Os Furtados de Monchique

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Os Furtados de Monchique

#79880 | jpesquível | 21 déc. 2004 14:30

Não querendo alargar a confusão sobre os Furtados do Algarve gostaria de ter pistas para a ascendência de Francisco José Furtado meu oitavo antepassado materno (ver árvore genealógica).
Sem referências às famílias Furtado de Mendonça e Barbuda não consigo responder a avanços genealógicos consistentes nem explicar como, economicamente, a Família Furtado Fialho de Alvellos herdou o designado "Morgado de Odeceixe".
A este último propósito surgiro a consulta da Enciclopédia Luso/Brasileira no tocante a Odeceixe. Aí é referido que a Quinta dos Loureiros constituida, no século XVII em Aljezur, por família com o mesmo apelido após ter estado incorporada nos bens da Casa Real foi revindicada pelo Capitão-Mór Manuel Botelho de Barbuda. Teria surgido, assim, não sei se com fundamentação e em conformidade com a legalidade da época o Morgado de Odeceixe.
Manuel barbuda teve uma única filha sem descendência, Isabel, pelo que o respectivo Morgado passou para um seu primo có-irmão Francisco José Furtado. Por razões que se explicam através de uma ligação entre a família Fialho e Furtado começou localmente a a referir-se ao "Morgado dos fialhos", designação que chegou até ao século XX.


1) João Paulo Calado Inglês Esquível 00 Maria João Souto Bessa.
(1964/responsável por este pedido de ajuda)

2)João Maria Vergílio Sanches Inglez Esquível 00 Maria Ana Júdice d´Abreu Fialho Calado.
(1929/95) Nascida em 1931

3) Francisco Luís Fialho Grade Callado 00 Maria da Piedade Júdice d´Abreu.
(1903/95) (1876/1987)

4) Basílio de Souza Grade Lourenço Callado 00 Maria Ana Júdice Fialho.
(1862/1953)

5) Francisco d´Abreu Fialho 00 Maria da Glória Júdice.
(1828/1903)

6) João Rosendo Fialho Caeiro d´Alvellos 00 Maria Dorothea d´Abreu Simões, filha do Capitão-Mór de Portimão joão Rodrigues Simões e neta de Manuel José Freire (Freire Netto ou Freire d´Abreu) Capitão-Mór de Alvor.


7) Manuel Fialho Caeiro Furtado d´Alvellos 00 Senhora de Apelido Fialho.
-Capitão-Mór de Alvor

8) Francisco José Furtado 00
-Capitão-Mór de Aljezur



Muito atenciosamente
João Paulo Esquível

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#79887 | jpesquível | 21 déc. 2004 16:09 | In reply to: #79880

É necessária correcção na geração "oito" e "Nove":

Queria dizer que,

8) Francisco José Furtado é que deve ter casado com uma Senhora Fialho Caeiro, dado o seu filho, Manuel, já usar este apelido.

Muito Obrigado
João Paulo Esquível

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#79895 | melisa | 21 déc. 2004 18:33 | In reply to: #79887

Caro João paulo Esquível
Sem adiantar nada sobre os Furtado, apenas gostaria de corrigir o que consta da geração (6):
Maria Doroteia de Abreu Simões era filha de José ( e não João) Rodrigues Simões, conforme consta do casamento deste em Alvor a 17/11/1798.
Também Manuel José Freire de Abreu ou Neto de Abreu foi sargento- mor de Alvor e não Capitão -mor.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#79903 | artur41 | 21 déc. 2004 20:38 | In reply to: #79880

Caro João Paulo Esquível,


Sou um dos descendentes do Capitão Miguel Furtado Neto e de Francisca Jorge. Julgo que o Luís Soveral Varella talvez o possa elucidar, e bem melhor do que eu.

Também não desejo polémicas, mas sei que a vida é cheia delas. Umas vezes para o bem, outras para o mal.
Gostaria, sinceramente, que todos nós reflectíssemos sobre algumas coisas "menos boas" que persistem em acontecer. É meu desejo que o Novo Ano traga mais concórdia!

Santo Natal.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#79937 | nunomaria | 22 déc. 2004 13:13 | In reply to: #79880

Olá João

Intervenho neste tópico apenas para te enviar um abraço! É a primeira vez que te "encontro" desde os tempos do nosso mestrado no ISCP (1988).

Nuno Maria Côrte-Real

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#79939 | joãoquaresma | 22 déc. 2004 13:57 | In reply to: #79903

Artur,

Desculpe entrar desta maneira, mas não consigo aceder ao seu mail.
É apenas para lhe agradecer o simpático jantar de ontem.
Foi óptimo podermos trocar informações, apesar de o Artur ter disponibilizado mais dados do que nós.
Em todo o caso, não fica esquecido, e se alguma vez passar por Espanha, já sabe, tem uma casa à sua disposição.

Cumprimentos, e votos de um Feliz Natal,

João

Reply

Direct link:

Convívio

#79941 | artur41 | 22 déc. 2004 15:01 | In reply to: #79939

João,


Espero que tenha gostado. Na verdade, Lisboa tem evoluído muito nos últimos anos. Reparou quantos sítios estão, à noite, abertos até tarde...? Em Espanha começa-se mais cedo e acaba-se mais cedo!

Quanto às informações trocadas, não exagero em dizer-lhe que gostei muitíssimo do convívio: natural, simples, descomplexado. Tenho para mim que o conhecimento deve ser, a seu tempo, partilhado.


Aceite um abraço, com votos de um Santo Natal

Artur

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#80110 | jpesquível | 26 déc. 2004 16:45 | In reply to: #79880

Caro Nuno Maria

Foi com saudade nos "debates" que tivemos no decurso do Mestrado do ISCSP e noutras ocasiões que recordei uma amizade que não está apagada, mas as circunstâncias da vida não têm possibilitado continuar na actualidade.
Um bom ano é o que desejo nesta Quadra Natalícia. Um abraço

João Paulo

Reply

Direct link:

RE: João Rosendo Fialho de Alvellos

#81251 | melisa | 08 janv. 2005 20:35 | In reply to: #79887

Caro João Paulo Esquível

Só hoje reparei na sua mensagem no tópico sobre os Abreus de Alvor a que irei responder de seguida.

Lembrei-me entretanto que tinha o assento de casamento do seu antepassado José Rosendo Fialho de Alvellos.

Fui confirmar e embora esteja bastante incompleto aqui lhe deixo os dados que tenho, na esperança que lhe possam servir.

Casa a 17/8/1823 em Alvor com Maria Doroteia ( filha do Capitão- mor José Rodrigues Simões etc...) , sendo ele filho de ............. (não sei porque não apontei os nomes, estariam ilegíveis?) neto paterno de Francisco José Furtado(certamente o Capitão-mor de Aljezur) e D.Isabel Fialha e neto materno de António Carrilho e de Jacinta Escolástica.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81252 | melisa | 08 janv. 2005 20:38 | In reply to: #80110

Caro João Paulo Esquível
Chamo a sua atenção para a minha mensagem de hoje que ficou deslocada.
Elisa

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81253 | melisa | 08 janv. 2005 20:38 | In reply to: #80110

Caro João Paulo Esquível
Chamo a sua atenção para a minha mensagem de hoje que ficou deslocada.
Elisa

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81323 | jvaldeira | 09 janv. 2005 20:00 | In reply to: #79880

Procuro informações sobre um Pedro Furtado de Monchique c.c. Vitoria Maria, nascidos primeira metade do séc. XVIII. Conheço apenas a sua descendência e agradeço qualquer tipo de informação sobre os seus ascendentes:

1-Pedro Furtado c.c. Vitoria Maria, referidos diversas vezes em paroquiais como sendo de Monchique (embora tenham possivelmente morado também em Bensafrim), tiveram:
2-Inácia Maria c.c. Manuel Rodrigues, moraram em Lagos-Bensafrim; com diversos filhos nascidos nesta freguesia entre 1777 até 1790.
2-Maria da Conceição c.c. António Brabo filho de Domingos Brabo e Maria Vicente de Aljezur. Moradores em Bensafrim-Torre da … (Gueira?). tiveram:
3-Veríssimo * Bensafrim 1776
3-Vitoria * Bensafrim 1780
3-Inácia Maria * Bensafrim1777 c.c. Manuel Rodrigues, lavrador de Aljezur-Carrapateira, filho de José Rodrigues e Felícia Viegas (ou Júlia Maria). Moraram em Fronteira-Bensafrim e tiveram:
4-Francisco Rodrigues * 1819 em Bensafrim c.c. Maria Juliana em Monchique-Marmelete em 1835; filha de José Luís e Juliana Maria de Marmelete, onde tinham casado em 1804.

Nada tenho que ligue esta família aos Furtados de Monchique aqui discutidos, até por me parecerem de diferentes estratos sociais mas se por acaso souberem algo, agradeço.

Obrigado,
J.Valdeira

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81445 | josemssantos | 11 janv. 2005 01:34 | In reply to: #79880

Caro João Paulo Esquível

Junto envio alguns assentos de Odemira com Furtados de Monchique, que poderão interessar-lhe. Não tenho a família estudada, e apenas me ressaltou à vista o facto de Francisco Furtado de Mendonça ter casado três filhas em Odemira.

Lº C. Sta.Maria/Odemira a partir de 1771:
*fls.11, aos 5.3.1777, casamento de Vicente Ferreira Rocha, solt. Fº de Isidoro Ferreira da Silva e de Bernarda Jerónima de Melo, nat. desta Vila, c/ Iria Genoveva da Silva, fª de Francisco Furtado de Mendonça e de Joana Justina, nat. da vila de Monchique e moradora nesta freg. Foram tt. o Sarg. Mor desta Vila Francisco de Brito e Castanheda e o Cap. José de Melo Raposo

*fls.12v., aos 15.10.1777, casamento de Manuel José Machado de ???fº de Marcos José da Rosa e de Antonia Inácia da Silva, nat desta Vila, c/ Joaquina Inácia da Silva, solt, fª de Francisco Furtado de Mendonça e de Joana Justina de Azevedo, nat da Vila de Monchique.

Livro B. Odemira/Santa Maria de 1745-1771:
- aos 17.10.1746, eu Manuel Ferrão, encomendado desta freg, b. José fº de Isidoro Ferreira da Silva, nat. da freg de S.Julião/Lx e de sua mulher Bernarda Jerónima de Melo, nat da Vila de Mértola, do 2º matrimónio da parte dele, ambos mor nesta freg. Foram padrinhos o Dr.Francisco Furtado de Mendonça, do lugar de Monchique e Isabel Raposa, mulher de Antonio Pacheco, da Herdade do Castelo de Ladrões, freg da Vila de Colos

Lº B. Santa Maria/Odemira 1783-1821

*fls.5 aos 11.2.1796, b.Maria fª de José Ferreira Penedo, nat desta e Luisa Jacinta Furtado de Mendonça, nat Monchique, np Marcos José da Rosa, nat Coimbra e Ana Ignácia da Silva , nat desta e nm de Cap. Francisco Furtado, nat Monchique e de Joana Justina, nat desta.Foi pp o Juiz de fora desta Vila José da Silva Magalhães e n. teve madrinha

*fls.22 aos 1.3.1800, b.Manuel fº de Jose Ferreira Penedo e Luisa Jacinta Furtado de Mendonça...( tudo igual ao assento anterior).Foram pp.Manuel José Machado, desta Vila e não teve madrinha

Os meus cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81705 | jpesquível | 13 janv. 2005 09:34 | In reply to: #81445

Caro José Maria Simões dos Santos

Obrigado pelos dados apresentados, desconhecidos com os casamentos das três filhas.
Os meus cumprimentos

João Paulo Esquível

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81726 | jpesquível | 13 janv. 2005 14:10 | In reply to: #79880

Cara MElisa

Muito agradeço os dados relativos a Francisco José Furtado casado com Isabel Fialha (meu “8º Avô”), bem como a data de casamento de João Rosendo.
O desinteresse pelo estudo deste ramo dos “Furtados” de Aljezur/Odemira entroncados, presumivelmente, com os de Monchique prende-se, talvez, com o facto de apesar de João Rosendo Fialho Caeiro d’Alvellos (penso que João e não José como sugere) ter tido 6 filhos, apenas do 3º (de quem descendo) existir descendência (VER QUADRO).
No assento que possui é possível conhecer a data de nascimento de João Rosendo?
Estando tentado a escrever brevemente no espaço consagrado aos “Siqueira e Abreus Simões” de Alvor, onde existe tanto para trocar impressões me despeço.
Atenciosamente

João Paulo Esquível

VI
João Rosendo Fialho Caeiro d'Alvellos (?????), casado em Alvor em 17/8/1823 com Maria Dorothea d´ Abreu Simões (Ver família SIQUEIRA D´ABREU SIMÕES).
-Militar.
-Pistas Bibliográficas:
a) Era, em 1828, Tenente de Milícias de Lagos. Deve ter sido ferido ou adoeceu quando participava na tentativa de tomar, às forças miguelistas, a cidade de Faro. Prisioneiro, foi transferido de Faro para Lagos para o Hospital Militar desta Cidade, de onde foi enviado para S. Julião da Barra, em Oeiras.
b) Participou no combate às guerrilhas de Remexido, só terminadas em 1838, tendo comandado a defesa do Rio Arado como o último militar a utilizar o Forte de S. João situado em Ferragudo com fins bélicos: cff: "quando das guerras de D. Miguel e D. Pedro ainda S. João fez a sua figura como parte de apoio da defesa do Rio contra o Remexido. Comandou-o então um oficial superior da Guarda Nacional João Resendo Fialho de Alvellos avô do grande industrial João António Júdice Fialho o principal utilizador do mesmo rio". Carta do poeta Joaquim Coelho de Carvalho, datada de 16 de Setembro de 1918, de Ferragudo, transcrita na obra de Carlos Pereira Callista "Castelos e fortificações marítimas do Concelho de Lagoa", ed. Algarve em Foco editora, 1991, pág. 160.
c) Em 4 de Junho de 1834 é eleito por Alvor para fazer parte da Comissão preparatória das eleições municipais de Portimão de 29 do mesmo Mês.

Tiveram 6 filhos:
5.1 Manuel d´Abreu Fialho, fez parte do 6º Batalhão Académico (1846/47), “Setembrista”. Morreu na batalha do Alto do Viso, perto de Setúbal, em 29 de Março de 1847. O Visconde Sá da Bandeira comandava este batalhão quando se deu este acontecimento fatal, contra o Visconde de Vinhais que representava a legitimidade “cartista” de D. Maria II. (S.G.)
5.2 José Filipe d´Abreu Fialho 00 D. Joaquina de Azevedo, natural de Lagos. Bisneta do Capitão-Mór Vicente d´Azevedo Magalhães e de D. Victória Rita de Sousa que faleceu sobre as ruínas do terramoto de 1755. Neta de D. Maria Micaella d´Azevedo e do Capitão de Infantaria José Anacleto Lobo da Veiga, filha de Lazaro Francisco Borges Magalhães de Azevedo e de D. Margarida Mascarenhas de Mello.
Tiveram 4 filhos que no único neto josé Filipe Vidal Fialho 00 D. Maria Francisca Nogueira extinguiu-se a geração. Grandes beneméritos, ofereceram ao Museu de Lagos uma importante colecção de pratas que se encontra exposta ao público. A casa em que habitavam em Lagos é hoje um lar para idosos.
5.3 Francisco d´Abreu Fialho (1828/1903) 00 D. Maria da Glória Júdice (de quem descendo).
5.4 Maria João 00 José Joaquim Serpa (Visconde de Alvor. Registado na Torre do Tombo em 20/08/1898. Título concedido em sua vida pelo Rei Dom Carlos I). (Só existe descendência do Visconde fora deste matrimónio).
5.5 João Rosendo d´Abreu Fialho ???Administrador do Concelho ????? (S.G.).
5.6 Luís d´Abreu Fialho, faleceu solteiro.

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#81778 | melisa | 13 janv. 2005 20:50 | In reply to: #81726

CaroJoão Paulo Esquível

Tem toda a razão é João e não José, foi lapso meu.

Não tenho a data de nascimento. Apenas tirei este casamento (bastante incompleto) pela sua relação com os Abreus e em última análise com os Fernandes Neto.

Como curiosidade, tenho um casamento em 24/3/1846, ( de um tio trisavô) em que as testemunhas são o major Manuel Alexandre de Abreu Simões e seu sobrinho( o 5.5)João Rosendo de Abreu Fialho.

Também tenho um casamento em 7/1/1852 (Alvor) em que foi testemunha o João Rosendo Fialho d’Arvellos, então com o posto de major e viúvo.

Também conheço a descendência actual do visconde de Alvor (que como diz não descende do casamento deste com Maria João, embora julgue que a filha daquele, legitimada foi criada junto ao casal.

Fico a aguardar mais notícias suas.

Cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Os Furtados de Monchique

#82264 | LAV2 | 20 janv. 2005 14:21 | In reply to: #79880

Meu caro João Paulo

Mas que prazer encontrar-te nestas "andanças" do Forum da Genealogia. Como estão todos? Deixa-me ainda desejar-te um bom 2005.

À pergunta que pões não tenho resposta, mas será que já falaste com o teu primo João Luís Leotte Tavares Esquível? Talvez ele saiba alguma coisa pois um destes dias mandou-me um estudo sobre os descendentes de André Furtado de Mendonça (onde aliás consta a parece que por provar filiação de Catarina Furtado casada com Diogo Peres - tb. meu avós).

Por curiosidade, conheces o recente livro de Manuel Abranches Soveral e Manuel Lamas de Mendonça "Os Furtado Mendonça portugueses"? Vale muito a pena.

Um abraço muito amigo do

Luiz de Albuquerque Veloso

P.S. Não vens por estas bandas de Budapeste onde, como saberás, estou agora colocado? Teremos todo o gosto em vos receber.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 02:16

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen