Faleceu a Irmã Lúcia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Eventos

Faleceu a Irmã Lúcia

#84206 | artur41 | 13 févr. 2005 19:42

Caros Confrades,


Faleceu a Irmã Lúcia!

Gostaria de lhe prestar homenagem. Muitas vezes os exemplos vêm dos mais humildes.
Que Nosso Senhor a tenha em descanso e a guarde:-)


Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84215 | isabelcroft | 13 févr. 2005 22:05 | In reply to: #84206

Decerto que estará num bom lugar. Jesus tambem nasceu humilde. A maior parte das vezes são os humildes que dão os bons exemplos.





IN

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84220 | manelsp | 13 févr. 2005 22:25 | In reply to: #84215

Curioso que, de treze de maio a treze de fevereiro vão somente nove meses: Graças à Santíssima Virgem, podemos dizer que realmente hoje foi o seu "die natalis", como diz a Tradição da Igreja: nasceu - agora completamente - para Deus. que ela interceda por este país que tanto precisa e
Requiescat in Pace

Manuel S. P.

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84221 | JCouceiro | 13 févr. 2005 22:41 | In reply to: #84220

Caros confrades:

Muito oportuno e justo o tópico do Artur, muito feliz o post do Manuel.
Sobre a Irmã Lúcia não digo paz à sua Alma, pois, em paz já ela está.

José Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84229 | victória | 13 févr. 2005 22:57 | In reply to: #84221

Caros Confrades

Junto-me a vós na homenagem à Irmã Lúcia. Aproveitava e sugeria ao Genea a inclusão dos nomes dos 'Três Pastarinhos' e sua ascendência na sua Base de dados.

Eduardo Domingues

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84237 | jliberato | 14 févr. 2005 06:52 | In reply to: #84229

Caros confrades,
Completamente de acordo com a sugestão do confrade Eduardo Domingues. Penso aliás que é a maneira mais adequada de um Forum de genealogia homenagear uma personalidade.
Presumo que a irmã Lúcia nasceu em Aljustrel, aldeia de Fátima, em 1907.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84240 | zamot | 14 févr. 2005 07:58 | In reply to: #84237

Caros Amigos

Também eu me quero associar ao Artur e restantes confrades na passagem para uma vida melhor da Irmã Lucia.
Recordo aqui as palavras de Nossa Senhora à Irmã Lucia:

“- Queria pedir-Lhe para nos levar para o Céu.
- Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.
- Fico cá sozinha? – perguntei, com pena.
- Não filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

13 de Junho de 1917

Perante os factos como é possivel que ainda existam pessoas que não acreditam? Peço aqui à Irmã Lucia que reze por elas, por todos nós e por Portugal.

Um abraço a todos


Zé Tomaz

Reply

Direct link:

RE: Faleceu a Irmã Lúcia

#84243 | zamot | 14 févr. 2005 08:04 | In reply to: #84240

Para quem queira participar na homenagem à Irmã Lucia aqui fica o programa:

No Santuário de Fátima, celebra-se hoje, pelas 16h30, uma missa solene em memória da Irmã Lúcia. A Eucaristia será celebrada na Basílica do Santuário e presidida por D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, bispo da Diocese de Leiria-Fátima.
No dia do funeral da Vidente de Fátima, dia 15 (terça-feira), será celebrada no Santuário uma outra eucaristia em memória da Irmã Lúcia, presidida pelo Reitor do Santuário. Será às 11h00, na Basílica.

O funeral da Irmã Lúcia será celebrado às 16 horas do dia 15, na Catedral de Coimbra.

Reply

Direct link:

RE: Dados Biográficos

#84244 | zamot | 14 févr. 2005 08:12 | In reply to: #84243

Caso o Genea entenda, conforme atrás sugerido, colocar aqui dados biográficos dos 3 Pastorinhos de Fátima aqui fica uma pequena contribuição:


Os videntes de Fátima


LÚCIA DE JESUS
A principal protagonista das Aparições nasceu em 22 de Março de 1907, em Aljustrel, paróquia de Fátima. Em 17 de Junho de 1921, ingressou no Asilo de Vilar (Porto), dirigido pelas religiosas de Santa Doroteia.
Depois foi para Tuy, onde tomou o hábito, com o nome de Maria Lúcia das Dores. Fez a profissão religiosa de votos temporários em 3 de Outubro de 1928 e, em 3 de Outubro de 1934, a de votos perpétuos. No dia 25 de Março de 1948, transferiu-se para Coimbra, onde ingressou no Carmelo de Santa Teresa, tomando o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado. No dia 31 de Maio de 1949, fez a sua profissão de votos solenes.

FRANCISCO MARTO

Nasceu em 11 de Junho de 1908, em Aljustrel. Faleceu santamente no dia 4 de Abril de 1919, na casa de seus pais. Muito sensível e contemplativo, orientou toda a sua oração e penitência para "consolar a Nosso Senhor".
Os seus restos mortais ficaram sepultados no cemitério paroquial até ao dia 13 de Março de 1952, data em que foram trasladados para a Basílica da Cova da Iria, lado nascente.


JACINTA MARTO

Nasceu em Aljustrel, no dia 11 de Março de 1910. Morreu santamente em 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, depois de uma longa e dolorosa doença, oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.
Em 12 de Setembro de 1935 foi solenemente trasladado o seu cadáver do jazigo da família do Barão de Alvaiázere, em Vila Nova de Ourém, para o cemitério de Fátima, e colocado junto dos restos mortais do seu irmãozinho Francisco.
No dia 1 de Maio de 1951, efectuou-se, com a maior simplicidade, a trasladação dos restos mortais de Jacinta para o novo sepulcro preparado na Basílica da Cova da Iria, lado poente.
O processo de beatificação dos Videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, depois das primeiras diligências feitas em 1945, foi iniciado em 1952 e concluído em 1979.
Em 15 de Fevereiro de 1988, foi entregue ao Santo Padre João Paulo II e à Congregação para a Causa dos Santos a documentação final levou o Santo Padre a proclamar "beatos" os dois videntes de Fátima, a 13 de Maio de 2000. O último passo será, como esperamos, a canonizacão, pela qual serão declarados "santos".

Reply

Direct link:

RE: Dados Biográficos

#84245 | manelsp | 14 févr. 2005 08:23 | In reply to: #84244

simplesmente me parece oportuno acrescentar à boa síntese do nosso confrade Zé Tomaz que foram os nossos pastorinhos as primeiras crianças não-mártires a serem beatificadas. Não deixa de ser relevante que uns simples miúdos consigam chegar à madurez da fé. Uma verdade dita por muitos, mas infelizmente que a nós muitas vezes nos custa entender pela nossa pouca humildade: a santidade é mesmo para todos, o que nos falta é simplicidade.
Que os três rezem por nós, de novo todos juntos com Nossa Senhora, para que se cumpra a promessa da Virgem em Fátima: "em Portugal não se perderá o dogma da fé".

cumprimentos
Manel S.P.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 23:47

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen