Família Chorro do Sardoal

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familias de Mação

#87963 | João Gaspar | 07 avril 2005 19:55

Caros Confrades,

gostaria de saber mais sobre a Vila de Mação, sobre as suas familias , as suas origens e a quem pertenceu, quais as ordens e as casas a que esta vila viu crescer.
Sei que a vila de Mação pertenceu a familia Gomes da Silva, e é certo que existem ainda hoje Silvas neste concelho embora muito diluidos, alguns Silvas que tive a oportunidade de estudar neste concelho , no sex XIX e XX eram todos nomes passados por via feminina, como por exemplo: Filomena da Silva>Luisa da Silva>Conceição da Silva Mendes(1919)...
Não sei se alguem da região ja fez algum estudo que me possa ajudar, ou se existe algum confrade com familia no concelho que me possa iluminar o caminho.
atenciosamente

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação

#88005 | JMSA | 08 avril 2005 13:41 | In reply to: #87963

Caro Confrade João Gaspar
Também em tempos abri um tópico sobre a Vila de Mação onde tenho vários antepassados. Destaco as seguintes famílias: Pereira de Figueiredo (o mais ilustre desta família foi o Padre António Pereira de Figueiredo, confessor do Rei D.José, conselheiro do Marquês de Pombal, membro da Academia de Ciências, etc...), Marques de Sousa, Castello Branco, Chambel, Paiva e Godinho de Mattos. Descendo de todos eles pelo que qualquer informação que tenha sobre os mesmos, me interessam. Estou também ao seu dispor para o informar sobre tudo aquilo que já sei.
Melhores cumprimentos
JMSA
PS: A época que tenho mais ou menos estudada é desde finais do sec.XVII e sec.XVIII

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação

#88006 | Pedro França | 08 avril 2005 13:47 | In reply to: #87963

Caro João:

Para lá do que aqui neste Fórum já foi dito sobre famílias de S. Miguel do Rio Torto/Abrantes, de onde sou natural e tenho fortes raízes, também sou a dizer que tenho raízes de Mação - Aboboreira, Penhascoso (por Panascoso?).
No entanto, como estou na escola, não tenho comigo os dados que possuo desse lado. Sei que há Alfaiates, Pintos, pelo meio mas tenho de confirmar. Talvez logo à noite ainda venha aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação

#114812 | JoãoGaspar | 23 mars 2006 14:31 | In reply to: #88006

Caro Pedro França.

Aguardo a sua contribuição sobre as familias de Mação.
As Familias que até agora encontrei em Mação: Silva, Mendes Esteves, Mattos, Marques, Silvestre, Gaspar.

até breve,

atenciosmente


João Gaspar

Reply

Direct link:

Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#114815 | agp | 23 mars 2006 15:06 | In reply to: #114812

Caro João Gaspar

A minha esposa descende de um João Gaspar de Mação, dos séculos XVI / XVII. Veja, na minha página:

http://genealogia.sapo.pt/0185/pessoas.php?id=1007123

A minha esposa tem igualmente dois ramos de ascendência Marques e um de ascendência Silva em Mação. Veja a partir de:

http://genealogia.sapo.pt/0185/costados.php?id=1004398

Será que estes ramos cruzam com os seus?

Cumprimentos
António Pereira

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#114823 | FSA | 23 mars 2006 16:16 | In reply to: #114815

Caros Senhores,

No Mação, existiu uma família Chorro. Desta família destaca-se Bartolomeu Rodrigues Chorro, Presbítero Secular, Mestre de Gramática latina.
Escreveu: "Curiosas Advertências da Boa Gramática", Lisboa, editado por Jorge Rodrigues, 1619.

Descendo de Álvaro Dias Chorro, também natural do Mação. Assinava, Álvaro Dias do Mação, ou da Índia (comparando a calígrafia, vê-se que é da mesma pessoa), talvez parente do atrás mensionado B.R.Chorro. Este Álvaro Dias Chorro, nasceu no início do Séc. XVI, fins do Séc. XV, suponho-o casado com Margarida Simas. Tiveram pelo menos dois filhos. Um que se chamavam João (Alves) Álvares Chorro e Brites (Alves) Alvares.
João Álvares Chorro com Mécia da Motta. Viveram no Sardoal com descendência até ao presente.

Têm algum conhecimento desta família com origem no Mação?

Muito grato.
Fernando Andrade

Reply

Direct link:

Família Chorro do Sardoal

#114834 | agp | 23 mars 2006 17:52 | In reply to: #114823

Caro Fernando de Andrade

O que eu tenho sobre o apelido Chorro, do Sardoal, foi-me passado pelo confrade Carlos Machado e consta no processo de ordenação de João Chorro (Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, Ordenações, Ano de 1652, Maço 1913).

Este João Chorro foi baptizado a 11.7.1627 no Sardoal, filho de João Bouga e de Margarida Dias, neto paterno de Manuel Lopes Branqueiro e de Beatriz Nunes, e materno de Estêvão Chorro e de Joana Mendes, todos do Sardoal.

E é tudo.

Cumprimentos
António Pereira

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#114902 | João Gaspar | 24 mars 2006 12:50 | In reply to: #114815

Caro António Pereira

É provavel que sim, embora eu ainda não tenha recuado tanto. estou ainda no seculo XIX.
Os Silvas de Mação tenho uma teoria , podendo ser descendentes de Rui Gomes da Silva, senhor de Mação. Mas é somente uma teoria por enquanto.
Os Gaspares de Mação devem ser somente uma familia, embora hoje existam imensos espalhados pelo pais conheço muitos na região de Lisboa que têm origem em Mação, mas concretamente no Lugar do Pereiro, freguesia de Mação, concelho de Mação, sem relação aparente de parentesco mas como se trata do mesmo apelido e da mesma freguesia penso estes Gaspar, serem todos "filhos" do mesmo Gaspar.

Quanto aos registos, sabe quais as datas e locais onde se encontram? por exemplo antes de 1900 os registos encontran-se onde? no registo de santarem?

atenciosamente


João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#114931 | agp | 24 mars 2006 16:01 | In reply to: #114902

Caro João Gaspar

Quanto à freguesia de Mação:
Na Torre do Tombo, em Lisboa, estão os baptismos / nascimentos para 1585-1605 e 1618-1850, os casamentos para 1585-1807 e 1820-1851 e os óbitos para 1585-1791.
No Arquivo Distrital de Santarém estão registos posteriores àqueles, talvez, até 1900. Julgo que os óbitos começam apenas em 1830 parecendo haver, portanto, um hiato de cerca de 40 anos nestes registos.

Cumprimentos
António Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Chorro do Sardoal

#114937 | FSA | 24 mars 2006 16:24 | In reply to: #114834

Caro António Pereira

Muito obrigado pelas informações. Desconhecia a ascendência do Padre João Chorro. Está sepultado na Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade no Sardoal. A lápide está muito bem conservada, ao contrário das que existem na Igreja Matriz. Agora não me recordo bem da data, mas arriscava a alvitrar que se trata de 1664.

Duas coriosidades:
1. Manuel Lopes Barqueiro (e não Branqueiro) casado com Brites Nunes, surgem nomeados como Pais de um conjuge dos vários Soares Galhardo sepultados na capela de S. Martinho, Igreja de S. João Baptista em Abrantes.
2. Um dos filhos de João Alvares Chorro, Sebastião Serrão da Motta, *01-03-1565 (Sardoal, Santiago - Livro M1 Folha 70v) casou com Britis Mendes (provavelmente descendente do casal Estêvão Chorro e de Joana Mendes). Infelizmente o livro de casamentos dos anos próximos de 1585/1600, não existe na Torre do Tombo.

Com os meus cumprimentos

Fernando Andrade

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação

#116236 | gmg | 10 avril 2006 01:36 | In reply to: #88006

enho Ascendência de Mação, nomeadamente PEREIRA.

O que possuo investigado, sobre estes PEREIRA é:

I- MANOEL PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém, c.c. ROZA MARQUES, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos.
Filho:
II-BERNARDINO PEREIRA, que segue:

II-BERNARDINO PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos. Casou no dia 27 de Novembro de 1837 com GENOVEVA MARQUES, f.ª de JOSÉ MARQUES e de FRANCISCA MARQUES, todos naturais do lugar de Maxial, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém.
Filho:
III-SILVÉRIO PEREIRA MARQUES, c.g.



Agradecia toda a informação sobre a ascendência das pessoas citadas em cima.

Cumprimentos,

Luís G.M.G.

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#116237 | gmg | 10 avril 2006 01:37 | In reply to: #114815

Caro António Pereira,

Tenho Ascendência de Mação, nomeadamente PEREIRA.

O que possuo investigado, sobre estes PEREIRA é:

I- MANOEL PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém, c.c. ROZA MARQUES, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos.
Filho:
II-BERNARDINO PEREIRA, que segue:

II-BERNARDINO PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos. Casou no dia 27 de Novembro de 1837 com GENOVEVA MARQUES, f.ª de JOSÉ MARQUES e de FRANCISCA MARQUES, todos naturais do lugar de Maxial, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém.
Filho:
III-SILVÉRIO PEREIRA MARQUES, c.g.



Agradecia toda a informação sobre a ascendência das pessoas citadas em cima.

Cumprimentos,

Luís G.M.G.

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#116513 | agp | 13 avril 2006 16:13 | In reply to: #116237

Caro Luís

Não tenho quaisquer dados sobre famílias da freguesia de Envendos.

Cumprimentos.

António Pereira

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação

#139861 | vmpg | 11 janv. 2007 05:24 | In reply to: #87963

Caros confrades
de Mação tenho alguns elementos de familiares
Genoveva Maria, de Amendoa Mação, filha de Luis Silva e de Maria Joaquina, ele filho de Alexandre da Silva e de Joana Rosa de S. José ,ela filha de Joaquim Antonio e de Joaquina Maria.
Se alguem tiver informação ligada a esta familia agradecia a troca de elementos
Victor Graça

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#144914 | DrParreira | 20 févr. 2007 16:52 | In reply to: #116237

Eu tenho antepassados nesse local,concretamente Venda Nova. Tem mais alguns dados?

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#144952 | gmg | 21 févr. 2007 16:02 | In reply to: #144914

Os elementos que possuo sobre este Ramo PEREIRA da minha Família, ainda não estão totalmente investigados, por falta de tempo.

Neste momento é tudo o que possuo.

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Chorro do Sardoal

#215008 | asgodinho | 08 déc. 2008 17:41 | In reply to: #114937

Caros Confrades

Referindo os "Chorros" tenho alguns ascendentes no Concelho de Nisa - Amieira do Tejo, Arês, Monte Claro - dos quais não consigo mais referências, a saber:

- Luís Marques Chorro, nascido em Arês em 1781, filho de João Marques Chorro de Arês e neto de João Marques de Monte Claro/S.Matias/Nisa.

O apelido também aparece como: Xorra e Xichorro. Será o mesmo ? Haverá algumas ligações?

Agradeço comentário ou informação.

Cumprimentos
António Godinho

Reply

Direct link:

RE: Familias de Mação: Gaspar, Marques e Silvas

#270971 | asgodinho | 20 févr. 2011 00:20 | In reply to: #114823

Caros confrades

No livro de Linhagens da Vila de Nisa são mencionados uns Álvaro Dias Charro de quem descendo. Também existem Churros em Arez.
Haverá alguma ligação entre estas famílias?

Cumprimentos
António Godinho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 juin 2024, 09:59

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen