Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bispados

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bispados

#76958 | victorferreira | 10 nov. 2004 20:16

A. Antunes, de Teixeira, Fr. Sta. Isabel; Fr. de Cepos (Coimbra) finais do séc XVIII

Procuro referências a um grupo de Coimbra de que não possuo mais informação que:

43. Ritta Maria filha de:
86. João Antunes, natural de Teixeira, freg. de Sta. Isabel, Coimbra, e de ;
87. Anna Maria Lopes, natural de (...?...), freg. de Cepos, Coimbra.

Datas: Ritta Maria casa em Mosteirinho, freg. de Alcafache, em 02/06/1796, com Sylvestre Paes (fº de José Paes e Bárbara Lourença, ambos de Mosteirinho), pelo que poderá ter nascido de mais ou menos 1778 para trás.

Algum confrade terá alguma informação sobre os referidos?
(a propósito, o tópico sobre o AUC, oferta do generoso confrade Pedro França, ainda estará activo?Ou está de férias e está muito bem)


B. Pais de Abreu: de Mileu/Caria, Cepões e Samora (Lamego) nos finais séc XVIII

39. Maria Joaquina de Abreu, de Mileu/Caria, Cepões (Lamego), filha de:
78. José Paes de Abreu, dito de Casal Sandinho, mas provavelmente só lá morador, e de;
79. Úrsula Maria Jacinta, de Samora, Lamego.

Datas: a filha de Maria Joaquina de Abreu, Luiza da Costa, nasce em 22/09/1807 e tem como padrinhos o capitão Luis António de Abreu cc Joana Teresa Cardoso, de Mileu, mas não sei se da família de seu pai (o capitão não tem o “Paes”), se apenas lá residentes, se de lá originários, eventualmente como os seus pais.
Maria Joaquina poderá ter nascido de cerca de 1789 para trás.

Fui informado in loco e num feriado turístico que os paroquiais de Lamego, para além de estarem em Lamego e não em Viseu (passe o bairrismo) ... parecem estar à guarda do Arquivo Diocesano, o que torna tudo aparentemente mais contra-mão. Darão os Srs. funcionários eclesiásticos alguma informação via net ou por qualquer outra via de cariz mais “tele-guiado”, ou não me escapo a mais uma uma sempre prazerosa ida a essa bela localidade ... ?

Algum confrade pesquisará famílias dessas zonas e poderá partilhar alguns dos seus achados ou das informações que possua de forma mais geral?

Cumprimentos e obrigado pelas ajudas.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#76962 | jaboo | 10 nov. 2004 22:17 | In reply to: #76958

Caro Victor Ferreira,

Tentei varias vezes escrever ao arquivo diocesano de Lamego mas infelizmente nunca recebi resposta. Por isso em setembro, resolvi-me ir a Lamego visitar o paco episcopal e consultar alguns paroquiais. Penso que sera essa a melhor opcao para si. O Sr Henrique que se ocupa de fazer o inventario de todos os livros do arquivo e muito simpatico e prestavel. O Arquivo agora estao muito melhor organizado. Tem la muita coisa para consultar.

Estou sempre disposto para trocar qualquer informacao genealogica. Se estiver interessado, a minha familia e natural pela maior parte do concelho de Penedono (distrito de Viseu, diocese de Lamego), mas tambem tenho varios antepassados dispersos por outros cantos da diocese.

Cumprimentos
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bispados

#76968 | rmfrp | 10 nov. 2004 22:39 | In reply to: #76958

Caro Victor Ferreira:

Correndo o sério risco de lhe dar uma informação que já tem, posso indicar que as freguesias de Teixeira (orago Santa Isabel) e Cepos pertencem ambas ao concelho de Arganil.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bispados

#77063 | victorferreira | 11 nov. 2004 23:58 | In reply to: #76968

Caro Rui Pereira,
Vivendo e aprendendo ...
Obrigado pelo dado novo, que desconhecia totalmente, embora ainda não me tivesse dado ao trabalho de procurar.
Cumprimentos
VF

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77066 | victorferreira | 12 nov. 2004 00:11 | In reply to: #76962

Caro João Braz,
Assim seja.
Para Norte do meu núcleo de origem - [Viseu (Viseu cidade, Silgueiros), Mangualde (Alcafache, Cães de Cima, Água Levada), Nelas (Senhorim, Santar, Casal Sancho, Aguieira, Vilar Seco, ...] - o meu pessoal é (presumo) dos sítios que referi na mensagem anterior. Não lhes conheço maior dispersão, pelo menos até agora.
Confesso que até me aborrece essa concentração excessiva em meia dúzia de terras todas pegadas. Cheira-me a demasiada consanguinidade ... Assim apareçam mais.
Tenho todo o gosto em partilhar sim senhor.
Cumprimentos,
VF

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77077 | jaboo | 12 nov. 2004 07:07 | In reply to: #77066

Caro Victor Ferreira,

Tenho exactamente o mesmo problema. A minha familia vem quase toda do mesmo concelho. Na terra dos meus pais, parece que somos todos primos de uma maneira ou de outra, e consanguinidade nao é o que falta. Tenho por exemplo, um par de antepassados representados 7 vezes na 12a geraçao.

Também tenho antepassados pelos lados do concelho de Nelas. Os meus 7os avos Luis Tavares e Maria Duarte eram naturais da vila de Moreira que penso estar naquele concelho. Infelizmente, ainda nao consegui saber onde os paroquiais da Moreira se situam, se nos de Santar ou nos de Senhorim.



Cumprimentos
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77095 | victorferreira | 12 nov. 2004 10:45 | In reply to: #77077

Mas não é possível! O mundo é pequeno, e Portugal então, nem se fala.

A minha mãe e boa parte dos meus antepassados pelo seu lado são de Moreira. Deve ter sido a única localidade que eu não citei no rol da outra mensagem.
É onde ela vive presentemente e a família desloca-se lá com frequência.
Se tiver acesso aos mapas militares (Carta Militar de Portugal. Serviços Cartográficos do Exército), Moreira está na carta 200, no primeiro quadrante à esquerda. Deve haver um site na net onde isso se veja (qualquer pessoa pode comprá-los, provavelmente também se encomendam; cá em Portugal até nas lojas de "desporto-aventura" isso se vende).

Moreira não é vila. É, ou são, duas aldeias M. de Cima e M. de Baixo (MC e MB). Boa parte dos meus antepassados vêm das duas. As Moreiras pertenciam à Freguesia de Santar até há uns anos, junto com o Pizão e mais umas poucas aldeias. Vila é Santar, mas vila sem Concelho (não é sede de Concelho), hoje considerada uma "aldeia histórica".
Penso que a origem do nome pode ser uma de duas: ter em tempos sido conhecida pela abundância de amoreiras, ou naturais ou para a criação do bicho da sêda; ou em alternativa qualquer coisa mais tardo-medieval do tipo "lugar moreiro" como sinónimo de bom lugar para morar.

De facto são aldeias viradas a sul, e em MB até há uns anos havia um solar belíssimo do séc XVIII ou XIX, onde não morava ninguém pelo menos desde os anos 30 (diz a minha mãe), onde se realizavam bailes em dias de festa, e que pertencia alegadamente a um Luis Cândido Tavares, de Nelas, cuja casa no mínimo seiscentista, também belíssima, lá se encontra no meio da vila, no extremo de um jardim/arvoredo. Já estive no interior da casa, convidado por amigos (Sacramento Monteiro) que são parentes dos Tavares, e a impressão é de cuidado boa preservação.
O mesmo não se pode dizer do solar em MB. Foi comprado por um emigrante no Brasil que pura e simplesmente o transformou num mamarracho absurdo e incaracterístico apagando completamente qualquer vestígio do que tinha sido ... curiosamente para grande desgosto dos habitantes de Moreira de Baixo, que pelo visto percebiam mais de arquitectura que o retornado de uma vida de trabalho no estrangeiro. Paciência, e paz à sua alma.
Esse (ex-)solar pode estar na origem de MB. Como é um aglomerado de casas muito mais pequeno que MC e situado basicamente "aos pés" do dito solar, pode ter sido a sede de uma quinta que atraiu trabalhadores agrícolas que formaram o aglomerado inicial. MC fica numa cumeeira entre o Rio Dão e a Ribeira de Calva que passa ao fundo de MB. se vistas de Sul, ambas as aldeias assemelham-se a um enorme olival uma vez que há oliveiras por todo o lado.
Não há mais que trezentas pessoas nas duas aldeias, na maior parte idosos. A agricultura, apesar de ser praticada de forma "industrial" na vinha, nem sequer se pode hoje considerar uma actividade: é um entretenimento de horas vagas para quem trabalha na indústria e serviços em Nelas, Mangualde ou Canas de Senhorim, ou um entretenimento de todas as horas para quem jé está reformado e não tem paciência para ficar parado. Quando se precisa de uns trocos, vai-se às matas e corta-se uns pinheiros ou eucaliptos.
Há umas procissões, umas reuniões de (poucos) jovens à volta de umas fogueiras no Inverno ou na Páscoa, uns jogos de futebol no campo pelado da aldeia do tipo solteiros e casados ou solteirAs e casadAs (sim, porque apesar de estarmos numa aldeia, as mulheres são muito emancipadas), uma Casa do Povo onde essencialmente nada se passa de interessante, um terreiro defronte à igreja de São Silvestre onde se faz o leilão habitual no dia do Santo (31/12 ou 01/01, nunca sei). Se procurarmos bem ainda encontramos uns velhinhos que contam umas histórias engraçadas que eu e o meu irmão vamos mantendo em memória. Na escola primária, em dez anos passamos de uns vinte alunos para cinco e com tendência a diminuir. Todos os anos sai gente para a Suíça, França, Alemanha.
E pronto. Aí estão as Moreiras apresentadas.

Os paroquiais de Moreira e de todo o Concelho de Nelas estão no Arquivo Distrital de Viseu, onde vou sempre que posso.

Cumprimentos,
VF

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77106 | Mavasc | 12 nov. 2004 12:24 | In reply to: #77066

Caros Víctor Ferreira e João Brás

Também ando ás voltas com Moreiras de Viseu e arredores (Carvalhais , Couto de Cima e Lourosa) nomeadamente com um Capitão António Moreira que casou com Maria dos Prazeres Nunes de Sousa .Ele nasceu em 1804 e ela em 1799. Ele filho de Caetano Moreira de Figueiredo, do Couto de Cima, e ela de Luis Lopes do Rêgo, de Carvalhais.
O João Brás é parente dos Abrunhosa e Sousa ?

Cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

Moreira, localidade de Santar

#77107 | victorferreira | 12 nov. 2004 12:42 | In reply to: #77106

Cara Maria Benedita,
A Moreira aqui referida é uma localidade, melhor, duas, que pertenciam à fraguesia de Santar.
Infelizmente, pelo menos até agora, não tenho qualquer referência ao apelido "Moreira" nos meus ancestrais. Mas se aparecerem, darei retorno ao seu pedido.
Os melhores cumprimentos.
VF

Reply

Direct link:

RE: Moreira, localidade de Santar

#77108 | Mavasc | 12 nov. 2004 12:50 | In reply to: #77107

Caro Victor Ferreira

Li e escrevi á pressa e fiz confusões. Eu percebi que havia 2 Moreiras junto a Santar, mas pensei que , para além disso, procurasse esse nome na zona de Viseu, e já seríamos dois.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77128 | jaboo | 12 nov. 2004 17:04 | In reply to: #77106

Cara Maria Benedita,

Sim sou parente de uns Abrunhosa e Sousa mas eles eram dos lados de Ranhados, do concelho da Meda : Felix de Abrunhosa d'Ala casado com Dona Antonia Moreira de Abrunhosa e Sousa (sec XVII-XVIII).
Penso que Abrunhozas haviam muitos nas Beiras. Por exemplo, encontrei Abrunhozas em todas as freguesias do concelho de Penedono, de onde os meus pais sao naturais.

Cumprimentos
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77131 | jaboo | 12 nov. 2004 17:21 | In reply to: #77095

Caro Victor,

Quando li a sua mensagem, pensei que alguem estava a descrever a terra dos meus pais (Penela da Beira) ... parece-me que poucas sao as pessoas que ficam agora a viver nessas pequenas aldeias da Beira Alta. Vivi na terra dos meus pais durante 7 anos mas quando chegou a hora, tambem escapei e voltei para a Franca, onde nasci e passei a maior parte da minha vida. Mas agora estou a viver em San Francisco, nos Estados Unidos.

Somos entao provavelmente parentes, se como diz a maior parte da familia da sua mae e da Moreira. Durante a minhas pesquisas cheguei a conclusao que nessas pequenas aldeias a consanguinidade e muito forte.

Os meus antepassados de Moreira eram Luis Tavares casado com Maria Duarte e viviam por ali nos fins do sec XVII (nascidos cerca de 1670) . Tiveram pelo menos 2 filhos: o Antonio Duarte meu antepassado que casou na Almeida, Guarda, onde ficou com descendencia e o Jose Duarte.

Obrigado pelas informacoes. Vou entao perguntar ao ADV acerca desses meus antepassados.
Cumprimentos
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Lamego&Coimbra: famílias de locais desses Bisp

#77145 | Mavasc | 12 nov. 2004 20:18 | In reply to: #77128

Caro João

Ao que parece sou aparentada com uns Abrunhosa e Sousa de Gradiz, que julgo ser no Sátão, por um antepassado de Frei Joaquim de Santa Rosa Viterbo. Na Meda tenho familiares mas são Reboredo Sampaio e Melo.

Cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

Paroquiais de Santar

#99622 | jaboo | 07 sept. 2005 04:12 | In reply to: #77066

Caro Victor Ferreira,

Sendo que a maior parte da sua gente vem do concelho de Nelas, será que durante as suas pesquisas em Santar encontrou algum desses meus antepassados.

Uma antepassada minha chamava-se Maria Duarte e era natural de Casal Sancho, Santar onde foi baptizada aos 14.10.1683, filha de Pedro Duarte de Casal Sancho e sua mulher Maria de Sampaio. O assento de baptismo de Natália, irmã dessa Maria Duarte, dá o nome dos tios, Antonio da Costa e Ana de Sampaio, irmãos dessa Maria de Sampaio, como sendo naturais do lugar de Pindelo.

Essa Maria Duarte tinha casada com Luis Tavares também natural desses lados (não sei bem se de Moreira ou de Santar).

Será que chocou com SãoPayos, Duartes e Tavares em Santar?
Muito obrigado por qualquer coisa.
Um abraço

JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Santar

#99642 | carlos luiz | 07 sept. 2005 11:43 | In reply to: #99622

Caro Joã Braz
Vendo nestes tópicos,que se trata das familias destes Bispados de Lamego, Peço o favor se por acaso,não estudaram familias da Aldeia de Nacomba,concelho de Moiementa da Beira,com apelidos-Adão-Gomes-Santos!
Tenho tido difilcudades com estes Arquivos.
Com os meus agradeçimentos
Carlos Reis Luiz

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Santar

#99703 | jaboo | 07 sept. 2005 16:57 | In reply to: #99642

Caro Carlos,

infelizmente nao tenho antepassados em Aldeia de Nacomba, mas talvez o Victor Ferreira possa ajudar.

Com os melhore cumprimentos

JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Paroquiais de Santar

#99740 | carlos luiz | 07 sept. 2005 21:14 | In reply to: #99642

Caro victor Ferreira
Pode por favor,dar uma vista de olhos sobre o meu topico,procurando familias da Aldeia de Nacomba,concelho de Moiementa da Beira,com os apelidos-Adão-Gomes-Santos,José dos Santos,n°a 05/12/1867 em Nacomba,filho de Manuel Adão e de Maria Rita,neto paterno de Ant. Adão e de Teresa Gomes,e materno de (Maria)de Sousa e de Bernardo dos Santos.
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Reply

Direct link:

Santar, essa bela localidade

#99747 | victorferreira | 07 sept. 2005 21:50 | In reply to: #99622

Caro João Braz,
Muito gosto em saber que tem ancestrais pr'ás minhas terras! Ficamos desde já 'compadres' na troca de informação sobre essas terras.
Por partes:
- ainda não cheguei tão longe. Falta-me sensivelmente uma geração ou duas, ou seja, os avós das pessoas que conheço as datas de nascimento são dessa altura, mas ainda não lhes cheguei aos registos;
- Pindelo é da Freguesia de Silgueiros, do Concelho de Viseu, e não de Nelas;
- Tavares há-os em Nelas. Ainda na década de setenta (suponho) o dono da casa dos Tavares de Nelas possuia uma casa apalaçada em Moreira de Baixo, vendida entretanto para um emigrante que a descaracterizou por completo;
- Sampaios há-os em razoável número em Moreira, p.ex., e presumo que também em Santar. Conheço alguns, mas ainda não deparei com nenhum como meu ancestral.
Volto a si assim que tiver info.
Cumprimentos
VF

Reply

Direct link:

RE: Santar, essa bela localidade

#99751 | jaboo | 07 sept. 2005 22:25 | In reply to: #99747

caro Victor Ferreira,

pois muito bem! Fico entao a espera de suas infos e com sorte, talvez la encontremos alguns antepassados comuns.
Queria no entanto perguntar-lhe : esses diferentes lugares (Casal Sancho, Moreira, etc etc ...) pertencem todos a freguesia de Santar? Quantos havia? E quantos ainda existem?
Muito obrigado por esses esclarecimentos.
Um abraco
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

... que tem poucas localidades ...

#99806 | victorferreira | 08 sept. 2005 10:47 | In reply to: #99751

João Braz,
Não há tantos etcéteras como isso ...
Moreira de Cima, de Baixo e Pizão são agora uma (improvável ...) Freguesia separada chamada Moreira, mas faziam parte da de Santar até há menos de dez anos. Presumo que agora só façam parte da Freguesia de Santar a própria localidade mais Casal Sancho e o que resta da aldeola das Fontanheiras, já junto ao Dão, no caminho para Viseu.
Se escrever Nelas no Pesquisar da barra verde, ali em cima à direita e seleccionar 'Mapas', pode "ver" as localizações dessas duas Freguesias a Norte do Concelho. Se quizer comprar algumas cartas militares (1:25000), Santar e Moreira estão divididas entre as cartas 200 e 189. A 200 apanha praticamente todo o conselho de Nelas. Olhe que dá jeito: algumas referências a lugares, hoje desertos e esquecidos, ainda lá estão como estavam e foram referidos nos paroquiais há centenas de anos, e é a maneira de sabermos onde fica(vam).
Cumprimentos.
VF

Reply

Direct link:

Paroquiais do Bispado de Lamego

#99811 | victorferreira | 08 sept. 2005 11:25 | In reply to: #99740

Caro CRLuiz,
Dei com a sua mensagem por acaso, uma vez que ela foi dirigida ... a si próprio.
Por partes:
- Aldeia de Nacomba pertence a Moimenta da Beira. Desconheço se pertence ou pertenceu ao Bispado de Lamego, mas se assim for, lá estamos nós às voltas com a Câmara Eclesiástica de Lamego, e a sua ciosa guarda dos tesouros documentais a seu cargo (porque não disponibilizá-los em Viseu, que é Arquivo Distrital?). Assim, parece que o Bispado de Lamego é uma espécie de buraco negro, exceptuando-se para os que lá tenham disponibilidade de se deslocar e ter a sorte de não encontrar o local ou fechado ou envolto em dificuldades de pesquisa (espero que esta informação já esteja desactualizada e que as coisas já tenham mudado ... ou que alguém me convença de que apenas 'tive azar' ...).
- tenho apenas um ramo de tetra e quintos avós daí: Maria Joaquina de Abreu, de Mileu, Freguesia de Caria (que fica ao lado de Aldeia de Nacomba), referida como do Bispado de Lamego, que por sua vez era filha de Ursula Maria Jacinta (Abreu era do Pai), dita como do local e Freguesia de Samora, Bispado de Lamego, mas que deve ter sido extinta entretanto (não a encontro na Base do Genea nem em buscas pela net) não sabendo eu em qual foi integrada. Maria Joaquina casa e vai morar para a Quinta das Poldras em Alcafache e tem uma filha a 22/09/1807, pelo que Ursula pode ter nascido por meados de 700.
É o que tenho.
Cumprimentos
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 19:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen