Ao José Roberto Vasconcelos Nunes - Herédias de Sá

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Cargos | Bibliografia

Ao José Roberto Vasconcelos Nunes - Herédias de Sá

#79631 | sapeca | 17 déc. 2004 17:34

Caríssimo Amigo e Parente José Roberto:
Enviei-lhe mais um e-mail, para " vasconcelos@genealogias.org" que me foi devolvido com a indicação de não poder ser entregue.
Como tento há muito contactar consigo, vou aproveitar este fórum genealógico com vista a enviar-lhe alguns dados de pesquiss sobre os Herédias de Sá/Moreiras de Sá, aproveitando parte do que deixei escrito na mensagem que tentei enviar-lhe.
Espero que por aqui consiga contactá-lo e que me possa fornecer outro modo de lhe escrever via e-mail.
Por outro lado, e neste caso é mesmo censura, lamento a total ausência de qualquer notícia de nosso Parente comum Paulo Herédia de Sá. Na verdade, nunca mais me disse nada, nem acerca dos seus ascendentes, nem sobre qualquer coisa que se ligue com os Herédias de Sá.
Há pouco, descobri em busca na net:

- Artur Ambrosino Heredia de Sá, no "Conselho Municipal: Inventário Analítico
Membros do Conselho Municipal"(Rio de Janeiro), anos de 1895 a 1897;

- "ESCOLA "REGINA PACIS" DE 1º E 2º GRAU
Madre Maria Cecília Juliana de São José, foi a fundadora e a primeira Diretora da Escola. Em 1929, foi construída a nova sede da escola Artur Bernard na antiga chácara do Dr. Jonas de Faria Castro, onde se encontra hoje a Escola Regina Pacis. Em 1939 a Escola Arthur Bernard com o seu Diretor o Sr. Heredia de Sá, iniciou um curso ginasial acrescentando o ginásio Regina Pacis. Sua arquitetura segue o estilo Eclético com várias tendências. A escola vem sendo reformada e conservada por suas sucessoras como grande patrimônio HIstórico e Cultural. É motivo de carinho velar por sua memória assinalada com serviços prestado à Educação do povo Carangolense e de suas vizinhanças".

- ATENDIMENTO EMPRESARIAL
• SÃO PAULO
Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro - Santo André – SP CEP 09040-160.
Responsável: Miguel Herédia de Sá Telefone: (11) 4992-7352 Fax: (11) 4437-2036
E-mail: (...)
- Prof. Dr. Miguel Anderson Herédia de Sá
Titulação Acadêmica: Mestre e Doutor
Disciplina: Economia Política
Formação: Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Política pela PUC/SP e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense.
E-mail: (...)
- Pós-Graduação em Economia da UFF - Dissertações defendidas no Mestrado - 24/11/97 - Miguel Anderson Heredia de Sá. Nem Terciarização, Nem Evasão Industrial. A Economia de Santo André: 1988/1995. Orientador: Jacques Kerstenetzky

- TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - PAUTA DE JULGAMENTOS - RIO DE JANEIRO, 4 DE SETEMBRO DE 2003.
Desembargador Federal ANT*NIO CRUZ NETT0 0011 98.02.43571-6 REO/MS RJ 23773
RELATOR: DES.FED. ANT*NIO CRUZ NETTO
PARTEA : MARIA LUCIA LOBO PIRES
ADV : SONIA REQUENA HEREDIA DE SA e outro
PARTER : EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA -
EMBRAPA
ADV : FERNANDO DE F. SCAFFA
RMTE : JUIZO FEDERAL DA 26A VARA-RJ

Curiosos estes nomes e, sem qualquer dúvida, de gente descendente dos mesmos Herédias de Sá.

Devo ainda adiantar-lhe mais estes elementos. Possua uma carta (datada de 18.08.1848) de várias páginas, dirigida por meu 4º avô Valentim Brandão Moreira de Sá Sotomayor e Menezes a sua tia D. Maria do Carmo Moreira de Sá, com uma grande descrição de problemas familiares a eles comuns. Pelo teor dessa longa carta, parece depreender-se que D. Maria do Carmo Moreira de Sá vivia em Campos de Goytacazes, e fora procuradora de seu irmão e meu outro 4º avô Miguel António Moreira de Sá, para tratar de assunto relacionado com a "Fazenda sita na margem direita do Rio de Santo António Abaixo junto ao Arraial". Não há dúvida de que se trata da famosa Fazenda pertencente ao pai deles e meu 5º e 6º avô, Francisco Joaquim Moreira de Sá, e sita no Serro Frio. Essa Fazenda ainda existirá? Haverá forma do meu Parente saber alguma coisa, inclusive, no caso de existir, conseguir algumas fotos e elementos acerca da sua dimensão e quando foi vendida pelos Moreiras de Sá? Presumo, pelo teor da carta, que trá sido naquela data ou muito próximo dela.
Quanto aos 1ºs Herédias de Sá, presumo que se terão, de facto, casado ainda no Serro Frio, onde Francisco Joaquim Moreira de Sá possuia a Fazenda de Santo Antonio de Rio Abaixo e onde seu pai, o Capitão-mor Francisco Moreira Carneiro, adquirira grande fortuna, nomeadamente nas minas de ouro (Minas do Caraça). Ele foi capitão-mor de Npssa Senhora da Conceição de Mato Dentro, Minas Gerais.
Só posteriormente eles terão passado a Campos, provavelmente onde D. Maria do Carmo e marido (António Lino de Herédia) foram professores. Depois, talvez já no tempo dos seus filhos, ou ainda no tempo deles mesmo, passaram ao Rio de Janeiro, onde provavelmente já possuiriam casa.
Tudo o que me puder saber ficar-lhe-ei, como sempre, grato.
Aproveito para lhe desejar, bem como a toda a sua distinta Família, um Santo Natal e um Bom Ano Novo de 2005.
Aguardando a s suas sempre ansiadas notícias, envio forte abraço amigo.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

Ao José Roberto Vasconcelos Nunes - Herédias de Sá

#79879 | sapeca | 21 déc. 2004 14:18 | In reply to: #79631

Renovação da mensagem.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 16:43

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen