Ascendência materna de Pedro da Silva - Regalados

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos

Ascendência materna de Pedro da Silva - Regalados

#77187 | procha75 | 13 nov. 2004 16:33

Caros confrades,

O meu décimo avô, Pedro da Silva, terá nascido no lugar de Germel, freguesia de São Vicente de Regalados, concelho de Pico de Regalados, casando-se em 9 de Fevereiro de 1661, na Igreja de São João do Souto, concelho de Braga, com Isabel Dinis (também dita Isabel Dinis Rezende), irmã do padre Manuel Dinis de Azevedo (apelidado o Romano) e ambos filhos de Pedro Dinis de Azevedo e de Catarina Pereira, naturais e moradores na cidade de Braga.

Adiante passo a expor a ascendência do dito Pedro da Silva por parte de sua mãe (ainda que referindo o nome do pai) onde se destacam os proprietários do ofício de Tabelião do Publico Judicial do Concelho de Pico de Regalados. Agradeço desde já aos confrades que havendo estudado estes meus ascendentes me possam dar mais informações sobre os próprios e seus ascendentes e/ou descendentes. Informo que não encontrei referência aos mesmos no Nobiliário de Felgueiras Gaio, não tento tido acesso a outros nobiliários onde pudesse pesquisar.

1. Pedro da Silva. Almocreve no lugar de Germel, concelho do Salvador de Regalados. É irmão de Dona Isabel da Silva, casada com Francisco de Abreu, senhores da Quinta da Ribeira e progenitores de família muito conhecida e nobre (entre eles está o neto Pedro de Abreu e Silva, familiar do Santo Ofício, e os bisnetos desembargador João Jose de Abreu e Silva e Dona Isabel Maria de Abreu e Silva casada com o Dr. Luís José de CastroGomes do Couto).

PAIS:
2. Geraldo da Silva. Tabelião do Público e Judicial do Concelho de Pico de Regalados e seus coutos e no Concelho de Vila Garcia, durante 18 anos, cuja Carta de Nomeação foi dada em Lisboa aos 16-Nov-1649 (Chancelaria de Dom João IV, liv. 21, fl. 179). É filho natural legitimado do Abade do Coucieiro, Afonso Vilela da Silva, e de Isabel de Bouro, solteira.
3. Maria Antónia da Rocha (também dita sómente Maria Antónia ou Maria da Rocha).

AVÓS:
6. Salvador Coutinho
7. Maria da Rocha

BISAVÓS:
14. Salvador da Rocha. Tabelião do Público e Judicial do Concelho de Pico de Regalados, durante 25 anos (Chancelaria de Dom Filipe I, liv. 17, fl. 402).
15. [...]


TRISAVÓS:
28. António Preto. Tabelião do Público e Judicial do Concelho de Pico de Regalados (Chancelaria de Dom João III. Sucede ao falecido Gaspar Dias. Esta mercê foi-lhe dada em atenção ao seu sogro.
29. Luzia da Rocha

TETRAVÒS:
58. Gregório Martins Caminha. Publicou o "Tratado da forma dos libelos. E da forma das alegações judiciais. E forma de proceder no juízo secular e eclesiástico. E da forma dos contratos com sua glosa e cotas de direito" - Coimbra, 1549.
Juiz de Fora de Trancoso (Carta de1543-Ago-10, Chancelaria de Dom João III, liv. 6, fl. 146-verso). Provedor do Algarve (Alvarás, Chancelaria de Dom João III, liv. 53, fl. 216 e Chancelaria de Dom João III, liv. 71, fl. 113-verso). Desembargador dos Agravos da Casa do Cível (Carta, Chancelaria de Dom Sebastião I, liv. 1, fl. 329-verso). Corregedor das Ilhas (Carta, Chancelaria de Dom Sebastião I, liv. 7, fl. 71 a 73), entre 1560 e 1562 (sucedendo a Luís Martins do Evangelho. Desembargador da Casa da Suplicação (Carta, Chancelaria de Dom Sebastião I, liv. 8, fl. 96-verso).

Isto é o que tenho sobre estes meus ascendentes. Grato pelo atenção e esperando que algum confrade tenha na respectiva base-de-dados a referência a algum deles.

Cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Ascendência materna de Pedro da Silva - Regalados

#143509 | procha75 | 10 févr. 2007 00:26 | In reply to: #77187

Renovo o pedido de ajuda

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 déc. 2024, 07:33

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen