Familia Cerejeira

This topic is classified in rooms: Famílias | Arquivos

Familia Cerejeira

#90412 | tiagogenio | 10 mai 2005 15:04

Os dados que a aparecem sobre a familia Cerejeira (a que pertenço) apesar de correctos estão longe de completos, faltando na descendencia de Avelino Gonçalves Cerejeira e de Joaquina Gonçalves Rebelo (pais do cardeal Cerejeira)a referencia às várias filhas. Por outro lado, penso ser de lamentar o esquecimento flagrante da ascendência. Merece ser feita por isso uma revisão da geneologia apresentada da familia Cerejeira, eliminando ou «redimindo» estes «esquecimentos» que projudicam uma visão completa e bem realizada da geneologia dessa personalidade tão importante da cultura portuguesa. Espero que o mais breve possivel sejam apresentados mais aprofundamento da «insuficiente» geneologia da família Cerejeira apresentada nesta base de dados. Pelo menos farei os possíveis nesse sentido para a completar com os dados que disponho. No entanto, apesar desta resenha um pouco critica, devo agradecer a quem realizou e compilou os dados apresentados por o ter feito, e pela cooperação que realizou na urgente tarefa de não esquecer essa figura tão importante e tão lamentavelmente obscurecida e assimilada a outra figura da nossa história, gesto de grande e injusta ignorancia.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90447 | mtavares | 10 mai 2005 18:39 | In reply to: #90412

Caro Tiago: Penso que os dados que constam relativamente a esta família são da responsabilidade de portadores desse nome.
Posso esclarece-lo que na DB do Genea, o local do nascimento esteve incorrecto até, há uns meses, eu ter sugerido a corecção. (Lousada, quando deveria estar Lousado, VN Famalicão.
Quando à ascendência do Cardeal, poderá cosulta-la no Arquivo Distrital de Braga,nas Inquirições de Genere. Ao consultar o indíce, vi lá o nome.
Cumprtos.
Luis

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90459 | tiagogenio | 10 mai 2005 19:31 | In reply to: #90447

Caro Luís

Desconhecia em absoluta terem sido pessoas da minha família que realizaram e compilaram tais dados. Sendo assim, tais lacunas são ainda mais graves e de lamentar. Quanto à ascendencia e mesmo descendencia, eu detenho bastantes dados e penso em breve dotar a DB do genea com todas essas indicações e com todas essas informações. Ainda não o fiz por uma questão de falta de tempo e por ainda me faltarem algumas referencias que penso serem relevantes para um conhecimento absoluto (no possível, obviamente) da geneologia desta família.

Tiago de Moural Leitão Cerejeira Fontes

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90464 | LCM | 10 mai 2005 20:09 | In reply to: #90459

Caro Tiago,

A ascendência do Cardeal Cerejeira está publicada na fotobiografia que o Círculo de Leitores dedicou a este Purpurado na colecção "Fotobiografias do século XX".

Quanto aos dados disponíveis no GeneaPortugal, e sem procuração dos nossos anfitriões, são com certeza aqueles que até ao momento foram colocados on-line, pela disponibilidade de tempo com que todos nos confrontamos - o Tiago o reconhece na sua mensagem. O livro que refiro está citado nas "Fontes" da página de D. Manuel pelo que têm conhecimento dele. Mais tarde ou mais cedo o resto da genealogia publicada do 14.º Patriarca de Lisboa será divulgada.
Certamente longe de estar completos, os dados já colocados estão sujeitos a correcções, acrescentos, etc. Por este motivo em cada página existe um quadrado para serem enviadas as correcções.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90561 | texmel | 11 mai 2005 21:44 | In reply to: #90412

Caro Tiago Cerejeira Fontes
Estou neste momento a terminar uma obra sobre Familias de Santo Tirso e tenho um problema para localizar detereminada familia que sei ser da fregesuesia de Lousado,mas que depois e uma tarde nessa terra, em busca desta familia,nada consegui.Seguidamente por indicação que consegui,entrei em contacto com pessoas deste nome residentes na cidade de Braga e o resultado,foi também negativo.Agóra ao ver o tópico que abriu na net,cá estou eu novamente a tentar descobrir a descedência que procuro e que a seguir passo a descrever:

JOSÉ GONÇALVES CEREJEIRA
casou com
D. BENEDITA DE CASTRO FONTES

FILHO

ANTÒNIO GONÇALVES CAREJEIRA FPONTES,nasceu em 1861,faleceu em 1925
casou em segundas em nupsias com
D. LIBANIA AURORA MOREIRA DA SILVA,de Santo Tirso que nsceu em1866

FIlho

ANTÓNIO


Será que me pode dar alguma indicação sobre estes personagens e se o ultimo António tem descendência ?

Muito grato lhe fico pelo que me possa ajudar

José Luiz Teixeira de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90592 | tiagogenio | 12 mai 2005 12:11 | In reply to: #90561

Caro José luiz Teixeira de Melo

Devo dizer que José Gonçalves Cerejeira Júnior é irmãos de Manuel Gonçalves Cerejeira que como deve saber é pai de Avelino Gonçalves Cerejeira (pai do cardeal). Quanto ao nome da esposa, é necessário referir que apresenta um erro, pois não é «de Castro» como apresenta, mas sim «da Costa», portanto Benedita de Costa Fontes. Quanto ao António Gonçalves Cerejeira Fontes, apenas disponho nos meus dados que nasceu a 13 de Abril de 1861 e que morreu em 1925, dados praticamente semelhantes aos que apresenta. Os dados seguintes, em relação ao Tal filho António, não disponho de nada, mas terei todo o gosto em investigar nesse sentido, e espero ser util na sua investigação. Se porventura precisar de mais dados acerca dos ascendentes de José Gonçaves cerejeira e da restante linhagem posso os facultar com todo o gosto.

Não deixa de ser curioso que o meu Pai apresenta o mesmo nome do Filho de José Gonçalves cerejeira e Benedita da Costa Fontes, dado que achei curioso quando realizei a investigação há uns tempos atrás, no meu caso por mera curiosidade, pois a minha area de investigação é outra e nada tem a ver com geneologia.

Atenciosamente

Tiago Moura Leitão Cerejeira Fontes

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90729 | texmel | 12 mai 2005 20:11 | In reply to: #90592

Caro Tiago Cerejeira Fontes

Cá recebi a sua mensagem, que muito agradeço.Notei as pequenas diferenças que me apontou e que irei rectificar no texto.O trabalho que lhe referi,e que tenho em mãos,como disse, refere-se a uma genealogia de diversas familias de Santo Tirso,sendo o seguimento de um outro publicado em 1912,pelo ilustre tirsense
que foi o Dr. António Augusto Pires de Lima. Para uma melhor elucidação dos actuais descendentes dessas familias recuei até l645,e avancei até à actualidade.Como deve calcular, em algumas familias tem sido dificil encontrar a descendência e a que refere os Crejeira Fontes é uma delas. Se me conseguir a descendencia do «António» seria a unica possibilidade de continuar este ramo de familia.No que me foi possível averiguar o António Gonçalves Cerejeira Fontes faleceu a 22/7/1925.Muito lhe agradeço a sua disponibilidade para mais informação sobre os Carejeira Fontes, mas como esta familia entra no trabalho por casamento com senhoras da familia Moreira da Silva, só a descedência do «António»me seria indispensável.

Por tudo muito grato lhe fico
José Luiz Teixeira de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90762 | tiagogenio | 13 mai 2005 11:03 | In reply to: #90729

Caro José Luiz teixeira de Melo

Nos registos de Lousado (Sta Marinha) não se encontram referencias nehumas ao filho de António Gonçalves cerejeira Fontes. Nem encontrei no registos de Casamentos nenhuma referencia a António Gonçalves Cerejeira Fontes. Naturalmente, casou-se em Sto. Tirso. Não tem nenhum dado acerca do ano em que se terá casado, ou se realmente se casou em Sto. Tirso? certamente, a partir desse dado se poderá descobrir mais sobre o filho «António».
A nível de familiar (pena que já não reste nenhum dos filhos de Avelino Gonçaves cerejeira,nesse sentido, foi realmente uma pena para a sua pesquisa só agora ter entrado em contacto com a nossa familia, pois Julio Gonçalves Cerejeira, irmão do Cardeal, e que certamente saberia qualquer coisa acerca deste António Gonçalves Cerejeira Fontes morreu há pouco) todas as pessoas que entrei em contacto (e que curiosamente sabiam da sua pesquisa- o meu pai relatou-me um telefonema seu) desconhecem em absoluto a existencia tanto de António Gonçalves Cerejeira Fontes como de seu filho, tal só poderá ter razão e sentido, no facto, de ter saído de Lousado muito cedo, ou por casamento como se poderá depreender dos dados que apresenta. No entanto, tentarei fazer os possíveis para descobrir qualquer coisa mais acerca do filho «António» que é absolutamente indispensável para o seu trabalho.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#90875 | texmel | 14 mai 2005 12:30 | In reply to: #90762

Caro Tiago Cerejeira Fontes

Só agóra lhe posso dizer alguma coisa sobre o assunto que vimos tratando,mas infelismente sem grande interesse.Só consegui saber que o pai do «António »,António Gonçalves Cerejeira Fontes, já era viuvo,quando casou com a D.Libania Moreira da Silva,que por sua vez tambem ere viuva e que tinha vindo do Brasil onde havia tido a sua vida de negócios.Nada mais consegui saber.Das duas uma ou o António faleceu muito novo ou então não teve descendência.
Tudo isto pode ser contrariado se o Sr. Tiago Cerejeira conseguir saber alguma coisa,o que penso ser difíci.Assim mesmo os meus agradecimento pelo seu interesse.
Muito reconhecido
José Luiz Teixeira de Melo

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#200943 | amoura | 19 juin 2008 13:18 | In reply to: #90875

Caros Confrades,

Desde já cumprimento os Cerejeira e agradeço qualquer informação sobre Manuela Cerejeira, natural de VN de Famalicão, casada com Carlos Filipe Pereira Bacelar falecida +- em 1925.


Alexandra MMS

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#206284 | amoura | 25 août 2008 18:00 | In reply to: #90875

Caro Confrade,

Creio que a descendencia de António Cerejeira é:
Manuela Cerejeira, (minha bisavó) natural de VN de Famalicão, casada com Carlos Filipe Pereira Bacelar falecida +- em 1925 vitima de tuberculose (tal como o pai), tiveram:
Armando Filipe Cerejeira Pereira Bacelar,
Carlos Cerejeira Pereira Bacelar,
Maria Elisa Cerejeira Pereira Bacelar e
Maria Candida Cerejeira Pereira Bacelar.

Maria Elisa Cerejeira Pereira Bacelar casou com fernando Antunes Moura e tiveram:
Fernando Carlos Bacelar Moura
Maria Manuela Bacelar Moura e
António Rui Bacelar Moura

Aguardo qualquer contacto.

Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#206285 | amoura | 25 août 2008 18:00 | In reply to: #90762

Caro Confrade,

Creio que a descendencia de António Cerejeira é:
Manuela Cerejeira, (minha bisavó) natural de VN de Famalicão, casada com Carlos Filipe Pereira Bacelar falecida +- em 1925 vitima de tuberculose (tal como o pai), tiveram:
Armando Filipe Cerejeira Pereira Bacelar,
Carlos Cerejeira Pereira Bacelar,
Maria Elisa Cerejeira Pereira Bacelar e
Maria Candida Cerejeira Pereira Bacelar.

Maria Elisa Cerejeira Pereira Bacelar casou com fernando Antunes Moura e tiveram:
Fernando Carlos Bacelar Moura
Maria Manuela Bacelar Moura e
António Rui Bacelar Moura

Aguardo qualquer contacto.

Com os meus cumprimentos,

Alexandra MMS

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#206287 | valboa | 25 août 2008 18:26 | In reply to: #206285

Olá Alexandra

Acabei de ver o que escreveu e não sabia que era prima do Tó Rui.

Fui muito amigo dele. Fui a muitas festas a casa dele na Giesta ou Godim, ali depois da Areosa.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#206294 | amoura | 25 août 2008 19:15 | In reply to: #206287

Olá Jorge

Que bom poder mais uma agradecer-lhe o almoço e a companhia tão agradável que me proporcionou na minha primeira (um pouco angustiante com as letras!) ida ao registo. Na verdade, eu sou sobrinha do Tó Rui e a Casa do Corim pertenceu a minha avó. Estou certa que tem, tal como eu, boas recordações dessas festas.

Quando vier para os lados de Vilar de Mouros, diga alguma coisa.


Abraço,

Alexandra Moura

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#206300 | valboa | 25 août 2008 20:13 | In reply to: #206294

Alexandra

De qual dos irmãos doTóRui é filha. Ainda não vai à muitos meses que encontrei a irmã, que obviamente não se lembrava de mim, mas de minha irmã Filomena pois andou com ela no Colégio da Paz, julgo.

Lembro-me que o irmão mais velho vivia ou tinha negócios na República Centro Africana ou Andorra.

O Porto é muito mais pequeno do que pensamos.

è um gosto saber do seu parentesco tão chegado.

abraço

jorge

Reply

Direct link:

RE: Familia Cerejeira

#206332 | amoura | 26 août 2008 01:30 | In reply to: #206300

Jorge

eu sou filha da Maria Manuela, irmã do Tó Rui. O Fernando Carlos viveu muitos anos em Bangui onde o meu avô tinha plantações de café e presentemente vive em Nice com a filha francesa.

Apareça!

um abraço,

Alexandra

Reply

Direct link:

Familia Cerejeira

#372078 | razecinn | 17 juil. 2016 21:16 | In reply to: #90875

Prezado José Luiz Teixeira de Melo Palhoça, 17/07/2016.
Meu nome é Giovanni, e, antes de mais nada, desculpem por intrometer-me em vossas correspondências.
Aposentado resolvi ir em busca de minhas raízes. Nasci no Rio de Janeiro e continuo a morar no Brasil.
Nessas buscas sei que meus antepassados eram originários das cidades de Santo Tirso e Passos do Ferreira, aí em Portugal, e assim, consultando o site genell.net, cheguei casualmente a você, e como pesquisas famílias em Santo Tirso, talvez posso me ajudar e quem sabe eu também possa contribuir com este fórum.
Encontrei em meio a documentos, cartas datadas de 29 de dezembro de 1907 e 22 de fevereiro de 1908, respectivamente, a meu bisavô assinada por Antônio G. Cerejeira Fontes, que salvo engano é parente de Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes. Na carta conta também o endereço de Antônio: Praça do Conde de S.Bento, 102 – Santo Thyrso.
Também, em outro documento, datado de 1907, foi encontrado o nome de Luiz Gabriel Moreira da Silva, comerciante, morador a “Villa de Santo Thyrso” que representava Francisco Candido Moreira da Silva, casado com uma das netas (2ª núpcias) de meu hexavô, que morava à Rua Formosa (não diz o número), na cidade do Porto.
Assim, a partir dessas informações, possamos dar início à novas descobertas.
Muito Grato.

Reply

Direct link:

Familia Cerejeira

#434693 | Mauro Tavares | 26 juin 2021 09:11 | In reply to: #90412

Bom dia

Ando a tentar investigar a origem ada minha família e como tal peço a vossa ajuda.

Ao que sei o Cardeal Cerejeira era primo da minha avó de nome Maria da conceição Pereira.

Maria da conceição Pereira terá falecido por volta de 1960 sei que era oriunda de Aguas Santas na Maia

Reply

Direct link:

Familia Cerejeira

#434694 | Mauro Tavares | 26 juin 2021 09:12 | In reply to: #90412

Faço a correção a

Maria da Conceição Pereira era filha da tal prima do cardeal Cerejeira

Reply

Direct link:

Familia Cerejeira

#434695 | Mauro Tavares | 26 juin 2021 09:14 | In reply to: #90412

Os pais do Cardeal certamente tinham irmãos/as sabe indicar os nomes?

Reply

Direct link:

Familia Cerejeira

#434701 | Mauro Tavares | 26 juin 2021 10:08 | In reply to: #90412

Bom dia

Sou neto de Maria da Conceicao Pereira irmã de Dorotéia que residia na Areosa Maia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 juin 2024, 03:25

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen