Família Muniz / Moniz no Brasil

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

Família Muniz / Moniz no Brasil

#93663 | Clauber Muniz | 16 juin 2005 15:52

Sou Muniz do Brasil.Meu estado é o Maranhão. Pesquisando sobre a minha origem, decobri que sou descendente de um português chamado Marcelino Moniz D´almeida.Ele viveu em Morros, minha cidade natal, entre 1840 e 1880.
Foi casado com Maria Brígida Moniz D´almeida, tiveram 11 filhos, que geraram uma enorme família.
Quem souber alguma informação sobre a origem do Marcelino aí em Portugal, e puder me informar ficarei muito grato em saber.
Desde já agradeço.
Obrigado!

Reply

Direct link:

Família Moniz: provavelmente ... da Madeira

#93852 | victorferreira | 19 juin 2005 16:08 | In reply to: #93663

Caro participante,
Como você pode imaginar, e infelizmente, quem conheceu o Sr. Marcelino Moniz de Almeida já entregou a alma ao Criador há mais de um século ...
O que quero dizer com isso meu caro, e com todo o respeito, é que apesar de 'Moniz de Almeida" ser uma conjugação de apelidos não muito comum, 'Moniz' e 'Almeida' são de facto muito mais comuns, e sem uma referência geográfica mais precisa sobre a origem do seu ancestral, é virtualmente impossível que alguém o possa ajudar (um sintoma disso é que a sua mensagem ficou sem resposta ...).
Mas nada está perdido. Se quizer gastar um pouco de tempo nisto, tem várias maneiras de pesquisar.
. procure entre os seus parentes coisas reais e verbais como histórias antigas de relacionamento com parentes em Portugal, velhos papeis, envelopes, fotografias com coisas escritas, certidões de compra e venda de coisas que podem ser relativas a heranças ou procurações passadas pelos seus ancestrais;
. vá aos Organismos que concentram os registos de entrada de imigrantes e veja se consegue algum documento de viagem, uma referência ao porto de desembarque, o que quer que seja.
E isso para quê? Para descobrir uma - uma que seja - referência a um LUGAR e a uma DATA (pode ser de nascimento, ou de casamento ou óbito se referir a idade da pessoa quando isso ocorreu). Uma terra de origem, uma Freguesia (=paróquia), Concelho (=Município), Distrito (=Estado), ou mesmo uma das antigas classificações de "províncias".
Tratando-se de um Moniz, é muito provável uma origem nas Ilhas, mais especificamente no arquipélago da Madeira.
Só assim se poderá dirigir a busca para um dos mais de vinte Arquivos Distritais e equiparados que guardam os milhares de livros paroquiais onde se deve pesquisar.
Parece um ciclo vicioso não é? Para saber de onde é preciso saber de onde é! Não é bem assim, mas é quase.
Indícios, é o que você procura. Indícios sólidos de uma data de qualquer coisa relevante que possa indicar um intervalo para o nascimento e um indício pelo menos aproximado para a origem geográfica do seu ancestral.
Ao trabalho e boa sorte. Parecendo que não, já apareceu aqui gente com pouco mais, e ao fim de um mês sabia até que o ancestral calçava 42 ...
Cumprimentos
VF

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz: provavelmente ... da Madeira

#94532 | Lilian | 27 juin 2005 23:06 | In reply to: #93852

Moniz é patronímico de Monio ou Munio, nome usado na Idade Média. Há algumas famílias que usam esse apelido que podem ser ou não aparentadas. A mais conhecida e importante, da nobreza portuguesa, é a que foi para a Bahia na metade do século XVI, com Tomé de Souza. Deu muitos titulares do Império brasileiro. Hoje ela se espalha por muitos Estados. São os Moniz de Aragão, Moniz Barreto, Moniz Bandeira, Moniz Sodré. Todos são parentes, descendentes da família portuguesa MOniz Barreto de Menezes. Porém, nunca ouvir falar de Moniz de Almeida. É possível que outros membros da família Moniz tenham ido para o Maranhão, assim como foram para os Estados Unkidos, oriundos dos Açores e da Madeira. Você aí teria de pesquisar nos cartórios essa sua ascendência.
Cordialmente, Lílian Tourinho

Reply

Direct link:

Êrro de alvo ...

#94575 | victorferreira | 28 juin 2005 13:27 | In reply to: #94532

Cara confreira Lilian,
Apreciei muito a informação e pedagogia da sua mensagem, mas, parece que não era para mim ...
Quando quizer responder a alguém, posicione a mensagem desse interlocutor (no caso, o nosso Moniz do Maranhão) na janela ali em cima e nessa altura redija o texto e envie.
Os melhores cumprimentos,
VF

Reply

Direct link:

RE: Êrro de alvo ...

#94605 | Lilian | 28 juin 2005 18:55 | In reply to: #94575

Senhor VF,

tentei esclarecer. Se não gostou, porque esqueci de colocar seu nome, se houve erro de alvo, foi um lapso. Mas não gosto de estabelecer diálogo com quem me diz para redigir o texto e reenviar. Passe bem. Lilian Tourinho

Reply

Direct link:

Agora foi êrro de interpretação

#94609 | victorferreira | 28 juin 2005 19:27 | In reply to: #94605

Cara Lilian,
Interpretou a minha mensagem de forma completamente equívoca.
Confesso que não percebo a sua exasperação, "... Se não gostou ???, porque esqueci de colocar seu nome ... ???". Mas pronto, todos nós temos os nossos 'dias não', não é?
O seu esclarecimento pareceu-me totalmente dirigido ao participante Muniz e por isso preocupei-me em esclarecê-la quanto à forma de responder directamente a alguém neste Forum, parecendo-me apenas simpático e de bom tom fazê-lo para que o destinatário não ficasse sem o respectivo aviso.

Os melhores cumprimentos, e esclareça sempre.
VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 11:11

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen