Landim
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Bibliografia
Landim
Caros participantes,
Felgueiras Gayo no ttº de Quadros § 7, N 10 dá o nome de Maria Teresa Teles Landim ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142535 ) à mulher de Pedro Mascarenhas da Gama, remetendo para o ttº de Mascarenhas § 22, N 15 onde lhe chama somente Maria Teresa Teles, filha de Tomé Velho, Cónego da Sé de Évora.
No processo de habilitação para FSO de Pedro Mascarenhas da Gama sua mulher é dada como filha (legitimada em 25-4-1665) de Tomé Álvares VELHO, Cónego e Provisor da Sé de Évora, de Vila Viçosa , filho de Tomé Velho e de Gracia Lopes, de Vila Viçosa, e de Maria TELES “hua molher livre desobrigada e de bons parentes”, natural de Évora, filha de Domingos Simões, de Vila Viçosa, e de sua mulher Domingas Teles, da cidade de Évora.
Será que algum dos ilustres participantes neste Fórum estudou estas gentes? Onde foi F. Gayo buscar o apelido Landim? Em NFP no ttº do mesmo nome nada encontrei embora identifique muitos no Alentejo...
Grato por eventual interesse
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Landim
Embora este apelido tem uma origem portuguesa (colhe o nome duma freguesia portuguesa), na Galiza também existem, com a grafia LANDÍN, e procedem de um topónimo galego.
Um saudo
Celso
Direct link:
RE: Landim
Caro Antonio Maria, reparei no nome Landim, e como e fora de vulgar chamou-me a atencao. Parece-me que vi tal nome num livro que tenho, e de muitas folhas, Os Judeus Na Expansao Portuguesa Em Marrocos Durante o Seculo XVI. de Jose Alberto Rodrigues da Siva Tavim.
Nao tenho a certeza. tenho algumas perguntas; era costume usare-se o nome de o velho ou o novo? Sei que o nome Gracia era muito usado ate pelos cristaos novos. Conceicao
Direct link:
RE: Landim
Caro António Maria Fevereiro
Sem responder à sua pergunta porque foi áresa que nunca estudei, sei ter existido um cónego da Sé de Évora conhecido como cónego Landim. Assim, de repente, nem sequer consigo situá-lo no tempo mas creio poder fazê-lo logo, em casa.
Não faço ideia de é o mesmo ou não. A título de curiosidade existe, em Évora, o Largo Alvaro Velho que, provavelmente, nada terá aver com esta história.
Um abraço
João Cordovil Cardoso
Direct link:
RE: Landim
Caro Celso Milleiro,
Muito obrigado por seu interesse.
Há, efectivamente, uma freguesia de Landim no concelho de Famalicão onde terá existido o solar dos do mesmo nome.
Por curiosidade, a avaliar pelas listas telefónicas, a maioria das pessoas que actualmente usam esse apelido reside na zona da Grande Lisboa.
Saudações cordiais,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Landim
Cara Conceição,
Na verdade nem sei se estes meus antepassados eram desse nome...
Como escrevi antes, o processo de habilitação não o refere e Felgueiras Gayo usa-o num título mas não o faz noutro.
A citada diligência para Familiar do Santo Ofício de Pedro Mascarenhas da Gama é muito minuciosa quanto à ascendência de sua mulher. Até o marido da mãe é investigado não fosse dar-se o caso do pai natural ter-se enganado :-), e todos eles são tidos por cristãos velhos.
O uso de "o velho" ou o novo" servia, creio eu, para distinguir duas pessoas da mesma família que usassem o mesmo nome.
Com os meus cumprimentos,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Landim
Caro João Cordovil Cardoso,
Já agora, se não fôr dar muita maçada, fico grato se me situar no tempo esse cónego Landim.
Um abraço do
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Landim
Caro António Maria Fevereiro
Aqui vão uns extractos do IA de P que situam o Cónego Landim
"Das vultuosas obras determinadas e custeadas pelo cónego Landim de Sande, no último quartel do setecentismo..." in Inventário Artístico de Portugal, Concelho de Évora (CD-ROM) Igreja de S. Francisco.
"Quinta de Sande - Pertenceu a família Landim de Sande.... Dos primitivos donatários fdalgos ilustres que se fundiram através dos tempos e vinham desde os finais do sec XV descenderam e habitaram a casa de campo o cónego André de Sande, instituidor de notável capela tumular na igreja conventual do Espinheiro, onde jaz desde 1710, os sobrinhos João Landim de Sande, também cónego e Simão de Landim, além do operoso capitular da catedral António de Landim Sande reformador da capela da Natividade em 1771..." Ibidem - Quinta do Sande
Espero que isto possa dar alguma luz.
Um abraço
João Cordovil Cardoso
Direct link:
RE: Landim
Caro António Maria Fevereiro,
Os Landins mais antigos de que tenho apontamento eram de Estremoz. Em finais do século XVI destes passou um ramo - que usou os apelidos de Landim Teixeira - a Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, onde se aliaram aos Ferrões Castelo Branco, do Tojal (Loures), da Arruda e de Aldeia Galega da Merceana.
Não tenho a certeza de terem deixado geração legítima.
Sobre os de Estremoz posso enviar-lhe, se achar útil, os poucos elementos que possuo.
Cumprimentos do
Rui Portugal
Direct link:
RE: Landim
Caro João Cordovil Cardoso,
Desculpe ter-lhe dado a maçada pois não encontro relação com o "meu" cónego Tomé Álvares Velho.
A ascendência de sua filha, a quem Gayo dá e tira o apelido Landim é a seguinte:
1. Maria Velho (Landim?), b. 2-3-1661, em Évora, legitimada por seu pai em 25-4-1665 e sua herdeira;
2. Tomé Álvares Velho, natural de Vila Viçosa, cónego e provisor da Sé de Évora, que teve sua filha sendo então clérigo de missa;
3. Maria Telles, natural de Évora (casou em Évora, em 29-5-1660, com João Rosado)
4. Tomé Velho, de Vila Viçosa
5. Gracia Lopes, idem
6. Domingos Simões, de Vila Viçosa
7. Domingas Telles, de Évora
Ou seja, uma vez que o apelido Landim não aparece nas duas gerações que a antecedem tentei ver aqui no Fórum se alguém a conhecia ou a seus pais e avós.
Muito obrigado pelo interesse.
Um abraço,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Landim
Caro Rui Portugal,
Muito obrigado por seu interesse.
Vou tentar documentar-me melhor sobre esta gente e, se vir necessidade, atrever-me-ei a incomodá-lo.
Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Landim
Caro Celso
Reparei agora nesta sua intervenção e chamou-me a atenção pelo facto de ter ascendentes de apelido LANDIN, provenientes da região de Ourense.
Não sabe mais nada sobre este apelido?
Cumprimentos,
José Manuel
Direct link:
RE: Landim
Caro José Manuel,
Pode contactar conmigo por e-mail?
Muitos dos Landín da Galiza estão fixados na província de Pontevedra e não na de Ourense. Actualmente, a guia de telefones só tem uma abonada ao serviço no concelho de Maside.
Um abraço galaico-português
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)
Direct link:
RE: Landim
(continuado de http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=327930&fview=c#reply )
Caro Jonas Landim,
Como ficou dito acima, o apelido Landim tem origem toponímica. O referido Estêvão Anes seria natural "de Landim", tendo passado a integrar esse facto no seu nome.
Se não o fez já, eu começaria por tentar pesquisar os seus ascendentes mais próximos (avós, bisavós, etc), subindo nessa linha Landim uma geração de cada vez, até - com alguma sorte - entroncar em alguém que esteja já tratado, seja aqui na base de dados do Geneall (onde constam alguns Landim), ou nalguma obra publicada como o Nobiliário das Famílias Portuguesas, que poderá encontrar online.
Encontrará orientação (se for iniciante) aqui: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236
e sempre contará com a ajuda possível de todos os confrades que frequentam este fórum.
Com votos de boa sorte,
Vasco Galvão
Direct link:
RE: Landim
Agradeço a dica caríssimo Vasco Galvão,
Já existe uma pesquisa realizada sobre meus antecedentes, o primeiro Landim a povoar a região do Cariri Cearense foi o Capitão Mor Domingos Paes Landim, ele fundou o engenho de Santa Teresa no sítio de mesmo nome localizado na cidade de Missão Velha - CE, a partir daí surgiram os Terésios que são todos os descendentes do referido capitão. As famílias Macedo, Cruz, Santana, Olegário, Saraiva, entre outras, são todas descendentes do primeiro Landim do Cariri.
Para dar continuidade a minha pesquisa estou procurando informações sobre o primeiro Landim a vir para o Brasil, encontrei algumas informações sobre Manuel Baptista Landim que porventura foi o proprietário do Mosteiro de Santa Maria de Landim (que atualmente pertence a seus descendentes). Estou tentando encontrar mais informações sobre Manuel Bapstista e sua descendência para ver qual sua ligação com os Landins do Brasil e os Landins do Cariri. Se você puder me indicar algumas fontes de pesquisa ficarei muito grato.
MAis informações sobre minha pesquisa em: http://www.familiavasqueslandim.blogspot.com.br/2011/09/primeiro-landim-no-brasil.html
Att,
Jonas Landim
Direct link:
RE: Landim
Caro Jonas Landim
Embora nada tenha a ver com a família Landim, nem com Famalicão nem Évora/Estremoz, tive curiosidade de consultar os livros paroquiais de S. Salvador de Bente (Famalicão), onde morou o dito Manuel Baptista Landim e cheguei à conclusão que só poderia ser o que casou em 25/4/1712, com Joana Dias Carvalho. Veja
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16315-38712-2?cc=1913410&wc=MMYP-DBK:n1803959622
Este é o único Manuel Baptista que por lá aparece entre 1730 e 1770.
Há assentos de baptismo de filhos deste casal, por exemplo, nas imagens 144, 147, 152 e 158 do mesmo livro e Manuel Batista vai aparecendo várias vezes como testemunha de batismos e casamentos. A última vez que o encontrei foi num baptismo em 30/9/1761 em que a sua filha Mariana foi madrinha.
Por curiosidade, num baptismo em 16/4/1772 é mencionado um Frei Manuel Landim Baptista provável familiar do outro.
A minha opinião é que este Manuel Baptita nada terá a ver com os Landins de Évora/Estremoz que já existiam no séc. XIV.
João Machado
Direct link:
RE: Landim
Agradeço imensamente a contribuição caríssimo João Machado, estou feliz em fazer parte deste fórum e poder contar com a ajuda de amigos como vocês, que em muito tem contribuído para minha pesquisa. Estes achados são espetaculares, apesar de minha insistência em pesquisar sobre Manuel Baptista Landim, comecei a perceber que ele não tem muita ligação com os Landins do Cariri, uma vez que ele veio para o Brasil em 1772, ano este em que ADOTOU o sobrenome Landim, segundo documentos do Mosteiro de Landim, disponível em http://familiavasqueslandim.blogspot.com.br//search?q=Primeiro+Landim&submit=Buscae . Em contrapartida o primeiro Landim a chegar no Cariri Cearense foi o Capitão José Paes Landim por volta do ano de 1731 de acordo com o livro a Estirpe de Santa Teresa de Joaryvar Macêdo, em: http://familiavasqueslandim.blogspot.com.br/2011/08/ancestrais-de-quinco-vasques-e-de-sua.html . Apesar das divergências entre as datas, tenho certeza que todos os landins tem o tronco em comum com Estevão Anes de Landim (o primeiro Landim de que se tem notícia) continuarei pesquisando sobre Manuel Batista Landim e outros, porém vou direcionar mais a minha pesquisa para os Landins do nordeste brasileiro.
ReplyDirect link:
RE: Landim
Caro Confrade Jonas Landim
Em passeata pelos paroquiais da freguesia de Ávidos, concelho de Vila Nova de Famalicão encontrei isto:
Manuel Silva Landim, que faleceu a 11 de Janeiro de 1794;
Foi casado com Sebastiana Correia (minha Ancestral parente, não por linha direta) e tiveram Maria Correia Silva, Manuel José Silva e António.
A fonte foi esta http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=avidos;lang=pt;p=manuel+silva;n=landim;oc=1
Espero ter ajudado
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral
Direct link:
RE: Landim
Agradeço muito pela contribuição caríssimo amigo Adelino Cardoso. Essa informação irá me ajudar muito a encontrar meus ancestrais de Portugal. Sempre que precisar de mim estarei a disposição.
Att,
Jonas Landim
Direct link:
Landim Estremoz e Evora
boa tarde a todos,
encontrei antepassados em Estremoz e Arraiolos no sex XVII a saber:
António Landim casado com Francisca Catela cerca de 1630 ( ainda não encontrei o registo de casamento), foram pais de Angela de Landim que casou em Vidigão- Arraiolos a 26.01.1660 com Joao Rodrigues e que tiveram Bernarda de Sande Landim nascida em Évora Monte- Estremoz a 9/6/1664 tendo casado em Évora Monte- Estremoz a 19.08.1690 com Alexandre Rodrigues ou Alexandre Fernandes de Moura filho de Manuel fernandes de Moura e de Isabel Brás.
Algum dos confrades tem dados desta gente ? alguém encontrou o casamento do António Landim com a Francisca Catela cerca de 1630? Não encontrei em Arraiolos nem Évora Monte, nem em nenhuma das freguesias de Estremoz . Agradeço as ajudas possível.
cumprimentos
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 janv. 2025, 01:42