David ou daVide
This topic is classified in rooms: Hispânia
David ou daVide
Meu bisavo tinha como nome de familia, precisamente o nome acima indicado.
Meu Bisavo veio nos principios de 1800s de Galiza para Portugal. Segundo o seu registo de casamento, nasceu na paroquia de San Juan dela Pesquera, Ourense, Galiza. Estou fartinha de procurar tal paroquia em Ourense, mas e tao elusiva como o vento. Alguem me podera ajudar neste problema? Obrigada. Maria da Conceicao
Direct link:
RE: David ou daVide
Dna. Maria da Conceição,
Vou tentar ajudá-la, e terei uma resposta talvez no final da próxima semana, pois estarei não muito longe de Ourence. Eu procuro por Manuel David, (pai de meu bisavô Manuel Joaquim David este nascido entre 1850 e 1875 em Castro Verde, Alentejo, e pai da minha avó paterna), a certidão de nascimento desta minha avó refere que relativamente ao seu avô paterno (Manuel David) a sua naturalidade se ignora bem como o nome da mãe..... Tenho a impressão que, ou vieram para Portugal, ou então foi família que saíu durante a inquisição e depois voltou, pois os especialistas garantem que seria impossivel ter guardado o apelido do clã David durante ou mesmo o após a inquirição...
até breve
atentamente
Luíz Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luíz Filipe Vieira Santos,
Boa questão.
Tenho achado estranho um antepassado meu chamar-se David Domingues Borges. Ver tópico "Famílias de Atei, Mondim de Basto".
Pois o nome David era bem conotado.
Aliás nunca encontrei o seu baptismo em Atei, o que bloqueia um dos meus ramos.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Sr. Luiz Filipe , obrigada, esperarei. O meu bisavo chamava-se Francisco Antonio David, e so veio para Portugal no principio dos sec XIX. Segundo a informacao que tenho, da certidao de casamento, poi ele nasceu em San Martin de la Pesquera, Ourense. Martin was aparentemente muito popular. ele era filho de Antonio David e Caetana Fernandes ambos de Ourense, etc. Ha uma terra em Portugal de nome Sao Joao da Pesqueira, na margem sul do Douro, e la ha segundo a lista telefonica, davides e Penhas. o que para mim se torna ainda um misterio maior. A inquisicao acabou em 1821, o casamento em Portugal foi realizado em 1831. Na certidao de nascimento do meu avo, o padre no fim de escrever as terras, os nomes completos, etc, escreveu, embora aqui recebidos, familia de origens desconhecidas. Foi precisamente essa frase que me levou aos ficheiros da inquisicao, e descobrir meio mundo. Boa sorte. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Caríssima São
Primeiro que tudo, um grande abraço. Ainda não arranjei aquele tempinho farto para lhe escrever uma carta bem longa mas não resisti em dar-lhe uma achega a este seu apelido.
Como se deve lembrar, também eu tenho tal apelido de família. Acontece que as circunstâncias em que o nome virou apelido na minha família poderão ter sido (repito, poderão ter sido) as mesmas que formaram o seu, embora de núcleos familiares distintos.
No meu caso concreto, posso mostrar assim, abreviando:
Manuel Gomes>José António>Eloy Joaquim>Pedro Joaquim Eloy>David Francisco Eloy>Henriqueta David Eloy (1877).
Henriqueta David Eloy era minha avó paterna. Todos os seus irmãos (11) ficaram com o apelido David. Portanto, do meu 6º avô Manuel Gomes passaram 6 gerações até o David se tornar apelido.
Um dos seus irmãos, Celestino David, casou no Alentejo, Évora, com Maria da Conceição da Veiga Neves. Portanto, se houver alguém que trabalhe as genealogias alentejanas que cruzem com este David, agradeço qualquer contacto.
Em resumo, será que o seu apelido David e o de outros nossos confrades aqui deste forum apareceu por alteração ao nome próprio? Isso talvez pudesse explicar as dificuldades de pistas para os registos. E este meu Davi Francisco Eloy ( bisavô paterno nascido em 1829) talbém apareceu na Covilhã de páraquedas....
Um beijinho para si e até breve
mcc
Direct link:
RE: David ou daVide
CarIssima Ceu, concordo plenamente com o que diz, a coisa estranha no meu caso, e que nao consigo encontrar em Galiacia, Ourense, essa tal proquia ou freguezia de San Martin de la Pesquera. Ora pesquera refer-se a peixe e portanto dara referencia a terra junto ao rio ou ao mar. Ate agora, nada.
Porque razao dizer que eram de tal sitio se nao fossem? Afinal em 1831 a inquisicao ja tinha terminadao, pelo menos em lei, nao no coracao e mente das pessoas, isso levaria geracoes. Os medos, os segredos, tudo isso como tera afectado psicologicamente a populacao Portuguesa? E eu digo a nova crista e os 'velhos cristaos"? Sim, porque tantos seculos a viver sobre tamanha nuvem negra nao poderia ter sido facil para ninguem, nem propriamente para os que se apropriaram das propriedades confiscadas.
Mas, voltando a nomes, aguma razao havera, de se terem chamado David, ou de terem escolhido esse nome. Se eu conseguisse desvendar o misterio em Espanha, seria mais facil. Como disse antes, na lista telefonica. encontrei David e Penha e ambos os nomes relacionados directamente a negocios na area do Cadaval.
Nao acha coincidencias demais? A minha prima esta a tentar entrar em contacto com essas pessoas. Talvez saibam algo. Se os david seriam todos da mesma familia nao se sabe, pois nao ha assim tantos. Era mesmo escandaloso para a epoca usar tal nome. Seria por despeito ou para fazer ver, ja com a nova lei passada? Tantos misterios para desvendar. Ou estou confidente que vamos conseguir. Nap sao afinal as prendas que veem em caixinhas pequenas as mais bonitas?
Direct link:
RE: David ou daVide
Aprecio muito este tópico sobre o apeldo familiar David , particularmente - Da Vide, que encontrei nos paroquiais de Castanheira de Pera ( freg. de São Domingos ) de onde são os meus antepassados por via de meu avô paterno - Manuel Carvalho. Tenho referenciado uma antepassada (?), que terei de investigar, de apelido Da Vide, que me deixou, não só curioso, sobretudo interessado. Se alguém estuda famílias da região apontada agradeço que me informe. Vou amanhã ausentar-me novamente, mas lá para o fim do mês , ou antes, tenciono vir aqui e ser mais preciso.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Conceicao,
São João da Pesqueira em Portugal é bem longe do mar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: David ou daVide
Interessante. Mas nao e junto do rio Douro? Na Espanha nao sei, e Sao MArtin de la Pesqueira. Cpts e obrigada, Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Caro Sr. JLiberato,
O seu pressentimento é correcto, dentro da norma “filho do ou da”, David ben-Shem Tov (David filho do Santos), e que ainda é de norma em certas aldeias portuguesas aqui do norte exemplifico a Rosa das Galegas, a Ana filha do Renato, a Rosa do Monte (Guerra Junqueira) e essa era minha bisavó. Para o contrariar está a triste e célebre data (da meia noite daquele dia e ano) e que corresponde a partida do maior economista do mundo Cristóvão Colombo, pois os sefardims convertidos a partir dessa data não usaram mais os nomes contidos na Vulgata, mais exactamente os que são mencionados no velho Testamento. Aliás há muita coisa a analisar para além das culturas visíveis do nome e apelido, do Portugal actual e que transcende os significados e conhecimentos instalados e modelos reproduzidos, onde cantores medíocres são vistos como estrelas, e onde os velhos não se lembram…e os jovens já não sabem.
- por exemplo a regra do silencio…. e que não tem nada a ver com os claustros, e que num ainda tenho uma prima em clausura, e que não sabe que é para todos os efeitos Sepharade, como eu…..só o descobri, por acaso, e a partir de um facto público nacional, há pouco mais de 3 meses e a convicção realizou-se pouco a pouco, como num processo iniciático …
- ou por exemplo um pátio com um poço sem musgo, muitas flores, a indispensável rosa, a fonte com o seu murmúrio, e junto desta, uma rapariga linda com uma borboleta enorme de várias cores poisada no ombro, rodeada de crianças…
Deixando o devido mérito aos genealogistas e outros investigadores, ……aos quais só posso pedir ajuda e que por vezes os meus pedidos não interessam, e como já reparei que o senhor é um dos que ajudam, se me permite de fazer uma sugestão e a qual tenho a impressão que já conhece….existiria uma forma que seria de contactar o venerável reverendo de Atei…..e se ele facilitasse o acesso aos livros antigos da paróquia, e sobretudo aqueles que lhes permitiam de ter o control sobre os paroquianos… quem, quando, comungou, e se pagou, quantas vezes no ano etc…normalmente estes registos estão por famílias e seus agregados, isto poderia ajudá-lo no conhecimento do seu antepassado….. por exemplo se ele estivesse ausente no natal, se estivesse imigrado.. etc.
Sabe, por acaso dizer-me alguma coisa sobre quem eram Joaquim José Rosado Correia, e seu amigo José Alberto Senáculo (Cenáculo) na Évora de 1890 ??
Ou Joaquim Barradas da Cunha Reis e Da. Maria José Morais Ramalho em Reguengos de 1915 ?
Agradecendo
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Minha Senhora (mcc)
Então haveria duas famílias David em Évora…minha avó Maria Vitória David Ferreira Santos (índice: só a partir de 1938 é que assinou com o David), nasceu em Évora em 1894 e era filha de Manuel Joaquim David, n. em Castro Verde, segundo uma tradição oral foi bem conhecido em Évora por ter sido um “mestre” do jogo do pau.. (jogo proibido por decreto de D.Carlos, e implantado por este no Ateneu Comercial de Lisboa onde fez exibições). Minha avó tinha um irmão José e do qual há ainda dois filhos nesta Cidade…A lei de 1870 na qual o recém nascido recebe o apelido do avô materno seguido do apelido do avô paterno, era bastante clara e foi aplicada…em 1919 vejo que substituíram no caso de meu pai o nome do avô materno David pelo do abastado padrinho Barradas Cunha Reis, aliás minha avó não assinava David (omitia-o),fico grato por qualquer informação deste fórum.
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Dna. Maria da Conceição,
Permita-me dizer-lhe que me ocorreu fazer um scan sobre conceicao no genea e fiquei maravilhado com a qualidade de informação que quis compartir connosco, no meu caso ajudou-me a polir “variadíssimas pedras na estrada”….também conheci aquela maravilha do cemitério sefardim de Manhattan diga-se o primeiro cemitério de tipo caucasiano na América do Norte. Como não conheço o seu nome faço a pergunta um tanto brusca será a Sra. a arquitecta que ofereceu uma obra rara e inigualável da literatura portuguesa a Mme Davidson para o seu museu de Montréal? se é, já nos encontramos em 1988 a quando de uma vernissage no Ramsés…..
O pouco que sei sobre os sefardims portugueses é imagine através de laços profissionais de longa duração e ou amizade com famílias não portuguesas durante anos: Delaroche, Nataf, Leibovici, Tovi, Haimovici, Jacob, Davis, Moliner (quando a Sra. se refere a Burgos), Osborne, Orgaz, Mendoza, Levi etc. isto sem saber que minha avó tinha o nome da casta de DAVID…como vê consegui abrir as 6 portas falta-me abrir a 7 mª conquanto conheça o nome, vamos contar com a sorte e ajudinhas para abrir-la.
Não tenho muito tempo de disponível, neste momento e gostaria de desenvolver vários parágrafos que faz referencia neste seu Tópico pois tenho imenso prazer a pesquisar os antepassados, e sobretudo a pôr-me na pele (físico) alma e espírito do tempo dessa pesquisa…e quando se depara um enigma tal como o meu.. (tenho vários) ainda mais aliciante é viajar no tempo o que incrementa fatalmente o desenvolvimento da única coisa em que nós humanos podemos evoluir.. a imaginação.
Respeitante ao seu bisavô (confirme-me os dados por favor)
Francisco António David, nascido na paróquia de San Martín de la Pesquera, Ourense,
Datas: entre xxxx e yyyy ??? batisado??
filho de António David e Caetana Fernandes, nascidos e batisados ??em Ourense?? no documento que tem há mais alguma referencia? Idades ?Que tipo de caligrafia utilizou Francisco no registo de casamento?? Tentou compará-la com a mesma assinatura nos registos de baptismo dos filhos…, há alguma discrepância relevante ? Os padrinhos do casamento têm algum nome espanhol, galego, ou se faz referencia onde nasceram?
Neste preciso momento:
1. Na Galiza, a paróquia referida não consegui encontrá-la, existe mas sim Pesqueira
2. Aparentemente o bispado de Ourence não deu autorização aos Mormons de filmar os
arquivos. E até há uma petição contra isso neste momento na Net.
3. Na época referida houve várias mudanças de paróquias nos diferentes bispados da
Galiza, com repartição de “novas” paróquias…
4. tradicionalmente na Galiza denomina-se San Martiño e não San Martin (tipicamente
castelhano). A mesma norma se pode aplicar a Pesqueira e não Pesquera.
De todas as maneiras quando vier de Madrid passarei em Ourense.
Mas tentarei obter mais informações a partir da Biblioteca Nacional de Madrid pois são meus clientes.
Ourense também faz parte da minha geneologia “Vieira y Avilez”, mas não é para já.
Por hoje é tudo, bom passeio agora da tarde pela neve se não houver tempestade.
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Sr. Luis Filipe, pois por aqui, batem leve, levemente... e hoje, e leve e macia e brilha como diamantes. Mais parece a neve artificial que se compra para decoracao das vilas vitorianas ou presepios. Esta deveras lindo la fora.
Caro sr. lendo o documento de casamento dos meus bisavos; ora bem, passo a transcrever: c6 de Nov de 1865, etc, omparecerao os nubentes Joze Penha (tambem e da Costa Penha) noutros documentos, solteiro e Fortunata Maria de Jesus, solteira, os quais nubentos sei serem os proprios com todos os paeis do estyllo correntes e sem impedimento algum canonico ou civil, nem me constando que o haja, ele de 22 anos, filho legitimo de Antonio Penha (tambem quase sempre da Costa Penha) e de Gertrudes do Carmo do logar de, ela de 25 anos (as idades estao trocadas, talvez o sr paroco estivesse ja alegre) filha legitima de Francisco Davim e de Luzia Maria de ,etc
no documento de nascimento de meu avo, seu primeiro filho, 6 Set de 1866,na igreja etc, etc, puz os santos oleos a Delmiro, nascido a 21 de Agosto do mesmo ano, filho primeiro de Jose da Costa Penha e de Fortunata de Jesus, ignorando as suas naturalidades, sao paroquianos, etc, netopaterno de Antonio da Costa e Gestrudes do Carmo e materno de Francsico David e de Luzia Maria. etc.
Este padre era diferente do que os casou. O documento que fala na galiza e Ourense, e o casamento de Francisco Antonio David e Maria Luzia do Rozario a 20 de Junho de 1831, filho de Antonio David, oaroquia de San Martin de la Pesquera, Ourense, Reino de Galiza, Espanha e Caetana Fernandes da mesma paroquia.
Ela filha de Manoel Rodrigues Coelho e Angela Cordeiro Custodia. Nao diz as idades mas deve ser mais ou menos o Francisco Antonio David teria 25 anos em 1831? Portanto nasceu em Galiza por volta de 1805/6 etc. Este documento da pouca informacao.
Nao nao creio que nos conhecamos, nem sou arquitecta, sou pintora. Maria da Conceicao. Veja este website http://www.ferdinando.org.uk/the_marranos_of_rouen1.htm muitos nomes.
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria da Conceição
Pesquisei nas paróquias da Galiza e colocando Pesqueira, encontrei duas mas nenhuma da Diocese de Ourense. Mas por vezes os padres enganavam-se. Eu tenho um avô de Rañestres (Maside) Ourense e por vezes aparecia como bispado de Tui.
Mas melhor do que eu, a Maria da Conceição poderá verificar no site www.(para não ser apagado)xenealoxia.org/index.php e procurar em parroquias.
Boa sorte
M.Elisa
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Santos,
Fico-lhe grato pela sua sugestão. Vou aprofundar.
Quanto aos nomes que menciona, desconheço em absoluto. Mas nunca estudei nem Évora nem Reguengos.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Conceição:
Na diocese de Ourense existem duas paróquias com nomes semelhantes a Pesquera, com o orago San Martin, e que são Porqueira, pertencente ao município de Porqueira, arciprestado de A Limia e Presqueira, município de Baños de Molgas, arciprestado de Maceda.
Regueiras
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria da Conceição
Existe uma localidade na Galiza com o nome de Pesquera. Fica situada perto de Leon.
São João poderá ser o orago dela?
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria da Conceição
Vide é uma localidade do concelho de Seia, distrito da Guarda. Se o seu bisavô usava da Vide no seu nome, poderá ser um apelido de origem toponímica relativo a esta localidade.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria da Conceição
Mas como o seu bisavô veio da Galiza certamente que se referirá a Vide situada entre Prado e Astariz na região de Orense.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Obrigada, nao e sao Joao, e San Martin. Sao Joao e a terra em Portugal. Mas como e Pesquera e interessante e de ver. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Jose Maria, esse apelido foi escrito por um padre so uma vez, mas quem sabe?
Obrigada. Conceicao
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria da Conceição
Existe um São Martinho no Cabo Finisterra e também uma terra chamada Pesqueira. Também existe outro São Martinho junto de Ourense.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria da Conceição
Julgo que a paróquia que procura é Presqueira, cujo orago é San Martiño, que fica no concelho de Baños de Molgas, na Província de Ourense.
O site Genealogía de Galicia, que foi referido, é recomendado. Tem a grande vantagem de escrever em português e perceberem!
Cumprimentos
Jorge Afonso
Direct link:
RE: David ou daVide
E isso mesmo caro Ze Maria. Freguezia Sao Martinho de la Pesquera, bispado de Ourense. Encontrei agora a minha documentacao, portanto nao e Martin e Martinho. Caro colaborador e amigo, ha tempos ja, enviei uma mensagem para o presidente de Galiza, Sr muito simpatico que me enviou directamente para um departamento em Ourense. O subdirector General del Gabinete Tecnico, Sr. Pedro T. Morales Ortiz, que me enviou electronicamente mensagem dizendo :Castro Caldelas (Ourense) Pedrouzos (San Mamede) Pesqueiras.
Nao tenho electronicamente sabido nada mais atravez de Espanha. E, como nao tenho podido sair do Pais, por causa da doenca de minha Mae, que nao pode viajar, nem a possso deixar sem mim, sou filha unica, terei de esperar.
Em Monforte de Lemos, ha uma paroquia chamada A Vide. Ate perto de Lugo ha bairros, terras com o nome do Santo, visto ser muito popular em Espanha.
As hipoteses sao bastantes, mas as certezas nenhumas.
Porque usar o nome David, pois e assim que esta escrito em todo o lado, porque usar uma paroquia que ninguem pode encontrar? Porque ir casar a Portugal, especificamente a tal lugar? Tal como o meu nome Penha, e uma grande frustracao. Os meus antepassados devem estar rindo com as dores de cabeca que me dao, pelo grande quebra cabecas que parece ser a minha genealogia. O mesmo tenho do lado paterno, onde so o nome materno de Vaz Nunes e usado, e o paterno aparece as vezes como misterio, sendo Almeida. Tantos misterios ao mesmo tempo torna-se um tanto cansativo, mas como sou persistente, nao me deixarei levar por tantas barreiras, pelo contrario, seguirei esperando e em frente. A nudez das arvores, as cores adormecidas, os troncos embrenhados, o ribeiro em baixo, o ceu de cor ostra, a neve tapando a terra e os relvados, tudo adormecido, tal como a minha arvore de familia. Mas hoje, quando fui a caixa do correio, no meio da neve, ouvi o cantarolar dum passarinho. Sera que anunciava a Primavera? Ha sempre esperanca. Maria da Conceicao.
Direct link:
RE: David ou daVide
Sra. Dna. Conceição,
Fico contente pelas várias entradas de ajuda, e sobretudo a boa vontade e interesse demonstrado neste item... a minha agenda mudou e já não passarei por aquelas bandas tal que mencionei, mil desculpas, mas para fazer-me perdoar aqui vai uma informação:
Analisamos as 12 comarcas da província de Ourense que compreendem 36 conselhos e os quais englobam variadíssimas paróquias e das quais retemos 41 paróquias pois são designadas directamente/indirectamente por San Martiño.
De tudo isto retemos apenas 2 paróquias:
1. San Martiño de Porqueira, (Concelho de Porqueira, Comarca do Alto Limia), que em castelhano é San Martin de Porquera ou San Martín de la Porquera.
2. Presqueira (San Martiño), (Concelho de Baños de Molgas, Comarca de Allariz), que em castelhano é Presquera ou San Martín de la Presquera.
Baseado nos dados que a Sra. nos transcreve…”San Martin” de la “Pesquera” “Ourense” e que consequentemente visualizou e validou a grafia e onde supostamente não faltaria nenhuma letra, leva-nos ao seguinte raciocínio: FRANCISCO ANTONIO DAVID, conquanto tivesse nascido na Galiza…..parece-me…. que utilizaria mais o castelhano (em vez da pronuncia galega), o certo é que o padre, (e este era português) e que redigiu o assento de casamento ouviu certamente “San Martin” e não “San Martiño”, este entendeu e percebeu também (em castelhano) “quera” e não “queira”, de Pesquera…… Ora o castelhano que se falava na altura por essas bandas era o castelhano “serrado”, “gutural” ou seja o antigo castelhano e imposto por Madrid. O que fez com que o padre português ao ouvir “de la Presquera” ou “de la Porquera” deveria ter percebido “de la Pesquera”. Faça a experiência e pronuncie ambos para chegar a uma conclusão. Foi, dentro desta janela que retemos as duas paróquias.
Presqueira, está +/- a 30 Km da cidade de Ourense, e a vila principal é Allariz, com história importante. No entanto fica longe (75Km) da Vila portuguesa do Lindoso esta entrada/saída de Portugal foi muito utilizada através dos séculos.
Porqueira, está +/- a 60Km da cidade de Ourense e a 45 Km de Verín, conquanto a Vila mais próxima (15 km) seja a mítica Guinzo del Límia, e a 25Km a fronteira do Lindoso (Ponte da Barca). Muito perto de Porqueira está o lado espanhol do Parque Naturalda Peneda-Gerêz, isto para lhe dizer que fica num ermo magnfico…
Seria agora de pedir a pesquisa das 2 hipóteses retidas ao Arquivo competente.
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira Santos
A sua mensagem também me surpreendeu, pois desconhecia esse seu lado David. Infelizmente, pelos dados que me transmitiu, nada liga o seu David familiar ao meu. Contudo, não deixarei de lhe mandar as minhas ligações, para que possa confrontar tudo. Diga-me para onde, por favor. Meu endereço de mail:
maria_david_eloy@yahoo.com.br
Com os melhores cumprimentos
mcc
Direct link:
RE: David ou daVide
Concordo plenamente consigo Luis Filipe. Muchas Gracias. Procederei como me diz, pois faz mesmo muito senso. Mais uma vez, Bem Haja. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Exma. Sra. Dna. Maria David,
Agradeço desde já a sua amabilidade, e permita-me de a saudar. Verifico pelo endereço o nome Maria David, num passado recente permiti-me de lhe enviar um correio (que seguramente não recebeu). Esta minha liberdade foi fruto de frustação da minha parte por falta de informação sobre o apelido DAVID e outros, todos no Alentejo, peço desculpa, e até incomodei, também, o simpático e cavalheiro, Professor Valadares, pessoa que dignifica a pesquisa, e tem vários méritos... um deles o de provocar a chamada mudança, a qual incomoda a conformidade, ou o paradigma do déjà vu.
Meu endereço:
luissantos@simplesnet.com
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Dna. Maria daConceição,
vi que estava em linha..., esqueci-me, perdoe-me, continuo ao seu dispor, diga...é só contactar pois estou terrivelmente centrado "COMO E PORQUE É QUE NOS CHAMAMOS DAVID" o email está no item mais acima para a Dna. Maria David. obrigado pelo site marrano, fiz um download...Sabe fui estudante naquelas paragens da Boorgonha e Maconnais, na minha juventude conheci Paray-le-Monial, a Escola de Cluny dista 15 a 20 KM, Macon, etc. Muitos dos colegas vinham de Rouen. Paray, é interessante pois o enigma do mestre desconhecido de Paray (as pinturas das telas da abadia), o mestre não é assim tão desconhecido....assim como o pouco que resta de uma família de étnia cigana, advinhe de onde vêm todos...! e onde Manitas de Plata nos anos 70 ia de vez em quando...., foi a partir deles que tive o previlégio de "assistir" aquela festa anual na praia des Trois Saintes Maries (Sainte Marie La Mer)
até breve
atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Sim, e uma pergunta que nao e facil, devido ao imaginario que existia sobre tal nome e as suas consequencias. Tal como o meu, o da Maria David tambem so comecou depois de 1821 nao foi? Logo por ai se percebe algo. Qual o significado e uma boa pergunta. Talvez se consiga saber, com o tempo. Obrigada Maria da Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Exma Sra. Dna. Maria da Conceição,
Viva como está, minha Senhora? Permita-me de a convidar a visitar o tópico “Para Genealogistas do Baixo Alentejo” a partir do item de 22/05/2005 “Montargil” e seguintes http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=43179…e pedir-lhe as suas observações…. Posso facilitar-lhe alguns dos mapas correspondentes à província de Ourense,…o meu correio luissantos@simplesnet.com Adorei a musica de sefardim ponto come, voltarei a visitá-lo brevemente.... agora compreendo de onde provém a variante arabo/andaluza...
Atentamente
Luís Filipe VieiraSantos
Direct link:
RE: David ou daVide
caro sr. Luis Filipe, assim farei. Obrigada. maria da Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Sr. José Maria Ferreira, (josemariaferreira), será o Senhor o mesmo que trouxe uma carga apreciável genealógica ao tópico do Professor Octávio Rafael Guerreiro Carvalho...? Do qual apreciei (ultimamente, pois só há cerca de dois, trêss meses acedo ao Genea, sou ainda profano em pesquisa geneol.) as maravilhas e qualidades de apaixonado e competente pesquisador, o modo como escreve neste espaço, e sobretudo a sensibilidade e altruísmo com que se destaca? Agradeceria que me informasse de como está o Sr. Rafael Carvalho, pois reparei que se correspondiam e verifiquei que a um dado momento ele mencionava uma possivel incidencia oftalmológica...efectivamente nunca me correspondi com ele. Por outro lado, também sei que detem bastantes informações sobre os "Guerreiros" de Castro Verde....e cá estámos....meu bisavô Manuel Joaquim David n.15/05/1856, Castro Verde, era neto paterno de Dávit Guerr.rº (David Guerreiro) n.(1805?), c.c. Maria Joana; neto materno de Francisco Xavier c.c. Mariana Guerr.rª (Guerreira), o padrinho Manuel Coelho do Monte (do Souza ?), madrinha Maria Nobre doVal de Mértolla. Sabe-me dizer alguma coisa sobre este Guerreiros, Dávit e Mariana....?.Por condescendencia para com as e os confrades do tópico "DAVID" edito aqui o meu pedido, mas já o tranferirei para "Pessoas e familias de apelido Guerreiro" ou se tem outro diga-me.
Agradecendo
Atentamente
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira
Tenho ascendentes com esses apelidos nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar.
41-JOÃO FERREIRA-MONTE DE MARIA JOANNES-ROSÁRIO
42-MARIA GOMES-MONTE GATO-ROSÁRIO
43-JOÃO RODRIGUES- CASTRO VERDE
44-CRISTINA COELHO-CASTRO VERDE
81-AMARO COELHO-ALMODÔVAR
82-MARIA COELHO-CASTRO VERDE
83-MANUEL GUERREIRO-MONTE DE MARIA JOANNES- ROSÁRIO
84-JOANA GOMES-ROSÁRIO
Presentemente tenho investigado pouco esta linha de Castro Verde, mas posso-lhe acrescentar que eram lavradores e proprietários. Os meus Guerreiros nestes concelhos ligam-se aos Guerreiros Camacho, através deste Manuel Guerreiro do Monte de Maria Joanes, descendente de Afonso Guerreiro Camacho, lavrador, ré público, capitão da Ordenança das freguesias de N. Sª. do Rosário e Santa Clara no antigo termo de Almodôvar.
Achei curioso o nome Maria Joana,usado pela sua trisavó e o nome do Monte Maria Joanes dos meus antepassados. Possivelmente ainda seremos parentes próximos!? Tinha já programada para esta semana, uma pesquisa a este ramo de Castro Verde, agora aguçou-me mais o apetite, depois lhe direi o que encontrei sobre os mesmos.
Seria de uma grande injustiça, falar aqui nos Guerreiros sem referir o Prof. Rafael Carvalho, um verdadeiro expert deste ramo que muito tem aqui neste Forúm e fora dele contribuído para o conhecimento e estudo desta grande família Guerreiro. O Rafael é acima de tudo um grande amigo, sempre pronto a dar a mão ao próximo, eu diria mesmo um jovem de vistas largas!
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Estimado Sr. José Maria Ferreira,
Agradeço, a sua pronta e atendida resposta, presumo então que o Prof. Rafael Carvalho se encontra bem, e permita-me de pedir para lhe veícular as minhas sincéras saudações, (de um admirador...)
Tal como teve a ocasião de comprovar, não disponho neste momento de mais informação, já pedi e aguardo pelo AD de Beja, os documentos de baptismo/casamento, respectivamente do trisavô e do tetravô. Fico contente finalmente, de ter encontrado plausiveis e possíveis laços familiares....entretanto tenho a dizer-lhe que existe toda uma história "nebulosa" e muito engraçada, á volta destes meus antepassados... e o curioso disto tudo é que o Senhor chama-se Ferreira e que também é um dos apelidos meus mas que não o uso...e da história oral da família em Évora.... sempre ouvi falar dos FERREIRAS, sem os poder situar...no baixo ou alto Alentejo.... e também o Nome de DAVID.....tipicamente sefardita....creio que provimos, pessoalmente, com enorme e grande emoção, de uma porção de carga genética especial... e que a inteligencia das nossas gentes são tremendamente fantásticos... tudo em silencio e codificado.. a própria aranha presa no seu aparato... Peço-lhe, e se achar conveniente de me enviar o seu mail, para o meu, o qual que se encontra referido mais acima neste tópico.
Agradecendo
atentamente Luís Filipe Vieira Santos.
Direct link:
RE: David ou daVide
Caros amigos
Não pude deixar de vir, aqui, agradecer as vossas boas palavras de amizade e consideração. Foi um amigo que muito prezo me chamou a atenção para este tópico. Tenho andaddo muito ausente do Fórum, felizmente não tem sido por falta de saúde,mas devido a outras circunstâncias que têm distraido a atenção destes assuntos, que penso retomar, mas vou adiando...vamos lá ver até quando ! E voltarei aos temas aqui propostos.
Agradeço que não me tratem por prof. porque aqui somos todos confrades e isso é o que importa, no gosto que temos pela Genealogia.
Um abraço amigo
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: David ou daVide
Senhor Rafael Carvalho,
Antes demais gostaria de saudar a Sra. Dna. Conceição, e humildemente lembrar que estou a servir-me deste seu tópico, e diga-se aqui e já, que me tem ajudado imenso a compreender todo um universo fabuloso e maravilhoso, e que por uma vez a caixa de Pandora é o contrário do que se costuma libertar.
Como está, Sr. Rafael, permita-me saudá-lo, deveras que fiquei um pouco inquieto, mas graças a promptitude pouco comun, mas habitual do Sr. Zé Maria, estas felizmente foram infundadas e completamente desvanecidas. No entanto, e se me permite tente utilisar displays, perdão, monitores que sejam iguais ou inferiores a 27 dpi de densidade de reflexão catódica.... o que já vai ser dificil para os chamados outros televisores. Aproveito, já agora para o incomodar...não, não é sobre quem, quando, como, onde,... (o Sr. Zé Maria, já está a ajudar, ou melhor a pretar-me a sua colaboração, o que eu deveras aprecio e lhe agradeço), mas sim o que pensa, Rafael, sobre o (s) métodos aqui utilisados de numerotação e classificação, quadros e listas - filiação, (qual o melhor: o sistema dito Soza-Stradonitz, ou o sistema Binário)? pessoalmente tenho mais o hábito e por defeito profissional de utilisar o octal, e para um profano em genealogia como eu, desde logo encontro diversas vantagens tais como e por exemplo na utilisação visual e funcional do Binário....? Será que a questão não seja relevante ? ou que se deveria abrir um tópico para que se faça uma "revista critica" a qual ajudaria e sobretudo centraria muitos de nós sobre as duas ultimas das sete virtudes dos genealogistas ou seja Ordem e Método ???
Agradecendo, atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Gostaria de divulgar e compartilhar a seguinte informação para que tomem conhecimento que >, Felicitações, caro Paulo Valadares, e muita motivação para o próximo desafio.
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Vou repetir a mensagem:
Gostaria de divulgar e compartilhar a seguinte informação para que tomem conhecimento que "o nosso confrade Paulo Valadares Ribeiro dos Santos, especialista em famílias sefarditas, tornou-se Mestre, com louvor, em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi sua orientadora, a Professora Dra. Anita Novinsky, reconhecida como sendo a maior autoridade em Inquisição no Brasil.", Felicitações, caro Paulo Valadares, e muita motivação para o próximo desafio.
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira Santos
Espero ter encontrado o seu DAVID
1-MANUEL DAVID-CASTRO VERDE *15/5/1856
2-MANUEL DAVID
3-MARIA FRANCISCA
4-DAVID GUERREIRO
5-MARIA JOANA
6-FRANCISCA XAVIER
7-MARIA GUERREIRO
8-DAVID- CASTRO VERDE*24/1/1786
9-?
16-MANUEL GUERREIRO- CASTRO VERDE
17-VITÓRIA DA CONCEIÇÃO- OURIQUE
32- LUÍS GAGO-CASTRO VERDE
33-JOSEFA GUERREIRO- GOMES AIRES
34-MIGUEL AFONSO- OURIQUE
35-BARBARA GUERREIRO-ENTRADAS
Agora falta apenas descobrir o casamento do David. Assim que tiver oportunidade vou enviar os dados por email.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Zé Maria,
acabo agora de aceder.......e estou emocionado, não, não sei o que dizer-lhe.....agradecer-lhe será muito pouco,muito pouco...Hoje foi um dia felicissimo para mim, e também para a minha familia, tenho que dizer-lhe, que uma parte das tais histórias de infancia,revelaram-se ser verdade,acabo de descobrir omeu tetravô Simão Ferreira de Montargil...........e agora o Senhor, com todo o elo dos Guerreiros de Castro Verde... fico então á espera do seu atendido e muito desejado e-mail.
Vou deixar aqui o elo para o meu tópico da Familia Ferreira, dos Santos de Évora e Alentejo sem claro esquecer os GUERREIROS. O convite estende-se a todos os confrades.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=74531
Acabo de passar um pouco como os gregos naquele momento de felicidade, raro,que eles chamam KIROS...Obrigado Zé Maria
atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira Santos
Não tive oportunidade de responder-lhe mais cedo. Lamento não ser pessoa muito entendida na matéria que expõe. Certamente muitos dos nossos Confrades, bons conhecedores destes assuntos, o ajudarão se abrir um tópico para isso.
O que souber pode,se for possível, contar comigo.
Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Rafael Carvalho
Viva, como está o Senhor. Venho agradecer a sua resposta.Possívelmente, talvez o farei, possivelmente.Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Com os meus cumprimentos
atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Recebi por estes dias, o Armorial Lusitano, atravez da nossa livraria- Guarda Mor.
lembri-me de ver de David, e nada consegui, mas depois ocorreu-me tambem ver da Vide. Pagina 553 nos diz, que os da Vide, provenientes de Vide, hoje Castelo de Vide, tambem se assinavam por David. Sera que daqui tivessem passado a Espanha, e regressado novamente a Portugal, nos anos de 1800?
O que me parece estranho, e que haja varias familias a aparecerem ao mesmo tempo em portugal, e sem sabermos de onde vieram, ou porque razao comecaram a usar o nome. Claro que durante a inquisicao ninguem pensaria em usar tal nome. A inquisicao acabou em 1821. Maria da Conceicao
Direct link:
RE: David ou daVide
E claro caros senhores, se formos ver bem, todos estes david ou daVide apareceram pelos mesmos anos em Portugal. Ha realmente muitas possiblidades, da Vide (vindo de vinha), da Vide (de Castelo de Vide) de terras com o mesmo nome em Espanha, mas o curioso e que nas paroquias freguesias que a minha familia dizer ter originado em espanha, ainda nao os consegui encontrar. Nao sei como desvendar o misterio, assim como o meu Penha a partir de 1851. Para onde me viro, so encontro Barreiras. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Cara Conceição,
Muito boa tarde. Normalmente tenho sempre muito pouco tempo para entrar neste Forum, mas quando posso.....
Se me permite, gostaria de dar a minha opinião sobre a matéria : penso muito sinceramente que o apelido Da Vide (que normalmente se diz, que tanto pode ter a sua origem em Castelo de Vide ou noutra vila denominada Vide - ex: Beira), deve verdadeiramente derivar de David; pelas minhas "confrontações" com este facto, estou convicta de que se trata de um "David" disfarçado.
Sabe, quando diz que ninguém se atreveria a usar David, não é bem assim; não convém esquecer que existiam pessoas tão bem protegidas e tão bem relacionadas que baptizavam os filhos de David (nome próprio), Raquel, Rebeca, etc. por volta de 1710 e antes e depois.......
São mais os casos do que realmente se pensa.
Outra coisa: sabe que os seus antepassados podem perfeitamente ter ido durante um tempo para Espanha e regressado; e outro facto: Portugal recebeu muitos judeus galegos; nas suas terras de origem ficaram, de certeza, familiares com os quais, em muitos casos não perderam os laços (nós é que temos tendência a pensar que sim).
Desde já peço desculpa se por acaso alguma vez não responder atempadamente, mas por motivos que não interessam a este Forum, não me posso dedicar tanto quanto gostaria. Aliás, só me posso dedicar muito pouco.
Nota: Aconselho vivamente a vêr o tópico do livro de Cândido Teixeira - Vide (família); se não conseguir encontrar, depois dê-me o seu mail, que eu tentarei enviar-lho digitalizado, por mail.
Os meus cumprimentos e não desista (vai ver que vai ter muitas gratas surpresas.................)
:)
Anna
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Anna, a sua mensagem e coma a primavera, cheia de esperanca. resido fora de Portugal, mas vou tentar encontrar o livro, entretanto posso dar-lhe o meu email MVS24@aol.com. Qualquer informacao, ficaria muito grata. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Anna, desculpe, mas esqueci-me de lhe dizer que quase todos os documentos portugueses que tenho sobre o meu trisavo, teem o nome de David. os outros nomes, ou foram escritos por padres, ou hipoteses. Bem haja. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Cara Anna
Como posso encontrar esse livro?
Tenho uma trisavó que me dizem que se chamava Maria da Vide, no registo de baptizado dos filhos aparece como Joana Maria, mas fiquei curiosa com o tópico da Conceição. Esta trisavó era de Mogofores, Anadia.
Cumprimentos
Maria Benedita
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Conceição,
Não sabia que vivia fora de Portugal (se mencionou esse facto aqui no Forum, eu não vi essa msg, como nãoposso ver tudo...); estão a fazer uma reedição do livro aqui em Portugal.
Na 2ª Feira já lhe envio para o seu e-mail o tópico Vide (pode ajudá-la).
Bom domingo.
:)
Anna
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Maria Benedita,
Como disse à Conceição, está já à venda uma reedição do livro (1ª parte); eu, tive a ENORME sorte de um nosso confrade mo ter emprestado para tirar cópias; são mais ou menos, 1700 folhas de livro.....
Quanto ao registo de baptismo dos filhos, não se preocupe..... muitas vezes, em cada baptismo altera o nome dos pais; ex: no caso da sua trisavó poderá ser: Joana Maria, Joana Maria da Vide, Maria da Vide.....
Se quiser tb lhe posso enviar o tópico Vide, por mail. Pode ser que ajude.
cumprimentos e um bom domingo,
Anna
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Anna
Bem haja pela informação. Agradecia que me mandasse o tópico Vide para beneditavasconcelosarrobahotmailpontocom. Estou curiosa sobre a origem desta minha trisavó.
Melhores cumprimentos e um bom resto de domingo
Maria Benedita
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Conceição,
Lembrei-me agora de algo que talvez lhe interesse: Na Galiza, não escrevem, nem dizem San Juan, mas sim San Xóan; existem mesmo 2 localidades em Ourense, uma chamada San Xoan de Rio e ainda outra San Xoan (qualquer coisa mais.....
Cumprimentos,
Anna
Direct link:
RE: David ou daVide
Carissima Ana, desde ja, muito agredecida. Ficarei a espera com certa esperanca.
Realmente e como diz, no registo de cada filho/a os nomes variam por vezes.
Bem haja. Conceicao
Direct link:
RE: David ou daVide
Senhoras,
perdoem-me pela intrusão.
Mas do que já li sobre os marranos e pelo que ouvi de velhos parentes (sou de uma família cheia de cristãos-novos), parecia haver mesmo a tendênciade usar fórmulas disfarçadas do conservar algo da identidade ancestral (ou de fazer um desafio que, mesmo escondido, elevasse a auto-estima). Como atirar fora a água que havia em casa quando morria alguém, não fazer negócios importantes no sábado, os casamentos endogâmicos. As pessoas hoje têm dificuldade de entender como um cristão novo podia preferir ficar no Brasil ou no Rio da Prata pelo privilégio de montar a cavalo (e não burro), portar espada, tratar-se e ser tratado como fidalgo. Coisas impossíveis no reino, ao que me parece. Entre estas coisas, pude notar nas história que me contaram uma certa preferência religiosa de alguns por N.S. da Cabeça (que seria representação da rainha Ester com a cabeça de Holofernes, o gentio ou o cristão-velho, no caso) e de N.S. da Ajuda (entendida como Npssa Senhora, a judia, coisa proibida de falar naquela época). Parece que ninguém recordava que Cristo, José, Maria, Ana; Joaquim, João e todos os apóstolos eram judeus, todos portadores de infecto sangue.
Há muitos trabalhos, mesmo na web, que apontam para formas disfarçadas de conservar o judaismo nos nomes que foram obrigados a mudar. Muitos destes, bem razoáveis. Outros, autênticos malabarismos verbais. Mas interessantes, para quem se interessa.
Aceitem minhas segundas desculpas junto com os mais cordiais cumprimentos.
Luiz
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro confrade
Ao ler esta sua msg. por curiosidade e eventual interesse genealógico, recordo-me do nome de Holofernes referido a pessoa, que vem mencionada num proc.º de F.S.O. e ligado a um antepassado meu, da família nobre algarvia e com "rumor" de cristã-nova - os SALEM -, quando encontrar a ref.ª da resp.ª cota na TT darei aqui notícia. A esta família nobre algarvia estão ligadas outras famílias tb. principais, naturalmente, e com descendência ilustre ainda hoje.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: David ou daVide
Meu caro,
Também em muitos casos, o novo apelido foi bastante mais bem pensado, do que normalmente se pensa e existe sempre qualquer pormenor que deixou uma marca, para posterior "identificação"; noutros casos, o apelido português já existia há muito tempo; houve muitos que foram nobilitados no tempo de D. João I, outros, com os Descobrimentos. Muitos ainda vieram de Espanha para Portugal, já com os seus apelidos castelhanos e brasões também.
Também concordo consigo: este assunto ainda hoje em dia "gela" muita gente, como se a sombra da Inquisição ainda pairasse no ar.........
Seria bom se se revissem nas palavras e nos actos de João Paulo II....
Eu, com ascendentes cristãos novos e cristãos velhos, tenho principalmente pena das atrocidades que foram cometidas em nome de Deus.
O Homem, às vezes, nunca sabe onde deve parar.
cumprimentos,
Anna
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Ana, quro agradecer-lhe publicamente a sua amabilidade. acabo de receber o documento. Bem Haja. Conceicao
ReplyDirect link:
RE: David ou daVide
Cara Anna
Bem haja pela sua simpatia e pelos elementos que me mandou e que irei estudar para ver se me ajudam.
Melhores cumprimentos
Maria Benedita
Direct link:
RE: David ou daVide
Andando rabiscando pelas paginas de xenologia de Galicia, estou agora muito confiante que seja mesmo um dos tres lugares indicados. Porqueira, San Martinho, 32643 A Limia ou Caustelaus, San Martino, Porqueira, Cavod de Rdin, A limiaPoqeira, ou Presqueira, San Martino, Banos de Molgas 32701 MAceda.
Algum destes tem de ser. Sugestoes? Conceicao
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe
Eureka! Eureka! Como diriam os gregos num momento de felicidade duma descoberta.
Afinal há um só DAVID! Passo a transcrever o respectivo registo de baptismo de MANUEL:
"Aos seis dias do mez de Fevereiro de 1815 nesta Matriz de Castro Verde baptizei e puz os Santos Oleos a Manuel filho legitimo de David Guerreiro e de Maria Joana esta natural da freguezia de Salvador termo de Beja ele natural desta freguezia e nela moradores no Monte Curral. Neto paterno de Manuel Guerreiro e de Vitória da Conceição natural desta freguezia e pela materna de avô incognito e de Maria Joaquina natural da Aldeia do Salvador termo de Beja. Forão padrinhos Manuel Rapozo dos Grandaços termo de Ourique e Barbara da Conceição molher de Francisco Rapozo morador nos Grandaços de que fiz este termo e asignei".
O Prior António Guerreiro de Aboim
TT/ Baptismos de Beja/Castro Verde-Microfilme 13- Item 7
Então ficara assim:
1-MANUEL DAVID-CASTRO VERDE *15/5/1856
2-MANUEL DAVID-CASTRO VERDE *6/2/1815
3-MARIA FRANCISCA
4-DAVID GUERREIRO
5-MARIA JOANA
6-FRANCISCA XAVIER
7-MARIA GUERREIRO
8-MANUEL GUERREIRO- CASTRO VERDE
9-VITÓRIA DA CONCEIÇÃO-CASTROVERDE
11-MARIA JOAQUINA-SALVADA
16- LUÍS GAGO-CASTRO VERDE
17-JOSEFA GUERREIRO- GOMES AIRES
18-MIGUEL AFONSO- OURIQUE
19-BARBARA GUERREIRO-ENTRADAS
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Nota: A Aldeia deve ser a Aldeia da Salvada e não Salvador, tenho que confirmar.
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Zé Maria,
Com que então...ENCONTROU. parabéns ao meu Caro amigo seria demasiado pouco....acabo agora de lêr este seu post... sexta-feira, já entrarei mais em detalhe...a alternativa de Manoel ser filho de David, (neto de Luis Gago) era mesmo essa--- caros Confrades...como vem todas as alternativas são válidas, claro dispondo de pessoas como o Zé Maria Ferreira....que fazem da "ajuda altruista" como se fosse sua... Bem haja.
Um Grande abraço
Luís Filipe Vieira Santos
nota: mesmo os Raposos... isso vai mesmo, muito longe... a Confrade M.Elisa também deverá estar interessada...
Direct link:
da Vide em Álvares, Góis
Cara Conceição,
Encontrei um assento de casamento curioso em Álvares, freguesia do concelho de Góis.
Aos 17-02-1716 casou João da Vide, filho de Domingos da Vide, já defunto, e de Domingas Simões, moradores no lugar da Ervideira, termo de Pedrógão Grande, com Francisca Henriques, filha de Domingos Henriques e Isabel Antão, moradores em Amioso desta freguesia.
Como refere uma família da Vide pensei que lhe podia interessar.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: David ou daVide
Cara Conceição:
Afinal, havia um tópico mais antigo sobre os Vides - da Vide -, como é o que me interessa.
A este respeito alerto para o meu tópico sobre os Vides de Monforte do Alentejo em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=91026
Um abraço.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira
Confirmei a existência de pelo menos dois Luís Gago a viver simultâneamente em Castro Verde. Os padres ao fazerem os respectivos registos baralham tudo, umas vezes com os própios nomes outras vezes com as suas respectivas naturalidades que nem sempre são coincidentes. Então aí vai para pôr o seu filling à prova!
Aos 26 de Janeiro de 1769, Luís Gago de Castro Verde casado com Antónia Josefa de Ervidel, baptizaram Francisco seu filho. Neto paterno de António Gago e Catarina ouTeresa de Castro Verde e materno de Manuel Gomes e de Catarina Teresa de Ervidel. Foram padrinhos Francisco Martins Zarco ou Gião morador na Vila de Castro e natural de Ervidel e Francisca José Guerreiro filha do Dr. João Guerreiro de São Tiago e Isabel Maria de Castro.
Este Luís Gago foi Juiz Ordinário da Vila.
Manuel Gago, casado com Ana Mestre ambos de Castro, tiveram um filho que baptizaram com o nome de Barbara, neta paterna de Luís Gago de Padrões e Margarida Teresa de Santana da Serra.
João Gago, casado com Rosa Guerreiro, tiveram Domingos, Neto paterno de Luís Gago de Castro e Margarida Mestre de Santana.
Portanto este ultimo Luís Gago teve dois filhos, o João e o Manuel que baptizaram os seus filhos cerca de 1770. Não achei nenhum baptismo de Manuel, filho de Luís Gago e Josefa Guerreiro, também não achei nenhuma Vitória em Ourique e Castro Verde.
É preciso ver outras possíveis alternativas.
Cumprimentos, do
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira
Ontem por lapso respondi a outra mensagem e não à sua.
É sobre Luís Gago de Castro Verde.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Estimado Zé Maria,
Refleti, analisei, critiquei e ....nada da minha parte, em relação aos dados dos "Luis Gago"...
Como diz, e é efectivamente, "tudo baralhado" , mas também temos o hábito e a endurance.
Penso que estes são todos parentes.... possível que o Luis Gago que baptisa o Francisco (26\01\1769) seja o meu avô... falta o apelido da mãe e da avó, a localidade Ervidel...evidentemente não é S. Sebastião Gomes Aires.... tudo isto me leva a centrar cada vez mais no baptismo de DAVID Guerreiro que o Zé Maria encontrou:
supondo que David seria o 1ro filho do Manuel Guerreiro, este teria nascido cerca de 1760;
ora no baptismo de David, o avô Luis Gago é mencionado como falecido no Monte do Curral, ou seja que Luis Gago faleceu antes de Janeiro de 1786;
admitindo que Luis Gago teria 40 anos quando o Manuel Guerreiro nasceu (1760?), Luis teria nascido cerca de 1720?... o que lhe faria uma idade de cerca de 65 anos (n1720-f1785)ou seja que ele teria falecido no Monte do Curral entre 1780-1785, e estamos de acordo quando o Zé Maria isola o facto (de no baptismo estar referido o falecimento do Luis Gago, e é uma pista de Um Facto Importante para ele aí aparecer... ) existe contudo um outro índice... que é que o padre ainda se LEMBRA para ainda o mencionar...ou seja que O FACTO IMPORTANTE DO FALECIMENTO DO LUIS GAGO, MAS QUE TAMBÉM É RELATIVAMENTE RECENTE...
Certamente que o registo do óbito do Luis Gago... nos diria se ele faleceu de doença, natural ou outra.... Na tradição da família contava-se "que um dos "avós" homem bravo e muito forte, conhecido por todos na Vila (?), numa noite o cavalo trouxe-o de volta para o Monte (levando-o até a porta da casa), já não falava, e morreu poucas horas depois".
Será este o facto importante pelo qual o padre nomeia no baptismo de David o falecimento do Luis Gago no Monte do Curral...???
Um abraço
atentamente
Luis Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe Vieira dos Santos
Encontrei o assento do óbito do seu avó Luís, mas infelizmente não adianta nada para se prosseguir na sua ascendência, a não ser a informação que era já viúvo e que o funeral se realizou com todas as cruzes e guiões das respectivas irmandades da Igreja Matriz de Castro Verde. O preço do funeral foi de 560 Reis.
AÍ VAI COMO NO ORIGINAL:
Aos trinta dias do mêz de Jan.ro de mil sete sentos outenta e quatro na Matriz desta Vª. foy sepultado Luíz Gago viuvo m.or no M.te Curral aonde faleceu com todos os sacramentos de que fiz este tr.º que asigney.
O P.or Ant.º Roiz Nobre
À margem Luiz Gago C. Todas e GG. 560
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Zé Maria,
Mas é uma excelente notícia a de saber que o meu avô Luis faleceu a 30\01\1784. Contudo a minha curiosidade incita-me a fazer-lhe a seguinte pergunta: era "comum" para a época realizar um funeral "com todas as cruzes e guiões das respectivas irmandades da Igreja Matriz" ???
Creio que o Monte do Curral ainda assim é distante de Castro Verde...?
Vou refletir em toda a informação que o Zé Maria pesquisou e com esta nova entrada eliminar outras prespectivas.
Agradecendo, de um alentejano do Minho para outro que muito faz pelos seus...
Um abraço
Luís Filipe
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe
Quanto mais poder tinha a pessoa mais cruzes levaria no seu funeral, algumas só levavam uma, duas três ou mais. Normalmente o defunto deixara expresso em testamento como desejava ser o seu funeral, e as verbas que se davam a cada um dos acompanhantes, assim como às confrarias. Houve um sujeito da minha terra que quis que o acompanhassem da sua pousada na herdade até à vila por quarenta mulheres pobres da freguesia a que daria a cada uma 450 réis, e por seis padres e com todas as cruzes e guiões.
O povo daquela região era muito religioso e no fim da vida desproviam-se dos seus bens materiais, propriedades, gados e dinheiro e destribuíam pelos pobres e igreja e outras instituições religiosas e pediam para ser amortalhados no hábito de S. Francisco.
Portanto comum não seria porque naquele livro que consultei o padre teve o cuidado de anotar essa particularidade do funeral e esta só se verificava em certas pessoas com algum estatuto na vila, como o capitão mor, ou até outro Luís Gago casado com uma Maria Antónia que eu penso ser o juiz ordinário.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís Filipe
Esqueceu-me de lhe responder sobre a situação do Monte Curral. Fica situado este Monte e Herdade junto da Aldeia de Grândaços na extrema do concelho de Castro Verde com o de Ourique.
Para quem circula na E.N. no sentido de Castro Verde para Ourique, assim que atingir esta localidade de Grandaços, o Monte e Herdade ficam situados do lado esquerdo desta mesma estrada a 1 Km aproximadamente.
Fica mesmo junto à saída de Ourique/Castro Verde da auto-estrada do Sul.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Zé Maria, Bom dia,
Realmente as precisões que me dá permitem-me de centrar-me mais no problema....ora queira validar, por favor o raciocinio:
a única certeza de que dispomos é
a data de 1784....(falecimento de Luis Gago).
a Josefa Guerreira sua mulher já tinha falecido.
ou seja que "aparentemente" este casal já teria uma IDADE AVANÇADA em 1780...
com os intervalos dos 25 anos e longevidade de 65 a 75 anos Luis Gago teria nascido entre 1705 - 1715 e teria casado entre 1730 - 1740.... seu filho, Manuel Guerreiro que baptiza o David em 1786, teria cerca de 40 anos a quando do dito baptismo......mas já estou a entrar no fácil dominio dio Portugal virtual ou seja a Especulação.
Em todo o caso os meus avós Luis e Josegfa em 1780 já eram VELHINHOS.
Depois o Zé Maria, tem uma maneira de transmitior...que convida mesmo o viajante a ir aos Grandaços e ao Curral.....hei-de ir...brevemente, assim o espero...quando terminar o processo que iniciei de uma violação de propriedade contra uma certa Autarquia que se permite TUDO..
Cumprimentos,
atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Luís
Este sítio do Monte Curral, fica junto de um ponto geodésico com o mesmo nome, embora não pareça é um sítio de maior altitude, quando lá estávamos até parece que estamos a viajar de avião, a sul vemos por cima o maciço da Serra do Caldeirão, atrás desta vemos a Serra de Monchique e Espinhaço de Cão, a oeste vemos a Serra do Cercal e a Serra de Grândola a nordeste se não estiver brisa até dará para ver a Serra da Arrábida a oeste a Serra de Alcaria Ruiva, perto de Mértola.
Embora seja terreno de planície, é um sítio de grande altitude e por isso perto existe uma pequena localidade denominada de CABEÇA DA SERRA, no entanto para o viajante menos atento até parece que está numa planície e não numa Serra!!! Perto do Monte Curral, existe a AZINHEIRA DAS TRÊS ÁGUAS, assim denominada pelos alentejanos porque da sua ramagem, quando chove, escorrerem águas para três rios, de um lado escorrem as águas para a Ribeira de Oeiras indo as mesmas desaguar ao Rio Guadiana, doutro lado da ramagem escorrem as águas para a Ribeira da Perna Seca, indo as mesmas desaguar ao Rio Mira e do lado Norte da ramagem da mesma azinheira escorrem as águas para a Ribeira de Grandaços que se vai meter no rio Sado.
A Páscoa é a altura ideal para se fazer um passeio ao Alentejo, foi na época Pascal que eu já fiz uma das minhas mais bonitas e maravilhosas viagens pelo Mundo, aproveitei a participação do meu filho mais novo no campeonato regional de ginástica no Algarve, para daí iniciar uma viagem em Vila Real de Santo António pelo Rio Guadiana acima, visitando várias terras algarvias e alentejanas e que me levou até Marvão, isto durante duas semanas tempo esse que mediou entre a prova de apuramento regional do sul em Faro no Algarve para o Campeonato Nacional de Ginástica em Coimbra onde o meu filho foi campeão Nacional!
Foi maravilhosa esta visita a Portugal, até os campos tapados de estevas floridas pareciam jardins paradisíacos, onde corriam ribeiros e rios de águas límpidas das chuvas pascais!!! Compreendi melhor porque é que os estrangeiros adoram o nosso País e principalmente nesta altura, os Espanhóis!
Se for visitar o Alentejo, desejo-lhe que faça uma boa viagem à terra de nossos avós.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Zé Maria,
BÉLISSIMO………o que acaba de escrever…… peço-lhe desculpa, mas este tópico, com este enriquecimento, ou seja o texto que acaba de publicar e segundo a minha sensibilidade vem ultrapassar o tópico “ Sousa Pires “. Este texto além de estimulante para o viajante faz com que as futuras e actuais gerações queiram conhecer esses lugares. De certeza que o nosso confrade RAFAEL CARVALHO ainda não leu este seu texto, pois ter se ia deliciado, tal como eu….vamos esperar.
De pai de Campeão Nacional, para pai de Campeão Nacional….com que então o Zé Maria “não sofre” como eu e viaja… boa…enquanto eu sofro os combates…. quadro 32, quadro 16, quadro 8, finalíssima…uf, a novidade respeitante ao meu, aqui vai: o C. O. Português acaba de o integrar no projecto Olímpico…. mas conciliar arquitectura e esgrima, conquanto seja arte, é praticamente impossível, sobretudo com os meios oferecidos aos atletas de alta competição…tal como sabe. Assim recomendo fortemente a todos os confrades que a excelência está em fazer, pensar, treinar… futebol… . pois qualquer outra modalidade, é segundo os iluminados do momento desvantajosa para o País das Quinas… perdão, já não são Quinas não....
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE: David ou daVide
Caro Rafael,
Acabei de fazer umas pesquisas nos registos paroquiais de Castanheira de Pera onde tambem tenho antepassados com o nome
daVide (ou David) e vejo que ha bastantes pessoas com este apelido.
Na minha ascendencia:
Juliana Maria Simoes bp. 7.Nov.1786
Fa. de Sebastiao Jose Barata e Maria Simoes (q.s.)
Maria Simoes fa. de Pedro de Carvalho (q.s.) e Maria Simoes
Pedro de Carvalho fo. de Carlos de Carvalho e Maria daVide
Nao sei se tem alguma relacao com os seus daVide/Carvalho de Castanheira de Pera?
Qualquer informacao e bem vinda.
Obrigado
Cumprimentos
Ricardo Fernandes
Direct link:
RE: David ou daVide
Bom dia a todos os participantes deste tópico.
Chamou-me a atenção este tópico, porque tenho antepassadas com este apelido, no século XVII, em Senhorim , Nelas e Lobelhe do Mato, pertencentesa Mangualde.
Sou de Seia e tenho alguns ascendentes nestas freguesias , tais como. Inês Davide, Luísa Davide, Catarina Davide ...estes nomes repetem-se por várias gerações, pelo menos mãe e filhas...
Com os melhores cumprimentos
Maria Amélia Moura
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 nov. 2024, 15:16