família Barão de Retorta

This topic is classified in rooms: Famílias

família Barão de Retorta

#7822 | nicha | 10 août 2001 23:09

Há alguem que tenha algo a ver com esta "excelência"e queira conversar?

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#7948 | Lourenço Vila-Flor | 16 août 2001 14:28 | In reply to: #7822

Não tenho nada a ver com o Barão da Retorta, mas se o que procura são dados sobre o mesmo, consta da Nobreza de Portugal e do Brasil, 3.º vol., tratava-se do senhor Domingos Cunha Sottomayor Azevedo Castro, esteve no Brasil, foi grande proprietário e era senhor do vínculo e casa da Retorta, parece ter tido descendência, ignoro quem é o seu representante, mas tê-lo-á certamente.
Com os melhores cumprimentos,
Lourenço Manoel de Vilhena.

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8241 | Vasco Jácome | 25 août 2001 19:47 | In reply to: #7822

O eventual interesse em conversar sobre este assunto depende sobre o quê concretamente e em que termos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8761 | nicha | 06 sept. 2001 20:32 | In reply to: #8241

O Barão da Retorta é meu bisavô.
Só teve um filho, o meu avô materno.Este teve 3 filhos:2 rapazes e uma rapariga.O filho mais velho morreu deixando descendentes ainda vivos, a minha mãe também já faleceu.Apenas está vivo o filho mais novo.
Quem herda o título?
Quem pode usar o anel de brasão?

Cumprimentos,
Nicha

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8765 | Vasco Jácome | 06 sept. 2001 22:37 | In reply to: #8761

A ascendência do Barão da Retorta está no Felgueiras Gayo ttº de Azevedos §176 N29 e a da Baronesa no ttº de Gouveias §10 N23. Como pode ver no tomo III da “Nobreza de Portugal e do Brasil”, pg 210, foi o único que usou o título.

Quanto à sua descendência, o melhor é usar o “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”, de António Júlio Limpo Trigueiros, SJ; Eugénio Andrea da Cunha e Freitas; Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda. Edições APPACDM Distrital de Braga. Braga 1998; onde nas pgs 725-734 ela é descrita. O Barão não teve só um filho, mas 17:

1-D. Maria Victória da Cunha Velho Sotto Mayor cc José Joaquim da Silva Rocha. Tiveram 6 filhos.
2-D. Carolina Fortunata da Cunha Velho Sotto Mayor f. solteira.
3-Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Maria do Carmo do Vale Campos Barreto (minha tia trisavó). Tiveram 7 filhos, descendência em parte tb descrita nas “Últimas Gerações”, vol. I, pg 206 e na qual estará a representação do título.
4-Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Umbelina Augusta Vieira da Silva. Tiveram 9 filhos.
5-D. Júlia Emília da Cunha Velho Sotto Mayor cc Manuel José Pinto Rosa. Tiveram 3 filhos.
6-Manuel da Cunha Velho Sotto Mayor f. solteiro.
7-Lourenço da Cunha Velho Sotto Mayor c 1ª c D. Carlota Elvira Carneiro de Vilhena. Tiveram 7 filhos. C 2ª c D. Francisca Carolina Antunes Rodrigues Guimarães. Tiveram 1 filho.
8-D. Ana Cândida da Cunha Velho Sotto Mayor f. solteira.
9-José da Cunha Velho Sotto Mayor com descendência no Brasil.
10-António da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Rosa de Azevedo Ataíde e Meneses. Tiveram 9 filhos.
11-Fernando da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Albina Rosa de Faria Vivas. Tiveram 2 filhos.
12-D. Júlia da Conceição da Cunha Velho Sotto Mayor f. solteira.
13-D. Francisca da Cunha Velho Sotto Mayor f. solteira.
14-Alberto da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Sofia Maria Dourado. Tiveram 10 filhos.
15-D. Felismina da Cunha Velho Sotto Mayor cc António de Azevedo Ataíde e Meneses. Tiveram 3 filhos.
16-D. Genoveva da Cunha Velho Sotto Mayor f. solteira.
17-D. Joaquina Augusta da Cunha Velho Sotto Mayor cc Gaspar António Carneiro da Cunha Sotto Mayor (filho do seu irmão Lourenço). Tiveram 4 filhos que morreram solteiros.

Não sei exactamente de que ramo é descendente, mas como disse quem terá eventualmente direito a recandidatar-se ao título será o ramo varonil mais velho. Mas isso é com o Conselho de Nobreza. Aqui no Fórum há quem esteja por dentro destas regras.

Quanto ao uso do anel, em principio qualquer descendente por varonia o poderá usar, sem ferir senão as regras muito “matemáticas” e rígidas, pelo menos aquilo que normalmente é prática comum quanto ao uso destes objectos. É claro que se o anel tiver coroa de barão e for usado por alguém que não tem o título não será muito correcto, mas... se a pessoa o herdou assim...

Para já, julgo que não há mais a adiantar em relação às suas questões.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8778 | nicha | 07 sept. 2001 01:28 | In reply to: #8765

Há informações que me podem estar a faltar já que os mais velhos morreram todos e eu sou a única com alguma curiosidade sobre o assunto.
Se calhar será mais fácil procurar o último descendente a usar o título, porque tenho a certeza de que este era o pai do meu avô.
Do que me lembro de ouvir falar provavelmente será solteiro já que conhecido como perdulário os pais da minha bisavó levaram-na, repentinamente para o estrangeiro, onde o meu avô nasceu. Sei também que depois da insistência das irmãs, e o consentimento da familia da minha bisavó, o meu avô foi seu ùnico herdeiro.

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8786 | Vasco Jácome | 07 sept. 2001 10:28 | In reply to: #8778

Cara Nicha

Então desenvolvendo a linha primogénita:

Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Maria do Carmo do Vale Campos Barreto. Tiveram:

1-Domingos, f. menor
2-Manuel, que segue
3-Rodrigo da Cunha Velho Sotto Mayor, casado SG
4-Isabel Maria da Cunha Velho Sotto Mayor cc Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor, seu primo direito CG
5-Hilibão, f. menor
6-Francisca Júlia, f. solteira
7-Francisco da Cunha Velho Sotto Mayor, que embarcou para o Brasil

Manuel da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Maria José do Livramento Pinto de Mendanha Falcão de Azevedo Bourbon. Tiveram:

1-Arnaldo de Mendanha Falcão da Cunha Velho Sotto Mayor c, na Figueira da Foz, c D. Teodora José Pires de Castro CG. Nesta descendência é que deve estar a representação do título.
2-D. Maria do Carmo da Cunha Velho Sotto Mayor de Mendanha Falcão de Azevedo Bourbon cc Augusto Valente, CG. Viveram em África.
3-D. Maria de Lourdes cc Manuel Pereira Pimenta de Castro Barreto, CG.
4-Rodolfo da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Estela Lapa, da Figueira da Foz, CG. Viveram em África.
5-D. Emília Leopoldina cc João Rodrigues, CG. Viveram na Póvoa de Varzim.

Esta gente diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8826 | nicha | 07 sept. 2001 21:57 | In reply to: #8786

Vasco,
Descobri que quem me interessa são os filhos de Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor, nomeadamente um filho deste chamado Joaquim...
Tem algo sobre este senhor? Penso ser este o meu bisavô.
Muito obrigada,
Nicha.

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8833 | Vasco Jácome | 07 sept. 2001 23:14 | In reply to: #8826

Cara Nicha

Continuando com o que está no “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”:

Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor cc D. Umbelina Augusta Vieira da Silva. Tiveram 9 filhos:

1- António da Cunha Velho Sotto Mayor (falecido em Lisboa) cc D. Emília. Tiveram 1 filho.
2- Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor cc sua prima direita (filha de Domingos Miguel) D. Isabel Maria do Vale da Cunha Velho Sotto Mayor CG
3- Joaquim da Cunha Velho Sotto Mayor. Teve um filho legitimado.
4- D. Maria do Rosário da Cunha Velho Sotto Mayor cc Júlio Augusto Valongo e Sousa CG
5- D. Teresa de Jesus da Cunha Velho Sotto Mayor F. solteira.
6- Henrique da Cunha Velho Sotto Mayor F. solteiro.
7- D. Arminda Aurora da Cunha Velho Sotto Mayor cc Joaquim Lopes Fernandes Vinagre CG
8- D. Guilhermina mm
9- D. Albertina Augusta da Cunha Velho Sotto Mayor F. solteira.

Será então o seu ramo o de Joaquim da Cunha Velho Sotto Mayor, que só teve um filho? Não tenho é elementos sobre a sua descendência.
Mas repare que a representação do barão (só houve um) está na descendência do irmão de Miguel, Domingos Miguel. A menos que toda a sua descendência esteja extinta excepto a de D. Isabel Maria e aí a representação estaria na descendência de Domingos Miguel (sobrinho). Mas isto é só hipótese!

Curiosamente, hoje mesmo, encontrei António Júlio Limpo Trigueiros, SJ, um dos autores do livro que refiro e, muito provavelmente, a pessoa que mais sabe de genealogias barcelenses. Disse-me que tem bastantes mais coisas do que está no livro e interessado em saber o resto!
Estava era de partida para Roma onde vive habitualmente. Já tem participado no Fórum e espera vir a poder continuar a intervir. É natural que num futuro próximo seja possível porem-se os dois em contacto.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#8839 | nicha | 07 sept. 2001 23:52 | In reply to: #8833

Caro Vasco, muito obrigado pela sua paciência, porque quem começa pensando ser bisneta do Barão da Retorta,muitos progressos tem feito com a sua ajuda. Curiosamente antes de ler esta sua nova mensagem enviei um e-mail para António Trigueiros pedindo-lhe mais informações sobre o meu bisavô.Já agora acrescento que Joaquim teve um filho, Cândido da Cunha, que casou com Maria das Dores Landolt de Sousa, tendo estes tido 3 filhos.Destes apenas um está vivo.
O anel de brasão, que me foi deixado pela minha mãe, é usado naqueles dias em que me sinto mais "perdida"neste stress do dia a dia.Aproxima-me por exemplo de um antepassado que lindas "canções de amigo e amor"escreveu.- Cancioneiro.
Cumprimentos, Nicha.

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#265836 | anasottomayor | 25 nov. 2010 15:56 | In reply to: #8839

cara nicha
o meu nome e ana,sou bisneta de joaquim da cunha velho sotto mayor! nao tenho muito para lhe dizer mas sei algumas coisas sobre a familia,tendo em conta que um primo que desconhecia tenha contactado a minha avo filha de joaquim para fazer o livro da familia..tem uma copia em sua posse que ele proprio lhe deu e tambem uma foto da casa onde nasceu o meu bisavo em barcelos que nela se encontra o brasao mas essa foto tem a minha bisavo maria dos prazeres patricio mulher de joaquim sotto mayor...com os meus comprimentos ana sotto mayor

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#326690 | smsmfm1976 | 04 avril 2013 15:31 | In reply to: #265836

Ola sou Susana sotto Mayor sou neta de Domingos da Cunha e Velho Sotto Mayor bisneta de Nuno da Cunha e Velho Sotto Mayor e trisneta de Domingos Miguel da Cunha e Velho Sotto Mayor e de sua prima e mulher D. Isabel Maria do Vale Campos Barreto da Cunha e Velho Sotto Mayor.
Posso dizer que tenho um exemplar que o sr Padre Antonio Julio Trigueiros escreveu e enviou pessoalmenta para minha mãe.

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#327120 | anasottomayor | 12 avril 2013 12:19 | In reply to: #326690

ola boa tarde o seu bisavo era o meu trisavo, pai do meu bisavo joaquim da cunha velho sotto mayor. eu gostava muito de a conhecer se fosse possivel ? eu moro em lisboa e a susana?

Reply

Direct link:

RE: família Barão de Retorta

#327121 | smsmfm1976 | 12 avril 2013 12:35 | In reply to: #327120

Olá eu moro na quinta do conde,margem sul.Tem facebock ? Se tiver pode me adicionar,estou como Susana Soto Maior,teria muito prazer em conhece-la bjocas grandes

Reply

Direct link:

família Barão de Retorta

#390491 | Maria Cunha Velho | 29 mars 2018 17:03 | In reply to: #7822

Olá a todos

Tenho informação recolhida ao longo de X capítulos referente aos 10 filhos do Barão da Retorta que deixaram descendência. Já percebi que é descendente do seu 3º filho, (capítulo III - Descendentes de Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor de Azevedo Távora de Albergaria e Castro e de sua mulher Umbelina Augusta da Silva. Tiveram 9 filhos. Terá de me dar mais pormenores para pesquisar...

Reply

Direct link:

família Barão de Retorta

#390530 | Samuel C O Castro | 30 mars 2018 16:40 | In reply to: #390491

Prezada Maria Cunha Velho,

Quanto à avó paterna do Barão da Retorta, de nome Teresa Gertrudes Soares de Castro Albergaria, N-1748, por acaso descobriste a ascendência dela na Freguesia de Candelária, RJ?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

família Barão de Retorta

#420722 | Ivelise | 14 janv. 2020 21:51 | In reply to: #7822

Gostaria de aderir a página da família Cunha Velho Sotto Major descendentes do Barão de Retorta

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 16:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen