não tenho intereese.
Como encontrei esse assento, não quis deixar de o oferecer aos nossos confrades que se interessam por Rebochos.
Então e a descendência de Vila de Rei?
Um abraço
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#62947 | carlos luiz | 19 avril 2004 22:07 | In reply to: #7697

Caro Óscar, o senhor conheçe alguem, que tenha feito uma genealogia dos Rebochos ? Eu gostava de saber, se os meus Rebochos do Cano-Sousel,possam fazer parte desta genealogia ! E qual é a região, da origem dos Rebochos ?Pois se entendo bem, à Rebochos brazonados em varias regioes de Portugal ,mas não no Cano ! cumprimentos e agradeçimentos por vossa atenção carlos

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#82753 | carlos luiz | 26 janv. 2005 00:14 | In reply to: #7721

Caro Luis Soveral Varella
Sei que é um pouca tarde,mas revendo os meus Rebochos de Sousel, dei com um nome talvez familiar!O de Fernando Morais(casado em 23/01/1667 em Campo Maior com Maria Mexia)
Porque eu tenho, um Pedro Vaz Mexia, de Sousel, filho de Pedro Vaz Mexia do Campo Maior, e de Domingas Gonçalves da Froteira.

cumprimentos
carlos

Reply

Direct link:

RE: Rebochos, da Beira

#86845 | carlos luiz | 24 mars 2005 15:46 | In reply to: #7691

Caros confrades
Nuns Topicos do ano 2001, li nas mensages,(Rebochos da Beira) que se discutia as familias Vaz e Mexias do Campo Maior!
Procurando ascendençia do meu Pedro Vaz Maxia, bapt por volta de 1650, natural do Campo Maior,cc Domingas Gonçalves, da Fronteira!
Fiz um pedido de buscas no Arquivo de Portalegre,responderam-me não encontrarem, registos paroquiais de Campo Maior, para o periodo que pedi deste Pedro Vaz Mexia,1650.
Encontrando portanto vários filhos deste casal!

Domingos, b. 17/01/1672 filho de Pedro Vaz Mexia e Domingas Gonçalves
Maria,b.20/09/1676 filho de//////////////////////////////////////////////////////
Ignez,b.07/02/1680 filho de /////////////////////////////////////////////////////
Manuel,b.28/03/1683 filho de ///////////////////////////////////////////////////
Todos estes filhos,nasçeram na Paroquia de Sousel-concelho de Sousel

Num dos registos de uma neta, do Pedro Vaz Mexia! Dizia que ele nasçeu no Campo Maior! No topico de 04/08/2001 do confrade,Alentejo ao confrade Luis Soveral Varella, dizia que uma parte das paroquias do Campo Maior desapareçeram com a explosão do Castelo em meados do seculo XVII
Serà que estes arquivos,tambem destruidos??
Agradeçia por favor uma ajuda! com os meus cumprimentos
Carlos (França)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juin 2024, 19:39

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen