Artur e Urbano Loureiro

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Artur e Urbano Loureiro

#88785 | dvl | 17 avril 2005 17:13

Caríssimos,

Procuro informações sobre a família destes ilustres irmãos, o pintor Artur e o jornalista Urbano Loureiro.

Até agora as informações que disponho são as seguintes:


- Artur José de Sousa Loureiro, nasceu a 11 de Fevereiro de 1853, no Porto e faleceu a 7 de Julho de 1911, no Gerês. Pintor.

- Urbano José de Sousa Loureiro, nasceu a 30 de Agosto de 1845, no Porto e faleceu a 10 de Junho de 1880, em São Mamede de Infesta. Ilustre jornalista e escritor. Casou com D. Teresa... de quem teve dois filhos.

Ambos eram filhos de Francisco José de Sousa Loureiro, natural de Viseu, cirurgião, casado com D. Guilhermina Luísa Soares Ribeiro, natural do Porto.

Netos, pela parte paterna, de José de Sousa Loureiro e de Teresa de Jesus, ambos naturais de Viseu.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#99332 | joaocbm | 04 sept. 2005 03:36 | In reply to: #88785

Só posso dizer que o meu bisavô se chamava tinha como apelido Urbano e morava em Matança, Fornos de Algodres, por volta de 1950.

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#189745 | antikualhas | 26 mars 2008 23:55 | In reply to: #88785

Caro confrade,
há dias que procuro informações sobre o pintor Artur Loureiro, nascido como diz, no Porto, em 11/02/1853 e falecido, no Gerês, mas aqui a data é diferente, nos dados que possuo (...e parecem-me certos) o óbito data de 7 Julho 1932.
Não sei se do(s) casamento(s) houve ou não geração, mas seria um dado interessante. Tem mais informações?
AR

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#189800 | PML | 27 mars 2008 11:55 | In reply to: #88785

Caro Duarte

Tanto o Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses, de Fernando de Pamplona (2.ª edição, vol. III, pág. 241), como a Infopédia, da net, dão 1932 como ano da morte de Artur Loureiro.

Cumprimentos

Paulo Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#189948 | antikualhas | 28 mars 2008 10:46 | In reply to: #189800

Caro Paulo Loureiro,
é descendente de algum dos irmãos Loureiro?
AR

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#190210 | dvl | 29 mars 2008 16:33 | In reply to: #189800

Caro Paulo Maia de Loureiro,

Só tenho estes dados. Apenas estava a tentar fazer a ligação com a minha família, Sousa Loureiro, de Coimbra. Estes dados consegui quando fui fazer uma investigação no Porto e em Coimbra.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#190223 | PML | 29 mars 2008 18:34 | In reply to: #189948

Caro AR

Se é aos irmãos Maia de Loureiro que se refere, sou o sexto na ordem.
Se quiser saber qualquer coisa, pode utilizar o meu endereço da gmail.com, que é pmdeloureiro@
Assim, evitamos o desvio do objecto principal do tópico.

Cumprimentos

Paulo Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#190304 | Mário Marques | 30 mars 2008 16:04 | In reply to: #190210

Artur Loureiro teve pelo menos 3 filhos.
Duas filhas que viveram longos anos em más condições económicas rodeadas de coisas valiosas na Lapa, no Porto e um filho chamado tambem Artur que foi guarda do Museu Soares dos Reis.
Suponho que existe um quadro de Artur Loureiro na casa museu Fernando de Castro no Porto em que este filho é retratado
Mário Marques

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#190347 | dvl | 30 mars 2008 21:15 | In reply to: #190304

Caro Mário Marques,

O que eu sei sobre o pintor Artur José de Sousa Loureiro é o que aparece nas enciclopédias. No catálogo de um leilão onde aparecem vários quadros de Artur Loureiro aparece o seguinte:

"ARTUR LOUREIRO, Artur José de Sousa Loureiro (1853-1932)

Pintor portuense foi em 1897 [sic - deve ser 1879] para Paris onde, após ter sido discípulo de Cabannel, expôs no Salon de 1880, 1881 e 1882. Neste último ano, expôs também em Londres, na Galeria Loupi. Em 1883 fixou-se em Melbourne, Austrália e viu aí largamente reconhecido o seu prestígio, não só como supremo aguarelista, mas também como admirável animalista. Em 1889 ganhou a medalha de ouro na Exposição Internacional de Londres. Dado o percurso internacional deste autor podemos encontrar das suas melhores obras tanto na Galeria Nacional de Melbourne, Galeria de Sanderstan, como no Museu do Chiado ou ainda, no Museu Regional de Évora."

As obras de Artur Loureiro estão cada vez mais bem cotadas.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#242836 | DAvilaWin | 26 oct. 2009 01:26 | In reply to: #88785

Bom Dia,

Venho vindo a fazer pesquisa sobre o pintor Artur/Arthur Loureiro na sua fase Australiana, entre 1884 e 1904, e tenho descoberto coisas curiosas. Ele teve um filho nascido em Londres em 1882, no ano após o seu casamento com Maria Theresa Huybers (Australiana), que se chamou Vasco Urbano Loureiro e que viveu quase toda a sua vida em Melbourne, Australia. Vasco morreu num hospital militar na Inglaterra em 1918, durante a primeira Grande Guerra.

Esse filho mudou o nome antes de entrar para tropa Australiana em 1916 para Louis Vasco, e nesse ano casou-se com Gwendolyn Dunlop que ficou a ser conhecida como Mrs Gwendlolyn Vasco. Nao tiveram filhos. Ele era caricaturista e algumas das suas caricaturas podem-se encontrar na internet.

Para além desse filho Artur Loureiro teve também duas filhas - Fauvette e Inez (que morreu aos dezanove anos). As informaçoes que tenho sao que essas filhas, que foram também criadas em Melbourne, visitaram o pai Artur Loureiro no Porto para onde ele tinha regressado nos anos enter 1901 e 1904, mas depois regressaram para a Australia. A Fauvette teve pelo menos uma filha chamada Renee Erdos que viveu e faleceu na Austrália.

Também li recentemente num livro sobre arte da Austrália que Artur Loureiro, depois de regressar para o Porto e depois de Maria Theresa Huybers ter morrido em Melbourne, casou-se com uma senhora 37 anos mais jovem no Porto.

Alguém sabe quem foi essa senhora?
Estou também muito curiosa por saber mais acerca dos filhos que Artur Loureiro obviamente teve no Porto - Um Artur Loureiro que trabalhava no Museu? Filhas que viviam na Lapa?

Entretanto tenho algumas duvidas acerca da genealogia de Artur Loureiro - um tal Frascisco José de Sousa Loureiro era médico e director da Escola das Belas Artes em Lisboa, mas esse nasceu em 1772, portanto demasiado cedo, embora a ligaçao com as belas artes o fizesse possivel. Mas será parente de Artur Loureiro?

Agradeceria muito qualquer informaçao sobre esta familia.

Obrigada,

Isabel

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#273363 | José Sarmento | 26 mars 2011 15:24 | In reply to: #88785

No catálogo da "Grande Exposição dos Artistas Portugueses", Porto (1935) constam duas filhas de Artur Loureiro:
-Berta de Sousa Pires Loureiro, nascida no Porto a 18 de Outubro de 1916, pintora. Desconheço a data do óbito.
- Maria Amélia de Sousa Pires Loureiro, nascida no Porto a 18 de Janeiro de 1913, pintora. Desconheço a data do óbito.
Em 1935 ambas tinham o seu atelier na Rua Monte da Lapa, n,º 21 - Porto.
Espero ter dado algum contributo para esclarecer algumas dúvidas.
Cordiais saudações
José Sarmento

Reply

Direct link:

RE: Artur e Urbano Loureiro

#273378 | dvl | 26 mars 2011 18:02 | In reply to: #242836

Cara Isabel,

Francisco José de Sousa Loureiro era filho de Manuel de Sousa Loureiro e de D. Teresa Victória de Sousa, naturais de Coimbra.

Manuel de Sousa Loureiro (1731-1789), físico-mór e médico da Real Câmara, Familiar do Santo Ofício, etc, casou a 19 de Maio de 1757 com D. Maria Teresa Victória de Sousa, que nasceu em 1742, em Coimbra. Deste casamento nasceram uma filha e um filho:
1. D. Mariana Ignácia de Sousa Loureiro (1766) casou a 8 de Maio de 1786 com Francisco José Ferreira Guimarães (1760, Guimarães). Filhos: 1.a) D. Maria Cândida Ferreira casada com o Dr. Salvador Moreira de Pinho (C.g. que não tenho mais informações); 1.b) Adriano Ferreira de Loureiro (S.g.); 1.c) Felisberto de Sousa Ferreira (1804, Coimbra – 1862) casou em 1833 com D. Ana Augusta de Sequeira (C.g. o meu ramo); e 1.d) D. Mariana Efigénia de Sousa Ferreira casada com António de Moura e Freitas (C.g. que não tenho mais informações).
2. Francisco de Sousa Loureiro (1772, Coimbra – 1812, Lisboa) Médico e escritor, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Físico-mór do Reino, Conselheiro do Príncipe D. João, director-geral da Academia de Belas Artes, médico da Real Câmara.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 16:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen