António Pereira de Sousa Caldas

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Brasil

António Pereira de Sousa Caldas

#77196 | GPC40 | 13 nov. 2004 18:42

Prezados Confrades,

Gostaria de saber sobre os ascendentes e as respectivas regiões de origem em Portugal de António Pereira de Sousa Caldas, sacerdote, poeta e orador sacro, que nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de novembro de 1762, e faleceu na mesma cidade, em 2 de março de 1814. É o patrono da Cadeira n. 34 da Academia Brasileira de Letras.

Em síntese, conforme o site da ABL, era filho do comerciante Luís Pereira de Sousa e de Ana Maria de Sousa, portugueses, os quais, percebendo no filho a vocação para as letras, aos oito anos de idade o enviaram a Lisboa, aos cuidados de um tio. Foi matriculado no curso de Matemática (1778), que ele concluiu em 1782. Prosseguiu no curso de Leis em Coimbra, no qual se formou somente em 1789. Em 1781 foi preso pelo Santo Ofício, por causa de suas "idéias francesas", e penitenciado no auto-de-fé que se celebrou em 26 de agosto de 1781, sendo condenado por ser "herege, naturalista, deísta e blasfemo". Foi transferido para o convento de Rilhafoles, a fim de ser ali "catequizado" por seis meses. De lá saiu "regenerado", ao ponto de se despertar nele a vocação para a vida eclesiástica. Em 1784 compõe a "Ode ao homem selvagem", inspirado em Rousseau. Recebeu as ordens sacras em Roma no ano de 1790. Data dessa época a pequena ode "A Criação". A partir dai, teria abandonado a poesia profana, ganhando fama como pregador e poeta sacro. Em 1801 veio ao Rio de Janeiro para visitar a mãe e para ai se transferiu definitivamente em 1808. Nessa fase, confirma o renome de orador sacro, sendo significativo que nunca tenha sido nomeado pregador da Capela Real. De 1810 a 1812 compôs as Cartas, de que restam apenas umas cinco, quando seriam pelo menos meia centena. Versam sobre a liberdade de opinião, mostrando que a fé religiosa, sincera e forte, coexistia nele com a extrema liberdade intelectual. Desinteressado e modesto, sofrendo a vida toda por sua constituição frágil, faleceu aos 51 anos, sendo enterrado no convento de Santo António, no Rio de Janeiro.

Com os melhores cumprimentos

Geraldo Pereira Caldas

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#77301 | Gilson Nazareth | 15 nov. 2004 15:14 | In reply to: #77196

Geraldo
Nosso personagem é filho de pai portugues e mãe brasileira.
Luiz Pereira de Souza n.Vila de Valadares e era filho de Antonio Ferrera Rabelo e Maria de Souza Caldas,ambos naturais da vila de Valadres.
Ana Maria de Souza n.RJ Filha de José de Souza Guimarães Machado n.Guimarães e de Maria Viana Gurgel do Amaral n.RJ.Neta paterna de Domingos Gonçalves Machado e Maria de Souza e Castro.Neta paterna de Salvador Viana da Rocha e Antonia Correa Gurgel do Amaral.
TT.UC.A.4ºchn.Inventário dos processos da Inquisição de Coimbra?Enc.Dic.Inernacional(WMJackson) Efemérides Brasileiras do Barão do Rio Branco
Arquivos particulare:Alberto de Mello Flores/Marieta Alberto Torres e Gilson Nazareth.Arquivo da Curia Metropolitana do RJ.
Tenho a ascendência materno com outros avós portugueses e os povoadores do RJ,lhe interessam?
Em tempo,onde vc vive?
Abraços
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#77320 | GPC40 | 15 nov. 2004 19:49 | In reply to: #77301

Caro Gilson

Muito obrigado pelas informações. Com elas localizei na base de dados aqui do Genea os pais de Luis Pereira de Sousa: António Pereira Rebelo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=195201) casado com Maria Luisa de Sousa Caldas. Os pais de António Pereira Rebelo (Inácio Rebelo e Jacinta Antónia Lobato, ou Sarmento, ou de Castro) são também meus ancestrais, pois António é irmão de minha 6ª avó, Caetana Maria Sarmento. Por outro lado Maria Luisa de Sousa Caldas é bisneta de Sebastião de Caldas, meu 8° avô em linha de varonia.

Com suas informações e as que estão na base de dados do Genea, concluo que o poeta António Pereira de Sousa Caldas era irmão de José Maria Pereira Caldas e de Maria Luisa de Sousa, cujas respectivas filhas (Maria Teresa Smissaert Pinto de Souza Caldas e Ana Adelaide de Sousa Dias) foram a segunda e a primeira esposas do 1° Marquês de Cantagallo (João Maria da Gama Freitas Berquó). Estarei certo?

Ao que consta, Luis Pereira de Sousa, pai de António Pereira de Sousa Caldas teria sido capitão do exército português. O site da Academia Brasileira de Letras diz que era comerciante (talvez possa ter sido ambas as coisas). A nacionalidade da mãe era efetivamente brasileira. Desde os tempos das aulas de literatura do curso secundário tive curiosidade em saber se o poeta era nosso parente, pois é um quase homônimo de meu avô (Antonio Pereira Caldas).

Os Pereira Caldas de nosso ramo familiar descendem de Salvador Pereira Caldas, irmão de Francisco Manuel Pereira Caldas, o 1° Conde de Silves. Salvador veio para o Brasil na segunda metade do século XIX. Quase todos vivem no Rio de Janeiro. Sou uma exceção, pois, embora seja carioca, moro desde 1976 com a esposa e os filhos em Florianópolis, SC.

Realmente agradeceria e gostaria de receber as informações sobre os povoadores do Rio de Janeiro.

Um abraço,

Geraldo Pereira Caldas

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#77323 | Gilson Nazareth | 15 nov. 2004 21:22 | In reply to: #77320

Geraldo,
Tenho o poeta com uma irmã Maria Luiza de Souza mas não tenho o irmão citado;vou verificar no CBG.
O Luiz aparece como capitão,nos documentos que ví,acredito qur de milícias.
Continuando com a ascendência:
Salvador Vianna da Rocha-Tenentecoronel/homemde negócios/Familiar do Santo Ofício por carte de 13-01-1711.Nascido Lisboa Freg Santos Velhos e filho do capitãoDomingos Gonçalves da Rocha e Francisca de Souza,pode pedir a familiatura no ANTT.
Antonia Correa Gurgel do Amaral n.RJ Cand. e filha de Felix Correa de Castro Pinto de Bragança e Maria do Amaral.Continuo daqui a pouco
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#77327 | Gilson Nazareth | 15 nov. 2004 22:12 | In reply to: #77323

Geraldo
Continuando...
Felix Correa de Castro Pinto Bragança-Sargento-mór em 1692 Prêso pela Inquisição por bigamia.Nascido Vila de Loulé-Algarve b.Freg São Clemente 06-06-1645.Falecido depois de 1710.Filho de Antonio Pinto Bragança e Joana de Freitas.
Casado 2ºRJ com Maria do Amaral,filha do licenciado João de Azevedo Roxas e Antonia do amaral.
A terceira esposa de Felix era irmã inteira de Antonio José da Silva"O Judeu",dramaturgo carioca morto pela Inquisição...viu o filme?
Antonio de Azevedo Roxas(cirurgião) n.Boticas têrmo da Vila de Monte Alegre b.FregSSalvador.Filho de Afonso João Roxas e Antonia de Azevedo.
Antonia do Amaral ,filha de Toussaint Gourgel e Domingas de Arão.
Ufff!...
Tenho algo sobre a Domingas,envio depois.
Recomando se fazer sócio do CBG e a entrar para a lista da GenealBR.
Abraços
Gilson

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#77348 | GPC40 | 16 nov. 2004 10:13 | In reply to: #77327

Gilson,
Os ascendentes de Ana Maria de Sousa Gorgel do Amaral, mãe do poeta, aparecem na base de dados do GP, como você pode verificar a partir de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=193124.
Um abraço,
Geraldo

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145388 | fertelde | 25 févr. 2007 08:48 | In reply to: #77301

Estimado Gilson Nazareth:
Com satisfaçâo vejo que tem informaçâo sobre um nome que ando buscando à muito: Pio+ Amaral Gourgel +e Silva
Encontrei na TT: PT-TT-RGM/06/80503, de 11.01.1787, D.Maria I, liv.21,fl.185v. Carta Patente. Coronel de Ordenanças de um Regimento de Angola: Baltazar da Fonseca do Amaral Borgel e Silva,
também tenho:
Joana Nicácia da Cunha do Amaral Gourgel e Silva natural da cidade de Loanda, Reyno de Angola, filha de Joâo Pio de Aguiar, natural da cidade de Lisboa e de sua mulher D. Maria Rosa do Amaral Gourgel da Silva natural da cidade de Loanda, Reyno de Angola, n.c. 1746
Como creio que pertencem à mesma familia e que creio que terâo ido para Angola desde Brasil, pois a època coincide com a Indepêndencia de Brasil, agradeço que me envie o que tenha sobre os Gurgel do Amaral, para poder confrontar as ligaçôes com as que envio aqui...
Também gostaria de pedir- lhe se me pode localizar a:

-Manuel Joaquim da Vera-Cruz e Almeida, foi Coronel de Ordenanças, filho de António de Almeida Viana, negociante e proprietario na cidade de S. Salvador da Bahia, e de sua mulher D. Ana da Assunçâo Leitâo, nasceu na Bahia de Todos Os Santos, cidade de S. Salvador, Brasil, a 22 de Setembro de 1770, foi pai do Barâo de Àgua-Izé, natural de S. Tomé e Principe. Manuel da Vera-Crus, saio para S. Tomé por causa da Independencia do Brasil. Foram os introdutores da cultura do cacau naquelas ilhas do golfo da Guiné... Gostaria de saber se se conseguem saber os seus pais e avós...
Estes tem familia em Sousas, Almeidas, Vianas e Rochas

Estou também buscando a Cândinha Leite Velho, que deverá ter nascido em Rio de Janeiro. O célebre compositor Brasileiro Ernesto Nazareth dedica a esta os titulos das seguintes composiçôes: Á Candinha Leite Velho. 037 - CORRECTA - Polca. 1ª Ed. 1912. ... Á memória de Candinha Leite Velho. 052 - DOR SECRETA - Valsa lenta. Comp. p.v. 1927. ...
Aguardando suas noticias,
Agradecido,
Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145389 | fertelde | 25 févr. 2007 08:51 | In reply to: #145388

regresso

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145487 | Gilson Nazareth | 26 févr. 2007 00:27 | In reply to: #145388

Fernando,
A ligação dos Gurgel ,parece-me,conhecida.Acredito que foi via Lisboa mas bem anterior à Independência;vou verificar o que há no CBG.
Início de março vou participar de um congresso de genealogia nordestina no IHGB,lá perguntarei dos seus baianos.
Quanto ao Ernestinho vou lhe passar o email do seu biógrafo: eleade almeida@ig.com.br
É o Luiz Antonio de Almeida ;muito amigo de toda a família.
Vc mora onde:Brasil,Portugal?
Grande abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145492 | fertelde | 26 févr. 2007 01:00 | In reply to: #145487

Ola boa noite Gilson Nazareth:
Agradeço a sua resposta a informaçâo e interesse. Contactarei com o Biografo de Ernesto Nazareth.
Eu moro actualmente em Espanha, nas Ilhas Canarias, mas tenho familia pelo Brasil, Angola e Portugal...
Abraçâo também para Voçê,
Fernando Leite

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145493 | Ricardo de Oliveira | 26 févr. 2007 01:18 | In reply to: #145492

Caros Amigos

Há alguns anos apresentei um tópico sobre o Tenente Coronel Salvador Viana da Rocha/ Amaral Gurgel, de quem também descendo :

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=16078

Abraço
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145499 | MariaDavid | 26 févr. 2007 09:36 | In reply to: #77327

Caro Gilson Nazareth

Lendo este tópico, fiquei muito confusa com parte da informação nele contida, por ignorância minha, certamente.

Quando refere que Felix Correa de Castro Pinto Bragança casou terceira vez com uma irmã inteira de António José da Silva, podia ser mais explícito? O seu conceito de irmã inteira sgnifica que é filha do mesmo pai e da mesma mãe que o "Judeu"? Mas então isso significa que o advogado João Mendes da Silva e a sua mulher Lourença Florença Coutinho tiveram mais uma filha, para além dos três varões conhecidos - António José da Silva, André da Silva e Baltazar da Silva? É que nos processos do TSO nunca li referência a nenhuma irmã.

Gostava que me esclarecesse sobre esse ponto pois isso pode alterar um pouco o rumo da minha investigação, já que procuro o rasto dos filhos do dramaturgo e, como se sabe, as crianças eram entregues aos familiares das vítimas das fogueiras. António José da Silva morreu, o seu filho mais novo, nascido nos cárceres, foi retirado a Leonor Maria de Carvalho e entregue à família do Judeu; de Lourença, filha do casal, também se perdeu a pista.

Será que o confrade pode dar-me algumas informações? Fico-lhe muito grata pelos esclarecimentos.

Com os meus cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145514 | Ricardo de Oliveira | 26 févr. 2007 11:56 | In reply to: #145499

Cara Maria

Grande satisfação em encontrá-la novamente.
O Felix Correa de Castro Pinto de Bragança, meu antepassado, casou pela terceira vez, por volta de 1685, com Isabel Correa da Silva, filha de André Mendes da Silva e de Maria Henriques. A Isabel Correa da Silva era tia paterna do Antonio José da Silva, o Judeu. Isabel Correa da Silva era irmã inteira de João Mendes da Silva, o pai do Judeu.
No livro Vínculos do Fogo - Alberto Dines apresenta várias tabelas genealógicas. Recomendo a consulta.

Abraço

Ricardo Costa de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#145653 | MariaDavid | 26 févr. 2007 23:08 | In reply to: #145514

Olá, Ricardo, prazer em escutá-lo de novo!

Afinal, sempre havia alguma confusão nos laços de parentesco com o António José da Silva, já que Isabel foi tia e não irmã inteira. Imagine, pois, o meu alvoroço, pensando que tinha pela frente mais uma estrada de investigação a percorrer...

Obrigada pelo esclarecimento, Ricardo. Como sempre, atento e disponível!

Quanto ao Dines, ando doida a ver se o compro aqui em Lisboa. Tem sido difícil encontrá-lo. De vez em quando, lá vou dando uma esptreitadela na obra, na TT, mas não é a mesma coisa ter o livro em casa, inteiramente à disposição.

Abraço desde Lisboa

Maria

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#146538 | fertelde | 05 mars 2007 07:15 | In reply to: #145487

Estimado Gilson:
Tentei contactar com o Luiz de Almeida, biografo de Hernesto Nazareth e nâo entrou o mail, vem sempre devolvido. Voçê tem alguma outra direcçâo mail dêle? Alguma forma de o contactar para conseguir a informaçâo sobre a Candinha Leite Velho?
Abraço
Fernando

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#146539 | fertelde | 05 mars 2007 07:17 | In reply to: #145487

Estimado Gilson:
Tentei contactar com o Luiz de Almeida, biografo de Hernesto Nazareth e nâo entrou o mail, vem sempre devolvido. Voçê tem alguma outra direcçâo mail dêle? Alguma forma de o contactar para conseguir a informaçâo sobre a Candinha Leite Velho?
Abraço
Fernando

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#146576 | Mar2006 | 05 mars 2007 17:03 | In reply to: #145653

Olá Maria David
O Livro do Dines está esgotado em todo o lado. Também eu o procurei intensamente em livrarias e alfarrabistas. Cheguei mesmo a encomendá-lo pala Amazon onde apareceu anunciado, mas depois informaram-me que já não estava disponível.
Há um exemplar na Biblioteca Nacional que consultei e de onde copiei umas passagens que nos interessavam.
Enviei-te um mail para o teu e-mail privado sobre estas matérias.
O teu primo Mar2006

Reply

Direct link:

RE: António Pereira de Sousa Caldas

#150699 | luso | 30 mars 2007 17:37 | In reply to: #145389

onde estou?

Reply

Direct link:

Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#175995 | jliberato | 11 déc. 2007 01:44 | In reply to: #77196

Caro confrade,
Encontrei o seguinte assento que talvez lhe interesse na ilha de Moçambique:
Aos 13-07-1856 faleceu Sebastião de Sousa Caldas, natural de Moçambique, de 4 anos filho de Joaquim António de Sousa Caldas e de D. Claudina Carrazedo.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176108 | GPC40 | 12 déc. 2007 10:23 | In reply to: #175995

Caro J. Liberato,

Muito obrigado pela informação, embora aparentemente não haja ligação próxima destes Caldas com os meus.

Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176119 | Suomi | 12 déc. 2007 11:06 | In reply to: #175995

Caro Sr. Jliberato,

O Sr. tem acesso aos assentos de baptismo na Ilha de Moçambique ?

Com os melhores cumprimentos,

Maarit

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176121 | jliberato | 12 déc. 2007 11:14 | In reply to: #176119

Caro Maarit
Por agora tenho aos óbitos.
Está interessado nalgum assento de baptismo?
Cumprimentos,
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Ilha de Moçambique

#176125 | Suomi | 12 déc. 2007 11:42 | In reply to: #176121

Caro Sr. Jliberato,

Agradeço a sua prontidão na resposta.
Para já a ref. a minha pesquisa, os assentos de baptismo da Ilha não são necessários. Eram mais por curiosidade... Tenho dois cunhados nascidos na Ilha na
decada 50 e 60.

Mas há outros ramos que ainda nem começei e sei que há outras familiares
nascidos na Ilha (na decada 40 ou 50) .

Obrigada.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit Costa Cabral

Reply

Direct link:

RE: Ilha de Moçambique

#176129 | jliberato | 12 déc. 2007 13:00 | In reply to: #176125

Cara Maarit,
Para essas datas não disponho de informação quase de certeza. Para já, tenho alguns óbitos do século XIX.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Ilha de Moçambique

#176133 | Suomi | 12 déc. 2007 14:07 | In reply to: #176129

Caro Sr. JLiberato,

Não faz mal.
Muito obrigada pela resposta.

Maarit

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176150 | badim | 12 déc. 2007 17:09 | In reply to: #175995

Caro JLiberato

As unicas informações que tem sobre este Antonio de Sousa Caldas, são unicamente esse assento de obito?, porque eu tenho um ramo Sousa Caldas, em Badim -Monção, e o apelido Sebastião foi corrente em antepassados, o meu ramo de Sousa Caldas é o mesmo que a avo paterna de Antonio Pereira de Sousa Caldas.

Cumprimentos

Victor Gomes

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176265 | jliberato | 13 déc. 2007 16:06 | In reply to: #176150

Caro Victor Gomes
Eu não pesquisei especificamente os Sousa Caldas. O que aconteceu é que reparei neste assento e como sabia que havia gente interessada, reproduzi-o.
Se precisa de algum assento em especial diga-me que posso ver se encontro.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176279 | badim | 13 déc. 2007 17:19 | In reply to: #176265

Caro JLiberato

a minha curiosidade foi ao ver Sebastião de Sousa Caldas, Filho de Antonio de Sousa Caldas, e eu no momento estou em busca dos de Sousa Caldas do meu ramo, e tenho um capitão Alexandre de Sousa Caldas, que teve muitos filhos, era so para ver se esse Antonio tinha origens em Monção..

Cumprimentos

Victor Gomes

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176288 | jliberato | 13 déc. 2007 18:23 | In reply to: #176279

Caro Victor Gomes,
Lamento mas não tenho elementos que permitam relacionar os nomes referidos com Monção.
Se encontrar alguma coisa di-lo-ei.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#176746 | jliberato | 16 déc. 2007 22:47 | In reply to: #176279

Caro confrade,
Encontrei outro assento que talvez lhe interesse na ilha de Moçambique:
Aos 28-06-1870 faleceu D. Augusta Xavier do Rosário, natural de Moçambique, de 35 anos casada com João de Sousa Caldas.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

Mais Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#177972 | jliberato | 27 déc. 2007 22:00 | In reply to: #176150

Caros confrades,
Aos 13-07-1835 casaram na Ilha de Moçambique:
-António Vicente de Sousa Caldas, filho natural de José António Caldas e Francisca Rita de Sousa, naturais da Ilha de Moçambique, com
-Maria de Sousa Salazar, filha natural de Páscoa de Sousa Rita e Mira, fregueses na Ilha de Moçambique.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#177985 | jliberato | 28 déc. 2007 00:34 | In reply to: #176150

Caro Victor Gomes,
Há bastantes Sousa Caldas na Ilha de Moçambique no século XIX sem que nada os relacione com Monção. Curiosamente encontrei um assento de 14-11-1840 em que surge uma família de Monção. Maria Caetana da Silva Cardoso filha de Manuel Caetano da Silva e Maria Cardoso era natural de Monção. Casou com Manuel António da Graça da Ilha de São Nicolau. Não existe relação aparente com os Sousa Caldas mas o número de casamentos era tão limitado que pode não ser mera coincidência.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#179398 | Suomi | 07 janv. 2008 23:57 | In reply to: #176121

Caro Sr. JLiberato,

Será que o Senhor tem os registos de nascimentos de ano 1934 da Ilha de
Moçambique ?

Precisava para um familiar muito proximo (minha sogra) deste registo.
Pois, quando sairam de Moçambique, o mesmo foi roubado juntamente com outros
documentos.

Estou mesmo precisar este documento. Se puder ajudar, agradecia.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit Costa Cabral

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#179437 | jliberato | 08 janv. 2008 09:15 | In reply to: #179398

Cara Maarit,
Diga-me que assento pretende exactamente.
Se não quiser escrever aqui pode utilizar o email que se obtem utilizando o meu nickname e acrescentando arroba e presidencia.pt
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#179441 | Suomi | 08 janv. 2008 09:34 | In reply to: #179437

Caro Sr. JLiberato,

Muito obrigada.
Vou enviar um e-mail para si.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#179531 | Suomi | 08 janv. 2008 17:20 | In reply to: #179437

Caro JLiberato,

Só para confirmar: chegou a ter o meu e-mail ?

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Reply

Direct link:

RE: Sousa Caldas na Ilha de Moçambique

#179539 | jliberato | 08 janv. 2008 18:09 | In reply to: #179531

recebi .
jliberato
lisboa

Reply

Direct link:

António Pereira de Sousa Caldas

#407070 | tchissola | 02 sept. 2018 14:11 | In reply to: #145388

Caríssimo Fernando um bem haja.
Pode dizer-me se faz favor se conseguiu mais alguma informação sobre esta família?
Manuel Joaquim da Vera-Cruz e Almeida, foi Coronel de Ordenanças, filho de António de Almeida Viana, negociante e proprietario na cidade de S. Salvador da Bahia, e de sua mulher D. Ana da Assunçâo Leitâo, nasceu na Bahia de Todos Os Santos, cidade de S. Salvador, Brasil, a 22 de Setembro de 1770.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 04 juin 2024, 08:07

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen