Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#87074 | LL | 28 mars 2005 16:36

Caros Confrades,

encontrei recentemente 2 recibos de decimas de Juros (1882 e 83). Coloco esta mensagem na esperança de que alguém consiga dar-me alguma pista mais concreta sobre a localização.

Segundo os recibos, Manuel Pinto Leão teria pago 688 reis em que foi colectado no dito lançameno pelos juros de um casal de 100$000 ao Dr. Manuel Pinto de Vasconcelos.

Será que alguém tem alguma pista como posso descobrir mais alguma coisa com estes dados ?

Obrigada a todos

LL (Luisa Pinto Leão Lopes)

identificar
alguém pode

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#87081 | António Forjó | 28 mars 2005 18:03 | In reply to: #87074

Cara Colega

Os Livros da Décima poderão trazer-lhe alguma luz. O Arquivo Distrital de Viseu tem documentação da Direcção de Finanças de Viseu a partir de 1877 e talvez aí se incluam os Livros da Décima do ano que pretende.
Em caso contrário tente o Arquivo Histórico Municipal de Cinfães; os Livros da Décima contam-se por largas dezenas de milhar e estão disseminados por muitos arquivos em todo o país.
Cumprimentos

António Forjó

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#87197 | LL | 30 mars 2005 11:51 | In reply to: #87081

Caro Sr. Forjó

Muito obrigada pela informação. A ideia é tentar descobrir a localização do casal.

Já agora, será que o nome Manuel Pinto de Vasoncelos lhe diz algo ?

Cumprimentos

Luisa Pinto Leão Lopes

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#87198 | António Forjó | 30 mars 2005 12:01 | In reply to: #87197

Cara Colega

Os Livros da Décima têm a localização de cada uma das propriedades sobre as quais o imposto é cobrado; nas freguesias que já consultei há separação entre zonas rurais e urbanas. Os nomes dos responsáveis pelo pagamento do imposto também são referidos.
Quanto ao nome que refere nada sei.
Cumprimentos

António Forjó

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#93563 | nresende | 15 juin 2005 15:30 | In reply to: #87197

Cara Luísa
Manuel Pinto de Vasconcelos foi senhor da Quinta da Castanheira em Oliveira e foi presidente da Câmara Municipal de Cinfães.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#93621 | LL | 16 juin 2005 00:22 | In reply to: #93563

Caro Nuno,

aproveito para agradecer-lhe também a sua oferta de ajuda para o meu mail particular.

Obtive esta informação por mero acaso através do arquivo do Porto.

Quanto à Quinta da Castanheira, encontro algumas referências à Casa da Castanheira em algumas certidões. Peço-lhe que dê uma vista de olhos no meu outro tópico (Casa da Castanheira). Será que pode dar-me alguma indicação onde posso obter mais informações sobre esta casa ?

Cumprimentos
Luisa Pinto Leão Lopes

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#227785 | LIFAU | 28 avril 2009 00:07 | In reply to: #87197

O meu Bisavô Materno chamava-se justamente MANUEL PINTO DE VASCONCELOS.
A minha avó ROSÁRIO ANDRADE VASCONCELOS nasceu em Oliveira do Douro na Quinta da Renda. O nome "Quinta da Castanheira" não me é estranho, pelo que eventualmente será a mesma pessoa que refere mas não tenho como confirmá-lo pelo que agradeço que me informe de qualquer outra informação sobre este assunto.

Grato pela atenção apresento os meus melhores cumprimentos


Rui Pinto Correia
Lifau@hotmail.com
969901698

Reply

Direct link:

RE: Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#229398 | LL | 14 mai 2009 23:38 | In reply to: #227785

Caro Rui Pinto Correia

Esta Quinta da Castanheira surge em várias certidões de baptismo.
Parece que a minha familia 'Pinto Leão' esteve de algum modo ligado a ela apesar da sua origem ser humilde. Sempre soube que o meu bisavô tinha um irmão. Até que por mero acaso descubri no Arquivo Distrital do Porto um Recurso de Recrutamento militar em relação a um terceiro filho (bastante mais velho) e do qual não tinhamos conhecimento. documento é bastante composto e no mesmo surgem os recibos mencionados na minha mensagem. Dos mesmos documentos também se depreende que nessa época ele seria Secretario da junta da Paróquia. Um doa documentos está assinado 'O presidente António Cardoso Pinto de Vasconcelos'.
Não tenho mais informações mas gostaria de saber onde em Oliveira do Douro de situava essa Quinta.

Obrigada pela atenção

Luisa P.L. Lopes

Reply

Direct link:

Cinfães - Oliv. do Douro - Decima de Juros (1882)

#440924 | LIFAU | 08 mai 2022 14:34 | In reply to: #229398

Peço desculpa por só agora passado tanto tempo dar conta da sua mensagem.
A Quinta da Renda tinha uma casa antiga de família do lado direito da estrada antes de chegar à Igreja e que faz gaveto na curva quando se continua para a Gralheira.
A propriedade vai da Escola até à Igreja.
Obrigado pela sua resposta.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 21:31

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen