Barão do Burgal, Brasil
This topic is classified in rooms: Títulos | Brasil
Barão do Burgal, Brasil
Caro Cau Barata,
Sabe alguma coisa sobre a ascedência de Alfredo Montanha Martins de Pinho, 1º Barão do Burgal, 1891??
Francisco Montanha Rebelo
Direct link:
RE: Barão do Burgal, Brasil
CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA
Caro Francisco Montanha Rebelo
Estive de viagem desde o dia 7 de Setembro. Somente hoje retorno, e estou tentando ler, com atraso, as perguntas erepostas do Fórum, do dia 7 ao dia 10.
Confesso que descnheço este titular: Alfredo Montanha Martins de Pinho, 1º Barão do Burgal, 1891??
1 - Não existe entre os titulares brasileiros (títulos passados aqui) este baronato.
2 - Não existe entre os títulos estrangeiros, passados para Brasileiros, este baronato.
Acredito que seja título passado em Portugal, além disso, na data de 1891 - apontada em sua participação - já não se pasava mais os títulos de nobrezas no Brasil, abolidos com a Proclamação da República, em 1889. Desta data em diante, ou foram títulos passados por outros paises, ou foram os chamados títulos papais, passado pela Igreja a brasileiros.
Com relação a titularidade na Família Martins de Pinho, no Brasil, temos o título do Barão do Alto Mearim, que foi elevado, pelo govêrno português, a conde do Alto Mearim.
Sobre esta família, para a qual desconheço se há parentesco com o dito 1.º Barão de Burgal, publicamos (Barata & Cunha Bueno), em nosso Dicionário das Famílias Brasileiras, Tomo I, vol. II:
MARTINS DE PINHO - Família originária de Portugal, proveniente de Matosinhos, junto ao Porto, descendente, por legítima varonia, de Antônio José da Silva (tio-avô do ilustre tribuno e político Manuel da Silva Passos) e de Ana Maria de Jesus. Um dos seus netos, João José de Pinho, passou ao Brasil, estabelecendo-se, inicialmente, no Maranhão, e depois, no Rio de Janeiro, onde deixou numerosa descendência do seu casamento com Rita Etelvina Martins, por onde ocorre a união dos dois sobrenomes, natural do Alto Mearim, no Maranhão.
Foram pais, entre outros, de José João Martins de Pinho [17.11.1849, Matozinhos, Portugal - 11.05.1900, Paris, França], deputado às Côrtes portuguesas, pelo Distrito de Santarém, em 3 legislaturas. Cavaleiro da Ordem da Rosa. Conselheiro de S.M.F., Grã-Cruz da Ordem da Conceição. Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Comendador da Ordem de Santiago. Cavaleiro da Ordem de Cristo. Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro. Fidalgo de Cota d'Armas [Dec. 23.12.1890].
Agraciado, sucessivamente, pelo Governo Brasileiro, com o título [Dec. 20.01.1880 - D. Pedro II] de barão do Alto Mearim, e pelo Governo de Portugal, com o título [Dec. 01.09.1891 - Carlos I] de conde do Alto Mearim. Par do Reino [1898].
Foi casado, duas vezes, na família Gonçalves Roque, estabelecida no Rio de Janeiro. Do seu primeiro casamento, descendem, entre outros:
I - o filho, Álvaro Roque de Pinho [15.08.1880, Portugal - 29.04.1919], em quem renovou-se este título nobiliárquico, tornando-se, em Portugal, por Dec. de 28.12.1903, o 2.º conde do Alto Mearim. Deixou geração, em Portugal, do seu cas. a 31.03.1906, com Octávia Valdes Briffa [13.06.1889 - 25.04.1919].
II - o neto, José João Valdez Briffa Roque de Pinho [26.04.1907, Lisboa -], filho do anterior. Engenheiro civil, Diretor da Fábrica Lusalite, e 3.º conde do Alto Mearim, por autorização do Rei D. Manuel II, de 05.1932.
Heráldica [do barão do Alto Mearim, depois 1.º conde - 23.12.1890]: um escudo partido: na 1.ª pala, em campo de prata, uma formiga de sua cor, significando o trabalho; na 2.ª pala, as armas da Real Confraria de S. Salvador de Matosinhos que são: um escudo partido - na 1.ª pala as armas do Reino de Portugal; e na 2.ª pala, em campo de prata, as cinco chagas de Cristo, de vermelho, postas em aspa. Timbre: a formiga do escudo. Suportes: duas águias reais de ouro. Legenda: Honor et Labor.
Um abraço,
Cau Barata
Direct link:
RE: Barão do Burgal, Brasil
Caro Cau Barata,
Foi único Barão de Burgal Alfredo Montanha Martins de Pinho, que foi presidente do Banco Regional do Brasil, director do Liceu Literário Português do Rio de Janeiro, Comendador da Ordem de Cristo e de N.Sra Conceição de Vila Viçosa. Título D.Carlos, 8-10-1891.
Será que os ascendentes do barão não eram brasileiros?
Um abraço,
Francisco Montanha Rebelo
Direct link:
RE: Barão do Burgal, Brasil
Rio de Janeiro, 19.10.2001 - 12:06
Ilustre amigo Montanha Rebelo,
Continuo tendo dificuldades em encontrar o paradeiro do Barão de Burgal Alfredo Montanha Martins de Pinho, no Rio de Janeiro.
No ano de 1896, quem estava à frente da presidência do Liceu, era outro Martins de Pinho, ou seja, o Conde do Alto Mearim, sobre quem já falamos.
Não estaria havendo confusão ???
Nquela ocasião, o Liceu - funsado em 1868, funcionava na rua da Saúde, 1 e 3, largo da Prainha, em edifício próprio - Rio de Janeiro.
Hoje, funciona na rua Senador Dantas, n.º 118 anexo 2 - Centro - Rio de Janeiro
CEP: 20031-201
Fax.: 00 55 21 25333040
Tel.: 00 55 21 22205445
Tel.: 00 55 21 22205495
Vale a pena tentar um contato com o Liceu, para saber o que eles teem sobre os antigos presidentes daquela casa, e quem sabe, alguma coisa possa acontecer sobre barão de Burgal ???
Há nele, uma boa biblioteca, onde estive há pouco tempo, para fazer uma pequena palestra, a pedido da nobre casa.
Há um excelente time de professores, na área da lingüística, e acredito que possam lhe ajudar:
Prof. Gladstone Chaves de Melo
Prof. Antonio Basílio Rodrigues
Prof. Evanildo Bechara
Entre outros.
Um forte abraço,
Cau Barata
Direct link:
RE: Barão do Burgal, Brasil
Caro Cau Barata,
Muito obrigado pela resposta.
Desculpe a insistência.
Um abraço
fmr
Direct link:
RE: Barão do Burgal, Brasil
Caro Francisco:
Descobri aqui a sua questão acerca do Barão do Burgal. Tudo o que sei é que ele é parente do Conde do Alto Mearim, pois tinha um parentesco (não sei ao certo qual, mas é mencionado em família pelo título e como parente próximo) com a minha tetravó, irmã mais velha daquele conde. A sua relação com a família Montanha é que não sei precisar.
Se por acaso encontrar alguma informação acerca deste personagem (de quem não encontro mais nada), agradeço-lhe para o poder juntar à genealogia de família.
Melhores cumprimentos.
Nuno Falcão
Direct link:
Barão do Burgal, Brasil
Este título era português.
Pelo que encontrei ele era irmão do 1º Conde de Alto Mearim; sou uma descendente em linha colateral dessa família Pinho e ainda preservo o sobrenome Pinho. Encontrei algumas coisas, portanto...
Posso dizer que esse sobrenome tem origens em Oliveira de Azeméis, ou ao menos foi lá o mais longe que consegui rastrear.
Direct link:
Barão do Burgal, Brasil
Nós somos parentes em algum grau distante pelo visto, mas acredito que sua conta aqui está inativa faz vários anos né?
ReplyDirect link:
Barão do Burgal, Brasil
Cara Confreira,
Sugiro consulta deste link e pesquisa no PDF por "Barão do Burgau".
Vai encontrar informação que penso lhe será últi sobre a família.
http://www.arede.eu/img/CADERNOS_BARAO_DE_AREDE_7.pdf
Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo
Direct link:
Barão do Burgal, Brasil
Segundo consta no livro II do Livro Nobreza de Portugal o Iº, Visconde de Altomearim, Foi José João Martins de Pinho natural de Matozinhos onde nasceu em 1849 e morreu em Paris em 2-05-1900 , Filho de João José Martins de Pinho e de D.Etelvina Martinsde Azevedo , brasileira natural de Mearim ( Maranhão)
Foi agraciado com título, pelo Rei D Pedro II.
O Títlo pelo menos continuou até ao 3ºtítulo.
Porto, 13.12.202 .
Vasco Briteiros
Direct link:
Barão do Burgal, Brasil
Com o título Barão de Burgal , só encontrei 1 uma pessoa com esse titulo :Alfredo Montanha Martins de Pinho, director do Liceu Literário Poruguês do Rio de Janeiro.
Foi Comendador da Ordem de Cristoe e de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
O título foi concedido por Decreto do Rei D,Carlos por decreto de 8x10-1891
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 nov. 2024, 18:07