Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Caros confrades,
Busco informações sobre esta família. Descendo dum ramo desta família que no princípio do Século XX saiu das Cortes (Alvares, Góis) e se estabeleceu em Padrões (Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra). Nas Cortes ainda hoje este apelido surge muito associado ao de Cortez.
Agradecimentos antecipados.
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Caro Nuno,
Há fortes indícios de novos familiares Marques poderem estar ligados aos seus.
Ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=92321#lista
Cumprimentos,
Ângelo Fonseca
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Caro Angelo,
Muito obrigado pela informação disponibilizada ontem via e-mail mas o nosso primo Domingos Machado já havia tido a gentileza de ma mandar.
O meus Marques estarão ligados a si quanto mais não seja pelo lados dos Calheiros.
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Caro Nuno,
A respeito da lista antepassados, que me enviou por mail, sabe os locais de nascimento dos seus 28 (Manuel Marques) e 29 (Joaquina)?
Cumprimentos,
Cláudia
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Olá Cláudia,
O assento de baptismo da Joaquina vem na 3.º página, nasceu aos 29 de Junho de 1845. Manuel Marques terá nascido em 1847 pois tinha 23 anos quando casou (o assento de casamento também vem nos assentos que lhe enviei), mas não podemos fazer muita fé nisso pois diz que Joaquina terá casado com 23 anos, pelo que teria antes nascido também em 1847 e não em 1845!!! Eles casaram aos 08 de Agosto de 1870.
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Olá Nuno,
"Falso Alarme"... Tenho Manoel José Marques c.c. Joaquina Maria/Joaquina Simões mas que teriam nascido c.a de 1755, não tenho datas ainda. Tenho assentos de seus netos Maria n. 1813, Joaquina n. 1815 e António n. 1816. Resta acrescentar que Manoel José Marques e a Joaquina são meus 6.ºs avós.
Cumprimentos,
Cláudia
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Cara Cláudia,
Penso que já se referiu a uma antepassada sua de nome Luísa Maria natural da Madeirã, casada com Manuel José, ele também é da Madeirã? Ainda ando à volta desta freguesia e penso já lá ter viso estes nomes!
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Olá Nuno, boa noite.
É verdade, tenho estes dois nomes na Madeirã. São pais de (pelo menos) Joaquina Maria cc António Henriques. Mais dados - infelizmente - ainda não tenho.
Já agora aproveito para lhe pedir que me envie um e-mail pois tive a "felicidade" de, há uns tempos, ficar sem endereços de e-mail nenhuns! Tenho vindo a recolhe-los aos poucos o que não tem sido fácil.
Cumprimentos e bom fim de semana.
Cláudia
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Caro Nuno,
Tenho tb Manoel Joze Marques dos Obrais cc Joaquina Maria do Amioso (do Meio). Ainda não tenho + informação além desta e na mesma situação António Lopes Cortez natural das Cortes e mulher Jozefa Maria d’Amioso. São todos meus 6os avós. Dizem-lhe alguma coisa?
Cumprimentos,
Cláudia
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Meus caros,
Agradeço toda e qualquer informação sobre a família Marques, das Cortes!
Desde já grato,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Olá prima Cláudia,
Estava encravado na Biblioteca Genealógica porque me faltava uma geração para poder seguir aqui em Lisboa. (In)Felizmente o problema resolveu-se com uma ida, na passada 6.ª a Coimbra.
Comecei por não encontrar o assento de baptismo do meu bisavô João Marques. No Livro dos Registos de Baptismos da Paróquia de São Mateus, na freguesia de Alvares, de 1880 não consta lá o assento de baptismo do meu bisavô; ele apenas consta numa lista de mancebos (folha solta enfiada no início do livro) que tinham que se apresentar em 1900, onde diz: João, filho, de Manoel Marques e Joaquina do Rosario: 19-10-1880. Inicialmente pensei que esta fosse dos baptismos, mas, primeiro constatei que o número de pessoas desta lista era maior que a dos baptismos, segundo que só havia homens na lista, e terceiro, num outro livro explicava que aquilo era ma lista de mancebos, pelo que concluí que aquela era a data do nascimento e não do baptismo!!!
Vi os livros de baptismos de 1878, 1879, 1880, 1881 e 1882 e nada, netses livros apenas encontrei uma tia-bisavó em 1878!
A genealogia da minha trisavó está tratada, pois ela é da Portela do Fojo.
Sei que os meu trisavô é filho Manuel Marques e Maria Simões, ele natural das Cortes e ela do Amioso do Meio.
Acabei por não encontrar o casamento deles, e só me apareceu um filho deles entre 1840 e 1855, que é o meu trisavô Manuel Marques:
Cortes, filho de M.el Marques e M.a Simoes
Aos cinco dias do mês de Agosto de mil e oitocentos e quarenta e sete baptizei solenemente a Manoel, nascido aos vinte e oito dias de Julho último, filho de Manoel Marques e de Maria Simoes, do lugar das Cortes, desta freguesia de Alvares. Neta paterna de Manoel Marques e de Joaquina Maria; e materna de Jacinto Lopes e de Maria Simoes, do Amioso do Senhor. Foram padrinhos o avô paterno e Nossa Senhora do Rosário. E para constar fiz este assento que assino.
Manoel Rois David Vig.o
Pensei que por aqui me safasse!!!
Comecei por constatar que relativamente a esta gente no cibersítio do nosso primo e confrade A. Q. F. não vem nada, mas nos seus apontamentos andei mais uma geração, pois a Maria Simões, casada com o Manuel Marques, é sua tia.
Também estranhamente não encontrei o baptismo do Manuel Marques nem irmãos dele, estando outra vez encravados nestes Marques, embora esteja com uma pulga atrás da orelha, da qual falarei adiante.
Maria Simões foi baptizada aos 07 de Dezembro de 1813, tendo nascido no Amioso do Senhor, filha de Jacinto Lopes e de Maria Joaquina/Maria Simões, moradores no Amioso do Meio, casados aos 11-11-1811, neta paterna de António Lopes Cortez, do Amioso do Meio e de Josefa Maria, do Amioso do Senhor (que é a mesma coisa), e materno de Manuel José Marques, dos Obrais, e de Joaquina Maria/Joaquina Simões, do Amioso do Meio.
Daqui só recuei porque encontrei baptismos dos irmãos do Jacinto Lopes, a saber, filho de António Lopes Cortez e de Josefa Maria, neto paterno de Domingos Fernandes (da Mega de São Domingos, que penso ser Mega Cimeira), e de Maria Lopes ( das Cortes); e materno de Manuel Lopes (Amioso do Meio), e de Florida ou Floria Maria (dos Obrais).
Quanto ao casal Manuel José Marques e Joaquina Maria Simões, sei que ele teve os filhos Maria Joaquina Simões, José Simões, Jacinto Simões, Manuel Simões e Bernardo; apareceu-me "avulso" um Vicente Simões Marques, casada com Teresa Dinis, de São Domingos da Castanheira do Pedrógão Grande (actual Castanheira de Pêra), que talvez também seja filho.
Presumo que Manuel José Marques seja irmão do Escrivão da Câmara da vila de Alvares, Joaquim José Marques, e de Francisco José Marques (dos Obrais), casado com Escolásica Maria ou Escolástica Rosa, este comprovadamente filho de José Marques, da Mega de Nossa Senhora, e de Rosa Maria, dos Obrais.
Acho curiosíssimo a falta de assentos neste meu, aliás, nosso, ramo da família!
Comecei por achar que os meus quintos-avós Manuel Marques e Joaquina Maria, fossem simultaneamente meus sextos-avós Manuel José Marques e Joaquina Maria Simões, hipótese esta que afastei, por uma questão de datas; tendo depois descoberto que o filho destes últimos, Manuel Simões, casou aos 09-03-1805, com Joaquina Maria (da freguesia de Góis), filha de Manuel Simões e de Rita Maria.
Será este Manuel Simões o meu quinto-avô Manuel Marques, sendo seu nome completo Manuel Simões Marques?
Mas estranhamente deste casal só encontrei dois filhos, baptizados, estranhamente, num espaço de dois meses (Maria: 12-10-1813; José: 22-08-1813).
Em 1820 (onde parei), descobri netos deste casal doutro filho, mas sendo que eles não viviam nas Cortes!
Isto está muito complicado, pelo que agradeço ajuda.
Cumprimentos,
Nuno M. Figueira
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Olá Nuno, boa tarde!
Já estava meia esquecida deste tópico. A realidade é que este último ano tem sido bastante difícil a alguns níveis e a genealogia anda ½ parada. Imagine que tenho uns assentos (já c/ todos os detalhes) para pedir ao AUC para poder “completar” a linha dos meus Antão Filipe de Alvares, desde Julho de 2006... Ou seja, a não ser a Madeirã que evoluiu um bocadinho, está tudo na mesma.
Mas começando pelo final do seu post é assim:
1 – Os filhos que tenho para Jacinto Lopes e Maria Joaquina são três, a saber, Maria Simões, b. 07-12-1813; Joaquina Simões, b. 02-02.1815; António, b. 10-12-1816, os três em S. Mateus de Alvares. Para o António: “Aos dez de Dezembro de mil oito centos e dezasseis Baptizei e pus os Santos óleos a António que nasceu há cinco dias filho de Jacinto Lopes e sua mulher Maria Joaquina do lugar de Amioso do Meio desta freguesia. Neto Paterno de António Lopes e sua mulher Josefa Maria dali. Materno de Manuel José Marques e sua mulher Joaquina Simões também de Amioso do Meio da dita freguesia. Foram Padrinhos António Lopes tio deste de Amioso e Maria de … mulher de Joaquim Lopes da Rocha Cimeira desta freguesia. Testemunhas Paulo José Serrano e João Henriques Brazuna ambos desta Villa que comigo assinarão este assento que para constar se fez. Era ut Supra.” (1816, Fls. 326).
2 –Manuel José Marques e Joaquina Simões casaram 05-07-1775 em S. Mateus de Alvares e tenho conhecimento dos seguintes filhos: Manuel n. Obrais, b. 26-08-1776; José n. Obrais, b. 24-08-1778; Maria (Joaquina Simões) n. Amioso do Meio, b. 04-01-1781; José n. Amioso do Meio b. 22-04-1783 (assento refeito c/ base em testemunhos); Bernardo n. Amioso do Meio, b. 04-10-1785.
3 – O seu Manuel Simões que casou em 1805 com Maria Rita poderá ser perfeitamente irmão da minha Maria Joaquina Simões pois à data do casamento teria ± 29 anos.
O problema do casal Manuel José Marques e Joaquina Simões é que eles mudaram de local e os filhos nasceram uns nos Obrais, sendo que a minha Maria Joaquina foi a primeira dos filhos a nascer em Amioso do Meio! Ou seja, procura-se, procura-se mas às vezes é complicado encontrar-se tudo.
Todos estes antepassados e colaterais estão ficheiro que já lhe havia enviado por mail mas que irei reenviar. Espero que estes dados lhe sejam úteis para desvendar mais algumas coisitas. Se entretanto me lembrar de mais algum detalhe, informo.
Já agora, pedia ao primo, se não se importa de me enviar os dados que recolheu acerca de Jacinto Lopes e irmãos.
Por agora é tudo.
Bj
Cláudia
Direct link:
RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)
Renovo o pedido de informações!
Obrigado
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 nov. 2024, 02:40