construção de árvore genealógica

This topic is classified in rooms: Formação

construção de árvore genealógica

#77571 | TiagoGC | 18 nov. 2004 20:14

Caros confrades,

Mais uma pergunta que aqui coloco:

Para construção da árvore genelógica da minha familia, tenho que saber todos os ascendetes (partindo do "EU"), até à data que conseguir encontrar?E todos os respectivos filhos dos memos? Ou de uma forma mais simplificada basta-me saber quem são os ascendesntes sem saber os filhos constantes?

Estamos a falar numa prespectiva muito inicial, obviamente.

Gostaria só que meretirassem essa dúvida,

Obrigado
Tiago Guedes

ps-pedia a recio para ver o meu post "lguém já tentou fotocópias de filhos ilegitimos", pois tenho e ainda fiquei com essa dúvida! Desculpem a minha ignorância.

Reply

Direct link:

RE: construção de árvore genealógica

#77574 | melisa | 18 nov. 2004 20:31 | In reply to: #77571

Caro Tiago

Uma árvore genealógica vai-se construindo a pouco e pouco, dentro da medida das nossas possibilidades e das fontes existentes, e nunca está completamente acabada.
Assim, com paciência, vai-se procurando os nossos antepassados, tentando ter o maior número de dados possível sobre cada um deles.

Relativamente a conhecermos outros filhos, depende da vontade de nós próprios. Lembro no entanto que muitas vezes esses mesmos filhos nos dão pistas para o avanço da nossa pesquisa.

Os meus cumprimentos
M.:Elisa

Reply

Direct link:

RE: construção de árvore genealógica

#77580 | JCC | 18 nov. 2004 21:06 | In reply to: #77571

Caro Tiago Guedes

Existe, na entrada Home Page do Genea, um tópico sobre a Iniciação à Genealogia. Sugiro que leia pois, se já o tivesse feito, teria certamente ganho algum tempo.

Agora quanto à sua pergunta: as árvores genealógicas podem ser ascendentes ou descendentes. As primeiras incluem habitualmente todos os antepassados de um dado individuo e são também chamadas Árvores de Costados. As segundas descrevem todos os descendentes de uma pessoa.

Na minha opinião todos começamos pelas primeiras, pela curiosidade que temos de conhecer todos os nossos antepassados e, depois, alguns de nós passam para as descendências que, diga-se em abono da verdade, são um pouco mais dificeis de organizar.

Da minha exepriência posso dizer-lhe o quanto lamento no passado, ao estar a folhear um determinado livro paroquial, não ter retirado de lá toda a informação. De facto procurava apenas os antepassados e, agora, acabo por ter que voltar aos mesmos lugares e aos mesmos livros, para ver se encontro os decendentes dauqeles que encontrei primeiro... Mas também é verdade que não é fácil, numa única leitura, procurar simultaneamente antepassados e os seus descendentes.

Assim sendo, o melhor conselho que lhe posso dar é que vá procurando e anotando tudo o que encontrar e que lhe pareça que tem interesse. Pode não servir hoje mas, quem sabe, talvez amanhã seja útil. E isto sem esquecer de anotar todas as fontes (livros, número da página, data, local em que está arquivado, cota do livro ou referência, etc). Mas, se quer obter rapidamente umas quantas geraões, o melhor é, para além das notas que lhe sugeri, que se concentre sobretudo nas linhas ascendentes.

Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: construção de árvore genealógica

#77594 | recio | 19 nov. 2004 01:44 | In reply to: #77571

Tiago eu comecei´há 5 anos e primeiro fiz até a quinta geração mas como são quase todos da mesma freguesia foi muito rápido em 4 dias consegui mas fui encontrando irmaos de meu avô tirava fotocopia ainda não tinha portatil por isso era mais facil tirar fotocopia e em casa passar no computador tenho tudo arquvado .Quado as fotocopias custavam 2,50€ deixei de tirar ,agora comesta descoberta do artº tenho tirado dos meus primos e faço tambem a familia dos esposos ou esposas quero fazer um livro mas vai custar muito papel e tinta já tenho 21.400 nomes .agora estou um pouco parada na minha pois descobri o forum e passo muito tempo na net.
vai com calma depois vais ver que valeu a pena .
pergunta sempre que precisares eu recebo meil quando me perguntas e todos os dias vou ver
Boa sorte . Ana Recio

Reply

Direct link:

RE: construção de árvore genealógica

#94877 | templario7 | 01 juil. 2005 19:20 | In reply to: #77594

eu vou começar e gostaria de saber o que fazer depois de saber onome dos meus ascendentes?o meu mai é templario7@iol.pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 juil. 2024, 11:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen