Velho Tronco dos Silveiras em MG

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Velho Tronco dos Silveiras em MG

#84478 | Ricardo Estrela | 16 févr. 2005 20:04

Participantes do Fórum,


Sobrenome Silveira

História

"Nome de origens toponímicas, haverá mais do que uma família a tê-lo adoptado por apelido. Aquela que se encontra documentada desde épocas mais remotas deriva de Vasco Lourenço de Silveira, provavelmente filho de um Lourenço Gonçalves, que morreu antes de Dezembro de 1330, e foi senhor da quinta e paço da Silveira, no termo do Redondo. Esta família era da nobreza dos escudeiros nobres e a respectiva chefia recaiu na Casa dos Condes da Sortelha.

Outros Silveiras provêm do Dr. Afonso da Silveira, embaixador a Castela em 1423, estando a sua representação e chefia da família que fundou na Casa dos Barões e Marqueses de Alvito.

Outros Silveiras ainda, radicados nos Açores, descendem do flamengo Wilhelm van der Hagen que traduziu o nome de Hagen para "Vandaraga" e, depois, Silveira. É uma família que se estende por todas as ilhas dos Açores com excepção da Graciosa, onde os Silveiras aí estabelecidos constituem um ramo dos Silveira do continente."

Pelas informações que possuo, existiu um Domingos Antônio da Silveira em Formiga - MG, referenciado como um dos companheiros de Inácio Corrêa Pamplona, em 1.767. Provavelmente açoriano como Pamplona.

"No ano de 1720 a Província de Minas foi criada e o governador Luíz Diogo Lobo da Silva excursionou pelo Sertão de Campo Grande, oeste mineiro, para examinar os limites e vertentes entre Minas, São Paulo e Goiás; retornando à Vila Rica nomeou Inácio Côrrea Pamplona Regente dos Distritos de Pium-í, Bambuí, Campo Grande e Picada de Goiás, encarregando-o de penetrar e colonizar a região.
As extensões territoriais que os reis de Portugal concediam, sesmarias, foram distribuídas por Inácio Côrrea Pamplona a ele mesmo e a seus familiares; Domingos Antônio da Silveira recebeu uma sesmaria no sertão devoluto do braço do rio São Francisco, três léguas em quadra para dentro da Serra do Piumhí até a Serra da Canastra. José Vieira da Motta recebeu a sesmaria da Mata do Ribeirão no caminho que vai para o Piumhí e, na mata da Serra da Bocaina foram concedidas as sesmarias de Antônio Rodrigues da Costa, a de Joaquim Teixeira Alves, a de Antônio Luíz Mendes e a de Antônio Joaquim Mendes. Foram muitos os colonizadores portugueses dessas primeiras povoações, conforme documentação histórica do Arquivo Público Mineiro."

Pesquiso a ligação desse "Domingos Antônio da Silveira" com os Os SILVEIRAS ( açorianos) que tiveram origem a partir da família de Clèves, de Guilherme van der Hagen que veio para o Faial onde o nome se adulterou para Silveira. De lá se expandiu para São Jorge e outras Ilhas dos Açores.

Outra questão que pesquiso é a ligação entre "Domingos Antônio da Silveira" e meu ascendente, o Padre Antônio Felipe da Silveira, para poder estabelecer a linha de descendência da minha árvore genealógica.

Pe. Antônio Felipe da Silveira - Ordenado 05/10/1850 em Formiga - MG.
Pe. João Felipe da Silveira Júnior - Ordenado 06/05/1847 (PROVÁVEL IRMÃO)
Pe. Manoel Bernardes da Silveira - Ordenado 12/07/1821 (PROVÁVEL TIO)
Joaquim Pinto da Silveira Coadjutor nessa paroquial de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei em 1780.

Descendentes de Antônio Felipe da SILVEIRA


1. Antônio Felipe da SILVEIRA (b.//1833-Formiga - Mg)
sp: Maria ESTRELLA
2. José ESTRELLA
sp: Mariana Teodoro de MENDONÇA
3. José ESTRELLA Filho
sp: Iolanda
3. Henriqueta ESTRELLA
sp: Cincinato Carlos do VALLE
3. Luiza ESTRELLA
sp: Arnolfo CARVALHO
3. João ESTRELLA (Sobrinho)
sp: Quergina
3. Dejanira ESTRELLA
3. Maria Luiza ESTRELLA
sp: Ilídio MARQUES
3. Alonso ESTRELLA
sp: UNKNOWN
3. Sérgio ESTRELLA
3. Trajano ESTRELLA
sp: Regina
3. Manuel ESTRELLA
3. Álvaro ESTRELLA
sp: UNKNOWN
2. João ESTRELLA
sp: UNKNOWN
3. Maria Ambrosina ESTRELA
sp: Antônio Abrahão ABDO
3. Rita ESTRELLA


Portanto estabelecer a ligação entre Antônio e Domingos remeterá a minha pesquisa para Formiga definitivamente, e ligar Domingos a Van Hagen me remeterá a Açores dando por concluída a minha pesquisa pelo tronco dos Silveiras.

Se puderem contribuir de alguma forma agradeço imensamente.


RICARDO ESTRELA CÔRTES
Pesquisando as famílias:
ABDO, ESTRELA, CÔRTES, VALLE, SILVEIRA, FILGUEIRAS e CHRISTINO

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#119599 | restrela | 29 mai 2006 23:07 | In reply to: #84478

Prezado Ricardo,
Você teria informações adicionais sobre o Álvaro Estrella da sua lista. Era o nome do meu bisavô. Por alguma intuição aritmética, ele deve ter nascido entre 1875/1895...já que meu avô, que não era dos filhos mais velhos, nasceu em 1920. Caso esse Álvaro seja meu avô, ele teria morado no Rio de Janeito, e se casado com Dolores de Souza.
Muito agradeceria qualquer informação,
Rodrigo Estrela

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#119642 | RicardoEstrela | 30 mai 2006 14:24 | In reply to: #119599

Rodrigo,
Terei que consultar mais detalhes a respeito do Álvaro, mas o que posso adiantar a você é que este Álvaro teve um filho que reside em Goiânia chamado José Estrela e deve ter por volta de 60/65 anos. Diante dessa informação acredito não se tratar do seu bisavô. Porém gostaria de maiores detalhes a respeito da sua família. Vcs vieram de Goiás ou são todos aí do RJ? Tenho pesquisado muito sobre o sobrenome e me intriga o fato de não descobrir a origem do nosso sobrenome. No caso do meu tronco familiar, o sobrenome deriva de uma certa "Maria Estrella" que teve dois filhos com o padre Antônio Felipe da Silveira, este último, natural de Formiga - MG e que segundo consta trouxe a dita Maria em sua companhia quando veio a se fixar em Ipameri - GO. Como não podia batisar os filhos com seu sobrenome, herdaram os dois o nome de família da mãe. Porém não consigo referência dela em lugar algum. Há uma história da família que dá a sua origem como sendo da Serra da Estrela (Portugal), porém obtive recetemente a informação de que existe uma Serra da Estrela no Rio de Janeirom entre Duque de Caxias e Petrópolis, inclusive uma localidade denominada Porto Estrela que foi o primeiro porto daquela região, servindo de entreposto para os viajantes que subiam a serra em direção às Minas Gerais. Se tiver qualquer informação adicional a respeito serei grato se puder me passar. O meu email é ricardo.estrela@caixa.gov.br

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#120239 | restrela | 06 juin 2006 23:03 | In reply to: #119642

Prezado Ricardo,
Eu na verdade tive a esperança de conseguir informações a partir da coincidência de datas e nomes. A estória contada na minha família fala de um George Estrella, que teria vindo para o Brasil trabalhar no Rio, na Fazenda da Fábrica Bangu, no final do século XIX. Seria o pai do meu bisavô, Álvaro Estrella.
Uma tia-avó dizia que George era inglês - o que se confirmaria pelo fato da fábrica ser originalmente de capitais daquele País e pela existência de vários Estrellas na Cornuália (esta última informação pode-se verificar no saite "familysearch.org"). Ter achado suas informações a respeito da família Estrella de Minas fez-me desacreditar um pouco da história da minha tia-avó.
Bem, parece que precisarei ir a Cornuália para saber a verdade.
Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#120278 | RicardoEstrela | 07 juin 2006 12:55 | In reply to: #120239

Rodrigo,

Agora a sua história é que me interessou. O meu sobrenome vem da união do Padre Antônio Felipe da Silveira com Maria Estrella. Dele eu tenho a ascendência, porém dela nenhuma informação exceto de que teria sido "roubada" aos 15 anos e trazida pelo padre para Goiás. Ocorre que na história da família consta que ela teria vindo de Serra da Estrela. Esta serra existe em Portugal, mas também existe no estado do Rio de Janeiro, entre Caxias e Petrópolis uma serra com este nome. Por acaso não há na sua família nenhuma referência a uma adolescente que teria fugido? Se houver pode ser a minha Maria. A minha Maria deve ter nascido na primeira metade do século XIX. Se quiser trocar informações diretamente use o email ricardo.estrela@caixa.gov.br. Grande abraço e sorte na sua pesquisa.

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#130188 | restrela | 05 oct. 2006 15:22 | In reply to: #120278

Ricardo,
Ontem estive na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, e pesquisei sobre o meu ramo. Como te disse, meu bisavô, Álvaro Estrella, casou-se com Dolores Dias de Souza em 1914. Ele nasceu em 1897 e foi batizado na paróquia de Nossa Senhora do Desterro, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Era filho de Jorge Romualdo Estrella, que casou-se em 1878 com Hermelinda Maria de Oliveira. Jorge Estrella foi batizado em Guaratiba, também zona oeste do Rio. Era filho do Doutor Manoel Lourenço Estrella. Consta o "doutor" da certidão de casamento de Jorge com Hermelinda.
A partir de Manoel Lourenço Estrella não consegui mais prosseguir na pesquisa. Ele deve ter nascido entre 1820 e 1835 - não sei se era brasileiro ou português. Você teria mais informações a respeito?
P.S. Parece que a estória da minha tia não prosperou, apesar o prenome Jorge.
Grande abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#130203 | Ricardo Estrela | 05 oct. 2006 18:38 | In reply to: #130188

Rodrigo,

Você tropeçou por acaso com os Estrelas ou Estrellas em Caxias? Lá existiu um antigo porto que servia de desembarque para aqueles que subiam do RJ para as Minas, chamado Porto da Estrela. Próximo ao antigo estaleiro Mauá (ponto inicial da estrada de ferro D. Pedro II construída pelo Barão de Mauá.

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#130230 | restrela | 06 oct. 2006 01:37 | In reply to: #130203

Ricardo,

Não sei. Na verdade, esse Porto da Estrela está no fundo da baía de Guanabara. Ainda hoje há ruínas da estação férrea que subia à Petrópolis e de um cais moderno para época, com armação de ferro. Esses Estrellas parece que se radicaram na zona oesta do Rio de Janeiro, no outro lado da cidade, na baía de Sepetiba (Guaratiba, Sepetiba, Itaguaí, Mangaratiba).

Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#130258 | J.PINHO | 06 oct. 2006 15:49 | In reply to: #84478

Familia Estrela,

Familia com vários registos em Portugal, incluindo alguns emigrados para o Brasil.
Já existe tópico "Estrela" neste site.

Cumptos
J. Pinho

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#136315 | restrela | 03 déc. 2006 13:29 | In reply to: #130203

Prezado Ricardo,
Avancei bastante sobre os Estrellas do Rio, e descobri que podem descender de um tronco baiano. Há um "Bernardo de Sousa Estrella" que foi juiz na Bahia no início do século XIX. Provavelmente deixou numerosa descendêcia. Há o médico Manoel Jozé Estrella, que foi lenta da faculdade de medicina da Bahia, desde 1808. Não se sabe se este Manoel Jozé era baiano ou carioca (há registros que apontam para o último). Você teria conseguido mais informações a respeito?
Abraço,
Rodrigo

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#136402 | Ricardo Estrela | 04 déc. 2006 13:21 | In reply to: #136315

Rodrigo,

Infelismente minhas pesquisas estão estacionadas no momento ainda aqui em Goiás. A Minha Maria Estrella não revela os pais ed aí fico sem poder prosseguir na sua ascendência.
Quanto aos demais ramos dos Estrellas ou Estrelas no restante do País estou no escuro.
Qualquer novidade te sinalizo.

Abraços
Ricardo Estrela

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#203148 | pjestrela | 14 juil. 2008 12:05 | In reply to: #119599

Caros supostos "familiares" sou o Paulo Estrela e sou dos Açores, Portugal. Devo salientar que a origem do nome estrela proveio da própria serra da estrela, visto que os nosso antepassados emigraram para o Brasil regressando mais tarde aos Açores e depois Portugal Continental. Devo enfatizar que o meu avo chamava-se João de Melo Estrela e nasceu em 1908.

Reply

Direct link:

RE: Velho Tronco dos Silveiras em MG

#203152 | restrela | 14 juil. 2008 12:33 | In reply to: #203148

Prezado Paulo,

Você se refere também aos Sousa Estrela? Eu pensava que a origem, aliás como aparece no Genea, seria da Matriz Nossa Sra. Da Estrela dos Açores (creio que em S. Miguel). No caso, haveria os de origem continental (Serra da Estrela - toponimico) e os ilheus (no caso, teria se iniciado, como parece apontar o Genea, como um nome de devoção, ligado à Matriz).

Em minhas pesquisas estou parado em inícios do XIX, na Bahia. Mas creio descender de Manoel Jose Estrella, que foi lente da Fac. de Medicina (tudo leva a crer, pois há outros médicos na família).

Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 16:14

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen