familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#86734 | sernegri | 23 mars 2005 15:02

sou descendente de Avila da ilha terceira. Se vc sabe algo me comunique.
sergio

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#86769 | ffarrajota | 23 mars 2005 20:44 | In reply to: #86734

Caro Sérgio,
Despertou-me a curiosidade ter o nome Sérgio e ser Ávila. Tenho um primo Sérgio Ávila (a mãe nascida na África do Sul de pais açorianos) e ele na R.Democrática do Congo (ex. Zaire). Por acaso não será o mesmo Sérgio?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#86788 | jlemos | 24 mars 2005 00:51 | In reply to: #86769

Caros Sérgio e Fernanda Farrajota
O apelido Ávila é relativamente comum nos Açores, especialmente nas ilhas do grupo central. Pesquisando aqui no Genea em famílias poderão ficar a saber a origem dos Ávilas dos Açores. E pesquisando por pessoas encontram-se hoje 213 Ávilas, dos quais muitos açorianos ou de origem açoriana.
Há um Sérgio Ávila em Angra do Heroísmo que foi, até há pouco tempo, Presidente da Câmara daquela cidade e é hoje membro do Governo Regional (mas não é, tanto quanto sei, primo da Fernanda :-)
Cumprimentos
Jorge Lemos

Reply

Direct link:

RE: familia avila para Jorge Lemos

#87015 | sernegri | 27 mars 2005 16:34 | In reply to: #86788

meu caro jose lemos obrigado por tua resposta. Procuro Francisco Jose de Avila, meu sexto avo.ele morreu no Brasil em 1780. Veio para o Brasil para Sacra Família do Tinguá, casado com Maria Ignácia de Jesus.
Vc conhece alguem ou algum site que tenha dados dos imigrantes desta epoca\?
sergio

Reply

Direct link:

RE: familia avila para Jorge Lemos

#87020 | aburma | 27 mars 2005 18:02 | In reply to: #87015

Caro Sérgio,

Tenho uma lista não exaustiva de emigrantes açorianos para o Brasil, essencialmente referente ao séc. XVIII. Acabo de nela fazer uma busca mas não encontrei o seu 6º avô Francisco José de Ávila.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Reply

Direct link:

RE: familia avila para Jorge Lemos

#87044 | jlemos | 27 mars 2005 23:59 | In reply to: #87015

Caro Sérgio
Por acaso tenho um Francisco José de Ávila, mas mais recente (c. 1850). Posso tentar encontrar o seu 6º avô no Arquivo de Angra, mas para tal precisava de mais dados sobre ele. Se tiver alguma informação que possa ajudar, diga.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#89499 | mctavares | 26 avril 2005 18:10 | In reply to: #86788

Caro confrade:
Numas notas antigas que tenho deparei-me com um José Paulino de Bettencourt Lemos, natural da Sé - Angra. Não tenho a data de nascimento mas tenho a data do casamento em Ponta Delgada 14 jan 1829. Pela idade da noiva (à data já viuva de um primeiro casamento), 30 anos, pode-se estimar o seu nascimento por volta de 1798/1800.
Era filho de António Plácido de Bettencourt Lemos e de Genoveva Plácida das Neves.
Haverá alguma relação com os Bettencourt de Vasconcelos e Lemos, da Terceira?
Poderia dar-me uma pista sobre quem poderão ser estes senhores?
Agradecido
Miguel do Canto Tavares

Reply

Direct link:

Bettencourt Lemos

#89516 | jlemos | 26 avril 2005 20:34 | In reply to: #89499

Caro Miguel do Canto Tavares
Lamento não poder ajudá-lo, mas não tenho quaisquer dados sobre as pessoas que refere. Sei apenas que há Bettencourt Lemos e Bettencourt de Vasconcelos e Lemos na mesma família, portanto parece-me provável que, no caso em apreço, também se verifique essa relação. Mas este palpite não tem qualquer fundamento, pois nunca estudei a dita família. Os meus Lemos não são açorianos e se tiverem alguma relação com estes será muito remota.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Reply

Direct link:

RE: Bettencourt Lemos

#89520 | mctavares | 26 avril 2005 21:22 | In reply to: #89516

Muito obrigado.
Se não encontrar nada antes, espero pela obra do dr. Jorge Forjaz...
Cumprimentos
Miguel do Canto Tavares

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#89533 | mccantobrum | 26 avril 2005 22:27 | In reply to: #89499

Boa noite,
Nas "Escavações" aparecem várias referências a um José Paulino de Bettencourt Lemos. Em 1841 era Escrivão de Mesa da Alfândega. É um dos citados na lista de contribuintes para a Doca do Areal. Na pag. 478 do Volume II diz apenas que era terceirense e que não deixou geração masculina. Não vi mais dados relevantes nos outros volumes, excepto a referência a um Tenente João Paulino de Bettencourt Lemos, que também em 1841 fazia parte do regimento de artilharia de Ponta Delgada.
Cumprimentos,
Conceição van Zeller

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#89538 | mctavares | 26 avril 2005 23:13 | In reply to: #89533

É esse mesmo!
Nas minhas notas lê-se que foi empregado da Alfândega de PDL. Portanto confirma-se!
Esse senhor foi segundo marido de Maria Viana da Serra e Silva. Esta foi primeiro casada com José Gomes de Carvalho Ferreira, que faleceu quando o filho (meu tetravô) Julio Gomes de Carvalho Ferreira tinha apenas 3 anos, sendo este criado como filho do José Paulino. Conta-se até na família que teria sido perfilhado. Não sei...
De qualquer modo gostava de saber mais sobre a ascendência deste José Paulino. Os Lemos não devem ser da Trofa; devem ser mais antigos (aqui nos Açores), talvez de S. Jorge. Quanto ao Bettencourt, já entronquei algumas vezes nos "Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila" e estou certo que não se tratará destes, mas mais para trás julgo que o Vital de Bettencourt de Vasconcelos (1560) dá também origem aos Bettencourt de Vasconcelos e Lemos, de outro casamento, como se pode ver aqui no Genea. Mas Bettencourts no Grupo Central é o que não falta...
Hei-de encontrar elementos relativos aos pais, cujos nomes já tenho.
Agradeço a sua colaboração
Miguel do Canto Tavares

Reply

Direct link:

Canto Brum van Zeller

#89545 | mctavares | 27 avril 2005 00:11 | In reply to: #89533

Já agora, desculpe a indiscrição:
Qual o seu parentesco com o Zé van Zeller? Conheço-o por ser amigo da minha prima Biga (Margarida Vasconcelos), que também pinta.
E o Canto Brum? Brum da Silveira, certo?
Ainda devemos ser aparentados. Aqui nos açores é quase uma fatalidade...
Perdoe-me se me estiquei um pouco na mensagem anterior. Acho sempre empolgante quando alguém aqui na net, assim do meio do nada, responde às nossas questões ou mostra interesses comuns, ainda que por motivos diversos dos nossos.
Agradeço-lhe novamente,
Miguel Gomes de Menezes do Canto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Canto Brum van Zeller

#89556 | mccantobrum | 27 avril 2005 08:09 | In reply to: #89545

Não é indiscrição nenhuma.
Relativamente ao Zé van Zeller... não faço ideia. Sou neta do http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=47022 que aparece aqui com mais dois filhos do que tinha. (A Teresa e o Pedro são também netos, filhos do Cristiano João). Eu sou filha do Luís.
Quanto ao Canto Brum, sim, é Brum da Silveira, mas é o apelido do meu marido Pedro, filho de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=290849. São aparentados, sim. Sou ainda neta de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=297189 também aí da Ilha, pelo que também sou prima do meu marido pelo lado materno dele.
Foi um prazer procurar o seu José Paulino nas "Escavações". É uma das publicações do Instituto Cultural que mais gosto.
Um óptimo dia para si,
Conceição van Zeller do Canto Brum

Reply

Direct link:

Brasão de Brum?

#89671 | mctavares | 28 avril 2005 17:08 | In reply to: #89556

Desculpe incomodá-la mais uma vez. Este assunto talvez lhe interesse...

Tenho andado a ver se descubro de quem seria um brasão, aparentemente de Brum, com coroa de conde. Deparei-me com o conde de carnide, que ainda vem a ser seu parente pelo Arnaldo João van Zeller http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=21329: descende do Arnaldo (filho), enquanto a sua linha vem do Pedro.
Em todo o caso, pelo Brum também deve ser parente do seu marido.
No caso de o assunto lhe interessar, poderia enviar-lhe uma foto do brasão. Para isso dou-lhe o meu e-mail .
Caso aceite entrar em contacto por esta via, talvez me possa ajudar a fazer esta identificação.
Aguardo a sua resposta,
Cumprimentos
Miguel do Canto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Brum?

#89703 | mccantobrum | 29 avril 2005 08:32 | In reply to: #89671

Bom dia,
Andei ontem à noite a ver alguns papéis do meu sogro e não descobri nada, mas se me pudesse enviar o brasão digitalizado era óptimo. De qualquer maneira, pode ser que com o tópico novo apareça algum dos "pesos pesados" aqui do Genea que saiba alguma coisa sobre as armas que descreve...
Fico então à espera do seu contacto.
Cumprimentos
Conceição van Zeller

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Brum?

#89717 | mctavares | 29 avril 2005 14:08 | In reply to: #89703

Bom dia!
Já dei autorização ao Genea para lhe fornecer o meu e-mail. Pedi também o seu contacto.
O brasão em causa não tem afinal nada a ver com o conde de carnide.
Fico a aguardar
Cumprimentos,
Miguel do Canto Tavares

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#122504 | avoana | 11 juil. 2006 01:05 | In reply to: #86788

O bisavô do meu marido era da Ilha Terceira e chamava-se João Deodato Ávila e Sousa e casou com Margarida Dinis.
Penso que era Director do Lazareto mas não tenho a certeza.
Agradeço a quem me possa dar alguma informação sobre ele e os seus antepassados.
Agradeço antecipadamente.
Ana Castro

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#213908 | jobe00 | 24 nov. 2008 18:28 | In reply to: #122504

Dei com a sua pergunta e gostava de saber se já a esclareceram.
O nome do bisavô do seu marido é-me familiar, mas penso que é de S.Jorge e não de Angra.
cumprimentos
João Bettencourt

Reply

Direct link:

RE: Bettencourt Lemos

#213909 | jobe00 | 24 nov. 2008 18:29 | In reply to: #89516

Posso saber donde são os seus Lemos?
muito grato
João Bettencourt

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#237826 | DAvilaWin | 30 août 2009 08:50 | In reply to: #213908

O nome João Deodato Ávila e Sousa foi também meu bisavo. Nasceu em Velas na Ilha de S. Jorge, Açores. No Geneall diz que a mae se chamava Candida de Ávila, o pai Francisco Deodato Souza. Alguem tem mais?

Reply

Direct link:

RE: familia avila-(angra do heroismo e vila nova)

#346670 | Taniaavilapinho | 29 mai 2014 03:28 | In reply to: #86788

Caro Jorge,

Poderia me ajudar a encontrar minha ascendencia do sobrenome DAvila nascido em Açores, Ilha de São jorge? Encontrei ate o meu setimo avô. Lado materno meu avô Timotheo (SC) filho de Manoel (SC), filho de Joaquim (SC), filho de Manoel (SC), filho de Manoel (Ilha de São Jorge), filho de Antonio (ilha de Sao Jorge), filho de Antonio (Ilha de Sao Jorge).

Cumprimentos

Tania

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 mai 2024, 02:51

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen