Familias de Ourique

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Familias de Ourique

#92981 | suzy gama | 09 juin 2005 18:16

Caros confrades

Depois de ter pesquisado nos tópicos que tratam Ourique, abro este tópico na esperança que algum dos confrades me possa ajudar.
Procuro informação do casamento de:
André Gonçalves c Margarida Botta, ambos de Sant'Anna, termo de Ourique e do nascimento dos filhos:
- Manuel e
- Domingos
nascidos em cerca de 1670/85, ambos casaram já em S. Clemente,Loulé em 1707 e 1712, respectivamente.
O Manuel de sobrenome Gonçalves teve um filho que aparece nos registos como Manuel Gonçalves Botto ou Manuel Gonçalves Aragão.

Agradeço qualquer informação acerca destas pessoas.
Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#92983 | rafael | 09 juin 2005 19:20 | In reply to: #92981

Cara Susana Gama

Vou estar atento a este tópico, pois tenho uma 6.ª avó Maria Coelha de ARAGÃO, da freg. que refere. ( no GENEA) e tudo o que se refere a famílias da freg.ª de onde sou natural, naturalmente, são do meu especial interesse.
Tenho dezenas de fotocópias da minha freg.ª mas precisam de ser ordenadas.

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#92984 | rafael | 09 juin 2005 19:22 | In reply to: #92983

A concordância gramatical não vai correcta, mas acontece...
RC

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#93194 | suzy gama | 11 juin 2005 22:37 | In reply to: #92983

Caro Rafael

Parece que ninguém tem de momento os microfilmes de Santana disponíveis.
De qualquer maneira vou esperar um pouco mais.

Cumprimentos
Susana Gama

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#116762 | suzy gama | 17 avril 2006 23:40 | In reply to: #92981

Caros Confrades

Encontrei os nascimentos que andava a procura em Santana (da Serra), Ourique.

Filhos de André Gonçalves e Margarida Botta:

- Bras 23.02.1678 (padrinhos: Sebastiao Afonso e Barbara Fernandes)
- Manuel 03.04.1680 (padrinhos: Joao Coelho e Maria Afonso)
- Joao 30.11.1685 (padrinho: António Jorge ;"declaro que baptizei sub conditae, porquanto foi baptizado em casa e porque estas pessoas do monte não são vistas nestas "materias" e por o baptismo ser tão necessário" Pe Andre Jorge Mestre)
- Domingos 16.05.1688 (padrinhos: Bartolomeu Guerreiro e Catarina Lopes;
Pe Andre Jorge Mestre)

Como é normal nestas datas, nada consta acerca da naturalidade dos pais, tentei encontrar o casamento de Andre Gonçalves e Margarida Bota mas sem resultados.
Não encontro tambem qualquer óbito deste casal, nem em Santana, nem em Loulé, Vila para a qual dois dos filhos escolheram para casar e viver.

Solicito a quem pesquisa nesta freguesia e nas circundantes para me comunicarem se encontrarem algo sobre este casal.

Agradecida desde já
Com os melhores cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#116801 | rafael | 18 avril 2006 15:30 | In reply to: #116762

Cara Suzy

A minha avó Inácia Maria, que n. na freg. de Santana da Serra -7-7-1772 e b. 15-8-1772, 2.ª mulher do meu avô Manuel Martins Coelho ( c.21-1-1807),filha de Filipe Afonso e de Maria Coelho nts. da freg. de São Barnabé-Almodôvar era neta materna de Manuel GONÇALVES,da freg. de São Marcos da Serra-Silves e de Maria Coelho, dos Pampilhais de Cima,freg. de São Barnabé.
Nos livs. parqs. da freg.de Sáo Marcos da Serra, há muitos GONÇALVES. Se pesquisar nesta freg. pode ser que encontre o que deseja. Não pesquisei nesta freguesia onde tenho antepassados; aliàs, devido a outras ocupações que me têm distraido há cerca de dois anos que ando afastado da pesquisa genealógica, apenas respondendo a um ou outro mail e raramente aqui aparecendo. Vamos lá ver se não demorando me disponho a retomar as pesquisas sobre a família.
Penso que lhe desejei uma boa Páscoa. Não leve a mal se me esqueci. Nunca me esqueço de quem sou amigo ou devo favores.
Saudações amigas do
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#116810 | rafael | 18 avril 2006 16:22 | In reply to: #116762

A Bárbara Fernandes que foi madrinha do Brás (será da família ?!) pode ter sido a minha avó deste nome , mulher que foi do meu avô - alferes Baltazar Dias Queimado.
Bárbara Fernandes que refiro nasceu aos 9-8-1666, na freg. de Santana da Serra, teria portanto 12 anos, idade que a igreja permitiria ser madrinha .
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#116823 | suzy gama | 18 avril 2006 20:39 | In reply to: #116810

Caro Rafael

Muito obrigada por ter respondido, vou tentar em São Marcos da Serra.
No registo de baptismo do Bras, não indica qualquer parentesco entre o padrinho e madrinha, pode ser até que tenha sido a sua avó Barbara Fernandes.

É claro que desejou Boa Pascoa, foi até das primeiras mensagens que recebi, muito obrigada.

Cumprimentos
Susana

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#177790 | suzy gama | 26 déc. 2007 02:30 | In reply to: #116762

Caros Confrades

Como sempre, coloco aqui o pouco que encontrei acerca dos meus ramos, cujas informações podem ser úteis para outros pesquisadores.

Continuo sem encontrar o casamento dos meus avós André Gonçalves e Margarita Bota, mas encontrei um 2º casamento da Margarida Bota em Santana da Serra:

Aos 11.04.1691 casaram

JOÃO RODRIGUES, viúvo de Catarina Martins da freguesia de Santa Clara, com
MARGARIDA BOTA, viúva de André Gonçalves

Foram testemunhas:
António Martins e
Lourenço Martins, todos desta freguesia de Sant'Anna e muita gente do povo.

Pe André Jorge Mestre

Voltando ao início do microfilme que também coném casamentos de S. Salvador, Ourique, encontrei nesta freguesia o seguinte casamento, que pode ou não ter ligação mas que coloco aqui na esperança que algum dos confrades tenha notícias dele:

Aos 29.11.1665 casaram na freguesia de S. Salvador, Ourique:

MARCOS VAZ, da fregiesia de Sta Clara, víuvo de Sabina de Goes, com
MARIA BOTA, víuva de João Rodrigues desta freguesia ( de S. Salvador)

Se encontrarem estes nomes nesta freguesia ou nas vizinhas, agradeço informação.

Melhores cumprimentos
Susana M S R S Gama

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#178295 | LBolacha | 31 déc. 2007 13:40 | In reply to: #116801

Caro Senhor Rafael

Eu possui uma ancestral de nome Ana Martins Coelho, nascida em Santana da Serra antes de 1750 e casada com um Filipe Rodrigues (este natural de Gomes Aires, Ourique). Parece-lhe que aja alguma ligação ao seu Manuel Martins Coelho??

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Reply

Direct link:

RE: Familias de Ourique

#178306 | rafael | 31 déc. 2007 17:09 | In reply to: #92981

Cara Susana

Ao reler este tópico despertou-me o interesse, sobretudo pelos-Gonçalves e Aragão-apelidos de antepassados meus da freg. de Santana da Serra e da de São Marcos da Serra.Depois falamos.

Um grande abraço amigo e agradável ANO NOVO.
Rafael

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 sept. 2024, 02:21

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen