Casa de Figueiró (Paços de Ferreira ?)

This topic is classified in rooms: Património | Regiões

Casa de Figueiró (Paços de Ferreira ?)

#94753 | LL | 30 juin 2005 13:01

Caros Confrades,

continuo à procura desta casa.

Quando procuro por 'Figueiró' encontro a freguesia de Figueiró em Paços de Ferreira o que também não é muito longe da área de Cinfães e Resende onde até agora se têem concentrado as minhas buscas.

Será que alguém tem alguma ideia ?

Obrigada pela ajuda

Luisa Lopes

Reply

Direct link:

RE: Casa de Figueiró (Paços de Ferreira ?)

#228746 | camac41 | 08 mai 2009 17:44 | In reply to: #94753

Cara Luísa Lopes

Na fregª de Figueiró existe a casa de Figueiró ou "Carneiro Leão".
Se for mais explicita e me disser o que procura talvez a possa ajudar

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: Casa de Figueiró (Paços de Ferreira ?)

#229394 | LL | 14 mai 2009 23:09 | In reply to: #228746

Caro Carlos Leal Machado

Por enquanto ainda não tenho dados concretos sobre esta casa. Esta casa apareceu-me num registo de casamento ligado ao apelido Campello e Castro e de certa maneira também a Leão.

Passo a explicar:

1) Em 1863 Manuel Pinto Leão casa com Maria Rosa em Oliveira do Douro (uma das testemunhas foi José Campello Pinto, solteiro, da Quinta da Castanheira).
O 'Pinto Leão' surge através do casamento de um 'Pinto' com Quitéria Maria, filha de um 'Teixeira Leão' e que ao retroceder no tempo acaba por ca. de 1720 ir dar ao apelido 'de Leão'.

2) Maria Rosa é filha de José Campello Rijo e Delfina Rosa ambos de Finses (casam em 1829 na igreja de S. Pedro da Ermida do Douro).
José Campello Rijo é filho de Antonio Campello e Maria da Cunha (ambos de Finses).Delfina Rosa de Castro é filha natural de José Dias de Castro da Casa de Figueiró e de Maria Joana da freguesia ambos de Miomães (testemunhas deste casamento foram João Batista Pinto Mourão e seu filho José Ozorio Pinto Mourão - ambos da casa de Revogato).

Não tenho conhecimentos suficientes para encontrar a ligação destas casas e lugares. Será que se trata da mesma 'casa de Figueiró'?

Obrigada pela ajuda
Luisa Lopes

Reply

Direct link:

RE: Casa de Figueiró (Paços de Ferreira ?)

#229403 | camac41 | 15 mai 2009 00:01 | In reply to: #229394

Cara Luísa Lopes

Não tenho dados que lhe possam ser úteis.
Na base de dados da Genea, se introduzir o nome "Maria Palmira Carneiro Leão" e pesquisar "Pessoas" encontra referencia à Casa de Figueiró

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 22:17

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen